09/10/2010
Suelen Fernanda Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Transmissão da vida, ética e manipulação genética |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Agricultura |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Agropecuária |
Educação Profissional | Recursos Naturais | Técnico em Zootecnia |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Identificar as interações alélicas e não alélicas.
Explicar o mecanismo de transmissão genética presente nas interações alélicas.
Pesquisar sobre as interações alélicas e a engenharia genética.
1° e 2° Lei de Mendel.
Inicie esta aula levando os alunos ao laboratório de informática e apresentando a eles o vídeo do You Tube, Interação gênica, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tINHnqw-k7U (acessado dia 05/09/2010).
fonte: http://www.youtube.com/watch?v=tINHnqw-k7U (acessado em 08/09/2010)
A partir deste vídeo, solicite aos alunos que elaborem um resumo e cite exemplos para cada conceito apresentado no vídeo. Este resumo deve ser individual e registrado no caderno, será importante para as futuras atividades.
Retome os conceitos fundamentais da genética com seus alunos. Eles tem claro o que são alelos e genes? De que maneira os genes expressam características? Para isto leve os alunos ao laboratório de informática e acesse o endereço a seguir: http://www.ufpe.br/biolmol/GenMendel/Mendel1&2-extensoes/mendel1.htm (acessado dia 03/09/2010).
ATIVIDADE 1
Agora instrua os alunos a elaborarem um mapa conceitual com os termos envolvidos no tema desta aula, em especial as interações alélicas e não alélicas. O que são mapas conceituais? Mapas Conceituais são ferramentas gráficas que organizam e representam o conhecimento. São estruturados a partir de conceitos fundamentais e suas relações. Normalmente, os conceitos são destacados em caixas de texto. A relação entre dois conceitos é representada por uma linha ou seta, contendo uma "palavra de ligação" ou "frase de ligação". Explique aos alunos que mapas conceituais são representações entre conceitos, ideias e atividades acerca de um tema, e que eles já começam a fazer um mapa conceitual quando relacionam o que está envolvido no tema interação alélica e não alélica. Ao listar as interações, os conceitos de genes, alelos, herança genética, os alunos devem relacionar estes conceitos com o tema geral.
Depois deles esboçarem o mapa conceitual no caderno, podem se reunir em equipes de até 3 integrantes para trocarem informações. O grupo deve ir ao laboratório de informática e sistematizar o mapa conceitual no software Cmap Tools. Assista um vídeo narrando o uso do Software Cmap Tools em
http://magregina.blogspot.com/2008/05/mapas-conceituais-e-o-cmap-tools.html (acessado dia 05/09/2010).
fonte: http://magregina.blogspot.com/2008/05/mapas-conceituais-e-o-cmap-tools.html (acessado dia 08/09/2010)
INTERDISCIPLINARIDADE
O estudo de genética está relacionado diretamente com conceitos matemáticos de probabilidade e estatística. O professor de matemática poderá ajudar no aporte de conhecimentos de estatística, necessários para a compreensão dos cálculos envolvidos nas interações alélicas e não alélicas. Solicite que os alunos pesquisem e elaborem um resumo com a relação da matemática com a genética, especialmente na interação gênica (deverá ser registrado no caderno de cada aluno).
Como explicar pela genética que a população humana tem mostrado maiores alturas nos indivíduos ao longo das gerações? Em outras palavras, se a altura é uma característica genética, como explicar que filhos tem altura maior que de seus pais?
ATIVIDADE 2
Primeiro lance a pergunta aos alunos: “Será que a altura é uma característica determinada geneticamente?” “Os filhos podem ter altura maior que seus pais?” Se sim, como explicar este fato pela genética? Para isto organize os alunos em equipes (pode ser a mesma da atividade anterior) e instrua que eles pesquisem na escola ou nas redondezas onde moram a altura de jovens como eles e de seus pais. Eles devem montar uma tabela onde deve figurar nas colunas a altura do pai, da mãe e do jovem (que é o F1) do experimento. Com auxílio de programas de computador que elaboram tabelas (como o Excell ou o BrOffice.org Calc – ver sítio de Download deste programa nos recursos adicionais) os alunos devem calcular as médias de cada coluna (categoria). A partir destes resultados eles podem elaborar a hipótese que responderá as perguntas feitas no início da atividade. Os resultados deverão ser elaborados para apresentação em sala de aula na forma de um breve seminário. Incentive o uso de mídias pelos alunos (tais como imagens, fotografias, tabelas e gráficos).
Genética – 2ª Lei de Mendel (também disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9725 acessado dia 08/09/2010).
