Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Diferenciando letras de outras formas gráficas de representação

 

01/09/2010

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Comparar as letras  do alfabeto com outras formas de representação gráfica;

Conhecer diferentes tipos de letra: de forma, cursiva.  

Duração das atividades
4 aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças no início do processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Conhecendo as letras do alfabeto.  

 Comece a atividade apresentando às crianças o alfabeto explicando que são as letras que compõe a escrita da nossa língua.    

 §          Pergunte  as crianças quais as letras do alfabeto que já conheciam.

 §         Se oralmente você disser as letras em ordem alfabética as crianças conseguem ou tentam acompanhar?   

  Sugerimos que seja fixado na sala de aula o alfabeto com letras grandes, como no modelo abaixo.  

Você pode fazer uma letra em cada folha de papel A4 ou ofício. Dividindo cada folha em quatro partes é possível escrever cada letra com letra maiúscula e minúscula cursiva e com letra de forma.

§         Mostre as crianças as letras do alfabeto.

§         Explique que as letras podem ser escritas de várias formas, porém as comuns são a letra de forma, caixa alta e a letra cursiva.  

 §         Leia o alfabeto apontando uma a uma as letras e pedindo que a turma repita o som de cada letra.   

Atividade 2 – Cantando o alfabeto  

 §         Para ajudar na fixação do alfabeto, veja com a turma o vídeo: Turma da Mônica - ABC: http://www.youtube.com/watch?v=sGMv8DhqOhk&feature=fvw    

§         Assista mais de uma vez com a turma,  para que as crianças memorizem a letra da música. 

 §         Em uma folha peça às crianças que escrevam as letras do alfabeto. Enquanto escrevem é necessário que digam a você quais letras estão escrevendo. É importante que você elogie o esforço da criança mesmo que ela não diga o som da letra da maneira esperada.  

 §         Finalize a atividade fazendo a correção. Escreva no quadro/lousa o alfabeto repetindo o som de cada letra e pedindo que a turma acompanhe.   

Atividade 3 – Fixação e avaliação.   

É normal que no início da aprendizagem as crianças misturem letras e números e/ou outros sinais gráficos.

Faça com a turma a correção da atividade.      

 ATIVIDADE DE PORTUGUÊS     

1)  OBSERVE O QUADRO ABAIXO E CIRCULE TODAS AS LETRAS DENTRO DELE:

AGORA ESCREVA:   

QUAIS  LETRAS  VOCÊ ENCONTROU?

 __________________________________________   

QUE OUTROS SINAIS VOCÊ ENCONTROU ALÉM DAS LETRAS?

_______________________________________________    

2) OBSERVE O QUADRO ABAIXO E CIRCULE TODAS AS LETRAS DENTRO DELE:

QUAIS  LETRAS  VOCÊ ENCONTROU? __________________________________________  

DESENHE OS SÍMBOLOS QUE NÃO SÃO LETRAS NESTE QUADRO? _________________  

3) OBSERVE O QUADRO ABAIXO:

Escreva as letras que estão no quadro: ___________________________________________   ___________________________________________________________________________   

Existe ALGUM SINAL  que não é uma letra? Qual ?_____________________________________________

  Atividade de finalização  

 Neste site, http://www.universoneo.com.br/infantil/index.php?task=view&id=151   acesse a atividade “Alfabeto animado”.

A criança precisará reconhecer em um quadro as letras do alfabeto, é colorido, com animações e bastante divertido.   

Boa aula!   

Recursos Complementares

Seguem algumas atividades de alfabetização que podem ser utilizadas online; Quebra Cabeça de Alfabetização; http://www.imagem.eti.br/alfabetizacao/quebra_cabeca_alfabetizacao_letra_a.html 

Alfabeto e reconhecimento de letras no início de palavras:

 http://www.a77.com.br/alfabetizacao/atividades_alfabetizacao_com_letra_a.php     

Avaliação

Crianças com o nível de conhecimento exigido nesta atividade demandarão muito auxílio para registrar as respostas. Mas é importante:

Avaliar se elas tentam fazer sozinhas a partir da leitura de cada atividade realizada pelo professor.

Avaliar se Diferenciam letras de números;

Avaliar se diferenciam letras de outras formas gráficas;

Ver se reconhecem letras cursivas, de forma, maiúsculas e minúsculas;

Ver se recorrem ao alfabeto fixado à sala de aula para tirar dúvidas.    

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Shirley, E.E. Professora Nhá Gui Azevedo , Minas Gerais - disse:
    shirsoares@gmail.com

    14/02/2013

    Cinco estrelas

    Excelente! Atividade criativa e muito vem formulada.


  • Claudia Guimaraes, Senador Virgílio Távora , Ceará - disse:
    claudia0405@bol.com.br

    25/01/2012

    Cinco estrelas

    Gostei do material e das sujestões, vou aplicar em sala.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.