14/09/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Caro professor(a), esta série de aulas tem por objetivo propor dinâmicas inspiradas em jogos cooperativos, como estratégia para trabalhar aspectos musicais diversos, como por exemplo: rítmica, percepção de timbres, alturas, gêneros musicais, etc.
Acreditamos que a integração proporcionada pelo jogo cooperativo não invalida a possibilidade de aproveitamento e percepção das diferenças. Pensamos isto, nunca no sentido de aplicar julgamentos padronizados, mas sim no intuito de permitir uma observação e diálogo entre as diversas interpretações. O objetivo é o desenvolvimento musical e estimular o espaço da heterogeneidade na sala de aula de música. Buscamos, com esta proposta, o desenvolvimento a partir da comparticipação e audição crítica. Nosso desafio é esboçar algumas maneiras possíveis de como integrar os alunos em um jogo de equipes que precisem trabalhar juntas e dependam da percepção de grupo para superar os desafios propostos.
O estímulo reside no pertencimento, no indivíduo que se sente integrado, ativo e importante. A participação de cada aluno é fundamental para que este sentimento se torne algo cada vez mais presente nas salas de aula. As sugestões propostas foram algumas das que foram testadas na prática. Acreditamos muito no potencial inventivo dos professores no sentido de buscar inspiração para novas e múltiplas conexões entre jogos cooperativos e aprendizado musical.
Para mais informações sobre jogos cooperativos, vide links 1, 2, 3, 4 e 5, em Recursos Complementares.
Boa pesquisa!
Jackson do pandeiro - http://jornale.com.br/zebeto/wp-content/uploads/2010/08/jackson_do_pandeiro_o_garrincha_da_musica_262009-94627-11.jpg
Caro professor(a), para esta aula sugerimos o uso de um instrumento de percussão que permita variações de alturas (graves e agudos). Acreditamos que o pandeiro seja um instrumento adequado, por possuir as características e a versatilidade necessária ao trabalho.
Proponha um primeiro desafio a turma: inicie a aula tocando um ritmo bem conhecido popularizado pela música "We will rock you" do grupo inglês Queen. Se possível apresente o vídeo como curiosidade. Queen - "We will rock you" - http://www.youtube.com/watch?v=-tJYN-eG1zk&ob=av3n
Grupo Queen - http://topgames.terra.com.br/upload/imagens_upload/Queen.jpg
Organize os alunos tanto em círculos quanto nas carteiras. Aproveite a mesa e os sons do corpo.
Proponha aos alunos uma breve pesquisa de timbres corporais e de palmas. (peito, estalo, palma, perna, pés) - Para mais informações sobre percussão corporal, vide links 6 e 7 em Recursos Complementares.
Para a execução da célula rítmica proposta precisamos definir um som grave e um som agudo. Peça para os alunos apontarem, entre os timbres corporais encontrados, quais são os mais graves e os mais agudos. Para simularmos a divisão rítmica em questão, devemos atentar para a seguinte ordem:
Busque experimentar a célula rítmica repetidas vezes, variando os timbres. Estimule os alunos a brincarem com acelerações de andamento, volume e cantarem a frase principal da música ("We will, we will rock you") enquanto tocam a célula rítmica.
Dica: as próprias carteiras dos alunos podem fornecer o timbre grave e serem associadas às palmas. Pesquise com os alunos de maneira a enfatizar o cuidado necessário com o material da escola e que somado o som de todos não há necessidade de tocarmos muito forte. No pandeiro, em geral, o polegar é utilizado para a obtenção do timbre grave, enquanto o agudo pode ser tirado com o 'tapa' na parte central da pele.
Grupo barbatuques - http://www.jogandonoquintal.com.br/images/bbtqs_01.jpg
Professor(a), feito o aquecimento inicial, proponha que os alunos se organizem em 2 ou 3 grandes grupos, dependendo do número de alunos da turma. Recomenda-se que cada grupo tenha no máximo 10 alunos, para que uma observação mais atenta possa ser realizada. Anote no quadro letras do alfabeto que identifiquem os grupos ou peça aos alunos para criarem um nome que os identifique.
Em seguida, explique o objetivo e as regras do jogo para os grupos. Apresente a proposta como um desafio, de maneira a instigar os alunos.
Um exemplo de abordagem possível:
"Turma, vocês agora já estão bem treinados. Acho que estão preparados para o desafio que vem a seguir.
Irei propor célular rítmicas diferentes e cada grupo terá três chances para conseguir realizá-las juntos. É importantíssimo atentar para as regras:
(É muito interessante como muitas vezes os alunos vão percebendo as dificuldades uns dos outros e tentam se concentrar mais e aprender entre si).
O objetivo do jogo é desenvolver a capacidade rítmica de todos os alunos. Se ajudarmos uns aos outros, certamente podemos progredir muito. A pontuação de cada grupo depende de todos os participantes. O grupo que atingir primeiro 6 pontos ganha o direito de escolher representandos para propor ritmos aos outros grupos, sendo assim, um desafio a mais.
Dúvidas? Prontos? Vamos começar!"
Professor(a), defina que grupo começará. Diga, por exemplo: "Grupo A, a célula rítmica é...", e toque-a no pandeiro. Se necessário, faça uma rodada de teste, apenas para que os alunos se familiarizem com a dinâmica da atividade. Os alunos devem executar a célula ritmica com palmas, da maneira mais simples possível.
A seguir, apresentamos algumas sugestões de células ritmicas utilizadas, em grau crescente de complexidade.
Professor(a), agora proponha que o jogo ganhe novos elementos. Sugira algumas variações:
Ao final da atividade, avalie com os alunos o conceito de cooperação e sua aplicação em Música. Fale sobre como esta arte permite o espaço para as individualidades, mas que se realiza sobretudo no coletivo. Pergunte se conhecem outras manifestações artísticas que dependem do senso de grupo? Quais?
Questione sobre a importância de aprenderem uns com os outros e não só através do professor. Subverta os papéis. Comente como o professor também pode aprender sobre como os alunos aprendem. Ou seja, todos envolvidos no processo ganham. Este é o verdadeiro sentido deste jogo e o aspecto que deve ser estimulado com os alunos.
Link 1 - Jogos cooperativos - http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm#Afinal...
Link 2 - Jogos cooperativos - http://www.liceu.com.br/ftp/FTP/Educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica/EM%202%20ano/cooperativosXcompetitivos.pdf
Link 3 - Jogos cooperativos - http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/jogoscooperativos.pdf
Link 4 - Jogos cooperativos - Entrevista com Fábio Brotto sobre jogos cooperativos - http://www.scribd.com/doc/15903819/Entrevista-Fabio-Brotto-Jogos-Cooperativos-Revista-Educacao
Link 5 - Jogos cooperativos - http://www.labrinjo.ufc.br/phocadownload/marcos.pdf
Link 6 - Barbatuques - percussão corporal - combinações sonoras - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk&feature=related
Link 7 - Barbatuques - meu instrumento "Percussão corporal" - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo&feature=player_embedded#!
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Cinco estrelas 2 classificações
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08/10/2014
Cinco estrelasAinda não apliquei mas parece ser muito boa a aula. Parabéns pela idéia!
25/01/2012
Cinco estrelasMuito util! :)