Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O DIA D

 

29/10/2008

Autor e Coautor(es)
Anderson Lira Pereira
imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Antônio Fávero

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Relacionar a guerra como decorrência da expansão militarista praticada pelas potências nazi-fascistas. Analisar a Segunda Guerra Mundial, recorrendo a uma argumentação devidamente fundamentada em fatos e dados históricos; Reconhecer a importância da questão da soberania das nações
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que seja abordado questões anteriores a Segunda Guerra Mundial. A idéia é confrontar as relações entre passado e presente, verificando as diferenças e semelhanças entre essas duas dimensões temporais. Para isso abra um diálogo com a turma e levante questões como: - A política externa de Hitler e a expansão militarista; - Os movimentos nazi-fascistas; - Biografia de Hitler
Estratégias e recursos da aula

Contextualização temática:
Baseando-se nos eixos temáticos do PCN em História para o quarto ciclo e - “Nações, povos, lutas, guerras e revoluções” esta proposta de aula visa confrontar as idéias entre passado e presente, focando a invasão da Polônia como ponto de partida para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Para o desenvolvimento desse tema, você tem a sua disposição uma reportagem de época relacionada à temática em questão, que será desmembrada em três aulas.
Aula I: Invasão da Polônia
Duração: 50 minutos

Professor, para desenvolver essa aula, você pode seguir os seguintes orientações de natureza metodológica:

• Divida a turma em grupos e apresente o material que se encontra disponível no site abaixo:
http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao001/capa.shtml  
OBSERVAÇÃO: chame atenção para a sua turma que se trata de uma reportagem de época.
• Nos atividades dos grupos, problematize as questões relacionadas à invasão e sua repercussão para a política diplomática que predominava na época dos anos 40 do século XX.
• Para destacar a importância da compreensão da relação passado/presente, foque a brincadeira do “corredor polonês”.
• Com base nessa atividade lúdica, organize um debate dirigido, discutindo as questões relacionadas às guerras e suas influência e desdobramentos para os dias atuais.

• Aula II: INVASÃO DA POLONIA – ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO
Duração 50 minutos
Professor, essa aula, por meio dos vídeos disponíveis abaixo,

• Para iniciar esta aula apresente os vídeos a seguir como motivacionais e revisão do conteúdo estudado.
 Primeiro vídeo
(http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/multimidia/videos/Destrui%E7%E3o%20em%20Vars%F3via.mpg ) apresenta cenas de Varsóvia destruída e de o seu impacto sobre a vida do povo polonês.


 Segundo vídeo
(http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/multimidia/videos/Bombardeio%20de%20ferrovia.mpg  ) aborda cenas do Bombardeio de ferrovia polonesa pelos nazistas.
Devido à intensa banalização de imagens de guerras, por meio de filmes de guerra, jogos eletrônicos e reportagens jornalísticos nos meios de comunicação, chame a importância do seu aluno para o valor histórico dessas imagens como fato e documento histórico.

• Concluídas a apresentação dos vídeos, prepare a turma para a atividade prática que tem função de avaliação. Para isso, no laboratório de informática, apresente a simulação a seguir:
http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/infos/guerra_relampago/info.html  
Para desenvolver essa atividade, leve em consideração os seguintes aspectos:
• Apresente algumas idéias relativas à simulação, tais como as linhas de defesa e ataque.
• Divida a turma em grupos e solicite que os grupos reproduzam o que viram na simulação.
• Para finalizar, solicite que cada grupo desenvolva suas reflexões e, em seguida, compartilhe as suas idéias e reflexões com os demais grupos.
• No decorrer dessa atividade, oriente e instigue os alunos a desenvolverem reflexões críticas e históricas a respeito da expansão militarista e da defesa da soberania das nações;
 

Avaliação
• Aula II: INVASÃO DA POLONIA – ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO Duração 50 minutos Professor, essa aula, por meio dos vídeos disponíveis abaixo, • Para iniciar esta aula apresente os vídeos a seguir como motivacionais e revisão do conteúdo estudado. Primeiro vídeo (http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/multimidia/videos/Destrui%E7%E3o%20em%20Vars%F3via.mpg ) apresenta cenas de Varsóvia destruída e de o seu impacto sobre a vida do povo polonês.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mary Balbina Ribeiro, E. E. Madre Catarina Lépori , Rio Grande do Sul - disse:
    marybalbina@bol.com.br

    25/11/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula bem interessante, mas também concordo com o comentário de outro colega que deveria ampliar um pouco mais as razões da Guerra, inclusive o Holocausto e as Bombas no Japão....


  • Andria, Colégio João d'Abreu , Tocantins - disse:
    andriaafurtado@hotmail.com

    30/04/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns!!! através de sua alua é possível levar o aluno gostar de história e compreender o processo histórico.


  • Evaldo da Cruz Costa, SEDUC-PA , Pará - disse:
    evaldocruz@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Sou professor e cidadão preocupado com a banalização da violência, principalmente entre nossos adolescentes, e aulas bem elaboradas e trabalhadas como estas devem servir também para semear valores positivos da vida em sociedade, como por exemplo:respeito à vida, solidariedade,respeito as diferenças, cidadania, dentre outros.


  • neide mara gomes palmeira, C.E. MANOEL PEREIRA GONCALVES , Rio de Janeiro - disse:
    neide_marap@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente, dinâmica e contextualizada.


  • Antonio Francisco Ferreira Rodrigues, NAZARE GUERRA EEFM , Ceará - disse:
    ferreirapapai@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uma proposta interessante. Entretanto, seria interessante acrescentar que as razões da guerra não se deram apenas pela expansão militar. Ela foi resultado de outros fatores. Como a concepção de superioridade da raça. Ou seja, todo um contexto interno desenvolvido pelos países.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.