Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Músicas - Jogos cooperativos - Desafios rítmicos (parte 1)

 

14/09/2010

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo.
  • Identificar células rítmicas diversas.
  • Executar coletivamente células rítmicas diversas utilizando o próprio corpo e instrumentos de percussão.
  • Desenvolver a capacidade de concentração e controle do som.
  • Apurar a percepção auditiva e senso crítico.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Percepção e execução de células rítmicas
  • Controle de produção sonora
  • Conhecimento musical informal
Estratégias e recursos da aula

   

         Caro professor(a), esta série de aulas tem por objetivo propor dinâmicas inspiradas em jogos cooperativos, como estratégia para trabalhar aspectos musicais diversos, como por exemplo: rítmica, percepção de timbres, alturas, gêneros musicais, etc.

         Acreditamos que a integração proporcionada pelo jogo cooperativo não invalida a possibilidade de aproveitamento e percepção das diferenças. Pensamos isto, nunca no sentido de aplicar julgamentos padronizados, mas sim no intuito de permitir uma observação e diálogo entre as diversas interpretações. O objetivo é o desenvolvimento musical e estimular o espaço da heterogeneidade na sala de aula de música. Buscamos, com esta proposta, o desenvolvimento a partir da comparticipação e audição crítica. Nosso desafio é esboçar algumas maneiras possíveis de como integrar os alunos em um jogo de equipes que precisem trabalhar juntas e dependam da percepção de grupo para superar os desafios propostos.

         O estímulo reside no pertencimento, no indivíduo que se sente integrado, ativo e importante. A participação de cada aluno é fundamental para que este sentimento se torne algo cada vez mais presente nas salas de aula. As sugestões propostas foram algumas das que foram testadas na prática. Acreditamos muito no potencial inventivo dos professores no sentido de buscar inspiração para novas e múltiplas conexões entre jogos cooperativos e aprendizado musical.

         Para mais informações sobre jogos cooperativos, vide links 1, 2, 3, 4 e 5, em Recursos Complementares.

Boa pesquisa!

Atividade 1 - aquecimento

Jackson do pandeiro - http://jornale.com.br/zebeto/wp-content/uploads/2010/08/jackson_do_pandeiro_o_garrincha_da_musica_262009-94627-11.jpg 

         Caro professor(a), para esta aula sugerimos o uso de um instrumento de percussão que permita variações de alturas (graves e agudos). Acreditamos que o pandeiro seja um instrumento adequado,  por possuir as características e a versatilidade necessária ao trabalho.

         Proponha um primeiro desafio a turma: inicie a aula tocando um ritmo bem conhecido popularizado pela música "We will rock you" do grupo inglês Queen. Se possível apresente o vídeo como curiosidade. Queen - "We will rock you" - http://www.youtube.com/watch?v=-tJYN-eG1zk&ob=av3n   

Grupo Queen - http://topgames.terra.com.br/upload/imagens_upload/Queen.jpg 

Organize os alunos tanto em círculos quanto nas carteiras. Aproveite a mesa e os sons do corpo.

Proponha aos alunos uma breve pesquisa de timbres corporais e de palmas. (peito, estalo, palma, perna, pés) - Para mais informações sobre percussão corporal, vide links 6 e 7 em Recursos Complementares.

Para a execução da célula rítmica proposta precisamos definir um som grave e um som agudo. Peça para os alunos apontarem, entre os timbres corporais encontrados, quais são os mais graves e os mais agudos. Para simularmos a divisão rítmica em questão, devemos atentar para a seguinte ordem:

  1. duas 'batidas' graves.
  2. uma 'batida' aguda.

         Busque experimentar a célula rítmica repetidas vezes, variando os timbres. Estimule os alunos a brincarem com acelerações de andamento, volume e cantarem a frase principal da música ("We will, we will rock you") enquanto tocam a célula rítmica.

         Dica: as próprias carteiras dos alunos podem fornecer o timbre grave e serem associadas às palmas. Pesquise com os alunos de maneira a enfatizar o cuidado necessário com o material da escola e que somado o som de todos não há necessidade de tocarmos muito forte. No pandeiro, em geral, o polegar é utilizado para a obtenção do timbre grave, enquanto o agudo pode ser tirado com o 'tapa' na parte central da pele. 

           

Atividade 2 - o jogo

Grupo barbatuques - http://www.jogandonoquintal.com.br/images/bbtqs_01.jpg 

         Professor(a), feito o aquecimento inicial, proponha que os alunos se organizem em 2 ou 3 grandes grupos, dependendo do número de alunos da turma. Recomenda-se que cada grupo tenha no máximo 10 alunos, para que uma observação mais atenta possa ser realizada. Anote no quadro letras do alfabeto que identifiquem os grupos ou peça aos alunos para criarem um nome que os identifique.

         Em seguida, explique o objetivo e as regras do jogo para os grupos. Apresente a proposta como um desafio, de maneira a instigar os alunos.

