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Música - Jogos cooperativos - Percepção de timbres

 

13/10/2010

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo
  • Associar o conceito de timbre ao de cor
  • Conhecer e identificar timbres de instrumentos musicais diversos
  • Conhecer pesquisas de timbres produzidos com a boca
  • Desenvolver composições explorando seu aspecto timbrístico
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Jogos cooperativos
  • Noções de timbre e cor
  • Conhecer diversos tipos de instrumentos musicais
  • Experiência informal com composição
  • Conhecimento musical informal
Estratégias e recursos da aula

         

         Caro professor(a), esta série de aulas tem por objetivo propor dinâmicas inspiradas em jogos cooperativos, como estratégia para trabalhar aspectos musicais diversos, como por exemplo: rítmica, percepção de timbres, alturas, gêneros musicais, etc.         

         Acreditamos que a integração proporcionada pelo jogo cooperativo não invalida a possibilidade de aproveitamento e percepção das diferenças. Pensamos isto, nunca no sentido de aplicar julgamentos padronizados, mas sim no intuito de permitir uma observação e diálogo entre as diversas interpretações. O objetivo é o desenvolvimento musical e estimular o espaço da heterogeneidade na sala de aula de música. Buscamos, com esta proposta, o desenvolvimento a partir da coparticipação e audição crítica. Nosso desafio é esboçar algumas maneiras possíveis de como integrar os alunos em um jogo de equipes que precisem trabalhar juntas e dependam da percepção de grupo para superar os desafios propostos.         

         O estímulo reside no pertencimento, no indivíduo que se sente integrado, ativo e importante. A participação de cada aluno é fundamental para que este sentimento se torne algo cada vez mais presente nas salas de aula. As sugestões propostas foram algumas das que foram testadas na prática. Acreditamos muito no potencial inventivo dos professores no sentido de buscar inspiração para novas e múltiplas conexões entre jogos cooperativos e aprendizado musical.         

         Para mais informações sobre jogos cooperativos, vide links 1, 2, 3, 4 e 5, em Recursos Complementares.

Atividade 1 - Sons com a boca

         Professor(a), inicie a aula apresentando aos alunos um ou mais dos seguintes vídeos curiosos sugeridos abaixo:

beat box - http://www.youtube.com/watch?v=VV5YClNSVbA&feature=related  

beat box - http://www.youtube.com/watch?v=0w2wHUx8Q7w&feature=related 

guitarra - http://www.youtube.com/watch?v=l7LmbFFEGNY&feature=related 

motor - http://www.youtube.com/watch?v=zgvMU5_x4ko&feature=related 

cubanos bocais - http://www.youtube.com/watch?v=fYAmz-N0S_k&feature=related  

The voca people no Faustão - http://www.youtube.com/watch?v=XU5cjEJt6dQ&feature=related  

 

         Os vídeos apresentam pessoas das mais diversas, tanto amadoras quanto profissionais, mostrando as possibilidades de realização de sons diferentes com a boca. A proposta é que se discuta com os alunos como isso é possível e o que diferencia um som do outro. Ou seja: existe uma gama imensa de sons que podemos realizar com as articulações da boca e a nossa voz. Quantas vozes nós somos capazes de imitar? Quantos sons diferentes podemos produzir com nossa voz?

         Proponha o seguinte jogo:

  1. Escolha um aluno para ser o adivinhador
  2. Peça a este aluno que feche os olhos e vire de costas ou use uma venda.
  3. Peça a todos os alunos que troquem de lugar e se misturem.
  4. Um aluno deverá ser escolhido pelo professor para emitir um som normal da sua voz.
  5. O aluno adivinhador deverá dizer quem falou.
  6. Agora o aluno que falou irá adivinhar e o aluno que adivinhou anteriormente irá indicar aquele ou aqueles que farão sons (podem ser mais de um alternadamente ou até simultaneamente).
  7. Assim segue o jogo sucessivamente
  8. Agora cada aluno que produzir o som deverá tentar produzir um ou mais sons bem diferentes de sua voz habitual. Sugerimos que seja dado um tempo para que cada aluno possa individualmente pesquisar seus sons diferentes. Peça a cada um que encontre pelo menos 3 ´vozes´ ou sons diferentes que consigam produzir.        

         Ao final da atividade comente com os alunos que estas diferenças de som são o que chamamos de timbre. É o que diferencia a voz de uma pessoa de outra e o som de um instrumento de outro.

Atividade 2 - Instrumentos e timbres

           Professor, agora apresente aos alunos o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=lYCE8IqO-tI 

          O vídeo em questão apresenta as famílias de instrumentos da orquestra tradicional. É como se cada som possuísse uma 'cor' própria. Enfatize com os alunos que, após a exibição do vídeo, eles participarão de um jogo, então devem se concentrar ao máximo e atentar para os detalhes.

