25/10/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Observar o processo de liquidificação da água.
1ª ATIVIDADE
Na roda de conversa, desperte a curiosidade das crianças sobre a formação do gelo e o que acontece com ele. Pergunte:
Proponha a observação da formação do gelo. Vá a cozinha com o grupo e coloque um depósito de plástico com água no congelador. Oriente as crianças a registrarem o horário em que colocaram a água para gelar. Escolha um local apropiado para deixar os cubos de gelos.
Fonte: http://www.tosabendomais.com.br/portal/fique-sabendo-mais.php?idDica=40&acao=Ver
2ª ATIVIDADE
Organize um quadro para o registro das observações. Volte ao local onde deixou o gelo. Problematize:
Anote as conclusões das crianças no quadro. Proceda assim com os outros experimentos.
A água no congelador |
A mudança do gelo |
Horário |
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Observações |
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3ª ATIVIDADE:
Faça um levantamento das frutas e sucos que as crianças gostam mais e sugira uma culinária de frutas e sucos.
Combine na sala as frutas que cada um vai trazer. Envie um bilhete para os pais comunicando e pedindo a colaboração para a realização da atividade. Algumas dicas para o preparo:
Informe aos profissionais da cozinha antecipadamente essa atividade. Ela também pode ser feita na sala desde que o professor organize os materiais que vai utilizar tais como: liquidificador, faca,colher, açúcar e os copos das crianças.
fonte: http://8milhas.blogspot.com/2010/04/receita-de-suco-misto-de-frutas.html
Batida de banana - Batida de morango - Batida de papaia com laranja -Limonada meio amarga- Suco tropical -Vitamina especial |
l As frutas fazem parte da alimentação humana desde suas origens. “A Bíblia nos conta que no 3º dia da criação Deus disse: Produza a terra erva verdes que dê sementes e árvores frutíferas, que dêem fruto...” Nas tumbas egípcias foram encontradas frutas que acompanham a todos à terra dos mortos. Todas as obras de artes gregas, etruscas e romanas têm desenhos de frutas. Hoje se sabe que as frutas são a fonte de vitaminas indispensáveis à conservação da saúde humana. As frutas cítricas – limão, laranja, tangerina – são muito ricas em vitamina C. As doces, como a banana, a pêra e a maçã são ricas em açúcares e grande fonte de energia. As oleaginosas, como as nozes, avelãs, côco e castanhas, apresentam, como seu nome o diz, um alto teor de gorduras e são fonte de proteína. Com as frutas podemos preparar uma infinidade de refrescos e sucos e as denominadas "vitaminas" ou "batidas" que são combinações de frutas com suco de laranja, leite ou iogurte. Os sucos devem ser preparados no momento de serem consumidos, pois com o tempo perdem algumas de suas propriedades. Misturados com água e açúcar, dão os refrescos. Existe à venda no mercado uma centrífuga capaz de extrair o suco de qualquer fruta ou vegetal. Para as frutas cítricas existem espremedores próprios. Podemos também extrair o suco das frutas batendo-as no liquidificador com um pouquinho de água e passando por uma peneira fina. Os sucos podem ser congelados. Uma boa maneira de fazê-los é colocá-los em forminhas para gelo. Depois de congelados, retirar e guardar em sacos hermeticamente fechados. Assim, podemos descongelar somente a porção a ser utilizada de cada vez.
Batida de papaia com laranja
Ingredientes:
1 mamão papaia bem maduro.
½ copo de suco de laranja.
Suco de meio limão.
Açúcar a gosto.
Modo de preparar:
Bata tudo no liquidificador até ficar bem misturado.Coloque uma pedra de gelo no copo. Despeje a batida e sirva.
Batida de morango
Ingredientes
1 xícara de morangos frescos bem lavados
½ copo de suco de laranja 1 bola de sorvete de morango ou creme. Para variar substitua o suco de laranja por leite ou iogurte natural.
Modo de preparar
Bata tudo no liquidificador por 2 minutos. Coloque em copo alto e sirva imediatamente.
Vitamina especial
Ingredientes:
1 cenoura cortada em pedaços.
