13/10/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Caro professor(a), esta série de aulas tem por objetivo propor dinâmicas inspiradas em jogos cooperativos, como estratégia para trabalhar aspectos musicais diversos, como por exemplo: rítmica, percepção de timbres, alturas, gêneros musicais, etc.
Acreditamos que a integração proporcionada pelo jogo cooperativo não invalida a possibilidade de aproveitamento e percepção das diferenças. Pensamos isto, nunca no sentido de aplicar julgamentos padronizados, mas sim no intuito de permitir uma observação e diálogo entre as diversas interpretações. O objetivo é o desenvolvimento musical e estimular o espaço da heterogeneidade na sala de aula de música. Buscamos, com esta proposta, o desenvolvimento a partir da coparticipação e audição crítica. Nosso desafio é esboçar algumas maneiras possíveis de como integrar os alunos em um jogo de equipes que precisem trabalhar juntas e dependam da percepção de grupo para superar os desafios propostos.
O estímulo reside no pertencimento, no indivíduo que se sente integrado, ativo e importante. A participação de cada aluno é fundamental para que este sentimento se torne algo cada vez mais presente nas salas de aula. As sugestões propostas foram algumas das que foram testadas na prática. Acreditamos muito no potencial inventivo dos professores no sentido de buscar inspiração para novas e múltiplas conexões entre jogos cooperativos e aprendizado musical.
Para mais informações sobre jogos cooperativos, vide links 1, 2, 3, 4 e 5, em Recursos Complementares.
Professor(a), inicie a aula apresentando aos alunos um ou mais dos seguintes vídeos curiosos sugeridos abaixo:
beat box - http://www.youtube.com/watch?v=VV5YClNSVbA&feature=related
beat box - http://www.youtube.com/watch?v=0w2wHUx8Q7w&feature=related
guitarra - http://www.youtube.com/watch?v=l7LmbFFEGNY&feature=related
motor - http://www.youtube.com/watch?v=zgvMU5_x4ko&feature=related
cubanos bocais - http://www.youtube.com/watch?v=fYAmz-N0S_k&feature=related
The voca people no Faustão - http://www.youtube.com/watch?v=XU5cjEJt6dQ&feature=related
Os vídeos apresentam pessoas das mais diversas, tanto amadoras quanto profissionais, mostrando as possibilidades de realização de sons diferentes com a boca. A proposta é que se discuta com os alunos como isso é possível e o que diferencia um som do outro. Ou seja: existe uma gama imensa de sons que podemos realizar com as articulações da boca e a nossa voz. Quantas vozes nós somos capazes de imitar? Quantos sons diferentes podemos produzir com nossa voz?
Proponha o seguinte jogo:
Ao final da atividade comente com os alunos que estas diferenças de som são o que chamamos de timbre. É o que diferencia a voz de uma pessoa de outra e o som de um instrumento de outro.
Professor, agora apresente aos alunos o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=lYCE8IqO-tI
O vídeo em questão apresenta as famílias de instrumentos da orquestra tradicional. É como se cada som possuísse uma 'cor' própria. Enfatize com os alunos que, após a exibição do vídeo, eles participarão de um jogo, então devem se concentrar ao máximo e atentar para os detalhes.
Após o vídeo, formule questões para discussão com os alunos em forma de jogo. Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos. Um representante de cada grupo, a cada rodada, sorteia uma pergunta e formula para o grupo da vez. Caso não saibam ou não acertem a resposta, a chance passa ao grupo seguinte. O detalhe é que dentro de cada grupo todos podem ajudar a encontrar a resposta. O professor também pode propor que cada grupo responda em um papel suas opiniões e depois confiram com o vídeo. A seguir sugestões para as perguntas:
As perguntas podem ser ampliadas e detalhadas de acordo com o nível de conhecimento do grupo e faixa etária. É muito válido diversificar este material e inclusive pedir para que cada grupo formule perguntas aos outros sobre o vídeo que foi assistido. A dinâmica lúdica do jogo acrescenta um maior interesse pela observação e análise.
Professor(a), com os alunos ainda organizados em grupo, distribua um envelope com cartões coloridos diversos. Ofereça pelo menos dois cartões de cada cor. Se forem 10 cores, totalizarão 20 cartões. Os grupos deverão:
Ao final, questione os alunos sobre os critérios de sua organização sonoro-visual:
Problematize com os alunos e estimule que continuem a pesquisar após a aula sobre as relações entre cor e som. (Internet, vídeos, artistas). Sugerimos observar a obra de Eduardo Sued (link 6 em Recursos Complementares).
Link 1 - Jogos cooperativos - http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm#Afinal...
Link 2 - Jogos cooperativos - http://www.liceu.com.br/ftp/FTP/Educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica/EM%202%20ano/cooperativosXcompetitivos.pdf
Link 3 - Jogos cooperativos - http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/jogoscooperativos.pdf
Link 4 - Jogos cooperativos - Entrevista com Fábio Brotto sobre jogos cooperativos - http://www.scribd.com/doc/15903819/Entrevista-Fabio-Brotto-Jogos-Cooperativos-Revista-Educacao
Link 5 - Jogos cooperativos - http://www.labrinjo.ufc.br/phocadownload/marcos.pdf
Link 6 - Site oficial - Eduardo Sued - http://www.sued.art.br/
Link 7 - Música - Introdução à notação gráfica - Música e artes visuais - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22095
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/04/2013
Cinco estrelasexcelente!
16/07/2012
Cinco estrelasMuito interessante. Um material necessário para o desenvolvimento musical dos alunos e principalmente do educador, quando este trabalha a reflexão sobre as propostas.