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O LIXO QUE PRODUZIMOS

 

22/11/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

MARIA DA CONCEIÇÃO ANDRADE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver atitudes de preservação do ambiente natural e social através da reciclagem e do reaproveitamento de materiais orgânicos e inorgânicos;
  • Realizar uma campanha sobre a coleta seletiva do lixo;
  •  Elaborar panfletos;
  • Vivenciar situações de coleta de material reciclável.  
Duração das atividades
4 AULAS DE 50 MINUTOS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Lixo orgânico e inorgânico
  •  Aproveitamento e reaproveitamento do lixo produzido em casa  
Estratégias e recursos da aula

1ª ATIVIDADE

Observe as atitudes das crianças: se elas jogam papel no chão, sacos, restos de comidas, se utilizam os cestos de lixo. A partir daí, inicie uma conversa na roda sobre as atitudes das crianças. Pergunte:

  • Por que devemos colocar os papéis, os sacos e os restos de comida no cesto do lixo?
  • O que acontece se todo mundo jogar o lixo na rua, na escola ou na sala?
  •  Podemos aproveitar o lixo?   
  • Para onde vão os restos de comida e os papéis que jogamos fora?

Registre as falas das crianças. Proponha um passeio pela escola ou pelo bairro para observar como se cuida do lixo produzido pelas pessoas. Sugira levar um saco plástico para recolher o lixo encontrado. Ao voltar para a sala peça que registrem as observações feitas na forma de um diário. Combine que o diário vai acompanhar toda a viagem de descobertas e curiosidades sobre o estudo do lixo. Este portador de texto é uma das possibilidades das crianças usarem essa modalidade textual.

Combine como vai ser construído o diário. Atente para que cada uma crie um titulo para o diário. Depois de pronto cada criança registra no diario o que aprendeu no estudo sobre o lixo.

fonte: http://impulsohq.com/hq-que-acontece/diario-de-um-banana/

Você vai precisar:  

                                   

  1. Caderno ou folhas dobradas ao meio que no final do estudo vão ser transformadas em um diário de bordo.
  2.  Papel para encapar
  3. Cola e tesoura sem ponta
  4. Cola colorida ou tinta para enfeitar

Pegue um caderno em branco e encape-o. Neste aqui, usamos papel camurça e enfeites de cola colorida. Reserve uma folha do caderno para cada anotação relativa ao estudo do lixo e invente uma divertida ficha de identificação. Você pode deixar espaço para foto 3×4, nome, idade, telefone, endereço, cor preferida, características físicas qualidades e recado.

2ª ATIVIDADE

Traga várias imagens de revistas ou noticias de jornais sobre o lixo depositado em uma cidade. Converse sobre as impressões das crianças sobre a imagem.Desperte a descoberta das crianças sobre:

 Como podemos aproveitar o lixo produzido em casa e na escola?

Leia textos informativos sobre o reaproveitamento e o tratamento de lixo. Proponha o registro no diário de bordo.

http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&biw=1024&bih=580&tbs=isch%3A1&sa=1&q=lixo&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs_rfai= 

3ª ATIVIDADE

Leia o livro de Ruth Rocha. O menino que quase morreu afogado no lixo. Editora: FTP. Após a leitura converse sobre a história.Proponha uma reescrita coletiva da história, Depois solicite que cada uma faça uma ilustração para o texto.

  •  O que aconteceu com Ronaldinho?
  • O que será que acontece quando jogarmos lixo no quarto de dormir? dentro de casa? na rua?

fonte: http://www.skoob.com.br/livro/18486 

Sobre a história:

 Ronaldinho era um garoto bem bagunceiro. Um dia seus pais foram viajar e ele ficou sozinho com Xuxa, a empregada. Ele levou para o quarto tudo que encontrou na geladeira. Aí chamou os amigos e ficou largadão na bagunça vários dias. Sabe o que aconteceu depois? Dá pra imaginar? Ah! Você não vai acreditar...  

Combine um passeio pelo bairro ou pela cidade para conhecer os locais onde é depositado o lixo. Caso não seja possível o passeio, traga reportagens de noticias locais sobre o tratamento do lixo orgânico e inorgânico. Após a leitura proponha uma classificação com gravuras de revistas sobre o lixo orgânico e inorgânico.Monte um painel com os desenhos das crianças sobre lixo orgânico e inorgânico. Depois solicite que registrem no diário de bordo o que aprenderam.

