Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O GELO E O SÓLIDO

 

25/10/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

        Observar o processo de liquidificação da água.

  • Observar o processo de solidificação da água.
  • Vivenciar através da experiência com gelo a mudança do estado líquido para o sólido.
  • Observar o processo de mudança da água do estado sólido para o líquido.
  • Realizar uma culinária. 
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O processo de transformação da água para o estado sólido.
  • O processo de transformação da água do estado sólido para o líquido.  
Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE 

 Na roda de conversa, desperte a curiosidade das crianças sobre a formação do gelo e o que acontece com ele. Pergunte:

  1.   O que acontece com a água quando colocamos no congelador?
  2.   O que acontece  com o gelo quando retiramos do congelador?
  3.  O que acontece com a gelatina quando colocamos na geladeira?  

 Proponha a observação da formação do gelo.  Vá a cozinha com o grupo e coloque um depósito de plástico com água no congelador. Oriente as crianças a registrarem o horário em que colocaram a água para gelar. Escolha um local apropiado para deixar os cubos de gelos.

Fonte: http://www.tosabendomais.com.br/portal/fique-sabendo-mais.php?idDica=40&acao=Ver

2ª ATIVIDADE 

Organize um quadro para o registro das observações. Volte ao local onde deixou o gelo. Problematize:  

  •  O que aconteceu com o gelo?
  • Porque ele se transformou em líqüido?

Anote as conclusões das crianças no quadro. Proceda assim com os outros experimentos.

A água no congelador

A mudança do  gelo

Horário

Observações

3ª ATIVIDADE:   

 Faça um levantamento das frutas e sucos que as crianças gostam mais e sugira uma culinária de frutas e sucos.

Combine na sala as frutas que cada um vai trazer. Envie um bilhete para os pais comunicando e pedindo a colaboração para a realização da atividade. Algumas dicas para o preparo:

Informe aos profissionais da cozinha antecipadamente essa atividade. Ela também pode ser feita na sala desde que o professor organize os materiais que vai utilizar  tais como: liquidificador, faca,colher, açúcar e os copos das crianças.  

fonte: http://8milhas.blogspot.com/2010/04/receita-de-suco-misto-de-frutas.html 

RECEITA  REFRESCO E SUCOS  

Batida de banana - Batida de morango - Batida de papaia com laranja -Limonada meio amarga- Suco tropical -Vitamina especial

l As frutas fazem parte da alimentação humana desde suas origens. “A Bíblia nos conta que no 3º dia da criação Deus disse: Produza a terra erva verdes que dê sementes e árvores frutíferas, que dêem fruto...” Nas tumbas egípcias foram encontradas frutas que acompanham a todos à terra dos mortos. Todas as obras de artes gregas, etruscas e romanas têm desenhos de frutas. Hoje se sabe que as frutas são a fonte de vitaminas indispensáveis à conservação da saúde humana. As frutas cítricas – limão, laranja, tangerina – são muito ricas em vitamina C. As doces, como a banana, a pêra e a maçã são ricas em açúcares e grande fonte de energia. As oleaginosas, como as nozes, avelãs, côco e castanhas, apresentam, como seu nome o diz, um alto teor de gorduras e são fonte de proteína. Com as frutas podemos preparar uma infinidade de refrescos e sucos e as denominadas "vitaminas" ou "batidas" que são combinações de frutas com suco de laranja, leite ou iogurte. Os sucos devem ser preparados no momento de serem consumidos, pois com o tempo perdem algumas de suas propriedades. Misturados com água e açúcar, dão os refrescos. Existe à venda no mercado uma centrífuga capaz de extrair o suco de qualquer fruta ou vegetal. Para as frutas cítricas existem espremedores próprios. Podemos também extrair o suco das frutas batendo-as no liquidificador com um pouquinho de água e passando por uma peneira fina. Os sucos podem ser congelados. Uma boa maneira de fazê-los é colocá-los em forminhas para gelo. Depois de congelados, retirar e guardar em sacos hermeticamente fechados. Assim, podemos descongelar somente a porção a ser utilizada de cada vez.

 Batida de papaia com laranja

 Ingredientes:

 1 mamão papaia bem maduro.

 ½ copo de suco de laranja.

 Suco de meio limão.

Açúcar a gosto.

Modo de preparar:

Bata tudo no liquidificador até ficar bem misturado.Coloque uma pedra de gelo no copo. Despeje a batida e sirva.

 Batida de morango

 Ingredientes

1 xícara de morangos frescos bem lavados

 ½ copo de suco de laranja 1 bola de sorvete de morango ou creme. Para variar substitua o suco de laranja por leite ou iogurte natural.

 Modo de preparar

Bata tudo no liquidificador por 2 minutos. Coloque em copo alto e sirva imediatamente.

 Vitamina especial 

Ingredientes:

 1 cenoura cortada em pedaços.

 1 tomate sem sementes.

½ mamão papaia ½ copo de suco de laranja.

Açúcar a gosto.

