Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como está a memória do esporte em nossa cidade?

 

04/11/2010

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio História Cultura
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio História Memória
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer os diferentes tipos de esportes que já foram ou são praticados em nossa cidade;

Identificar e visitar os espaços esportivos, registros e ícones do esporte na cidade;

Resgatar a história do esporte na cidade;

Organizar uma exposição de objetos, documentos escritos e icnográficos, sobre a história do esporte em nossa cidade.

Duração das atividades
Sete aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Reunir os alunos, apresentar figuras de esportistas ou atletas reconhecidos internacionalmente, perguntar se eles conhecem quem está na foto e qual é o esporte que ele pratica ou praticou.

Colocar os nomes dos esportistas ou atletas famosos que foram identificadas à medida que os alunos vão respondendo, construindo um painel por esportes, conforme sugerido abaixo:

Após finalizar a apresentação das figuras, perguntar aos alunos quais são os esportes e atletas conhecidos que ainda não foram incluídos no painel.

Sugestões de sites de imagens de esportistas ou atletas famosos do esporte mundial:

Imagem de Gustavo Kuerten - Guga, ex-atleta basileiro de tênis de campo. Disponível em: http://blig.ig.com.br/jornalistadiplomado/files/2009/04/guga.jpg. Acesso em: 23/08/2010.

Imagem de Diego Matias Hypólito, atleta brasileiro de ginástica olímpica. Disponível em: http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/olimpiada/156/156/55/860373.diego_hypolito_224_299.jpg. Acesso em: 23/08/2010.

Imagem de Willian Frederick Carlton 'Carl' Lewis, ex-atleta norte americado de atletismo. Seus melhores resultados foram conquistados nas provas de corrida de curta distância (100 mts, 200 mts e corrida de revezamento 4x100 mts) e no salto em distância. Disponível em: http://www.lessignets.com/signetsdiane/calendrier/images/avril/16/2/Carl_Lewis.jpg. Acesso em: 23/08/2010.

Imagem de Robson Caetano da Silva, ex-atleta brasileiro de atletismo. Seus melhores resultados foram conquistados nas provas de corrida de curta distância (100 mts, 200 mts e corrida de revezamento 4x100 mts). Disponível em: http://www.scb.org.br/inspiracao/naturezaviva/imagens/08-1-c-RobsonCaetano.jpg. Acesso em: 23/08/2010.  

Imagem de Hortência Maria de Fátima Marcari, ex-atleta brasileira de basquetebol. Disponível em: http://blogs.jovempan.uol.com.br/nilsoncesar/wp-content/uploads/2009/09/hortencia.jpg. Acesso em: 23/08/2010.

Imagem de Bruno Bezerra de Menezes Souza, atleta brasileiro de handebol. Disponível em: http://www.esportesite.com.br/wp-content/uploads/2008/07/20080726202734_handebol.jpg. Acesso em: 23/08/2010.  

Imagem de Ana Beatriz Moser, ex-atleta brasileira de voleibol. Disponível em: http://www.saqueviagem.com.br/_upload/fckeditor/image/atletas/ana_moser_treino_sel.jpg. Acesso em: 23/08/2010.  

Imagem de Gustavo França Borges, ex-atleta brasileiro de natação. Seus melhores resultados foram conquistados nas provas do estilo livre nos 50 mts, 100 mts, 200 mts e revezamento 4x100 mts. Disponível em: http://www.ternurafm.com.br/userfiles/gustavoborges.jpg. Acesso em: 23/08/2010.  

Imagem de Aurélio Fernández Miguel, ex-atleta brasileiro de judô. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_XCpsm5bf-Kw/SWo13QWZ2tI/AAAAAAAAC-I/SVdNyFO6yxg/s400/Aur%C3%A9lio+Miguel.jpg. Acesso em: 23/08/2010. 

Terminado a construção do painel, discutir com os alunos as seguintes questões:

  1. Quais esportes são ou já foram praticados em nossa cidade?
  2. A nossa cidade tem ou teve algum esportista ou atleta famoso?  De qual esporte?
  3. Alguém conhece a história do esporte de nossa cidade?

Registrar no painel, ao lado dos atletas famosos destacados pelos alunos, os nomes dos esportistas ou atletas famosos de nossa cidade.

Propor aos alunos a realização de uma pesquisa com seus pais e avós sobre o tema “A história do esporte em minha cidade”.

Cada aluno entrevistará duas pessoas de sua família com idades diferentes – uma pessoa mais idosa e outra mais jovem, solicitando, que respondam perguntas sobre a história do esporte em nossa cidade.

Sugestão de roteiro para entrevista:   

NOME DO ALUNO:__________________________________________________________________

Nome do entrevistado:___________________________________       Idade:____________________

  1. Você conhece algum fato relacionado ao esporte em nossa cidade? Tem algum documento sobre ele?
  2. Lembra de algum grande evento esportivo realizado em nossa cidade? Cite o nome do evento e quando ele aconteceu.
  3. Nossa cidade conquistou alguma medalha ou título através do esporte? Quando? Tem algum documento que comprova isso?
  4. Conhece algum esporte que já foi praticado antigamente e não é mais hoje? Onde que ele era praticado em nossa cidade?
  5. Conhece algum atleta famoso de esporte que mora ou morou em nossa cidade? Tem algum documento que comprova isso?
  6. Você conhece alguma foto, filme, reportagem, material, premiação ou outro tipo de documento que confirma a existência da prática de algum tipo de esporte de nossa cidade?

