23/11/2010
Helen da Silva Escansett, Miriam Abduche Kaiuca, Simone Alencastre Rodrigues
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Conhecer plantas da flora brasileira;
§ Identificar semelhanças e diferenças entre as folhas;
§ Valorizar a leitura como fonte de informação;
§ Registrar informações sobre as plantas estudadas;
Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio.
A professora apresentará o livro Plantas do Brasil, de Gabriela Brioschi. Editora ODYSSEUS, explora a capa, estimulando os alunos a fazerem uma leitura desta.
Lerá o texto de apresentação da autora e ilustradora e também do pesquisador Ricardo Braga Neto.
Conforme a professora realiza a leitura do livro, fará uma exploração do conhecimento que os alunos trazem acerca desse tema. Após a leitura fará uma listagem com eles sobre suas curiosidades e interesses sobre as plantas brasileiras.
Essa listagem deverá ficar fixada em algum lugar da sala, pois assim os alunos poderão ter acesso e irem marcando conforme se apropriarem do conteúdo.
Combinará com a classe que eles montarão uma alfabetário com os nomes das plantas do Brasil, então após escolherem as plantas que farão parte desse alfabetário, cada aluno ficará responsável em pesquisar sobre a planta e levar uma imagem desta.
Depois em sala eles deverão ler o texto trazido, retirando algumas características e /ou as informações mais interessantes obtidas sobre a planta em questão buscando completarem a ficha para formarem o alfabetário propriamente dito. A professora marcará com outras professoras, um dia em que os alunos apresentarão para outras turmas da escola o resultado da pesquisa, realizando assim um pequeno seminário.
Segue um modelo, o que não impede de que a turma possa elaborar outros.
NOME |
INFORMAÇÃO |
IMAGEM |
A - ALGA |
A MAIORIA VIVE NA ÁGUA, SERVE DE ALIMENTOS PARA PEIXES, CAMARÕES E OUTROS. TAMBÉM É UTILIZADA NA ALIMENTAÇÃO HUMANA. |
|
B |
|
|
C |
|
|
ASSIM POR DIANTE, ATÉ COMPLETAR TODO O ALFABETO.
Segue uma listagem com as sugestões do livro Plantas do Brasil, de Gabriela Brioschi. Editora ODYSSEUS.
A – ALGA, ARAUCÁRIA, AÇAÍ, ANDIROBA, ANGICO, ANGELIM, ABACATEIRO, ABÓBORA E AMEIXA
B – BROMÉLIA, BABAÇU, BURITI, BATATA-DOCE, BICUÍBA, BÁLSAMO E BABOSA
C – CACAUEIRO, CEDRO, CUPUAÇU, CAPIM, CASTANHEIRO, CAJUEIRO E CANJERANA.
D – DORMIDEIRA, DRÓSERA, DRAGOCIANA, DEDALEIRA, DENDEZEIRO E DIADEMA.
E – EMBAÚBA, ERVA-MAE, EMBIRUÇU, ERVA-DE-SANTA-MARIA, ESPONJA E ESTOPA
F – FIGUEIRA, FAVA, FIGUEIRINHA, FEDEGOSO-VERDADEIRO, FOLHA-DA-FURTUNA E FORMIGUEIRO.
G – GUARANÁ, GOIABEIRA, GUAPURUVU, GOIMBÉ E GUARICANGA.
H – HELICÔNIA E HIBISCO
I – INGÁ, IPÊ, IMBUIA, IMBURANA, INHAME, ITAÚBA, INDAIÁ, E INVATINGUI.
J – JERIVÁ, JEQUITIBÁ-ROSA, JACARANDÁ, JATOBÁ, JABUTICABEIRA, JURUBEBA E JERIMUM.
L – LOURO, LIMOEIRO, LARANJEIRA, LÍRIO-DO-BREJO, LOUVEIRA E LEITEIRO.
M – MANDIOCA, MILHO, MOGNO, MUSGO, MANDACURU, MANGABA, MAMONA E MARACUJÁ.
N – NEGREIRA, NAVALHA-DE-MACACO, NHAMBUÍ, NOVATEIRO, NICURI-CABOCLO, NAIÁ E NOZ-MOSCADA-DO-BRASIL.
O – ORQUÍDEA, OLHO-DE-BOI, OLEIRO, OLHO-DE-CABRA, ORUCURANA E OITI.
P - PAU-BRASIL, PEROBA, PALMITO-JUÇARA, PIASSAVA, PINHEIRO, PEQUI E PUPUNHA.
Q – QUARESMEIRA, QUINA, QUEIXADA, QUIARAPAÍBA, QUIABO E QUITOCO.
R – RIPSALIS, REMELENTO, RIPEIRA, ROMÃZEIRA, ROXINHO RUCHUCHU E ROSA-DA-MATA
S – SAMAMBAIAÇU, SAMAMBAIA, SERINGUEIRA, SUMAÚMA, SOJA, SAPUCAIA, SAPOTI, SORVA E SUCUPIRA.
T – TAQUARA, TUCUMÃ, TUCUM, TAIOBA, TAMBORIL, TAMANCÃO E TIMBÓ.
U – URUCUM, UBIM, URTIGA, UMBU, UVATINGA, URICURANA E UOAPURAMA
V – VITÓRIA-REGIA, VINHÁTICO, VISGUEIRO, VASSOURÃO E VERMELHÃO.
X – XIQUEXIQUE, XIMBÓ, XIXÁ, XIPUTA E XUQUIRI.
Z – ZANGATEMPO, ZÍGIA, SEBRA E ZIMBRO.
Como o livro foi publicado no ano de 2003, as letras K, W e Y, ainda não faziam parte do nosso alfabeto. A professora poderá aproveitar e pedir para que os alunos pesquisem essas letras que atualmente compõem o nosso alfabeto. A professora utiliza essa listagem e pede para os alunos arrumarem em ordem alfabética o nome das plantas que apareceram no livro.
A professora distribuirá o nome dessas plantas em tiras de papel e os alunos deverão organizá-los em ordem alfabética.
Outra proposta seria trazer para a classe ouvir, as seguintes lendas:
A árvore da vitalidade: o guaraná e A lenda da Vitória-Régia
Ambas encontram-se contadas por Leonardo Boff, no livro O casamento entre o céu e a terra: contos dos povos indígenas do Brasil, editado pela Salamandra.
A professora sugere que eles plantem algumas mudas e no decorrer de todo ano letivo, a turma observará e registrará as observações quanto ao crescimento destas mudas – um relatório, pelo menos semanal.
A quantidade de plantas dependerá do envolvimento dos alunos, assim como a participação concreta dos pais, enviando material ou até mesmo comparecendo à escola para darem informações sobre o plantio.
BIBLIOGRAFIA:
Plantas do Brasil, de Gabriela Brioschi. Editora ODYSSEUS. Natureza – olhar de artista, texto de Kátia Canton. Editora DCL.
O casamento entre o céu e a terra: contos dos povos indígenas do Brasil, Leonardo Boff; editado pela Salamandra.
Verificar os conhecimentos acerca do tema abordado, através dos registros. Perceber se através das imagens as crianças identificam semelhanças e diferenças nas folhas.
Observar se fizeram uso dos textos para adquirirem informações sobre o tema em questão.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!