Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Doenças Cardíacas: Causas, Prejuízos e Formas de Prevenção

 

01/12/2010

Autor y Coautor(es)
Zaida Barros Dias
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Investigar quais são as doenças provocadas pelo mau funcionamento do coração

2) Identificar quais são os prováveis fatores que causam estas doenças  

3) Discutir os cuidados que o ser humano deve ter para prevenir tais doenças

4) Discutir a importância da alimentação e de atividades físicas para o funcionamento deste órgão e para uma vida saudável

Duração das atividades
03 aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistema circulatório, circulação do sangue no corpo humano, sistema digestório

Estratégias e recursos da aula

http://11ct4biogeo.blogspot.com/2007/03/corao-humano.html 

  

ATIVIDADE 1

Trabalhando com o texto:

                                               O Coração

     O coração, esse delicado e simultaneamente resistente órgão humano, é o principal aliado de uma vida saudável e longa.Os modernos hábitos das sociedades modernas, pautados pela má alimentação, sedentarismo, stress e falta de exercício físico, acentuam o surgimento de patologias cardiovasculares, mais ou menos graves. A má alimentação durante a gravidez pode ainda conduzir, em determinados casos, a más formações congênitas que poderão obrigar a intervenções cirúrgicas no bebê, a fim de o salvar. Todavia, muitas das doenças cardíacas, ao invés de congênitas, são adquiridas durante a vida, devido a maus hábitos alimentares, emocionais e físicos ou, ainda, devido a fatores hereditários. Assim, as principais afecções cardíacas são o enfarte agudo do miocárdio (vulgo ataque cardíaco) que se caracteriza por um coágulo que obstrui completamente determinada parte do coração, nomeadamente o miocárdio e que, normalmente, conduz à morte, uma vez que o auxílio médico não chega a tempo de reverter a situação. O sintoma é uma forte dor no peito e todos os anos mata milhões de pessoas no mundo inteiro. A insuficiência cardíaca (doença que impede o normal fluxo e bombeamento do sangue através das válvulas cardíacas) é outra das afecções cardíacas que mais comumente se manifesta entre a população mundial e os cardiologistas subdividem-na em quatro grandes grupos: assintomática, leve, moderada e grave. Nos casos mais graves, requer-se intervenção cirúrgica para correção da anomalia, mas, normalmente, uma prescrição terapêutica adequada é suficiente para permitir uma vida com qualidade. Outro problema bastante frequente é a má circulação, ou insuficiência vascular periférica. Os sintomas mais frequentes incluem dores nas pernas que surgem na sequência de longos períodos passados em pé e que, habitualmente, desaparecem com o descanso. As arritmias são outra anomalia bastante frequente e que se caracteriza por batimentos cardíacos irregulares, demasiado lentos (bradicardia) ou rápidos (taquicardia). Esta afecção torna-se mais frequente à medida que a pessoa envelhece, mas convém salientar que é absolutamente normal o coração bater mais depressa em situações de excitação, medo ou de prática desportiva. Texto adaptado. Fontes de consulta: http://www.ruadireita.com/saude/info/principais-doencas-do-coracao/    e    http://blog.ansplanosdesaude.com.br/?p=94 

Trabalhando com o texto:

Professor/a, este texto pode ser discutido coletivamente ou em grupos menores (com quatro ou cinco alunos)

 

ATIVIDADE 2

Exibição dos filmes:

1) Cuidados do Coração (3:20)

http://www.youtube.com/watch?v=CPwiztG7yqk 

2) Momento Saúde (4:24)

http://www.youtube.com/watch?v=2AgxYaD43VY 

3) Filme: Doenças cardiovasculares

http://www.youtube.com/watch?v=GU0LUu3_NjM

 

 Fonte de consulta: http://terragiratg.blogspot.com/2009/04/doencas-do-coracao.html 

ATIVIDADE 3

Trabalhando com texto informativo:

                                        Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares incluem: doença das artérias coronárias, ataque cardíaco, angina, síndrome coronariana aguda, aneurisma da aorta, arritmias, doença cardíaca congênita, insuficiência cardíaca, doença cardíaca reumática.

                                        Fatores de risco para doenças cardiovasculares

Fatores de risco para doenças cardiovasculares Algumas condições médicas, assim como fatores de estilo de vida, podem colocar a pessoa sob um risco maior de doenças cardiovasculares. Em princípio todas as pessoas podem tomar medidas para diminuir o risco de doença cardiovascular. O controle dos fatores de risco é especialmente necessário para pessoas que já tiveram doença cardiovascular anterior.  Pode-se dividir os fatores de risco em: condições médicas, fatores de estilo de vida, fatores hereditários.

