16/12/2010
Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ler poemas do Arcadismo brasileiro;
identificar, em textos literários do Arcadismo, marcas discursivas e ideológicas dessa poética e seus efeitos de sentido;
relacionar características discursivas e ideológicas de obras árcades ao contexto histórico de sua produção, circulação e recepção;
reconhecer e caracterizar a contribuição dos principais autores árcades nacionais para a literatura brasileira;
estabelecer relações intertextuais entre textos literários árcades e outras manifestações literárias e culturais de épocas diferentes;
reconhecer efeitos de sentido observando o uso das imagens da natureza na poesia árcade.
Habilidades básicas de leitura e escrita;
Iniciação ao estudo do Arcadismo.
Professor, para início de conversa, recorra aos conhecimentos dos alunos sobre o Arcadismo, suas particularidades estéticas e as influências históricas e culturais para a formação da ideologia predominante no século XVIII.
Peça para os alunos listarem essas características e juntamente com eles componha um quadro, como o apresentado abaixo:
(1) Correspondência entre Natureza, Razão e Verdade: A literatura é compreendida como a expressão racional da natureza para ser a manifestação da verdade.
(2) Arte reproduzindo o Equilíbrio a partir da Razão.
(3) Imitação dos valores da cultuta clássica.
(4) A Natureza, como o Cosmos, expressando o equilíbrio através do Bucolismo (relação harmônica entre Homem e Natureza).
(5) A palavra Arcadismo deriva de "Arcádia", região lendária da Grécia Antiga, habitada por cantores e pastores que encarnavam a simplicidade e a naturalidade do contato direto com a natureza.
Portanto, da relação entre Natureza, Razão e Verdade universal é que provém a expressão equilibrada, diluindo a emoção e a subjetividade dos poetas, a favor da imitação e do artificialismo para se manter no cânone, isto é, conforme as regras gerais da arte da época.
Em seguida, peça aos alunos para analisarem a imagem abaixo, associada ao Arcadismo.
A que paisagem ela se refere?
Quais os elementos a compõem?
Que tipo de sentimento ela provoca nos observadores?
http://auladeliteraturaportuguesa.blogspot.com/2009/05/conceito-de-romantismo.html
Após os alunos se manifestarem sobre a paisagem e seus elementos - harmonia entre os homens e os animais (pastoralismo) e a referência arquitetônica à Grécia - concluindo ser esta uma representação da Arcádia, inicie a primeira atividade da aula.
O Arcadismo evoca a vida pastoril como alternativa saudável para uma vida mais tranquila distante das cidades.
Para isso, prestam-se alguns recursos como o bucolismo, destaque e celebração da vida campestre, aliados ao fingimento pastoril.
Neste período, quando se iniciava o desenvolvimento urbano, a paisagem campestre é vista como um local privilegiado. A poesia pastoril opõe a cidade ao campo, sugerindo a paz e a alegria deste ambiente.
Adotando pseudônimos pastoris, os poetas árcades fingiam-se pastores bucólicos, que se expressavam através de clichês, como o “Fugere Urbem” – fugir da cidade; o “Locus Amoenus” – local ameno, campestre, agradável e perfeito; a “Aurea Mediocritas” – equilíbrio de ouro, marcado pela ausência de emoções fortes; e o “Carpe Diem” – aproveitar o dia, ou o momento, mas sempre dentro dos padrões clássicos de moderação.
Para que isso fique claro para os alunos, indique uma pesquisa nos sites, além dos poemas de Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810), abaixo.
http://www.graudez.com.br/literatura/arcadismo.html
http://www.fcsh.unl.pt/invest/edtl/verbetes/B/bucolismo.htm
http://www.iportais.com/arcadismo.html
http://www.vestibular1.com.br/revisao/arcadismo.doc
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arcadismo
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=804&sid=332
Poemas de Tomás Antônio Gonzaga - pseudônimo "Dirceu". Musa - "Marília":
http://pt.poesia.wikia.com/wiki/Marília_de_Dirceu/I/I
http://pt.poesia.wikia.com/wiki/Marília_de_Dirceu/I/XIV
http://pt.poesia.wikia.com/wiki/Marília_de_Dirceu/II/XV
http://pt.poesia.wikia.com/wiki/Marília_de_Dirceu/I/IX
Após a pesquisa:
(1) conduza um debate para que os alunos expressem oralmente sobre o que compreenderam sobre a poesia pastoril.
(2) peça para exibirem (quadro, cartazes, retroprojetor ou datashow) as características dessa poesia destacadas nos textos.
Marília de Dirceu é a obra literária mais conhecida do Arcadismo brasileiro, de autoria de Tomás Antônio Gonzaga. Este, juntamente com Cláudio Manuel da Costa, Silva Alvarenga, Alvarenga Peixoto, Basilio da Gama, Santa Rita Durão, compõe o grupo mineiro que, beneficiado pelo desenvolvimento econômico de Vila Rica, constitui nela um núcleo intelectual na Colônia.
