Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música - Jogos cooperativos - Percepção de melodias

 

21/09/2010

Autor e Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o pensamento coletivo a partir de um jogo cooperativo.
  • Ouvir e reproduzir melodias utilizando o corpo e a voz.
  • Conhecer melodias fora do padrão tonal.
  • Relacionar o conceito de melodia ao de frase.
  • Compor melodias a partir de uma língua inventada e desenvolver o aprendizado mútuo.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Jogos cooperativos
  • Noções sobre melodia
  • Noções sobre frase
  • Conhecimento musical informal
Estratégias e recursos da aula

       

         Caro professor(a), esta série de aulas tem por objetivo propor dinâmicas inspiradas em jogos cooperativos, como estratégia para trabalhar aspectos musicais diversos, como por exemplo: rítmica, percepção de timbres, alturas, gêneros musicais, etc.                   

         Acreditamos que a integração proporcionada pelo jogo cooperativo não invalida a possibilidade de aproveitamento e percepção das diferenças. Pensamos isto, nunca no sentido de aplicar julgamentos padronizados, mas sim no intuito de permitir uma observação e diálogo entre as diversas interpretações. O objetivo é o desenvolvimento musical e estimular o espaço da heterogeneidade na sala de aula de música. Buscamos, com esta proposta, o desenvolvimento a partir da coparticipação e audição crítica. Nosso desafio é esboçar algumas maneiras possíveis de como integrar os alunos em um jogo de equipes que precisem trabalhar juntas e dependam da percepção de grupo para superar os desafios propostos.                   

         O estímulo reside no pertencimento, no indivíduo que se sente integrado, ativo e importante. A participação de cada aluno é fundamental para que este sentimento se torne algo cada vez mais presente nas salas de aula. As sugestões propostas foram algumas das que foram testadas na prática. Acreditamos muito no potencial inventivo dos professores no sentido de buscar inspiração para novas e múltiplas conexões entre jogos cooperativos e aprendizado musical.                   

         Para mais informações sobre jogos cooperativos, vide links 1, 2, 3, 4 e 5, em Recursos Complementares.

Atividade 1 - A música dos timbiras

Timbira - http://img.socioambiental.org/d/281950-4/timbira.jpg?g2_GALLERYSID=TMP_SESSION_ID_DI_NOISSES_PMT 

         Caro professor(a), inicie a aula propondo aos alunos que cantem a seguinte melodia:

         música dos povos Timbira - faixa 1 - http://www.4shared.com/audio/FKQG8q_n/01_Faixa_1.html 

         música dos povos Timbira - faixa 4 - http://www.4shared.com/audio/nsF6gUvG/04_Faixa_4.html 

         música dos povos Timbira - faixa 10 - http://www.4shared.com/audio/vCNniG6a/10_Faixa_10.html 

         Professor, instigue os alunos a uma audição de um ou mais exemplos acima, da música dos povos Timbira. Para maiores informações sobre os Timbiras, vide link 6 em Recursos Complementares.

         Não tenha receio de provocar o estranhamento. Aproveite as diferenças culturais para estimular a curiosidade pela diversidade de possibilidades de concepções musicais. Promova um debate com o grupo, problematizando sobre a música que conhecem através das mídias e relacionando semelhanças e diferenças com o exemplo tocado. Liste as ideias e sugestões dos alunos no quadro para fiquem evidenciadas as características semelhantes ou diferentes.

         Pesquise com os alunos maneiras de cantar, por imitação, algum trecho das melodias sugeridas. Repare na dificuldade que sentimos por não conhecer o texto ou seu significado na cultura. O objetivo é justamente, a partir de um material com o qual não temos familiaridade, trabalhar a percepção melódica e a capacidade de 'imitar alturas'.

Atividade 2

    

Melodia infinita - http://www.melodiainfinita.blogger.com.br/melodiainfinita.jpg    

          Professor(a), proponha aos alunos um jogo de ditado oral com frases melódicas. Estas podem ser tocadas ou cantadas pelo professor. A seguir, sugerimos alguns exemplos (outros podem e devem ser criadas pelo professor):

  1. Divida a turma em dois ou três grupos.
  2. Toque ou cante a primeira melodia (ou primeira parte, dependendo da maturidade dos grupos com o assunto).
  3. Sorteie o grupo que irá iniciar o jogo.
  4. Precisam tentar memorizar e cantar o maior trecho possível da forma mais correta. Cada grupo tem uma chance a cada rodada. O grupo que conseguir cantar o trecho afinadamente ganha um ponto.
  5. Um grupo só avança para outro trecho da melodia se conseguir cantar precisamente o anterior.
  6. O grupo que conseguir concluir uma melodia ficará responsável por 'ensinar' aos outros que ainda não conseguiram, promovendo assim uma troca. Estimule que os alunos dialoguem entre si, propondo maneiras de facilitar o canto e a percepção dos movimentos melódicos.

ATIVIDADE 3

Melodia no asfalto - http://orientalize.fmafra.com/wp-content/uploads/2008/03/road_02.jpg 

         No terceiro e último desafio da aula, o objetivo é que os grupos agora componham livremente uma melodia a partir de um texto criado por eles em uma língua desconhecida:

  1. Criar as palavras e frases por escrito. Por exemplo: "malaraina lascarina salvawanda simiusinha"
  2. Pesquisar e definir como cantar o texto. É importante que os alunos do grupo ensaiem entre si e tenham bastante clareza da melodia criada.
  3. Quando as composições estiverem prontas cada grupo deve apresentar a sua música e ensinar ao restante da turma como cantar. Estimule que os próprios alunos descubram, no exercício de ensinar uns aos outros, que recursos e soluções vocais podem facilitar a entoação correta das alturas.

         Promova uma discussão sobre o processo, problematizando e adequando o debate às faixas etárias:

  • De que precisamos para criar uma melodia?
  • De que maneiras podemos ensinar e aprender uma melodia?
  • Somos capazes de cantar melodias diferentes das produzidas pela nossa cultura? O que elas tem de diferente e semelhante?
  • Porque é importante inventar melodias?
  • Qual o sentido de cantarmos melodias em grupo?

          

Recursos Complementares

Link 1 - Jogos cooperativos - http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm#Afinal...  

Link 2 - Jogos cooperativos - http://www.liceu.com.br/ftp/FTP/Educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica/EM%202%20ano/cooperativosXcompetitivos.pdf 

Link 3 - Jogos cooperativos -  http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/jogoscooperativos.pdf  

Link 4 - Jogos cooperativos - Entrevista com Fábio Brotto sobre jogos cooperativos - http://www.scribd.com/doc/15903819/Entrevista-Fabio-Brotto-Jogos-Cooperativos-Revista-Educacao  

Link 5 - Jogos cooperativos - http://www.labrinjo.ufc.br/phocadownload/marcos.pdf         

Link 6 - Sobre os povos Timbiras - http://pib.socioambiental.org/pt/povo/timbira 

Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  1. Os alunos agiram coletivamente dentro do jogo cooperativo?
  2. Os alunos apresentaram uma postura crítica e exercitaram a percepção auditiva durante todo o jogo?
  3. Houve curiosidade e entusiasmo na experiência? Demonstraram interesse e motivação ao longo das atividades?
  4. Ouviram com atenção e reproduziram melodias utilizando o corpo e a voz?
  5. Conheceram melodias fora do padrão tonal? Conseguiram reproduzir por imitação?
  6. Relacionaram o conceito de melodia ao de frase?
  7. Conseguiram compor melodias em grupos, a partir de uma língua inventada e ensinaram uns aos outros?
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.