A partir da visualização do recurso, solicite que os alunos respondam as questões abaixo em seus cadernos: - Responda aos problemas visualizados no recurso. Diferencie interação gênica, herança quantitativa e epistasia. De que forma a 2° Lei de Mendel está relacionada com a interação gênica? Que características são determinadas por interações alélicas? Solicite aos alunos que elaborem uma tabela (se necessário pesquisem mais nos sítios indicados nos recursos adicionais) com estas características e a forma de herança genética de cada uma delas.
ATIVIDADE 3
O professor poderá solicitar que os alunos escolham uma das características pesquisadas para debater dentro do pequeno grupo a relevância desta característica com a evolução da espécie ou com os avanços da engenharia genética no melhoramento genético desta espécie. O resultado do debate poderá ser apresentado em um mapa conceitual. O professor poderá instruir que os alunos apresentem seus mapas conceituais e depois da apresentação, poderá fazer uma exposição destes mapas em sala de aula, deixando um aluno do grupo responsável pelo próprio mapa, enquanto os outros integrantes do grupo passeiam e observam os mapas dos colegas. Este passeio pelos mapas deve ser dinâmico para que o integrante que ficou apresentando o mapa possa também observar os mapas dos colegas (sempre deixando um integrante responsável pelo mapa do grupo). Após este percurso os alunos devem retomar o mapa conceitual iniciado na atividade 1 e complementá-lo.
Apresente aos alunos a reportagem abaixo: Miscigenação e leis da genética explicam filhos de mesmos pais com cor diferente, disponível em:
http://www.emdianews.com.br/noticias/miscigenacao-e-leis-da-genetica-explicam-filhos-de-mesmos-pais-com-cor-diferente-2727.asp (acessado dia 05/09/2010).
ATIVIDADE 4
A partir da leitura do texto acima, solicite que os alunos debatam em seus grupos sobre as seguintes questões (as respostas deverão ser registradas nos cadernos de cada integrante da equipe): Qual a explicação para o ocorrido na reportagem? De que maneira ocorre a herança da cor da pele? Como pode ser explicado estatisticamente a manchete? A partir do que já pesquisaram, é possível pensar que a cor da pele nos seres humanos pode resultar em “raças” diferentes (analise esta questão sob o ponto de vista genético, evolutivo e social). Agora cada aluno deverá elaborar um desenho que sintetize as conclusões que chegaram depois do debate. Estes desenhos poderão ser expostos em sala de aula, com o autor explicando sua intenção com o desenho para toda a classe.
Nome | Tipo |
---|---|
Genética – 2ª Lei de Mendel | Hipertexto |
Processo genéticos-evolutivos e os recursos fitogenéticos, disponível em:http://www.inpa.gov.br/cpca/charles/pdf/NSousa_Cap1.pdf acessado dia 27/08/2010.
Brasil Escola, disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/a-cor-pele-na-especie-humana.htm acessado dia 28/08/2010.
UFSM, alelos, disponível em: http://www.ufsm.br/blg220/hide/locoalelos.htm acessado dia 28/08/2010.
UFV, disponível em: http://www.ufv.br/dbg/gbolhtm/gbol14.htm acessado dia 28/08/2010.
Só biologia, disponível em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/genesnaoalelos2.php acessado dia 28/08/2010.
MAPAS CONCEITUAIS
Mapa conceitual, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual (acessado dia 05/09/2010).
Tutorial do Cmap Tools, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9W_lo8-TszI (acessado dia 05/09/2010)
BROFFICE.ORG, disponível em: http://www.broffice.org/ (acessado dia 05/09/2010).
Tutorial do BrOffice.org Calc, disponível em: http://www.broffice.org/tutor_sc_format_cond_estilos (acessado dia 05/09/2010).
A avaliação dos alunos nestas aulas pode se dar observando as atividades realizadas e a participação de cada aluno durante as aulas. Para avaliar de maneira significativa, o professor deve explicar que critérios estará analisando. Sugerimos alguns critérios a serem explorados nas atividades:
MAPA CONCEITUAL – organização, correção dos conceitos e ligações feitas, profundidade da análise e pesquisa, ortografia.
PESQUISA E SEMINÁRIO - organização, profundidade da pesquisa, uso de mídias, trabalho em equipe, pontualidade.
DEBATE – quantidade de participações, relevância das participações, respeito às opiniões alheias, capacidade de argumentação.
CARTOON – relevância do desenho com o tema, criatividade, organização, pertinência do desenho com o tema.
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