04/11/2010
Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores históricos |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | História | Memória |
Conhecer os diferentes tipos de esportes que já foram ou são praticados em nossa cidade;
Identificar e visitar os espaços esportivos, registros e ícones do esporte na cidade;
Resgatar a história do esporte na cidade;
Organizar uma exposição de objetos, documentos escritos e icnográficos, sobre a história do esporte em nossa cidade.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Reunir os alunos, apresentar figuras de esportistas ou atletas reconhecidos internacionalmente, perguntar se eles conhecem quem está na foto e qual é o esporte que ele pratica ou praticou.
Colocar os nomes dos esportistas ou atletas famosos que foram identificadas à medida que os alunos vão respondendo, construindo um painel por esportes, conforme sugerido abaixo:
Após finalizar a apresentação das figuras, perguntar aos alunos quais são os esportes e atletas conhecidos que ainda não foram incluídos no painel.
Sugestões de sites de imagens de esportistas ou atletas famosos do esporte mundial:
Imagem de Gustavo Kuerten - Guga, ex-atleta basileiro de tênis de campo. Disponível em: http://blig.ig.com.br/jornalistadiplomado/files/2009/04/guga.jpg. Acesso em: 23/08/2010.
Imagem de Diego Matias Hypólito, atleta brasileiro de ginástica olímpica. Disponível em: http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/olimpiada/156/156/55/860373.diego_hypolito_224_299.jpg. Acesso em: 23/08/2010.
Imagem de Willian Frederick Carlton 'Carl' Lewis, ex-atleta norte americado de atletismo. Seus melhores resultados foram conquistados nas provas de corrida de curta distância (100 mts, 200 mts e corrida de revezamento 4x100 mts) e no salto em distância. Disponível em: http://www.lessignets.com/signetsdiane/calendrier/images/avril/16/2/Carl_Lewis.jpg. Acesso em: 23/08/2010.
Imagem de Robson Caetano da Silva, ex-atleta brasileiro de atletismo. Seus melhores resultados foram conquistados nas provas de corrida de curta distância (100 mts, 200 mts e corrida de revezamento 4x100 mts). Disponível em: http://www.scb.org.br/inspiracao/naturezaviva/imagens/08-1-c-RobsonCaetano.jpg. Acesso em: 23/08/2010.
Imagem de Hortência Maria de Fátima Marcari, ex-atleta brasileira de basquetebol. Disponível em: http://blogs.jovempan.uol.com.br/nilsoncesar/wp-content/uploads/2009/09/hortencia.jpg. Acesso em: 23/08/2010.
Imagem de Bruno Bezerra de Menezes Souza, atleta brasileiro de handebol. Disponível em: http://www.esportesite.com.br/wp-content/uploads/2008/07/20080726202734_handebol.jpg. Acesso em: 23/08/2010.
Imagem de Ana Beatriz Moser, ex-atleta brasileira de voleibol. Disponível em: http://www.saqueviagem.com.br/_upload/fckeditor/image/atletas/ana_moser_treino_sel.jpg. Acesso em: 23/08/2010.
Imagem de Gustavo França Borges, ex-atleta brasileiro de natação. Seus melhores resultados foram conquistados nas provas do estilo livre nos 50 mts, 100 mts, 200 mts e revezamento 4x100 mts. Disponível em: http://www.ternurafm.com.br/userfiles/gustavoborges.jpg. Acesso em: 23/08/2010.
Imagem de Aurélio Fernández Miguel, ex-atleta brasileiro de judô. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_XCpsm5bf-Kw/SWo13QWZ2tI/AAAAAAAAC-I/SVdNyFO6yxg/s400/Aur%C3%A9lio+Miguel.jpg. Acesso em: 23/08/2010.
Terminado a construção do painel, discutir com os alunos as seguintes questões:
Registrar no painel, ao lado dos atletas famosos destacados pelos alunos, os nomes dos esportistas ou atletas famosos de nossa cidade.
Propor aos alunos a realização de uma pesquisa com seus pais e avós sobre o tema “A história do esporte em minha cidade”.
Cada aluno entrevistará duas pessoas de sua família com idades diferentes – uma pessoa mais idosa e outra mais jovem, solicitando, que respondam perguntas sobre a história do esporte em nossa cidade.
Sugestão de roteiro para entrevista:
NOME DO ALUNO:__________________________________________________________________
Nome do entrevistado:___________________________________ Idade:____________________
Informar aos alunos que as duas entrevistas serão entregues na próxima aula.
Fixar o painel construído na aula anterior, na parede da sala de aula.
Solicitar aos alunos que, de posse da sua entrevista, se organizem em grupos de quatro componentes.
Pedir para cada grupo sistematizar todas as pesquisas realizadas em um só relatório. No relatório do grupo, deve conter datas, nomes de atletas ou desportistas, nome das competições, dos clubes, dos times, dos campeonatos e toda informação relacionada com a história do esporte em nossa cidade.
Propor aos alunos que, após terminar o relatório, incluam no painel os nomes dos esportes, desportistas ou atletas que foram citados em suas entrevistas.
