Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Jogos cooperativos - Percepção de gênero musical

 

14/10/2010

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo
  • Conhecer e identificar características de gêneros musicais diversos
  • Criar fusões entre gêneros
  • Estimular o pensamento crítico e pesquisar sobre gêneros musicais contemporâneos
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Jogos cooperativos
  • Noções de gênero musical
  • Conhecimento musical informal
Estratégias e recursos da aula

        

         Caro professor(a), esta série de aulas tem por objetivo propor dinâmicas inspiradas em jogos cooperativos, como estratégia para trabalhar aspectos musicais diversos, como por exemplo: rítmica, percepção de timbres, alturas, gêneros musicais, etc.         

         Acreditamos que a integração proporcionada pelo jogo cooperativo não invalida a possibilidade de aproveitamento e percepção das diferenças. Pensamos isto, nunca no sentido de aplicar julgamentos padronizados, mas sim no intuito de permitir uma observação e diálogo entre as diversas interpretações. O objetivo é o desenvolvimento musical e estimular o espaço da heterogeneidade na sala de aula de música. Buscamos, com esta proposta, o desenvolvimento a partir da coparticipação e audição crítica. Nosso desafio é esboçar algumas maneiras possíveis de como integrar os alunos em um jogo de equipes que precisem trabalhar juntas e dependam da percepção de grupo para superar os desafios propostos.         

         O estímulo reside no pertencimento, no indivíduo que se sente integrado, ativo e importante. A participação de cada aluno é fundamental para que este sentimento se torne algo cada vez mais presente nas salas de aula. As sugestões propostas foram algumas das que foram testadas na prática. Acreditamos muito no potencial inventivo dos professores no sentido de buscar inspiração para novas e múltiplas conexões entre jogos cooperativos e aprendizado musical.         

         Para mais informações sobre jogos cooperativos, vide links 1, 2, 3, 4 e 5, em Recursos Complementares.

Atividade 1

Rádio - http://www.jarriermodrow.com/wp-content/uploads/2010/01/boombox-hip-house.jpg

         Professor(a), inicie a aula apresentando aos alunos trechos de gravações de diversos gêneros musicais:

Samba - Bateria de escola de samba - http://www.4shared.com/audio/pDtXu_90/Bateria_Escola_de_Samba_01.html         

Bossa nova - Este seu olhar - http://www.4shared.com/audio/qYqWG5-x/06_Este_seu_olhar-_S_em_teus_b.html            

Choro - Bole-bole - http://www.4shared.com/audio/vDhhUln7/Bole-Bole.html 

Frevo - Viva o Recife - Hino dos batutas de São José - http://www.4shared.com/audio/Axqt3LzC/02_Viva_o_Recife-_Hino_dos_Bat.html 

Marchinha - Ó Abre Alas - http://www.4shared.com/audio/UibxKAIO/Carnaval_-_O_Abre_Alas.html   

Ciranda - Lia de Itamaracá - http://www.filestube.com/f96b9e68285c78c603e9,g/Lia-de-Itamarac%C3%A1-Eu-sou-Lia-Minha-ciranda-Preta-cirandeira.html

Baião - Baião de corda - http://www.4shared-china.com/account/audio/dzPH0jMC/Baio_de_Corda_-_No_P_do_Lajero.html  

Reggae - Stir it up - http://www.4shared.com/audio/K8fevncv/Bob_Marley__-_Stir_It_Up.html  

Rock - Smoke on the water - http://www.4shared.com/audio/aq0_1wUN/Deep_purple_-_Smoke_On_The_Wat.htm?aff=7637829   

Funk - Rap da felicidade - http://www.4shared.com/account/file/51359207/11f1743c/01_Rap_da_Felicidade_-_Cidinho_e_Doca.html  

Rap - Base rítmica - http://www.4shared.com/account/audio/0e7C7_Z8/Base_-_Freestyle_Beats_2010.html  

         Promova uma discussão à respeito dos estilos:

  1. Que semelhanças e diferenças podemos apontar?
  2. Apenas o rítmo é suficiente para caracterizar um gênero musical?
  3. Podemos perceber fusões entre os estilos?
  4. Que interferências as diferenças de gênero provocam na maneira de cantar?
  5. Que outros gêneros fazem parte de seu cotidiano?
  6. As diversas características específicas dos gêneros musicais interferem no gosto musical? De que maneir

Atividade 2 - Produção e pesquisa

Roda de samba - http://www.artvisiongallery.kit.net/outubro_07/1_roda_de_samba.jpg     

    Professor(a), agora promova um desafio de criação musical. Proponha aos alunos que se reúnam em grupos de 4 a 6 alunos e produzam canções, em que escolham um dos gênros musicais ouvidos e misturem com algum outro. Como se daria uma mistura de funk com baião? Ou Rock com frevo? Experimente com os alunos algumas possibilidades e acompanhe seu processo de pesquisa problematizando as soluções encontradas. Para dinamizar o processo, os gêneros podem ser sorteados aleatoriamente pelos grupos.

         É importante que os alunos se atentem para:

  1. As características específicas de cada estilo. Proponha um roteiro descritivo inicial.
  2. As características temáticas das letras.
  3. As características da linha melódica (movimentos de altura e divisão rítmica)
  4. Instrumental utilizado para acompanhamento.

Desdobramentos   

 

Desenho - http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSzEbYRIym0XKzy5hLM_Z_f5_jKxAUfv54hXFWXDZl0MqE1dZg&t=1&usg=__oOAZdNvfhivwCd4LNUGLr7Je_cY= 

         Se achar pertinente, desdobre esta aula em um projeto com desdobramento em algumas aulas, estimule a pesquisa dos gêneros por parte dos grupos e a troca de informações. Peça registros audiovisuais e traga novos materiais musicais que possam ser ainda desconhecidos da turma.

         Ao final da aula, ou do projeto, promova uma apresentação das músicas compostas e registre em audio e vídeo a performance dos alunos. Faça uma avaliação crítica com a turma do processo e o que poderia ser aprimorado nos resultados. Proponha uma autoavaliação perguntando: "O que aprenderam neste processo?". Possívelmente os conhecimentos acumulados vão além do saber estritamente musicais. Busque o diálogo com suas referências culturais. Os gêneros musicais ouvidos em suas comunidades e bairros de origem. O projeto poderia ser ampliado no sentido de uma investigação sobre outros gêneros musicais praticados em outras culturas.

                 

 

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  1. Os alunos agiram coletivamente dentro do jogo cooperativo?
  2. Os alunos apresentaram uma postura crítica e exercitaram a concentração enquanto as músicas foram apresentadas?
  3. Houve curiosidade e entusiasmo na experiência? Elaboraram perguntas? Demonstraram interesse e motivação ao longo das atividades?
  4. Conheceram e identificaram características dos gêneros diversos?
  5. Conseguiram criar fusões entre os gêneros no exercício de composição?
  6. Se interessaram em desdobrar a aula como um projeto de pesquisa sobre os gêneros musicais?
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • janet nespoli, Superintendência Regional de Educação , Espírito Santo - disse:
    nespolija@hotmail.com

    11/11/2010

    Cinco estrelas

    Trabalhar com arte é sempre muito produtivo, pois o lúdico é um caminho que facilita a cognição A aula é maravilhosa, que bom que bons professores neste Brasil COLOCAM SUA INTELIGÊNCIA A MOSTRA. OBRIGADA PROFESSOR


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.