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Interações alélicas e não alélicas

 

09/10/2010

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agricultura
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agropecuária
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Zootecnia
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Identificar as interações alélicas e não alélicas.

 Explicar o mecanismo de transmissão genética presente nas interações alélicas.

 Pesquisar sobre as interações alélicas e a engenharia genética.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1° e 2° Lei de Mendel.

Estratégias e recursos da aula

Inicie esta aula levando os alunos ao laboratório de informática e apresentando a eles o vídeo do You Tube, Interação gênica, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tINHnqw-k7U (acessado dia 05/09/2010).

fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=tINHnqw-k7U  (acessado em 08/09/2010)

A partir deste vídeo, solicite aos alunos que elaborem um resumo e cite exemplos para cada conceito apresentado no vídeo. Este resumo deve ser individual e registrado no caderno, será importante para as futuras atividades. 

Retome os conceitos fundamentais da genética com seus alunos. Eles tem claro o que são alelos e genes? De que maneira os genes expressam características? Para isto leve os alunos ao laboratório de informática e acesse o endereço a seguir: http://www.ufpe.br/biolmol/GenMendel/Mendel1&2-extensoes/mendel1.htm (acessado dia 03/09/2010). 

ATIVIDADE 1

 Agora instrua os alunos a elaborarem um mapa conceitual com os termos envolvidos no tema desta aula, em especial as interações alélicas e não alélicas. O que são mapas conceituais? Mapas Conceituais são ferramentas gráficas que organizam e representam o conhecimento. São estruturados a partir de conceitos fundamentais e suas relações. Normalmente, os conceitos são destacados em caixas de texto. A relação entre dois conceitos é representada por uma linha ou seta, contendo uma "palavra de ligação" ou "frase de ligação". Explique aos alunos que mapas conceituais são representações entre conceitos, ideias e atividades acerca de um tema, e que eles já começam a fazer um mapa conceitual quando relacionam o que está envolvido no tema interação alélica e não alélica. Ao listar as interações, os conceitos de genes, alelos, herança genética, os alunos devem relacionar estes conceitos com o tema geral.

 Depois deles esboçarem o mapa conceitual no caderno, podem se reunir em equipes de até 3 integrantes para trocarem informações. O grupo deve ir ao laboratório de informática e sistematizar o mapa conceitual no software Cmap Tools. Assista um vídeo narrando o uso do Software Cmap Tools em

 http://magregina.blogspot.com/2008/05/mapas-conceituais-e-o-cmap-tools.html (acessado dia 05/09/2010).   

fonte:  http://magregina.blogspot.com/2008/05/mapas-conceituais-e-o-cmap-tools.html (acessado dia 08/09/2010)  

INTERDISCIPLINARIDADE

O estudo de genética está relacionado diretamente com conceitos matemáticos de probabilidade e estatística. O professor de matemática poderá ajudar no aporte de conhecimentos de estatística, necessários para a compreensão dos cálculos envolvidos nas interações alélicas e não alélicas. Solicite que os alunos pesquisem e elaborem um resumo com a relação da matemática com a genética, especialmente na interação gênica (deverá ser registrado no caderno de cada aluno).

Como explicar pela genética que a população humana tem mostrado maiores alturas nos indivíduos ao longo das gerações? Em outras palavras, se a altura é uma característica genética, como explicar que filhos tem altura maior que de seus pais?

ATIVIDADE 2

Primeiro lance a pergunta aos alunos: “Será que a altura é uma característica determinada geneticamente?” “Os filhos podem ter altura maior que seus pais?” Se sim, como explicar este fato pela genética? Para isto organize os alunos em equipes (pode ser a mesma da atividade anterior) e instrua que eles pesquisem na escola ou nas redondezas onde moram a altura de jovens como eles e de seus pais. Eles devem montar uma tabela onde deve figurar nas colunas a altura do pai, da mãe e do jovem (que é o F1) do experimento. Com auxílio de programas de computador que elaboram tabelas (como o Excell ou o BrOffice.org Calc – ver sítio de Download deste programa nos recursos adicionais) os alunos devem calcular as médias de cada coluna (categoria). A partir destes resultados eles podem elaborar a hipótese que responderá as perguntas feitas no início da atividade. Os resultados deverão ser elaborados para apresentação em sala de aula na forma de um breve seminário. Incentive o uso de mídias pelos alunos (tais como imagens, fotografias, tabelas e gráficos).

Genética – 2ª Lei de Mendel  (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9725  acessado dia 08/09/2010).