   

Informar aos alunos que as duas entrevistas serão entregues na próxima aula. 

Aula 2 e 3

Fixar o painel construído na aula anterior, na parede da sala de aula.

Solicitar aos alunos que, de posse da sua entrevista, se organizem em grupos de quatro componentes.

Pedir para cada grupo sistematizar todas as pesquisas realizadas em um só relatório. No relatório do grupo, deve conter datas, nomes de atletas ou desportistas, nome das competições, dos clubes, dos times, dos campeonatos e toda informação relacionada com a história do esporte em nossa cidade.

Propor aos alunos que, após terminar o relatório, incluam no painel os nomes dos esportes, desportistas ou atletas que foram citados em suas entrevistas.

Solicitar que cada grupo apresente o que descobriu sobre a história do esporte em nossa cidade.

Registrar estas informações, com o auxílio dos alunos, no quadro negro:

  1. Os nomes, locais e épocas que os esportes citados são ou foram praticados em nossa cidade.
  2. Os nomes dos esportistas ou atletas e época que praticaram seus respectivos esportes.
  3. Os nomes, períodos em que foram realizadas e resultados das principais competições e eventos esportivos que nossa cidade sediou.
  4. Documentos que os alunos destacaram na entrevista.

Comparar os dados registrados, com o painel construído com as informações das entrevistas dos alunos. Propor a discussão sobre as seguintes questões:

  1. Como está a memória do esporte em nossa cidade?
  2. Existe algum local que resgata o passado dos esportistas e atletas de nossa cidade?

Organizar em parceria com os alunos, uma exposição de objetos, materiais, desenhos, fotos, textos, filmes e documentos que fizeram parte da história do esporte na cidade.

Programar palestras com esportistas, atletas e representantes da comunidade esportiva e cultural, a serem realizadas durante a a exposição, sobre a importância de valorizar a memória do esporte de nossa cidade.

Disponível em: http://i27.tinypic.com/mhq934.jpg. Acesso em: 22/08/2010. 

Aulas 4, 5 e 6

Organizar com os alunos, a exposição sobre memória do esporte em nossa cidade. Para isso, o professor deverá

  1. Orientar os alunos a realizarem, extra classe e com ajuda de seus familiares, uma pesquisa e coleta de objetos, materiais, desenhos, fotos, textos, filmes e documentos que fizeram ou fazem parte da história do esporte na cidade.
  2. Iniciar essa pesquisa junto aos familiares e amigos, e se necessário, com atletas, ex-atletas, dirigentes ou qualquer outra personalidade ligada ao esporte da cidade.
  3. Viabilizar a visita dos alunos às secretarias e fundações esportivas municipais, clubes e  centros esportivos, museu, biblioteca municipal e/ou qualquer outra instituição relacionada com o esporte, para conseguir o material a ser utilizado na exposição.
  4. Dividir os alunos em quatro grupos, sendo que cada grupo, ficará responsável por determinadas tarefas.

Grupo 1: ficará responsável por reunir, catalogar e fazer cartazes de identificação de fotografias, filmes, reportagens e outros documentos similares. Para isso, o grupo de alunos deverá:

  1. Trazer, na próxima aula de educação física, fotografias, filmes, reportagens ou outros documentos similares, recolhidos junto aos familiares, amigos ou outras pessoas ligadas ao esporte da cidade;
  2. Reunir, com o professor, apresentar e analisar os documentos rececolhidos, bem como, definir quais serão catalogados e expostos;
  3. Para cada documento recolhido, o grupo deve fazer, durante a aula de educaçã física, a seguinte catalogação: a) O tipo de documento. b) O local, data e assunto que o documento retrata. c) Nome e endereço do aluno responsável pelo documento;
  4. Após a catalogação, produzir cartazes de identificação de todos os documentos históricos recolhidos;
  5. Categorizar e organizar a exposição dos materiais recolhidos.

Grupo 2: ficará responsável por reunir, catalogar e fazer cartazes de identificação de objetos e materiais como medalhas, troféus e equipamentos esportivos de diferentes épocas. Esse grupo é responsável por:

  1. Trazer, na próxima aula de educação física, objetos, materiais e/ou equipamentos esportivos de diferentes épocas, recolhidos junto aos familiares, amigos ou outras pessoas ligadas ao esporte da cidade;
  2. Reunir, com o professor, apresentar e analisar os objetos recolhidos, bem como, definir quais serão catalogados e expostos;
  3. Para cada objeto, material e/ou equipamento esportivo recolhido, o grupo deve fazer, durante a aula de educação física, a seguinte catalogação: a) O tipo de objeto, material ou equipamento esportivo. b) O local, data e utilização do objeto, material ou equipamento esportivo recebido. c) Nome e endereço do aluno responsável pelo objeto, material ou equipamento esportivo;
  4. Após a catalogação, o grupo deve produzir cartazes de identificação de todos os objetos, materiais ou equipamentos esportivos recolhidos;
  5. Categorizar e organizar a exposição dos materiais recolhidos.