Solicitar que cada grupo apresente o que descobriu sobre a história do esporte em nossa cidade.
Registrar estas informações, com o auxílio dos alunos, no quadro negro:
Comparar os dados registrados, com o painel construído com as informações das entrevistas dos alunos. Propor a discussão sobre as seguintes questões:
Organizar em parceria com os alunos, uma exposição de objetos, materiais, desenhos, fotos, textos, filmes e documentos que fizeram parte da história do esporte na cidade.
Programar palestras com esportistas, atletas e representantes da comunidade esportiva e cultural, a serem realizadas durante a a exposição, sobre a importância de valorizar a memória do esporte de nossa cidade.
Disponível em: http://i27.tinypic.com/mhq934.jpg. Acesso em: 22/08/2010.
Organizar com os alunos, a exposição sobre memória do esporte em nossa cidade. Para isso, o professor deverá
Grupo 1: ficará responsável por reunir, catalogar e fazer cartazes de identificação de fotografias, filmes, reportagens e outros documentos similares. Para isso, o grupo de alunos deverá:
Grupo 2: ficará responsável por reunir, catalogar e fazer cartazes de identificação de objetos e materiais como medalhas, troféus e equipamentos esportivos de diferentes épocas. Esse grupo é responsável por:
Grupo 3: ficará responsável por convidar e programar as visitas na exposição sobre a memória do esporte, de pessoas ligadas ao esporte e sua história em nossa cidade. São atribuições desse grupo:
Grupo 4: ficará responsável por divulgar as datas da exposição sobre a memória do esporte na escola e com a comunidade escolar. O grupo deverá:
A organização do espaço, bem como, o tempo de duração da exposição ficará a cargo do professor.
Disponível em: http://www.lattinmedia.com.br/torneiosdetenis/images/stories/2006_04_17_rod_laver.jpg. Acesso em: 22/08/2010.
Organizar os alunos em grupo e solicitar que cada grupo, faça uma proposta para fortalecer o trabalho com a manutenção da memória e história do esporte na cidade.
Cada grupo deve apresentar sua ideia para a turma e juntos, definir uma proposta final a ser apresentada para o professor.
Posteriormente, avaliar juntamente com os alunos, os aspectos positivos e negativos da organização da exposição vivenciada nas aulas de Educação Física.
Site sobre como organizar uma exposição: http://www.comoorganizarumaexposicao.com/ Acesso em 23/08/2010.
Sugestões de sites com imagens de atletas famosos do esporte mundial:
Imagem de Edson Arantes do Nascimento - Pelé - ex-atleta basileiro de futebol de campo. Disponível em: http://img.estadao.com.br/fotos/F9/A3/1B/F9A31BFCA3C9454BB98864F9EF203DAF.jpg Acesso em: 23/08/2010.
Imagem de Diego Armando Maradona, ex-atleta argentino de futebol de campo. Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_L3OQAzb6NdE/SpwZrophzkI/AAAAAAAAAYI/LMdodhGdkro/s320/p1_maradona.jpg Acesso em: 23/08/2010.
Imagem de Rubens Gonçalves Barrichello, atleta brasileiro de automobilismo. Disponível em: http://mairus.com/blog/wp-content/uploads/2007/10/rubinho.jpg Acesso em: 23/08/2010.
Imagem de Michael Jeffrey Jordan, ex-atleta norte americano de basquetebol. Disponível em: http://sports.neswblogs.com/wp-content/uploads/2008/09/michael-jordan-mj-mj-23.jpg Acesso em: 23/08/2010.
Imagem de Oscar Daniel Bezerra Schmidt, ex-atleta brasileiro de basquetebol. Disponível em: http://newsimg.bbc.co.uk/media/images/40280000/jpg/_40280267_schmidt270.jpg Acesso em: 23/08/2010.
Imagem de Bernardo Rocha de Rezende - Bernardinho - ex-atleta e técnico brasileiro de voleibol. Disponível em: http://colunas.sportv.globo.com/files/1013/2010/07/bernardinho.jpg Acesso em: 23/08/2010.
Imagem de Alessandro Rosa Vieira - Falcão - atleta brasileiro de futsal. Disponível em: http://www.roswellsoccerclub.com/imgs/falcao.png Acesso em: 23/08/2010.
Imagem de Michael Fred Phelps II, atleta norte americano de natação. Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_BGA1pvj5eA0/S-ltdlTcWrI/AAAAAAAAADw/4MCq0cLi6sM/s1600/michael_phelps_exhibe_satisfaccion_todas_medallas.jpg Acesso em: 23/08/2010.
Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar as formas de registro da história do esporte em sua cidade, observando também, a sua participação e seu posicionamento frente às atividades e discussões.
Avaliar se o grupo de alunos, conseguiu identificar a importância dos registros históricos e da preservação da memória do esporte na cidade.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/02/2011
Cinco estrelasParabeéns pelo excelente trabalho.Adorei a sua criatividade .Gostaria de obter mais sugestões de aulas de Educação Física para o ensino Fundamental e Médio.Obrigada .Um abraço.
09/11/2010
Cinco estrelasé optimo! os meus filhos assim podem estudar melhor para esta disciplina.