         Após o vídeo, formule questões para discussão com os alunos em forma de jogo. Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos. Um representante de cada grupo, a cada rodada, sorteia uma pergunta e formula para o grupo da vez. Caso não saibam ou não acertem a resposta, a chance passa ao grupo seguinte. O detalhe é que dentro de cada grupo todos podem ajudar a encontrar a resposta. O professor também pode propor que cada grupo responda em um papel suas opiniões e depois confiram com o vídeo. A seguir sugestões para as perguntas:

  1. O que determina as características sonoras e as famílias dos instrumentos? Por exemplo: tamanho, material, maneira de tocar, etc.
  2. Quais os grupos de instrumentos de uma orquestra?
  3. Quais os instrumentos da família das madeiras?
  4. Quais os instrumentos da família das cordas?
  5. Quais os instrumentos da família dos metais?
  6. Cite três instrumentos de percussão.
  7. Qual o instrumento mais agudo da família dos metais?
  8. Qual o instrumento mais grave da família das madeiras?
  9. Além de violino e violoncelo, quais os outros instrumentos da família das cordas?
  10. Imite o timbre dos instrumentos da família dos metais.
  11. Imite o timbre dos instrumentos da família das cordas.
  12. Imite o timbre de instrumentos de percussão.

       As perguntas podem ser ampliadas e detalhadas de acordo com o nível de conhecimento do grupo e faixa etária. É muito válido diversificar este material e inclusive pedir para que cada grupo formule perguntas aos outros sobre o vídeo que foi assistido. A dinâmica lúdica do jogo acrescenta um maior interesse pela observação e análise.    

 

Atividade 3 

         Professor(a), com os alunos ainda organizados em grupo, distribua um envelope com cartões coloridos diversos. Ofereça pelo menos dois cartões de cada cor. Se forem 10 cores, totalizarão 20 cartões. Os grupos deverão:

  1. Organizar uma composição visual com os cartões.
  2. Atribuir a cada cor um timbre diferente (produzido com objetos que  tiverem disponíveis, sons do corpo, boca).
  3. Reordenar os cartões coloridos de acordo com os acontecimentos sonoros pretendidos (desestruturar para reestruturar).
  4. Ensaiar e apresentar a composição.

        Ao final, questione os alunos sobre os critérios de sua organização sonoro-visual:

  1. Porque adotaram tal som para tal cor? Isso poderia ser diferente?
  2. Culturalmente associamos o vermelho a algo quente, agitado. O timbre escolhido se relaciona com estas ideias pré-estabelecidas ou representa um outro tipo de interpretação?
  3. O material produzido pode ser reorganizado sucessivamente. Que outros aspectos podem ser explorados em termos de timbre?
  4. É possível dizer que o som de um trompete por exemplo é azul? Ou que um violino é amarelo?

         Problematize com os alunos e estimule que continuem a pesquisar após a aula sobre as relações entre cor e som. (Internet, vídeos, artistas). Sugerimos observar a obra de Eduardo Sued (link 6 em Recursos Complementares).

Recursos Complementares

Link 1 - Jogos cooperativos - http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm#Afinal...  

Link 2 - Jogos cooperativos - http://www.liceu.com.br/ftp/FTP/Educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica/EM%202%20ano/cooperativosXcompetitivos.pdf 

Link 3 - Jogos cooperativos - http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/jogoscooperativos.pdf  

Link 4 - Jogos cooperativos - Entrevista com Fábio Brotto sobre jogos cooperativos - http://www.scribd.com/doc/15903819/Entrevista-Fabio-Brotto-Jogos-Cooperativos-Revista-Educacao  

Link 5 - Jogos cooperativos - http://www.labrinjo.ufc.br/phocadownload/marcos.pdf         

Link 6 - Site oficial - Eduardo Sued - http://www.sued.art.br/  

Link 7 - Música - Introdução à notação gráfica - Música e artes visuais - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22095 

Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  1. Os alunos agiram coletivamente dentro do jogo cooperativo?
  2. Associaram o conceito de timbre ao de cor?
  3. Conheceram e identificaram timbres de instrumentos musicais diversos?
  4. Conheceram pesquisas de timbres produzidos com a boca?
  5. Desenvolveram composições explorando seu aspecto timbrístico associando à cor?
  6. Os alunos apresentaram uma postura crítica e exercitaram a percepção auditiva durante as atividades?
  7. Houve curiosidade e entusiasmo na experiência? Demonstraram interesse e motivação ao longo das atividades?
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