Materiais inorgânicos - materiais orgânicos

4ª ATIVIDADE

Instigue as crianças organizar uma campanha de esclarecimento ajudando as pessoas a mudarem de atitude em relação ao lixo produzido na escola. Proponha a confecção de um jornal mural ou um cartaz informativo para desencadear uma campanha de esclarecimento sobre os cuidados e o tratamento do lixo.

Professor, caso escolha fazer um jornal em sala de aula discuta com as crianças como se faz um jornal. O trabalho com jornais, além de ampliar o universo dos alunos, ajuda a formar leitores competentes e tornar as aulas mais interessantes. Esse processo exige um bom planejamento do professor(a) para ser executado passo a passo com as crianças.

Esta atividade deve ser construida em vários momentos como resultado do estudo sobre o lixo. Para isso, o professor deve apresentar alguns jornais para as crianças, atentando para as características, tipos e a função do jornal. Podemos optar pelo jornal mural, pois é um modo mais simples de jornal.

Texto de apoio para o professor(a) sobre como construir um jornal em sala de aula.

Construindo Jornal na Escola

Realizar o Jornal na Escola é muito mais que divulgar informações, fazer propagandas e realizar um trabalho em grupo. É também isso, e vai muito além, busca desenvolver a criatividade, o espírito crítico, a expressão oral e escrita.

É conhecer a realidade, os problemas locais, a cultura de um povo.Por isso, nós como educadores, podemos utilizar os diferentes tipos de Jornais para enriquecer a nossa prática pedagógica , bem como desenvolver um trabalho com qualidade, onde com certeza nossos alunos encontrarão mais interesse e, consequentemente, construirão conhecimentos significativos.

Como Surgiu o Jornal?

O professor francês Célestin Freinet, na década de 20, inovou em seu trabalho com crianças organizando aulas-passeio. Na volta dessas atividades extraclasse, os alunos estavam excitados - cada um queria contar o que descobriu. O próximo passo foi colocar no papel todas as novidades das aulas-passeio.

Os alunos de Freinet criavam textos em seus cadernos, mas, apesar do entusiasmo no momento da elaboração, os textos depois não eram lidos por mais ninguém. Acabavam ali. Freinet não se conformou com isso e teve uma idéia: por que não imprimir aqueles textos para que pudessem ser passados de mão em mão, lidos e relidos por outras pessoas? Conseguiu uma impressora.

O aumento de interesse por parte das crianças foi uma surpresa até para Freinet. Elas queriam ver seus textos impressos e mostrá-los para seus pais e amigos. Não se cansavam nunca!

Em janeiro de 1927, Freinet editou seu primeiro livro: A imprensa na escola, no qual explicava as inúmeras vantagens de se trabalhar o jornal escolar:

- Aprendizagem natural, sem esforço, da leitura e da escrita das palavras.

- Sentido permanente da construção de frases corretas.

- Aprendizagem da ortografia pela globalização e análise de palavras e frases ao mesmo tempo.

- Sentido de responsabilidade pessoal e coletiva.

- Novo clima de uma comunidade fraternal e dinâmica.

Dentre outras....

Assim começou a imprensa na escola. Desde então, disseminou-se por todo o mundo e, hoje, mais do que nunca, pode-se perceber sua importância no âmbito escolar.

E você, professor, está com vontade de tentar? Aproveite as dicas !

Tipos de Jornais:

Jornal Mural

É mais simples? Claro. Mas nem por isso menos interessante! Defina um bom local (onde transite muita gente) para montá-lo e faça a equipe se esmerar na composição. A criatividade manda nessa hora. Que tal montar uma árvore com textos e imagens?

Jornal Mimeografado

O mimeógrafo é uma máquina onde se costumava imprimir provas ou desenhos. Ainda é bastante utilizada e serve também na hora de montar um jornal escolar. É barato e fácil de manusear.

Jornal Xerocado

Método bastante utilizado para a produção de jornais amadores, pois o resultado da impressão se parece mais com a profissional. Uma das vantagens do jornal xerocado é poder optar entre fazê-lo no formato convencional, com a folha aberta e no sentido vertical, ou dobrar as folhas ao meio, no sentido horizontal, e encaixar uma na outra, como uma revista.Basta datilografar os textos e montá-los, com títulos e imagens nas folhas e depois xerocar.

