Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O TEMA DO EU DIVIDIDO NOS CLÁSSICOS DA POESIA

 

02/12/2010

Autor e Coautor(es)
LUCILENE HOTZ BRONZATO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos terão a oportunidade de refletirem sobre a questão do EU multifacetado, tão frequente nas obras poéticas. Além disso,essa sequência didática propicia uma dinâmica de grupo que leva os alunos a se autoavaliarem quanto a sua imaturidade ou maturidade. Também a turma descobre seu perfil de maturidade e tem a oportunidade de ler grandes clássicos da  poesia cujo  tema é o eu dividido.   

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para se trabalhar essa sequência.

Estratégias e recursos da aula

1a etapa:

Professor, recorte cartões em cartolina ou papel cartão nas cores verde e vermelha.O número de cartões é o número de alunos que você tem,em ambas as cores. Coloque esses cartões em duas pilhas separadas  em cima de uma mesa na frente da turma.   Explique aos alunos que  a cor vermelha significa “maduro”; a cor verde significa “imaturo”.  Dê –lhes um tempo para que, após uma autoavaliação, eles decidam qual dos cartões atribuirão a si mesmos.  Diga-lhes, também, que eles deverão escolher um cartão para dá-lo a um dos colegas de sala, escolhendo a cor pelo critério da maturidade ou da imaturidade.   Peça aos alunos que cada um retire seus dois cartões: um para si mesmo e outro para o colega de turma.   Quando todos estiverem com seus cartões, peça que cada aluno argumente a escolha tanto do cartão do colega, quando do seu próprio. Vá colocando no quadro o nome dos alunos mais citados pelos colegas como maduro e imaturo e vá, também, levantando o perfil de maturidade da turma como um todo ( Faça um levantamento estatístico)   

Após todos os alunos falarem, permita que os alunos mais citados (tanto pela maturidade quanto pela imaturidade) argumentem.  Enfatize o perfil de maturidade da turma a partir dos dados numéricos que você coletou.   

2ª etapa:  

Exiba o vídeo ou toque a música da banda Hori “Quem eu sou? (http://letras.terra.com.br/hori/1581851/) " Após conversar com os alunos sobre a letra da canção, distribua a letra impressa de modo que todas as questões de interpretação sejam bem reforçadas.   Pergunte aos alunos se é uma tarefa fácil responder à questão “Quem eu sou? ”. Anote a argumentação dos alunos e aproveite o momento para colocar a questão do "eu multifacetado", do "eu dividido".  

 3ª etapa:  

Distribua aos alunos o poema Traduzir-se (http://www.revista.agulha.nom.br/gula.html),de Ferreira Gullar. Faça com eles uma leitura dirigida de modo que  consigam interpretar o poema  adequadamente. Você pode levar algumas versões musicadas do poema como  Traduzir-se (Fagner) http://letras.terra.com.br/fagner/45957/  ou Traduzir-se (Adriana Calcanhotto)http://letras.terra.com.br/adriana-calcanhotto/718886/.   

4ª etapa:

Professor: exiba a imagem abaixo, disponível em http://virtualiaomanifesto.blogspot.com/2009/06/fernando-pessoa-os-multiplos-eus-de-um.html para que os alunos a interpretem. 

 http://virtualiaomanifesto.blogspot.com/2009/06/fernando-pessoa-os-multiplos-eus-de-um.html 

Professor: leve os alunos a perceberem que o EU é replicado, mas na essência é o mesmo EU. Após interpretar a imagem, informe aos alunos que o EU retratado na pintura é Fernando Pessoa, poeta português.

Inicie uma discussão com os alunos sobre a dificuldade que todos nós temos em assumir nossos defeitos. Mostre-lhes que tão difícil quanto responder à questão "Quem eu sou?" nos atribuindo predicativos elogiosos é elencar nossos “defeitos” publicamente. Aproveite esse momento da dinâmica para apresentar aos alunos o poema clássico de Fernando Pessoa, Poema em linha reta http://www.releituras.com/fpessoa_linhareta.asp).    Fale um pouco sobre Fernando Pessoa e seus heterônimos. Você pode visitar com seus alunos o site visitefernandopessoa.org.br para saber mais. Para um momento de descontração, peça aos alunos que criem déois heterônimos para si mesmos, atribuindo características próprias a cada um deles.

  5ª etapa:

Distribua, entre os alunos, vários poemas que tenham como tema a questão do "eu dividido". Peça aos alunos que declamem esses poemas para a turma . Algumas sugestões:  Comigo me desavim (http://www.algumapoesia.com.br/poesia/poesianet065.htm) , "Não sei quem sou,que alma tenho"(http://arquivopessoa.net/textos/4194),  "Minha culpa" (http://users.isr.ist.utl.pt/~cfb/VdS/florbela.html) .  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, dê aos alunos o molde de um corpo humano minimizado (tamanho ofício). Peça-lhes que cada um faça o seu próprio “EU” de papel. Cada aluno pode decorar como quiser seu EU de papel (colocar cabelo, fazer o rosto, enfeitar, etc). Diga-lhes que no corpo do molde (parte equivalente ao tronco), eles deverão escrever um poema que os defina. Exponha no mural da escola.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.