Modo de preparar :

 Bata no liquidificador a cenoura, o tomate, o mamão e o suco de laranja.Coe em peneira fina. Adoce a gosto. Coloque uma pedra de gelo no copo. Despeje a vitamina e sirva.

Ingredientes:

1 banana nanica.

 1 colher de aveia em flocos finos.

 ½ copo de leite gelado.

 Açúcar a gosto.

 Modo de preparar

 Bata tudo no liquidificador por 2 minutos. Despeje em copo alto e sirva. Para variar use banana prata ou ouro.

Limonada meio amarga 

Ingredientes:

4 limões cortados em 4.

2 litros de água.

1 xícara de açúcar.

Folhinhas de hortelã.

Modo de preparar

 Leve os limões com a água e açúcar ao fogo e deixe ferver até amolecer bem.Coe em peneira fina. Leve para gelar.Coloque uma folhinha de hortelã em cada copo na hora de servir.

 Ingredientes:

 ½ mamão papaia.

 ¼ de copo de suco de maracujá.

1 fatia de abacaxi.

1 manga pequena.

Açúcar a gosto.

 Modo de preparar

Bater tudo no liquidificador. Coar em peneira fina. Colocar uma pedra de gelo no copo e servir.   

fonte: http://www.novasociedade.com.br/cozinha/receitas/sucos.html 

4ª ATIVIDADE   

O resultado desse trabalho pode ser a confecção de um livro de receitas de sucos e vitaminas contando as experiências realizadas e apresentando dicas de líquidos saborosos que tomamos no nosso dia a dia. Para esta produção reúna os registros produzidos pelas crianças, as anotações das observações, dos experimentos, a receita dos sucos.  Apresente um livro de receita. Chame atenção sobre a autoria, a capa, os desenhos, a estrutura do texto, a função do livro. Digite os textos escritos no quadro na forma de paisagem, deixando espaço para as crianças desenharem cada etapa do processo.

 O livro deve conter:  

  •  Capa com desenho das crianças. Um grupo pode ficar responsável pelo desenho da capa.
  •  Autores com o nome de todas as crianças e o nome da professora(o) como organizadora(o)
  • Apresentação – escrita pela professora, contando o processo de construção do trabalho.
  •  Os capítulos do livro: um para relatar as experiências com água e outro para as receitas de culinária. 

Organize os grupos para desenhar cada etapa do trabalho de modo que todos participem da construção e produção do livro. Enumere cada uma das páginas e junte para colocar em espiral.  

                

fonte: http://deise.info/?cat=16&paged=27 

Recursos Complementares

TEXTO DE APOIO PARA LEITURA DO PROFESSOR

 Água Aspectos Físicos e Químicos da Água 

São quatro as mudanças de estado físico da água:

Fusão, Vaporização, Condensação e Solidificação.

 Fusão

 É a passagem do estado sólido para o líquido. Um exemplo de fusão é o gelo se derretendo quando a temperatura da água aumenta acima de 0oC; também pode ocorrer fusão da água quando há diminuição da pressão.

 Vaporização

 É a passagem do estado líquido para o gasoso, pode se dar por Evaporação e Ebulição. Dizemos que a água se evapora quando passa do estado líquido para o gasoso lentamente e à temperatura ambiente. Quanto maior a superfície da água em contato com o ar, quanto maior a temperatura do ambiente e quanto maior a ventilação, mais rápida será a evaporação da água. A ebulição ocorre quando a água passa do líquido para o gasoso rapidamente, por aumento súbito da temperatura; por exemplo a água que ferve numa chaleira à 100 oC.

 Condensação ou Liquefação 

É a passagem da água do estado gasoso para o estado líquido. As nuvens, por exemplo, são formadas por gotículas de água, quando a temperatura diminui ou a pressão atmosférica aumenta, o vapor se transforma em líquido, isto é, se condensa, formando as nuvens e, posteriormente cai em forma de chuva. A neblina e o sereno são outros exemplos de condensação.

 Solidificação

 É a passagem da água do estado líquido para o sólido, e para que isso ocorra é necessário que haja diminuição da temperatura ou aumento da pressão. O volume da água diminui e a densidade aumenta quando a temperatura passa de 0oC para 4oC, depois volta a aumentar, por isso o gelo flutua.

Fonte: http://www.proenc.iq.unesp.br/index.php?option=com_content&view=article&id=98:mudancas-de-estado-da-agua&catid=3:experimentos-de-quimica&Itemid=2 

Avaliação
  1. Verificar se as crianças perceberam a mudança do gelo para o estado liguído através da experiência realizada em sala de aula.
  2.  Se reconheceram a mudança da água para o estado sólido através da experiência e observação feita em sala de aula.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Rafaelli, Colégio Pitágoras , Goiás - disse:
    rafaelliferraz@hotmail.com

    08/02/2011

    Cinco estrelas

    Muito obrigada,pela explicação! Me ajudou bastante,esclarecendo algumas dúvidas. Tudo de bom pra você


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.