Jornal Informatizado

Utilizando alguns programas como Word ou Page Maker é possível fazer um trabalho muito bonito e moderno. Ainda se torna viável utilizar imagens de programas como o Print Artist.Caso a escola possua um scanner, fotos e imagens ilustram as matérias. Mas é bom lembrar que, para utilizar esses recursos, um certo conhecimento técnico é necessário.A impressão pode encarecer o jornal. Portanto, uma opção mais barata é xerocar a folha impressa. Divulgar bem o jornal escolar e fazê-lo chegar às mãos não apenas dos alunos, mas da comunidade em geral, é o último passo. Afinal, ninguém quer ter esse trabalhão todo para depois não colher elogios. Concorda? Bom trabalho!

Escolha do Jornal:

A primeira decisão a ser tomada é: que jornal sua escola está preparada para realizar? Existem várias opções, algumas mais baratas, outras que exigem um mínimo de conhecimento de programas para computador. Você e seus alunos devem decidir, na primeira reunião do grupo responsável pela realização do jornal, qual é a opção adequada. Nada impede, porém, que você mude o padrão do jornal em edições futuras.

- Jornal mural.

- Jornal xerocado.

- Jornal mimeografado.

- Jornal informatizado.

Decidido isso, definam a periodicidade do veículo (semestral, bimestral, mensal) e o seu nome - Para isso, que tal realizar um concurso na escola? É uma maneira de estimular a participação de todos no "nascimento" do jornal.

Hora de Fazer

Você como professor, deverá coordenar os trabalhos. A redação de um jornal inclui:

  1.  A escolha dos assuntos;
  2.  A distribuição das tarefas;
  3.  A discussão do material apurado e o que deverá ser publicado;
  4.  A produção de textos e ilustrações;
  5. A definição de títulos e páginas.

Na primeira reunião você, com o grupo, deverá definir quem ficará responsável por cada área do jornal. O professor poderá contar com o auxílio de um aluno/editor, que o auxiliará na revisão do material apurado pelos alunos/repórteres, alunos/pesquisadores, alunos/fotógrafos e assim por diante.Lembre-se de explorar os dons naturais dos seus alunos: aquele que desenha pode ilustrar algum texto definido pelo grupo, outro que fotografa bem pode ficar responsável pelas imagens dos temas explorados na edição a ser lançada. etc.

Pautas

Que assuntos serão abordados no jornal? De preferência, aqueles diretamente ligados aos interesses dos alunos. É bom lembrar que qualquer fato ou evento ocorrido na escola e/ou comunidade pode ser objeto de matéria.O jornal pode está relacionado com o tema de estudo sobre o lixo.

 Algumas sugestões de temas, eventos que pode ser inseridos dentro do jornal.

- A participação de times da escola em eventos esportivos internos ou externos.

- Passeios que turmas da escola tenham feito.

- Programação de atividades da escola para o período.

- Alunos que se destacam na música, artes, esportes.

- Entrevistas.

- Crônicas sobre temas discutidos em sala de aula.

- Coluna social da escola.

- Poesias e textos selecionados de alunos.

- Dicas de cinema, tv, teatro, vídeo, livros, etc.

- Pesquisa de opinião entre alunos sobre temas específicos (ex. Você é a favor da pena de morte?).

- Experiências de destaque nas aulas de ciências.

- Colaboração de pais de alunos e de professores.

Matérias

1- Reportagens: Quem? Quando? Onde? Por quê? Como? - estas perguntas devem ser respondidas no texto. O repórter vai atrás dos acontecimentos, obtém informações de diferentes fontes (pessoas) e escreve um texto resumindo as idéias e os fatos.

2- Entrevistas: A entrevista do tipo pergunta e resposta, também chamada pingue-pongue são as mais comuns. A opinião de uma pessoa ou seu ponto de vista sobre determinado assunto são transcritos, juntamente com as perguntas do repórter. Uma introdução apresenta o entrevistado e o assunto.

