21/09/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Caro professor(a), esta série de aulas tem por objetivo propor dinâmicas inspiradas em jogos cooperativos, como estratégia para trabalhar aspectos musicais diversos, como por exemplo: rítmica, percepção de timbres, alturas, gêneros musicais, etc.
Acreditamos que a integração proporcionada pelo jogo cooperativo não invalida a possibilidade de aproveitamento e percepção das diferenças. Pensamos isto, nunca no sentido de aplicar julgamentos padronizados, mas sim no intuito de permitir uma observação e diálogo entre as diversas interpretações. O objetivo é o desenvolvimento musical e estimular o espaço da heterogeneidade na sala de aula de música. Buscamos, com esta proposta, o desenvolvimento a partir da co-participação e audição crítica. Nosso desafio é esboçar algumas maneiras possíveis de como integrar os alunos em um jogo de equipes que precisem trabalhar juntas e dependam da percepção de grupo para superar os desafios propostos.
O estímulo reside no pertencimento, no indivíduo que se sente integrado, ativo e importante. A participação de cada aluno é fundamental para que este sentimento se torne algo cada vez mais presente nas salas de aula. As sugestões propostas foram algumas das que foram testadas na prática. Acreditamos muito no potencial inventivo dos professores no sentido de buscar inspiração para novas e múltiplas conexões entre jogos cooperativos e aprendizado musical.
Para mais informações sobre jogos cooperativos, vide links 1, 2, 3, 4 e 5, em Recursos Complementares.
Boa pesquisa!
Integração - http://www.mediabistro.com/agencyspy/original/Social%20Media%20Marketing.jpg
Professor(a), inicie a aula com a brincadeira de roda 'olaria do povo', para promover uma maior integração do grupo.
Link da música - http://www.youtube.com/watch?v=0m3mlgFVCqY
Letra - Olaria do Povo
"Lucas vai ter que entrar
na olaria do povo
Lucas vai ter que entrar
na olaria do povo
ele desce como um vaso velho e quebrado
e sobre como um vaso novo
ele desce como um vaso velho e quebrado
e sobre como um vaso novo"
Como se brinca?
Louis Armstrong - grande improvisador de blues e jazz - http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/12/129_236-louis-armstrong.jpg
Nesta segunda atividade, mantenha a organização da turma em roda. Os alunos podem estar sentados nesse momento.
O jogo consiste em propor uma frase rítmica (pode ser utilizado um instrumento como o pandeiro, por exemplo), de 4 ou 8 compassos, em que todos os alunos devem tentar aprender e imitar. Como nos dois exemplos a seguir:
Em seguida, deve ser marcado um pulso constante, durante o mesmo número de compassos da frase rítmica proposta. Neste tempo, apenas uma pessoa por vez deverá improvisar da maneira que quiser. O importante é que os alunos desenvolvam o senso métrico do tamanho da frase musical proposta e consigam contar mentalmente o tempo do improviso. A seguir, todos voltam à frase rítmica original, que sempre irá intercalar as improvisações.
A brincadeira pode ser jogada mais de uma vez, de maneira que os alunos também proponham a frase rítmica coletiva. Quando todos os alunos conseguirem improvisar, realize uma última rodada, em que todos improvisem células rítmicas ao mesmo tempo. Neste sentido, pode requerer um pouco mais de treino para que haja um resultado mais claro e interessante. Mãos à obra!
Incentive sempre que os alunos opinem sobre a atividade e acrescentem sugestões, modificações que podem enriquecer e, principalmente, aumentar seu envolvimento com a brincadeira. Quando as crianças criam a partir de uma ideia já existente, tendem a se apropriar de maneira mais intensa da experiência.
O pandeiro - http://4.bp.blogspot.com/_rZkU55nvjo4/SE34Jx9peCI/AAAAAAAAApY/hFipVX4WlB0/s400/Pandeiro.jpg
Nesta terceira etapa da aula proponha aos alunos o jogo "desafio". Para este jogo, deve haver pelo menos dois instrumentos de percussão: dois pandeiros, ou um pandeiro e um tamborim com baqueta, etc. O professor deverá participar inicialmente da brincadeira, convidando um dos alunos ao desafio.
Dicas:
Em geral, a plateia fica muito atenta e participativa. Incluir os sons da turma no jogo pode ser uma boa pedida. Por exemplo, após realizar um movimento difícil a plateia pode fazer: "oohh!". A improvisação não segue um motivo específico, nem tem tempo pré-determinado, contudo, vale a pena ter um controle da duração para que todos os alunos possam participar. Enfatize que não é uma competição, mas sim uma brincadeira para que todos possam perceber as várias possibilidades de tirar som e movimentos com os instrumentos.
Variante:
Uma variante possível é que um aluno ou dupla desafie a turma a acompanhar as células rítmicas propostas, também inventando movimentos junto com o som. Pela experiência obtida na prática, os alunos costumam ficar muito motivados com a ideia de serem desafiados. Ao final da atividade, questione os alunos sobre o que acharam do jogo e se poderiam acrescentar ideias para diversificar as possibilidades da improvisação. É sempre interessante uma autoavaliação após as dinâmicas. Uma pequena conversa no final da aula é uma ótima maneira para estimular essas reflexões.
Link 1 - Jogos cooperativos - http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm#Afinal...
Link 2 - Jogos cooperativos - http://www.liceu.com.br/ftp/FTP/Educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica/EM%202%20ano/cooperativosXcompetitivos.pdf
Link 3 - Jogos cooperativos - http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/jogoscooperativos.pdf
Link 4 - Jogos cooperativos - Entrevista com Fábio Brotto sobre jogos cooperativos - http://www.scribd.com/doc/15903819/Entrevista-Fabio-Brotto-Jogos-Cooperativos-Revista-Educacao
Link 5 - Jogos cooperativos - http://www.labrinjo.ufc.br/phocadownload/marcos.pdf
Link 6 - Barbatuques - percussão corporal - combinações sonoras - http://www.youtube.com/watch?v=R_gxYPZgcrk&feature=related
Link 7 - Barbatuques - meu instrumento "Percussão corporal" - http://www.youtube.com/watch?v=i-EPUPpUJNo&feature=player_embedded#!
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!