         Um exemplo de abordagem possível:

         "Turma, vocês agora já estão bem treinados. Acho que estão preparados para o desafio que vem a seguir.

          Irei propor célular rítmicas diferentes e cada grupo terá três chances para conseguir realizá-las juntos. É importantíssimo atentar para as regras:

  1. Não vale falar durante o jogo - se for muito necessário levantem as mãos.
  2. Não vale fazer som enquanto o outro grupo estiver fazendo a célula rítmica - se acontecer, os outros grupos ganham um ponto.
  3. Será marcado um ponto para cada grupo sempre que acertarem a execução da célula rítmica dentro das três chances.
  4. Como esse jogo exige muita concentração, quando acertarem podem comemorar, mas controlando os sons. Do contrário os outros grupos ganham ponto.
  5. Para que os pontos tenham validade, todos os alunos do grupo devem realizar a célula rítmica juntos.

        (É muito interessante como muitas vezes os alunos vão percebendo as dificuldades uns dos outros e tentam se concentrar mais e aprender entre si).

        O objetivo do jogo é desenvolver a capacidade rítmica de todos os alunos. Se ajudarmos uns aos outros, certamente podemos progredir muito. A pontuação de cada grupo depende de todos os participantes. O grupo que atingir primeiro 6 pontos ganha o direito de escolher representandos para propor ritmos aos outros grupos, sendo assim, um desafio a mais.

        Dúvidas? Prontos? Vamos começar!"

        Professor(a), defina que grupo começará. Diga, por exemplo: "Grupo A, a célula rítmica é...", e toque-a no pandeiro. Se necessário, faça uma rodada de teste, apenas para que os alunos se familiarizem com a dinâmica da atividade. Os alunos devem executar a célula ritmica com palmas, da maneira mais simples possível. 

         A seguir, apresentamos algumas sugestões de células ritmicas utilizadas, em grau crescente de complexidade.

        

Variações

         Professor(a), agora proponha que o jogo ganhe novos elementos. Sugira algumas variações:

  1. A cada rodada uma pessoa de cada grupo irá propor a célula rítmica utilizando o pandeiro. Para que seja válido, é importante que a própria pessoa que propôs consiga reproduzi-la. Sugira idéias curtas e simples.
  2. Proponha que os grupos utilizem instrumentos ou fontes sonoras simples.
  3. Com o tempo podem ser acrescentadas diferenças de instrumentação para maior complexidade - tocar grave e agudo em partes ou objetos diferentes, por exemplo. Ou diferenciando com uma palma grave (em concha) e palma aguda (mão aberta e dedos esticados).
  4. Estimule que um representante proponha ao seu próprio grupo uma célula rítmica que deve ser executada em ostinato (repetidamente). Em seguida um representante de outro grupo irá propor que seus colegas realizem uma outra célula rítmica sobrepondo com a do primeiro grupo.

         Ao final da atividade, avalie com os alunos o conceito de cooperação e sua aplicação em Música. Fale sobre como esta arte permite o espaço para as individualidades, mas que se realiza sobretudo no coletivo. Pergunte se conhecem outras manifestações artísticas que dependem do senso de grupo? Quais?

         Questione sobre a importância de aprenderem uns com os outros e não só através do professor. Subverta os papéis. Comente como o professor também pode aprender sobre como os alunos aprendem. Ou seja, todos envolvidos no processo ganham. Este é o verdadeiro sentido deste jogo e o aspecto que deve ser estimulado com os alunos.

Recursos Complementares

Link 1 - Jogos cooperativos - http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm#Afinal... 

Link 2 - Jogos cooperativos - http://www.liceu.com.br/ftp/FTP/Educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica/EM%202%20ano/cooperativosXcompetitivos.pdf

Link 3 - Jogos cooperativos -  http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/jogoscooperativos.pdf 

Link 4 - Jogos cooperativos - Entrevista com Fábio Brotto sobre jogos cooperativos - http://www.scribd.com/doc/15903819/Entrevista-Fabio-Brotto-Jogos-Cooperativos-Revista-Educacao 

Link 5 - Jogos cooperativos - http://www.labrinjo.ufc.br/phocadownload/marcos.pdf        

Link 6 - Barbatuques - percussão corporal - combinações sonoras - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk&feature=related 

Link 7 - Barbatuques - meu instrumento "Percussão corporal" - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo&feature=player_embedded#!   

Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  1. Os alunos agiram coletivamente dentro do jogo cooperativo?
  2. Conseguiram identificar células rítmicas diversas?
  3. Executaram coletivamente células rítmicas diversas utilizando o próprio corpo e instrumentos de percussão?
  4. Os alunos executaram o exercício de maneira concentrada e mantendo o controle do som?
  5. Os alunos apresentaram uma postura crítica e exercitaram a percepção auditiva durante todo o jogo?
  6. Houve curiosidade e entusiasmo na experiência? Demonstraram interesse e motivação ao longo das atividades?
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.