3- Artigo: É um texto opinativo (um professor ou um aluno pode falar sobre algum tema polêmico, por exemplo)

4- Crítica: É a opinião do repórter a respeito de um livro, um filme, um disco, um programa de TV, etc.

5- Serviços: Informações que podem ser úteis ao leitor, como a agenda de eventos da escola.

6- Editorial: É a opinião do jornal sobre algum assunto importante e atual. A equipe do jornal pode definir, a cada edição, quem ficará responsável por ele.

7- Anúncios: Que tal aproveitar para criar uma coluna de classificados, onde os alunos possam trocar vender, enviar mensagens, ofertar serviços?

8- Enquete, pesquisa de opinião. Escolha um tema que mereça ser pesquisado - qual a opinião dos estudantes sobre ele? Outra idéia é descobrir o perfil dos estudantes da escola através de pesquisas.

Diagramação

É normal, após a coleta final, você perceber que há mais material do que espaço disponível, ou que alguns textos ficaram longos demais. Lembre-se: não adianta sacrificar o visual do jornal para colocar todo o material que há em mãos. Ou a equipe do jornal correrá o risco de realizar um trabalho que poucos terão vontade de ler. Portanto, use uma tesourinha imaginária e corte o que for necessário. O que restar poderá ser utilizado na edição seguinte.Depois de revisar todo o material, é hora de fazer os títulos, que devem ser chamativos e retratar o conteúdo da matéria publicada - não vale vender gato por lebre.

Material visual

Dependendo de como o jornal será impresso (ou caso seja mural) a equipe definirá o material visual, que pode ser:

- Charge - Ilustração - Foto - Caricatura - Colagem - Clip Art. Vale lembrar que o jornal xerocado deve ter imagens de preferência em preto e branco, a não ser que se opte por Xerox colorido.

Tudo pronto? É hora de atingir o público!Coloque todas as margens com:

1 cm de largura.

3. Tamanho do Papel – A4.

4. Orientação – Paisagem.

5. Dividir a página em duas colunas(Formatar – colunas – duas colunas – marcar colunas da mesma largura – espaçamento entre colunas 2cm).

6. Dê preferência para escrever em caixas de textos que facilitam o trabalho.

7. Não inserir figura com o cursor dentro da caixa de texto.

Fontes Bibliográficas:

Freinet - Evolução Histórica e Atualidades - Rosa Maria Whitaker - Editora ScipioneAventura Jornalística Estadão - Como fazer jornal - Jornal O Estado de São PauloJornal na Educação - Considerações Pedagógicas e Operacionais - Sívia Costa - Edição do autor

Vamos fazer um jornal? - Elisabeth Maggio e Fábio Sgroi - Editora ModernaFolha Educação - Programa Leitura de Jornal - Jornal Folha de São Paulo

Fonte: http://jornalescola.blogspot.com/  

Recursos Complementares

Consulte um jeito bem legal de organizar um diário de bordo escolar, acessando:

http://diario_de_bordo12b.blogs.sapo.pt/ 

Sugestões de  livros:

1. Samuel  Murgel Branco. O saci e a reciclagem do lixo. Editora Moderna.

2. Patrícia Engel secco& Eduardo secco.  O caminho para o vale perdido. Editora Melhoramentos. 2003. Neste livro as crianças acompanham o ratinho Rodolfo a um lugar afastado da cidade onde se depositava o lixo clandestinamente.

Avaliação
  1. Percebe a importância dos cuidados que devemos ter com o lixo.
  2. Reconhece a diferença dos materiais orgânicos e  inorgânicos.
  3. Demonstra cuidado com o uso do lixo da escola.
  4. Atribui sentidos e significado à história de Ruth Rocha.
  5. Consegue produzir textos usando algumas características específicas do diário, de um cartaz informativo, do jornal mural. 
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • Flávia, E. M. Prof. Miguel Ângelo da Silva Santos , Rio de Janeiro - disse:
    flaviafael@bol.com.br

    23/09/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito, parabéns.


  • ADEILZA TELES DE ARAUJO, prefeitura santana de parnaiba , São Paulo - disse:
    ADEILZAARAUJO@HOTMAIL.COM

    26/08/2013

    Quatro estrelas

    Nossa ache super criativo e com uma riqueza de informações sobre sua aula ...Parabéns pena que não tem fotos deles né ....


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