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Jogos cooperativos - Percepção de alturas

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo.
  • Estimular a percepção de alturas nos registros graves, médios e agudos.
  • Associar alturas a movimentos corporais.
  • Cantar alturas expressando desenhos melódicos diversos.
  • Compor, agrupando vozes nos registros graves, médios e agudos.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Jogos cooperativos
  • Percepção de alturas
  • Canto coletivo
  • Noções de composição
  • Conhecimento musical informal
  • Noções sobre as disposições das notas no teclado e violão.
Estratégias e recursos da aula

         

         Caro professor(a), esta série de aulas tem por objetivo propor dinâmicas inspiradas em jogos cooperativos, como estratégia para trabalhar aspectos musicais diversos, como por exemplo: rítmica, percepção de timbres, alturas, gêneros musicais, etc.         

         Acreditamos que a integração proporcionada pelo jogo cooperativo não invalida a possibilidade de aproveitamento e percepção das diferenças. Pensamos isto, nunca no sentido de aplicar julgamentos padronizados, mas sim no intuito de permitir uma observação e diálogo entre as diversas interpretações. O objetivo é o desenvolvimento musical e estimular o espaço da heterogeneidade na sala de aula de música. Buscamos, com esta proposta, o desenvolvimento a partir da coparticipação e audição crítica. Nosso desafio é esboçar algumas maneiras possíveis de como integrar os alunos em um jogo de equipes que precisem trabalhar juntas e dependam da percepção de grupo para superar os desafios propostos.         

         O estímulo reside no pertencimento, no indivíduo que se sente integrado, ativo e importante. A participação de cada aluno é fundamental para que este sentimento se torne algo cada vez mais presente nas salas de aula. As sugestões propostas foram algumas das que foram testadas na prática. Acreditamos muito no potencial inventivo dos professores no sentido de buscar inspiração para novas e múltiplas conexões entre jogos cooperativos e aprendizado musical.         

         Para mais informações sobre jogos cooperativos, vide links 1, 2, 3, 4 e 5, em Recursos Complementares.

ATIVIDADE 1 - Percepção de alturas por região

       

Obra de Célia Granito - http://www.cegranito.com/imagens/obras/musicas/thumb/musica01.jpg 

         Professor(a), com o uso de um teclado/piano ou violão, proponha aos alunos um jogo em que deverão movimentar-se corporalmente de acordo com os sons produzidos. Acorde com os alunos, antes do início do jogo, algumas regras:

  1. Quando forem tocados sons na região grave do instrumento os alunos deverão deitar no chão.
  2. Quando forem tocados sons na região média do instrumento os alunos deverão sentar no chão.
  3. Quando forem tocados sons na região aguda do instrumento os alunos deverão ficar de pé.

         Para que o jogo seja mais interessante e desafiador, peça para os alunos ficarem de costas para você, que deverá tocar sequências de sons nas diversas regiões. Após algumas vezes, os próprios alunos podem bolar sequências e tocar no instrumento uns para os outros. A velocidade com que os sons são tocados pode se intensificar, buscando um maior reflexo no que se refere à percepção do som e consequente movimento corporal. Os sons tocados podem tanto ser ´harmônicos´ (simultâneos) quanto melódicos (um após o outro), podem ser tocadas melodias nas diversas regiões e improvisados ritmos lentos, rápidos e saltos entre regiões.

          Variantes

  1. Proponha que os alunos se agrupem em duplas, trios, ou até quartetos de mãos dadas. Para que consigam seguir os movimentos, uns dependerão dos outros estarem atentos ao som tocado.
  2.  Dois alunos podem tocar instrumentos diferentes, um para cada grupo, ao mesmo tempo. Isso estimula uma escuta polifônica e desenvolve a concentração com sons e movimentos simultâneos.
  3.  Podemos propor também uma variante competitiva/cooperativa para estimular a concentração. Cada grupo terá três chances. Se errar pela quarta vez o movimento, ou todos do grupo não cooperarem no mesmo movimento, deverão esperar pela próxima rodada.        

ATIVIDADE 2     

         Proponha agora um jogo de execução e apreciação musical, a partir da percepção de contornos melódicos em algumas palavras.

         Escreva no quadro:

        

         Imagem de nossa autoria.         

          Agora desenhe abaixo de cada palavra uma linha com pontos representando as alturas e o movimento melódico em cada sílaba das palavras, por exemplo:

        

         Imagem de nossa autoria.

          Cante com os alunos o movimento melódico de cada palavra, seguindo o que foi proposto com as linhas. Não é necessário pensar em notas ou alturas precisas, o importante é que sejam trabalhados movimentos ascendentes e descendentes de acordo com as indicações das linhas.

          Agora, proponha aos alunos que um voluntário escreva o nome de um colega no quadro. Este que escreveu deverá propor uma linha abaixo do nome, indicando o contorno da mesma maneira como no exemplo das frutas. O aluno cujo nome foi escrito deverá tocar ao piano, violão ou outro instrumento melódico disponível, o movimento melódico proposto. A turma deverá estar atenta e dizer se o aluno tocou corretamente o movimento. Em seguida, o aluno que tocou o instrumento deverá escolher outro para escrever o nome de um colega no quadro e reiniciar o processo.

          Outra possibilidade para alunos mais avançados é o ditado do contorno melódico. Em folhas com pentagrama os alunos deverão anotar a sequência de notas tocadas. Novamente, não tenha preocupação com as alturas exatas, mas com o sentido dos movimentos melódicos. Como no exemplo:

Imagem de nossa autoria.         

         Se achar necessário, peça aos alunos para que liguem as notas com uma linha, evidenciando os movimentos melódicos ascendentes e descendentes. Por fim, todos conferem se os movimentos coincidem com a sequência tocada.

        

ATIVIDADE 3

Partitura Tom Jobim - http://ecx.images-amazon.com/images/I/61XNSCHPK4L._SS500_.jpg 

         Proponha agora um exercício de composição, considerando a pesquisa dos movimentos melódicos trabalhados na atividade 2:

  1. Divida a turma em três grupos, cada um responsável por uma região sonora: grave, média e aguda.
  2. Cada grupo deverá elaborar uma proposta musical com pelo menos 3 partes, trabalhando o som na região correspondente.
  3. Quando estiverem definidas as composições, cada grupo apresenta e comenta a respeito dos trabalhos.
  4. Todos elaboram comentários críticos a cerca das apresentações
  5. Um aluno voluntário irá ´reger´ os três grupos, alternando dinâmicas e os momentos de execução sonora.
  6. Outra variação seria um aluno de cada grupo controlar a produção sonora de seu grupo.              

         Para maior detalhamento da composição, podem ser elaboradas partituras de 'movimentos melódicos' com as notas grafadas na região correspondente e realizando os movimentos pretendidos. É uma boa forma de trabalhar aspectos iniciais da escrita e leitura pentagramática, como a notação, sentido fraseológico, etc.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  1. Os alunos agiram coletivamente dentro do jogo cooperativo?
  2. Conseguiram perceber as alturas nos registros graves, médios e agudos?
  3. Associaram as alturas aos movimentos corporais?
  4. Cantaram alturas expressando desenhos melódicos diversos?
  5. Compuseram, agrupando sons nos registros graves, médios e agudos?
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