Grupo 3: ficará responsável por convidar e programar as visitas na exposição sobre a memória do esporte, de pessoas ligadas ao esporte e sua história em nossa cidade. São atribuições desse grupo:

  1. Fazer um primeiro contato com os esportistas e/ou atletas que foram citados pelos alunos e pelas pesquisas realizadas, para verificar a possibilidade de participarem da exposição sobre a memória do esporte de nossa cidade.
  2. Reunir com o professor para apresentar e analisar os nomes das pessoas contactadas, bem como sua disponibilidade para participar da exposição;
  3. Redigir o convite para participar da exposição sobre memória do esporte em nossa cidade.
  4. Encaminhar os convites para a direção escolar, solicitando que os envie pelo correio.
  5. Confirmar as presenças e recebê-los no dia da exposição.

Grupo 4: ficará responsável por divulgar as datas da exposição sobre a memória do esporte na escola e com a comunidade escolar. O grupo deverá:

  1. Definir, em conjuto com o professor e direção da escola, a data e horário de realização da exposição;
  2. Construir, nas aulas de educação física, cartazes, bilhetes e faixas, convidando os alunos e comunidade escolar, para participar dessa exposição.
  3. Durante as aulas de educação física, fixar os cartazes e as faixas e encaminhar os bilhetes convidando os alunos e comunidade escolar para participar da exposição.

A organização do espaço, bem como, o tempo de duração da exposição ficará a cargo do professor.

Disponível em: http://www.lattinmedia.com.br/torneiosdetenis/images/stories/2006_04_17_rod_laver.jpg. Acesso em: 22/08/2010.   

Aula 7

Organizar os alunos em grupo e solicitar que cada grupo, faça uma proposta para fortalecer o trabalho com a manutenção da memória e história do esporte na cidade.

Cada grupo deve apresentar sua ideia para a turma e juntos, definir uma proposta final a ser apresentada para o professor.

Posteriormente, avaliar juntamente com os alunos, os aspectos positivos e negativos da organização da exposição vivenciada nas aulas de Educação Física.

Recursos Complementares

Site sobre como organizar uma exposição: http://www.comoorganizarumaexposicao.com/ Acesso em 23/08/2010.    

Sugestões de sites com imagens de atletas famosos do esporte mundial:

Imagem de Edson Arantes do Nascimento  - Pelé - ex-atleta basileiro de futebol de campo. Disponível em: http://img.estadao.com.br/fotos/F9/A3/1B/F9A31BFCA3C9454BB98864F9EF203DAF.jpg Acesso em: 23/08/2010.

Imagem de Diego Armando Maradona, ex-atleta argentino de futebol de campo. Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_L3OQAzb6NdE/SpwZrophzkI/AAAAAAAAAYI/LMdodhGdkro/s320/p1_maradona.jpg Acesso em: 23/08/2010.

Imagem de Rubens Gonçalves Barrichello, atleta brasileiro de automobilismo. Disponível em: http://mairus.com/blog/wp-content/uploads/2007/10/rubinho.jpg Acesso em: 23/08/2010.

Imagem de Michael Jeffrey Jordan, ex-atleta norte americano de basquetebol. Disponível em: http://sports.neswblogs.com/wp-content/uploads/2008/09/michael-jordan-mj-mj-23.jpg Acesso em: 23/08/2010.

Imagem de Oscar Daniel Bezerra Schmidt, ex-atleta brasileiro de basquetebol. Disponível em: http://newsimg.bbc.co.uk/media/images/40280000/jpg/_40280267_schmidt270.jpg Acesso em: 23/08/2010.

Imagem de Bernardo Rocha de Rezende - Bernardinho - ex-atleta e técnico brasileiro de voleibol. Disponível em: http://colunas.sportv.globo.com/files/1013/2010/07/bernardinho.jpg Acesso em: 23/08/2010.

Imagem de Alessandro Rosa Vieira - Falcão - atleta brasileiro de futsal. Disponível em: http://www.roswellsoccerclub.com/imgs/falcao.png Acesso em: 23/08/2010.

Imagem de Michael Fred Phelps II, atleta norte americano de natação. Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_BGA1pvj5eA0/S-ltdlTcWrI/AAAAAAAAADw/4MCq0cLi6sM/s1600/michael_phelps_exhibe_satisfaccion_todas_medallas.jpg Acesso em: 23/08/2010. 

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar as formas de registro da história do esporte em sua cidade, observando também, a sua participação e seu posicionamento frente às atividades e discussões.

Avaliar se o grupo de alunos, conseguiu identificar a importância dos registros históricos e da preservação da memória do esporte na cidade.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.