21/09/2010
Rodrigo Russano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Caro professor(a), esta série de aulas tem por objetivo propor dinâmicas inspiradas em jogos cooperativos, como estratégia para trabalhar aspectos musicais diversos, como por exemplo: rítmica, percepção de timbres, alturas, gêneros musicais, etc.
Acreditamos que a integração proporcionada pelo jogo cooperativo não invalida a possibilidade de aproveitamento e percepção das diferenças. Pensamos isto, nunca no sentido de aplicar julgamentos padronizados, mas sim no intuito de permitir uma observação e diálogo entre as diversas interpretações. O objetivo é o desenvolvimento musical e estimular o espaço da heterogeneidade na sala de aula de música. Buscamos, com esta proposta, o desenvolvimento a partir da coparticipação e audição crítica. Nosso desafio é esboçar algumas maneiras possíveis de como integrar os alunos em um jogo de equipes que precisem trabalhar juntas e dependam da percepção de grupo para superar os desafios propostos.
O estímulo reside no pertencimento, no indivíduo que se sente integrado, ativo e importante. A participação de cada aluno é fundamental para que este sentimento se torne algo cada vez mais presente nas salas de aula. As sugestões propostas foram algumas das que foram testadas na prática. Acreditamos muito no potencial inventivo dos professores no sentido de buscar inspiração para novas e múltiplas conexões entre jogos cooperativos e aprendizado musical.
Para mais informações sobre jogos cooperativos, vide links 1, 2, 3, 4 e 5, em Recursos Complementares.
Timbira - http://img.socioambiental.org/d/281950-4/timbira.jpg?g2_GALLERYSID=TMP_SESSION_ID_DI_NOISSES_PMT
Caro professor(a), inicie a aula propondo aos alunos que cantem a seguinte melodia:
música dos povos Timbira - faixa 1 - http://www.4shared.com/audio/FKQG8q_n/01_Faixa_1.html
música dos povos Timbira - faixa 4 - http://www.4shared.com/audio/nsF6gUvG/04_Faixa_4.html
música dos povos Timbira - faixa 10 - http://www.4shared.com/audio/vCNniG6a/10_Faixa_10.html
Professor, instigue os alunos a uma audição de um ou mais exemplos acima, da música dos povos Timbira. Para maiores informações sobre os Timbiras, vide link 6 em Recursos Complementares.
Não tenha receio de provocar o estranhamento. Aproveite as diferenças culturais para estimular a curiosidade pela diversidade de possibilidades de concepções musicais. Promova um debate com o grupo, problematizando sobre a música que conhecem através das mídias e relacionando semelhanças e diferenças com o exemplo tocado. Liste as ideias e sugestões dos alunos no quadro para fiquem evidenciadas as características semelhantes ou diferentes.
Pesquise com os alunos maneiras de cantar, por imitação, algum trecho das melodias sugeridas. Repare na dificuldade que sentimos por não conhecer o texto ou seu significado na cultura. O objetivo é justamente, a partir de um material com o qual não temos familiaridade, trabalhar a percepção melódica e a capacidade de 'imitar alturas'.
Melodia infinita - http://www.melodiainfinita.blogger.com.br/melodiainfinita.jpg
Professor(a), proponha aos alunos um jogo de ditado oral com frases melódicas. Estas podem ser tocadas ou cantadas pelo professor. A seguir, sugerimos alguns exemplos (outros podem e devem ser criadas pelo professor):
Melodia no asfalto - http://orientalize.fmafra.com/wp-content/uploads/2008/03/road_02.jpg
No terceiro e último desafio da aula, o objetivo é que os grupos agora componham livremente uma melodia a partir de um texto criado por eles em uma língua desconhecida:
Promova uma discussão sobre o processo, problematizando e adequando o debate às faixas etárias:
Link 1 - Jogos cooperativos - http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm#Afinal...
Link 2 - Jogos cooperativos - http://www.liceu.com.br/ftp/FTP/Educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica/EM%202%20ano/cooperativosXcompetitivos.pdf
Link 3 - Jogos cooperativos - http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/jogoscooperativos.pdf
Link 4 - Jogos cooperativos - Entrevista com Fábio Brotto sobre jogos cooperativos - http://www.scribd.com/doc/15903819/Entrevista-Fabio-Brotto-Jogos-Cooperativos-Revista-Educacao
Link 5 - Jogos cooperativos - http://www.labrinjo.ufc.br/phocadownload/marcos.pdf
Link 6 - Sobre os povos Timbiras - http://pib.socioambiental.org/pt/povo/timbira
Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!