 A partir da visualização do recurso, solicite que os alunos respondam as questões abaixo em seus cadernos: - Responda aos problemas visualizados no recurso. Diferencie interação gênica, herança quantitativa e epistasia. De que forma a 2° Lei de Mendel está relacionada com a interação gênica? Que características são determinadas por interações alélicas? Solicite aos alunos que elaborem uma tabela (se necessário pesquisem mais nos sítios indicados nos recursos adicionais) com estas características e a forma de herança genética de cada uma delas.

ATIVIDADE 3

 O professor poderá solicitar que os alunos escolham uma das características pesquisadas para debater dentro do pequeno grupo a relevância desta característica com a evolução da espécie ou com os avanços da engenharia genética no melhoramento genético desta espécie. O resultado do debate poderá ser apresentado em um mapa conceitual. O professor poderá instruir que os alunos apresentem seus mapas conceituais e depois da apresentação, poderá fazer uma exposição destes mapas em sala de aula, deixando um aluno do grupo responsável pelo próprio mapa, enquanto os outros integrantes do grupo passeiam e observam os mapas dos colegas. Este passeio pelos mapas deve ser dinâmico para que o integrante que ficou apresentando o mapa possa também observar os mapas dos colegas (sempre deixando um integrante responsável pelo mapa do grupo). Após este percurso os alunos devem retomar o mapa conceitual iniciado na atividade 1 e complementá-lo.

Apresente aos alunos a reportagem abaixo: Miscigenação e leis da genética explicam filhos de mesmos pais com cor diferente, disponível em:

http://www.emdianews.com.br/noticias/miscigenacao-e-leis-da-genetica-explicam-filhos-de-mesmos-pais-com-cor-diferente-2727.asp   (acessado dia 05/09/2010). 

 ATIVIDADE 4

A partir da leitura do texto acima, solicite que os alunos debatam em seus grupos sobre as seguintes questões (as respostas deverão ser registradas nos cadernos de cada integrante da equipe): Qual a explicação para o ocorrido na reportagem? De que maneira ocorre a herança da cor da pele? Como pode ser explicado estatisticamente a manchete? A partir do que já pesquisaram, é possível pensar que a cor da pele nos seres humanos pode resultar em “raças” diferentes (analise esta questão sob o ponto de vista genético, evolutivo e social). Agora cada aluno deverá elaborar um desenho que sintetize as conclusões que chegaram depois do debate. Estes desenhos poderão ser expostos em sala de aula, com o autor explicando sua intenção com o desenho para toda a classe.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Genética – 2ª Lei de Mendel Hipertexto
Recursos Complementares

Processo genéticos-evolutivos e os recursos fitogenéticos, disponível em:http://www.inpa.gov.br/cpca/charles/pdf/NSousa_Cap1.pdf acessado dia 27/08/2010. 

Brasil Escola, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/a-cor-pele-na-especie-humana.htm acessado dia 28/08/2010. 

UFSM, alelos, disponível em: http://www.ufsm.br/blg220/hide/locoalelos.htm acessado dia 28/08/2010.  

UFV, disponível em: http://www.ufv.br/dbg/gbolhtm/gbol14.htm acessado dia 28/08/2010.

Só biologia, disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/genesnaoalelos2.php  acessado dia 28/08/2010.    

MAPAS CONCEITUAIS

Mapa conceitual, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual (acessado dia 05/09/2010).  

Tutorial do Cmap Tools, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9W_lo8-TszI (acessado dia 05/09/2010) 

BROFFICE.ORG, disponível em: http://www.broffice.org/ (acessado dia 05/09/2010).  

Tutorial do BrOffice.org Calc, disponível em: http://www.broffice.org/tutor_sc_format_cond_estilos (acessado dia 05/09/2010). 

Avaliação

A avaliação dos alunos nestas aulas pode se dar observando as atividades realizadas e a participação de cada aluno durante as aulas. Para avaliar de maneira significativa, o professor deve explicar que critérios estará analisando. Sugerimos alguns critérios a serem explorados nas atividades:

MAPA CONCEITUAL – organização, correção dos conceitos e ligações feitas, profundidade da análise e pesquisa, ortografia.

PESQUISA E SEMINÁRIO - organização, profundidade da pesquisa, uso de mídias, trabalho em equipe, pontualidade.

DEBATE – quantidade de participações, relevância das participações, respeito às opiniões alheias, capacidade de argumentação.

CARTOON – relevância do desenho com o tema, criatividade, organização, pertinência do desenho com o tema.

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