29/10/2008
Antônio Fávero
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Contextualização temática:
Baseando-se nos eixos temáticos do PCN em História para o quarto ciclo e - “Nações, povos, lutas, guerras e revoluções” esta proposta de aula visa confrontar as idéias entre passado e presente, focando a invasão da Polônia como ponto de partida para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Para o desenvolvimento desse tema, você tem a sua disposição uma reportagem de época relacionada à temática em questão, que será desmembrada em três aulas.
Aula I: Invasão da Polônia
Duração: 50 minutos
Professor, para desenvolver essa aula, você pode seguir os seguintes orientações de natureza metodológica:
• Divida a turma em grupos e apresente o material que se encontra disponível no site abaixo:
http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao001/capa.shtml
OBSERVAÇÃO: chame atenção para a sua turma que se trata de uma reportagem de época.
• Nos atividades dos grupos, problematize as questões relacionadas à invasão e sua repercussão para a política diplomática que predominava na época dos anos 40 do século XX.
• Para destacar a importância da compreensão da relação passado/presente, foque a brincadeira do “corredor polonês”.
• Com base nessa atividade lúdica, organize um debate dirigido, discutindo as questões relacionadas às guerras e suas influência e desdobramentos para os dias atuais.
• Aula II: INVASÃO DA POLONIA – ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO
Duração 50 minutos
Professor, essa aula, por meio dos vídeos disponíveis abaixo,
• Para iniciar esta aula apresente os vídeos a seguir como motivacionais e revisão do conteúdo estudado.
Primeiro vídeo
(http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/multimidia/videos/Destrui%E7%E3o%20em%20Vars%F3via.mpg ) apresenta cenas de Varsóvia destruída e de o seu impacto sobre a vida do povo polonês.
Segundo vídeo
(http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/multimidia/videos/Bombardeio%20de%20ferrovia.mpg ) aborda cenas do Bombardeio de ferrovia polonesa pelos nazistas.
Devido à intensa banalização de imagens de guerras, por meio de filmes de guerra, jogos eletrônicos e reportagens jornalísticos nos meios de comunicação, chame a importância do seu aluno para o valor histórico dessas imagens como fato e documento histórico.
• Concluídas a apresentação dos vídeos, prepare a turma para a atividade prática que tem função de avaliação. Para isso, no laboratório de informática, apresente a simulação a seguir:
http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/infos/guerra_relampago/info.html
Para desenvolver essa atividade, leve em consideração os seguintes aspectos:
• Apresente algumas idéias relativas à simulação, tais como as linhas de defesa e ataque.
• Divida a turma em grupos e solicite que os grupos reproduzam o que viram na simulação.
• Para finalizar, solicite que cada grupo desenvolva suas reflexões e, em seguida, compartilhe as suas idéias e reflexões com os demais grupos.
• No decorrer dessa atividade, oriente e instigue os alunos a desenvolverem reflexões críticas e históricas a respeito da expansão militarista e da defesa da soberania das nações;
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/11/2010
Cinco estrelasAchei a aula bem interessante, mas também concordo com o comentário de outro colega que deveria ampliar um pouco mais as razões da Guerra, inclusive o Holocausto e as Bombas no Japão....
30/04/2010
Cinco estrelasParabéns!!! através de sua alua é possível levar o aluno gostar de história e compreender o processo histórico.
24/03/2010
Quatro estrelasSou professor e cidadão preocupado com a banalização da violência, principalmente entre nossos adolescentes, e aulas bem elaboradas e trabalhadas como estas devem servir também para semear valores positivos da vida em sociedade, como por exemplo:respeito à vida, solidariedade,respeito as diferenças, cidadania, dentre outros.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei excelente, dinâmica e contextualizada.
24/03/2010
Cinco estrelasUma proposta interessante. Entretanto, seria interessante acrescentar que as razões da guerra não se deram apenas pela expansão militar. Ela foi resultado de outros fatores. Como a concepção de superioridade da raça. Ou seja, todo um contexto interno desenvolvido pelos países.