1)Condições médicas que são fatores de risco para doenças cardiovasculares:

1.1) Níveis altos de colesterol ruim no sangue: O colesterol é uma substância produzida pelo fígado ou consumida em certos alimentos. Colesterol é necessário ao organismo e o fígado produz quantidades necessárias para as necessidades do corpo. O colesterol é geralmente classificado como "bom" ou "ruim". Alto nível de colesterol HDL, o considerado bom, é benéfico e dá alguma proteção contra doenças cardíacas. Já altos níveis de LDL, o colesterol ruim, pode ocasionar doenças cardiovasculares. O perfil de lipoproteínas pode ser feito medindo as diferentes formas de colesterol, assim como triglicérides (outro tipo de gordura) no sangue. Quando há muito colesterol LDL no corpo -- devido à dieta e taxa na qual o colesterol é processado -- ele pode ser depositado nas artérias. Isso pode ocasionar o estreitamento das artérias, doença cardiovascular e outras complicações.

1.2) Pressão alta: A pressão sanguínea alta é outro importante fator de risco para doenças cardiovasculares. Essa é uma condição na qual a pressão do sangue nas artérias é muito alta. Geralmente não há sintomas para sinalizar a pressão alta. Abaixar a pressão ao fazer mudanças no estilo de vida ou por medicação pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares e ataque cardíaco.

1.3)Diabetes Mellitus A diabetes também eleva o risco da pessoa ter doença cardiovascular. Com diabetes o corpo ou não consegue produzir insulina suficiente, ou não consegue usar a insulina que produz como deveria, ou ambos. Isso ocasiona o acúmulo de açúcares no sangue. Em torno de 3/4 das pessoas com diabetes morrem em decorrência de alguma forma de doença cardiovascular. Para pessoas com diabetes, é importante trabalhar com o médico formas de ajudar a administrar e controlar os fatores de risco.

2) Fatores de estilo de vida como risco para doenças cardiovasculares:

2.1) Fumo: O fumo eleva o risco de doenças cardiovasculares. Fumar cigarros promove arteriosclerose e eleva os níveis de fatores coagulantes do sangue, como fibrinogênio. A nicotina eleva a pressão sanguínea e o monóxido de carbono reduz a quantidade de oxigênio que o sangue pode transportar. Exposição prolongada à fumaça do fumo de outras pessoas também pode elevar o risco de doenças cardiovasculares em não-fumantes.

2.2) Dieta: Vários aspectos dos padrões de dieta têm sido relacionados a doenças cardiovasculares e condições relacionadas. Esses aspectos da dieta incluem ingestão alta de gordura saturada e colesterol, o que eleva o colesterol no sangue e promove arteriosclerose. Muito sal ou sódio na dieta pode ocasionar elevação na pressão sanguínea.

2.3) Sedentarismo: O sedentarismo está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Sedentarismo também pode ter impacto em outros fatores de risco, como obesidade, pressão alta, triglicérides altos, baixos níveis do (bom) colesterol HDL, e diabetes. Atividade física regular pode melhorar esses fatores de risco.

2.4) Obesidade: A obesidade está relacionada a altos níveis do colesterol (ruim) LDL e triglicérides, baixos níveis do colesterol (bom) HDL, pressão alta e diabetes.

2.5) Álcool: O consumo excessivo de álcool ocasionar elevação na pressão sanguínea e aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Ingerir muito álcool também eleva o nível de triglicérides, o que contribui para arteriosclerose.

3) Fatores hereditários de risco para doenças cardiovasculares:

Doenças cardiovasculares podem ser hereditárias. Fatores genéticos provavelmente desempenham algum papel na pressão alta, doença cardíaca e outras condições vasculares. Entretanto, é provável que pessoas com o histórico familiar de doenças cardiovasculares também compartilhem o mesmo ambiente e fatores de risco.

Fontes de consulta: http://www.ruadireita.com/saude/info/principais-doencas-do-coracao/    e    http://blog.ansplanosdesaude.com.br/?p=94 

 

Fonte de consulta: http://gersonaita.blog.terra.com.br/page/2/  

ATIVIDADE 4

VIVENCIANDO A INTERDISCIPLINARIDADE

LÍNGUA PORTUGUESA: Produção de um texto abordando as principais doenças cardiovasculares, medidas preventivas e fatores de riscos em relação a estas doenças. Outra sugestão é que os/as alunos/as construam uma história em quadrinhos abordando uma doença, sintomas e formas de prevenção e medidas que podemos adotar no cotidiano visando a saúde e uma boa qualidade de vida.

MATEMÁTICA: Construir gráficos referente as doenças cardíacas mais comuns no Brasil. Estas informações podem ser retiradas dos textos e dos filmes sugeridos e também através da consulta pela internet.

INFORMÁTICA: Solicitar que o/a professor/a deste conteúdo ajude na pesquisa (doenças cardíacas) feita pela internet.

EDUCAÇÃO FÍSICA: Solicitar que o/a professor/a deste conteúdo colabore no sentido de discutir a importância da uma alimentação balanceada e para a saúde

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as será processual e poderá ser feita em todos os momentos da aula. Todos os recursos utilizados podem servir como instrumentos avaliativos. Sendo assim, é importante avaliar o desenvolvimento de cada aluno/a na elaboração e participação em todas as atividades propostas em sala de aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.