Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Jogos cooperativos - Desafios rítmicos (parte 2)

 

21/09/2010

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo.
  • Exercitar a percepção métrica e fraseológica.
  • Improvisar a partir de uma ideia rítmica proposta.
  • Jogar “desafio”: jogo de improvisação envolvendo ritmo e movimento corporal.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Jogos cooperativos
  • Improvisação rítmica
  • Noção de métrica e frase musical
  • Conhecimento musical informal
Estratégias e recursos da aula

          Caro professor(a), esta série de aulas tem por objetivo propor dinâmicas inspiradas em jogos cooperativos, como estratégia para trabalhar aspectos musicais diversos, como por exemplo: rítmica, percepção de timbres, alturas, gêneros musicais, etc.         

         Acreditamos que a integração proporcionada pelo jogo cooperativo não invalida a possibilidade de aproveitamento e percepção das diferenças. Pensamos isto, nunca no sentido de aplicar julgamentos padronizados, mas sim no intuito de permitir uma observação e diálogo entre as diversas interpretações. O objetivo é o desenvolvimento musical e estimular o espaço da heterogeneidade na sala de aula de música. Buscamos, com esta proposta, o desenvolvimento a partir da co-participação e audição crítica. Nosso desafio é esboçar algumas maneiras possíveis de como integrar os alunos em um jogo de equipes que precisem trabalhar juntas e dependam da percepção de grupo para superar os desafios propostos.         

         O estímulo reside no pertencimento, no indivíduo que se sente integrado, ativo e importante. A participação de cada aluno é fundamental para que este sentimento se torne algo cada vez mais presente nas salas de aula. As sugestões propostas foram algumas das que foram testadas na prática. Acreditamos muito no potencial inventivo dos professores no sentido de buscar inspiração para novas e múltiplas conexões entre jogos cooperativos e aprendizado musical.         

         Para mais informações sobre jogos cooperativos, vide links 1, 2, 3, 4 e 5, em Recursos Complementares.

         Boa pesquisa!

Atividade 1 - Olaria do povo

       

 Integração - http://www.mediabistro.com/agencyspy/original/Social%20Media%20Marketing.jpg 

         Professor(a), inicie a aula com a brincadeira de roda 'olaria do povo', para promover uma maior integração do grupo.

         Link da música - http://www.youtube.com/watch?v=0m3mlgFVCqY 

         Letra - Olaria do Povo

         "Lucas vai ter que entrar

          na olaria do povo

          Lucas vai ter que entrar

          na olaria do povo

          ele desce como um vaso velho e quebrado

          e sobre como um vaso novo

          ele desce como um vaso velho e quebrado

          e sobre como um vaso novo"

         Como se brinca?

  1. Reúna a turma de pé e em círculo.
  2. Ensine a melodia e a letra, cantando algumas vezes. No lugar de Lucas (nome fictício), substitua pelo nome de cada aluno. Pergunte se conhecem uma olaria e se sabem o que é feito lá. Já desenharam ou esculpiram um vaso alguma vez? Comente que canções como esta são transmitidas oralmente de geração em geração. Como ela teria sobrevivido até nós?
  3. Inicie a cantoria coletiva. É muito importante que todos estejam cantando juntos. Fica ainda mais animado se forem associadas palmas como acompanhamento. A pessoa cujo nome for cantado na música, a cada vez, deverá entrar na roda. Quando na letra se canta "ele ou ela desce como um vaso velho e quebrado e sobe como um vaso novo", o aluno deve brincar e dançar livremente descendo com o corpo e subindo novamente. Mesmo que alguns estejam tímidos incentive que entrem na roda e tentem. A ideia é fortalecer o vínculo entre as pessoas.
  4. A brincadeira segue até que todos os nomes tenham sido cantados e todos tenham entrado na roda. Ao final, canta-se "Todo mundo vai ter que entrar..." e todos entram na roda ao mesmo tempo. Mantenha um clima positivo e descontraído, com atenção para que os alunos não se atropelem demais nesta hora. A proposta é enfatizar a integração. Este vaso 'simbólico' que todos acabaram de esculpir é a cultura que estão compartilhando neste momento.

         

Atividade 2 - Improvisação

Louis Armstrong - grande improvisador de blues e jazz - http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/12/129_236-louis-armstrong.jpg 

         

         Nesta segunda atividade, mantenha a organização da turma em roda. Os alunos podem estar sentados nesse momento. 

         O jogo consiste em propor uma frase rítmica (pode ser utilizado um instrumento como o pandeiro, por exemplo), de 4 ou 8 compassos, em que todos os alunos devem tentar aprender e imitar. Como nos dois exemplos a seguir:

                  

         Em seguida, deve ser marcado um pulso constante, durante o mesmo número de compassos da frase rítmica proposta. Neste tempo, apenas uma pessoa por vez deverá improvisar da maneira que quiser. O importante é que os alunos desenvolvam o senso métrico do tamanho da frase musical proposta e consigam contar mentalmente o tempo do improviso. A seguir, todos voltam à frase rítmica original, que sempre irá intercalar as improvisações.