Vila Rica - Rugendas
http://trilhasdodireitoambiental.blogspot.com/2010/01/republica-do-tagoahy-utopia-no.html
Outro poeta importante do nosso Arcadismo é Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) pseudônimo - "Glauceste Satúrnio". Musa - "Nise".
http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=836&sid=134
A poesia de Cláudio também há a procura de motivos bucólicos, de maneira simples, figurando como pastor residindo numa choça, tratando de seu gado.
Neste sentido, o bucolismo árcade apresentou na nossa literatura um aspecto particular: se por um lado o fato de viverem os poetas num ambiente rústico (nas paisagens montanhosas de Mariana e Ouro Preto - Vila Rica), cercados pela natureza, fez com que essas marcas locais surgissem em muitos de seus poemas (como o Ribeirão do Carmo, os rochedos dos montes, o garimpo) por outro, surgiam, juntamente com a paisagem local, as ninfas e dríades, consequência da fantasia e da imitação dos árcades europeus. A consequência foi que os poetas se viram ante o dilema de ser fiéis ao meio e realizar uma poesia fora dos cânones, ou usar uma linguagem artificial, procurando imitar uma natureza que não existia.
Nos poemas de Cláudio Manuel, abaixo, pode-se perceber essa manifestação.
(1) Indique-os aos alunos para buscarem numa pesquisa na internet:
Poemas nos quais se manifesta o pastoralismo - sonetos: V, VI, X, XIV:
Poemas nos quais se manifestam a paisagem local e o bucolismo - sonetos II, VIII, LXXII.
Fábula do Ribeirão do Carmo:
http://www.casadobruxo.com.br/poesia/c/claudio06.htm
Após a pesquisa:
(2) divida a turma em grupos.
(3) peça para cada grupo ler oralmente para os colegas os poemas escolhidos.
(4) peça para apresentarem (quadro, datashow, retroprojetor, cartazes etc) o conjunto de marcas típicas percebidas nos textos: Bucolismo, Pastoralismo, Manifestação da cor local.
Para esta atividade serão indicados para a pesquisa alguns poemas de Silva Alvarenga (1749-1814) - pseudônimo "Alcindo Palmireno". Musa - "Glaura".
A poesia de Silva Alvarenga está repleta de motivos bucólicos. Além disso, apresenta constantes referências à paisagem natural brasileira como as árvores frutíferas (mangueira, jambo, laranjeira), porém, também está repleta de seres irreais como os flautistas, as ninfas e as dríades, conforme os moldes europeus do arcadismo.
(1) Indique para os alunos a pesquisa dos seguintes poemas:
http://www.astormentas.com/din/poema.asp?key=12137&titulo=%C0%20Mangueira%20-%20Rond%F3%20XXXVII
http://orbita.starmedia.com/poemapage/Alvarenga3.htm
http://www.antoniomiranda.com.br/iberoamerica/brasil/manuel_da_s_alvarenga.html
(2) Outro texto interessante do período é o trecho do canto IV do Caramuru, poema épico do frei de Santa Rita Durão. Nele (estrofes 2 a 7) temos o "sono" de Paraguaçu, índia formosa que está dormindo à sombra de um maracujá num típico "lugar ameno", indicado por elementos como o riacho cristalino, a frescura, as flores viçosas.
http://pt.wikisource.org/wiki/Caramuru/IV
Após a pesquisa:
(3) peça aos alunos para construírem uma tabela com todas as imagens colhidas na leitura dos textos e comparar aquelas que parecem naturais com as que parecem artificiais.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1978.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1975.
COUTINHO, Afrânio. A literatura no Brasil: Era Barroca; Era Neoclássica. São Paulo: Global, 2004.
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u418.jhtm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arcadismo/arcadismo.php
http://www.portuguesdobrasil.net/pdf/abordagem_literaria.pdf
Para a avaliação instigue os alunos a fazer um paralelo entre o Arcadismo e seus ideais de bucolismo, vida simples e fuga das cidades com o movimento hippie dos anos 60 e 70 do séc. XX. A partir da pesquisa nos sites e da mediação do professor eles poderão entender um pouco essa semelhança pelo desejo de viver junto à natureza, de modo rústico e harmonioso.
Faça um debate que trate destes pontos e avalie os alunos por suas manifestações sobre essa possível analogia. Caso conheça músicas contemporâneas que tratem dessas características apresente-as à turma.
http://hippiesesdica.blogspot.com/
http://www.csj.g12.br/info/anos60/movimento_hippie.htm
http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1267354-16107,00.html
http://www.sofilosofia.hpg.ig.com.br/cultura_e_curiosidades/53/index_int_9.html
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