19/12/2010
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Literatura | Outras expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel |
Interpretar efeitos de sentido decorrentes da representação do eu-lírico feminino em canções da MPB;
reconhecer e usar focos enunciativos (pontos de vista) adequados aos efeitos de sentido pretendidos;
reconhecer posicionamentos enunciativos presentes nos textos e suas vozes representativas;
posicionar-se criticamente frente a posicionamentos enunciativos presentes nos textos;
estabelecer relações entre o texto e uma outra manifestação cultural sobre a mulher;
observar a relação entre letra e música.
Habilidades básicas de leitura e escrita.
Professor, o objetivo das aulas é identificar a presença do "eu-lírico" feminino em algumas canções de autoria masculina.
O exercício de análise dos textos colaborará para a conscientização do aluno sobre a distinção entre a voz do enunciador (existente no texto) e a voz do produtor (autor), nestes casos não existentes no texto.
Antes do início pergunte-os se conhecem a definição de eu-lírico ou eu-poético ou sujeito-poético, das três usaremos aqui a primeira por ser mais comum.
Provavelmente, alguns não terão dificuldades para definir. Para aqueles que não souberem do que se trata, pode-se apresentar uma definição simplificada no seguinte esquema:
eu-lírico é a voz que se pronuncia nos textos poéticos, em primeira pessoa, o que não quer dizer que será a voz do autor do texto. Pois no texto há a liberdade para se criar outros eus (ver a obra de Fernando Pessoa). Como afirmou o poeta Arthur Rimbaud (séc. XIX) causando uma revolução na concepção do sujeito na poesia moderna: Eu é um outro.
Tranquilize os alunos afirmando que ao final da aula essas distinções entre sujeitos ficará bem esclarecida.
Para a primeira atividade apresente a relação dialógica existente entre uma canção de Noel Rosa e outra de Caetano Veloso.
http://www.brasileirinho.mus.br/noelrosa.html
http://blogdomariofortes.blogspot.com/2009/11/caetano-veloso-de-novo-fala-sobre-lula.html
São elas: Pra que mentir? (Noel Rosa e Vadico - 1937) e Dom de iludir (gravada por Caetano em 1986).
(1) indique para os alunos a pesquisa da letra das canções:
http://letras.terra.com.br/noel-rosa-musicas/125753/
(2) indique a visualização dos vídeos abaixo, nos quais as canções são interpretadas:
Roberto Mahn http://www.youtube.com/watch?v=Is9Ecv6WD8k
Caetano Veloso http://www.youtube.com/watch?v=0QJy0iPEEPw
Após a pesquisa:
(3) pergunte, para que seja respondido oralmente e anotado, posteriormente, no caderno:
a) como podemos caracterizar o "eu-lírico" das canções?
b) quais elementos textuais nos indicam o gênero (sexo) do emissor ("eu-lírico") e de seu interlocutor?
c) como podemos classificar a relação entre os textos e suas vozes?
d) na canção de Noel a voz masculina acusa o interlocutor de quê?
e) qual a resposta da voz feminina ao seu interlocutor na canção de Caetano Veloso?
(4) após as respostas, faça a seguinte indagação: podemos afirmar que é o autor, Caetano, quem se expressa em sua canção?
Portanto, quem é o "eu-lírico" e quem é o "eu-biográfico" (autor)?
Professor, para a segunda atividade indique a seus alunos a pesquisa de duas canções, uma de Chico Buarque, outra de Caetano Veloso.
http://poeiraecantos.blogspot.com/2008/02/chico-buarque-caetano-e-chico-juntos-e.html
São elas: Com açúcar e com afeto (Chico Buarque) e Esse cara (Caetano Veloso).
Com açúcar e com afeto (letra) http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=comacuca_66.htm
Esse cara (letra) http://www.caetanoveloso.com.br/sec_busca_obra.php?language=pt_BR&page=2&id=63&f_busca=esse%20cara
Além das letras, indique o vídeo do show de Caetano e Chico onde cantam as duas músicas: Com açúcar, com afeto / Esse cara http://www.youtube.com/watch?v=-QejxwBU-qU
Após a pesquisa:
(1) peça para os alunos definirem o "eu-lírico" das canções.
(2) exponha no quadro as seguintes respostas dos alunos:
a) como é a relação dessas mulheres com seus amantes?
b) como podemos definir a figura masculina nestes textos?
c) a voz feminina manifesta-se a respeito do outro, (há rancor, indiferença ou afeto)?
(3) proponha um debate e questione:
Para as meninas da classe:
a) o que fariam caso fossem tratadas assim por quem amam?
Para os meninos da classe:
b) considerando a postura dos amantes nas relações citadas, como se comportariam?
Por fim, professor, novamente insira o questionamento:
Tomando-se apenas a letra para a análise, podemos apontar nelas marcas que nos permitem afirmar que a voz enunciadora é do autor?
Para a terceira atividade, novamente serão utilizadas canções de Chico Buarque.
http://omelhordampb.wordpress.com/2010/07/21/chico-buarque-por-elas/
(1) indique para seus alunos a pesquisa de Olhos nos olhos e Folhetim:
http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=olhosnos_76.htm
http://www.chicobuarque.com.br/construcao/mestre.asp?pg=folhetim_77.htm
Abaixo, os vídeos com a interpretação das canções:
Olhos nos olhos http://www.youtube.com/watch?v=eOp_HFwT7eA&feature=related
Folhetim (Gal Costa) http://www.youtube.com/watch?v=Hfuw4FPVtho
Após a pesquisa, exponha no quadro as seguintes respostas dos alunos:
(2) peça para os alunos definirem essas mulheres.
(3) como elas se dirigem ao seu interlocutor?
(4) comparando com as mulheres da segunda atividade, estas continuam submissas ou se impõem frente aos desejos de dominação masculina?
(5) que versos ou expressões explicitam a inversão do domínio na relação entre os sexos?
Para finalizar, peça aos alunos para analisarem o comentário de Chico Buarque, que introduz o vídeo de "Olhos nos olhos", a respeito da sua maneira de criar personagens com a alma feminina. Oralmente, sugira que apontem hipóteses para a facilidade ou não dessa atividade de criação, colocando-se no lugar do autor.
Espera-se que concluam que é possível, como visto, dissociar o eu-biográfico (masculino) do eu-lírico (feminino), tanto no ato criativo quanto no interpretativo, mas é necessário despir-se de preconceitos tolos, o que para a arte não existe.
http://www.chicobuarque.com.br/construcao/index.html
http://www.caetanoveloso.com.br/
http://www.textopoetico.org/index.php?option=com_content&view=article&id=32&Itemid=14
Para a avaliação indique a pesquisa das letras de duas canções de Assis Valente (1911-1958). São elas:
Camisa listrada http://www.mpbnet.com.br/musicos/assis.valente/letras/camisa_listada.htm
Fez bobagem http://www.mpbnet.com.br/musicos/assis.valente/letras/fez_bobagem.htm
Abaixo os vídeos das interpretações de Bebel Gilberto e Caetano Veloso:
http://www.youtube.com/watch?v=ZpKsXMFg0n8
http://www.youtube.com/watch?v=XC4j3XbcrOs
Professor, baseie sua avaliação na interpretação das vozes femininas nos textos, como se manifestam, como definem a figura masculina, e qual a relação mantida entre eles.
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