         A brincadeira pode ser jogada mais de uma vez, de maneira que os alunos também proponham a frase rítmica coletiva. Quando todos os alunos conseguirem improvisar, realize uma última rodada, em que todos improvisem células rítmicas ao mesmo tempo. Neste sentido, pode requerer um pouco mais de treino para que haja um resultado mais claro e interessante. Mãos à obra!

         Incentive sempre que os alunos opinem sobre a atividade e acrescentem sugestões, modificações que podem enriquecer e, principalmente, aumentar seu envolvimento com a brincadeira. Quando as crianças criam a partir de uma ideia já existente, tendem a se apropriar de maneira mais intensa da experiência.

Atividade 3 - Jogo “desafio”

O pandeiro - http://4.bp.blogspot.com/_rZkU55nvjo4/SE34Jx9peCI/AAAAAAAAApY/hFipVX4WlB0/s400/Pandeiro.jpg 

         Nesta terceira etapa da aula proponha aos alunos o jogo "desafio". Para este jogo, deve haver pelo menos dois instrumentos de percussão: dois pandeiros, ou um pandeiro e um tamborim com baqueta, etc. O professor deverá participar inicialmente da brincadeira, convidando um dos alunos ao desafio.

        

  1. Um dos instrumentos será passado de mão em mão pelos alunos enquanto o professor toca o pandeiro de costas ou de olhos vendados. No momento em que parar de tocar, quem estiver com o instrumento na mão será desafiado para um 'duelo' de improvisação. O professor diz: "desafio!".
  2. O aluno desafiado deverá se levantar e se por de pé. A ideia é que se estabeleça então um diálogo apenas com os sons dos instrumentos. Vale pular, dançar, tocar o pandeiro por baixo das pernas, com as mãos para o alto, inventar a maneira que for mais criativa de produzir o som, juntamente com movimentos corporais. Pode se assemelhar a uma dança. Por exemplo, um jogador pode rodear o outro tocando e concluir seu movimento.
  3. Em seguida o outro jogador responde realizando outros sons e movimentos. Incentive que os alunos pesquisem maneiras diversas de tocar o instrumento e de se relacionar com o objeto.
  4. Depois de algumas rodadas o professor deve sair de cena e o aluno que pegar o pandeiro deverá selecionar aquele que será desafiado por ele.

         Dicas: 

         Em geral, a plateia fica muito atenta e participativa. Incluir os sons da turma no jogo pode ser uma boa pedida. Por exemplo, após realizar um movimento difícil a plateia pode fazer: "oohh!". A improvisação não segue um motivo específico, nem tem tempo pré-determinado, contudo, vale a pena ter um controle da duração para que todos os alunos possam participar.  Enfatize que não é uma competição, mas sim uma brincadeira para que todos possam perceber as várias possibilidades de tirar som e movimentos com os instrumentos.

         Variante:

         Uma variante possível é que um aluno ou dupla desafie a turma a acompanhar as células rítmicas propostas, também inventando movimentos junto com o som. Pela experiência obtida na prática, os alunos costumam ficar muito motivados com a ideia de serem desafiados. Ao final da atividade, questione os alunos sobre o que acharam do jogo e se poderiam acrescentar ideias para diversificar as possibilidades da improvisação. É sempre interessante uma autoavaliação após as dinâmicas. Uma pequena conversa no final da aula é uma ótima maneira para estimular essas reflexões.

Recursos Complementares

Link 1 - Jogos cooperativos - http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm#Afinal...  

Link 2 - Jogos cooperativos - http://www.liceu.com.br/ftp/FTP/Educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica/EM%202%20ano/cooperativosXcompetitivos.pdf 

Link 3 - Jogos cooperativos -  http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/jogoscooperativos.pdf  

Link 4 - Jogos cooperativos - Entrevista com Fábio Brotto sobre jogos cooperativos - http://www.scribd.com/doc/15903819/Entrevista-Fabio-Brotto-Jogos-Cooperativos-Revista-Educacao  

Link 5 - Jogos cooperativos - http://www.labrinjo.ufc.br/phocadownload/marcos.pdf         

Link 6 - Barbatuques - percussão corporal - combinações sonoras - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk&feature=related  

Link 7 - Barbatuques - meu instrumento "Percussão corporal" - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo&feature=player_embedded#!  

Avaliação
  1. Os alunos agiram coletivamente dentro do espaço cooperativo?
  2. Executaram células rítmicas dentro de uma métrica e frase?
  3. Conseguiram improvisar a partir de uma ideia rítmica proposta?
  4. Jogaram “desafio”: jogo de improvisação envolvendo ritmo e movimento corporal?
  5. Houve curiosidade e entusiasmo na experiência? Demonstraram interesse e motivação ao longo das atividades?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.