1 tomate sem sementes.
½ mamão papaia ½ copo de suco de laranja.
Açúcar a gosto.
Modo de preparar :
Bata no liquidificador a cenoura, o tomate, o mamão e o suco de laranja.Coe em peneira fina. Adoce a gosto. Coloque uma pedra de gelo no copo. Despeje a vitamina e sirva.
Ingredientes:
1 banana nanica.
1 colher de aveia em flocos finos.
½ copo de leite gelado.
Açúcar a gosto.
Modo de preparar
Bata tudo no liquidificador por 2 minutos. Despeje em copo alto e sirva. Para variar use banana prata ou ouro.
Limonada meio amarga
Ingredientes:
4 limões cortados em 4.
2 litros de água.
1 xícara de açúcar.
Folhinhas de hortelã.
Modo de preparar
Leve os limões com a água e açúcar ao fogo e deixe ferver até amolecer bem.Coe em peneira fina. Leve para gelar.Coloque uma folhinha de hortelã em cada copo na hora de servir.
Ingredientes:
½ mamão papaia.
¼ de copo de suco de maracujá.
1 fatia de abacaxi.
1 manga pequena.
Açúcar a gosto.
Modo de preparar
Bater tudo no liquidificador. Coar em peneira fina. Colocar uma pedra de gelo no copo e servir.
fonte: http://www.novasociedade.com.br/cozinha/receitas/sucos.html
4ª ATIVIDADE
O resultado desse trabalho pode ser a confecção de um livro de receitas de sucos e vitaminas contando as experiências realizadas e apresentando dicas de líquidos saborosos que tomamos no nosso dia a dia. Para esta produção reúna os registros produzidos pelas crianças, as anotações das observações, dos experimentos, a receita dos sucos. Apresente um livro de receita. Chame atenção sobre a autoria, a capa, os desenhos, a estrutura do texto, a função do livro. Digite os textos escritos no quadro na forma de paisagem, deixando espaço para as crianças desenharem cada etapa do processo.
O livro deve conter:
Organize os grupos para desenhar cada etapa do trabalho de modo que todos participem da construção e produção do livro. Enumere cada uma das páginas e junte para colocar em espiral.
TEXTO DE APOIO PARA LEITURA DO PROFESSOR
Água Aspectos Físicos e Químicos da Água
São quatro as mudanças de estado físico da água:
Fusão, Vaporização, Condensação e Solidificação.
Fusão
É a passagem do estado sólido para o líquido. Um exemplo de fusão é o gelo se derretendo quando a temperatura da água aumenta acima de 0oC; também pode ocorrer fusão da água quando há diminuição da pressão.
Vaporização
É a passagem do estado líquido para o gasoso, pode se dar por Evaporação e Ebulição. Dizemos que a água se evapora quando passa do estado líquido para o gasoso lentamente e à temperatura ambiente. Quanto maior a superfície da água em contato com o ar, quanto maior a temperatura do ambiente e quanto maior a ventilação, mais rápida será a evaporação da água. A ebulição ocorre quando a água passa do líquido para o gasoso rapidamente, por aumento súbito da temperatura; por exemplo a água que ferve numa chaleira à 100 oC.
Condensação ou Liquefação
É a passagem da água do estado gasoso para o estado líquido. As nuvens, por exemplo, são formadas por gotículas de água, quando a temperatura diminui ou a pressão atmosférica aumenta, o vapor se transforma em líquido, isto é, se condensa, formando as nuvens e, posteriormente cai em forma de chuva. A neblina e o sereno são outros exemplos de condensação.
Solidificação
É a passagem da água do estado líquido para o sólido, e para que isso ocorra é necessário que haja diminuição da temperatura ou aumento da pressão. O volume da água diminui e a densidade aumenta quando a temperatura passa de 0oC para 4oC, depois volta a aumentar, por isso o gelo flutua.
Cinco estrelas 1 classificações
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08/02/2011
Cinco estrelasMuito obrigada,pela explicação! Me ajudou bastante,esclarecendo algumas dúvidas. Tudo de bom pra você