Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Desmatamento em Números: Análise de Dados a Partir de Textos e Tabelas

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Edite Resende Vieira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Armando Tramontano, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes da Cunha, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Rita Maria Cardoso Meirelles, Victor Cesar Paixão Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Natureza e as questões socioambientais
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Introdução à estatística
Ensino Fundamental Final Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar, compreender e relacionar textos, tabelas e gráficos.

Interpretar os dados por meio de textos, tabelas e gráficos.

Construir gráficos a partir dos dados contidos em uma tabela.

Ampliar a conscientização sobre a importância dos cuidados com a nossa Floresta Amazônica.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura e interpretação de gráficos: setores, colunas e linhas

Porcentagem e cálculos percentuais

Construção de gráficos utilizando planilhas eletrônicas (Excel)

Estratégias e recursos da aula

Para que a turma se envolva com o conteúdo a ser trabalhado, inicie a aula com o tema: Desmatamento da Amazônia.

Nota: Algumas atividades apresentadas nessa aula foram baseadas no livro Tratamento da Informação: Atividades para o Ensino Básico, do Projeto Fundão: Instituto de Matemática/UFRJ, coordenado pela Professora Maria Laura Mouzinho Leite Lopes. Para ver as publicações do Projeto, acesse o link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/index.php?option=com_content&task=view&id=25&Itemid=31 

Em sala de aula, sugerimos que o professor convide os alunos para ouvirem o áudio  “Professor meio ambiente parte 07: as matas e as florestas”, que tem como objetivo propiciar discussões sobre meio ambiente, desenvolvimento sustentável e a importância da preservação das culturas locais (duração aproximada: 14 minutos).

Professor meio ambiente parte 07: as matas e as florestas 

Pergunte aos alunos qual a mensagem principal da história que acabaram de ouvir. Estimule uma reflexão crítica sobre as informações levantadas pelos alunos.

Após esse debate prossiga com o tema da preservação. Apresente, se possível, fazendo uso do Data Show (projetor), o texto:  Amazônia perde 243 km² de floresta, mas desmatamento mantém tendência de queda.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vida,amazonia-perde-243-km-de-floresta-mas-desmatamento-mantem-tendencia-de-queda,592577,0.htm.  

Apresente também a tabela: Desmatamento da Amazônia.

Fonte: Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter)

Imagem da autora.    

Nota: Para copiar e distribuir o texto e a tabela para os alunos, acesse o link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/Atividade1DesmatamentoemNumeros.pdf 

Atividade 1:

Professor, faça a leitura do texto junto com a turma, solicitando que os alunos discutam e analisem as informações apresentadas. Em seguida, peça para os alunos, individualmente, realizarem a atividade abaixo.

1) De acordo com a afirmação contida no texto: “Em junho de 2010, a Amazônia perdeu 243,7 quilômetros quadrados (km²) de floresta, devastação 58% menor que a registrada no mesmo mês do ano passado.” É possível determinar o número do desmatamento em junho de 2009? Em caso afirmativo, como?

2) “No acumulado de agosto de 2009 a junho de 2010, a área desmatada foi de 1.808 km². A soma é 49% menor que a registrada no período anterior (agosto de 2008 a junho de 2009), quando o Inpe verificou 3.536 km² a menos de floresta na região.”   

Pergunta: Se não tivesse ocorrido nenhum desmatamento de agosto de 2008 a junho de 2010, quantos quilômetros quadrados seriam preservados nessa região de floresta no período?

3) A partir de que ano, o desmatamento começou a diminuir?

.  

4) Depois de 2005, apesar da queda do desmatamento, houve algum aumento em relação ao ano anterior? Em caso afirmativo, quando?

   

1) Sim, através do cálculo: 243,7/42% = (243,7 x 100)/42 = 580,2 km2 

2) Área preservada no período: 1.808 km2 + 3.536 km2 = 5.344 km2 

3) A partir de 2005

4) Sim, em 2008

Professor, aproveitando o tema trabalhado, você pode propor outras atividades.

Atividade 2:

Para análise das formas utilizadas na mídia ao tratar informações, encaminhe a turma ao laboratório de informática e solicite que os alunos construam, utilizando uma planilha eletrônica (Excel), dois gráficos de setores, dois de colunas e dois de linhas, a partir das informações contidas na tabela da atividade 1.

Obs: Esta atividade pode ser feita dividindo a turma em 6 grupos: 2 grupos para construção de gráficos de setor (um para cada grupo), repetindo o procedimento para os demais tipos de gráfico. A confecção dos seis gráficos propiciará comparação de layouts de gráficos do mesmo tipo.   

Nota: Oriente-os quanto às inserções de títulos e de legendas informativas.

Exemplos de construções:

1) Gráfico de setores

As áreas devastadas anualmente são dadas em km2.

Imagem da autora.

2) Gráfico de colunas

Área Desmatada Anualmente na Amazônia

Imagem da autora.

3) Gráfico de linhas

Imagem da autora.

  Após a construção dos gráficos, propicie uma discussão sobre a clareza das informações contidas em cada um deles e se há um gráfico preferencial para a exposição dos dados em questão.     

Atividade 3:

Para o entendimento dos alunos sobre Amazônia Legal, sugerimos que você esclareça-os sobre o significado de Amazônia Legal, acessando o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amaz%C3%B4nia_Legal

Para realização dessa atividade, acesse o link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/Atividade3DesmatamentoemNumeros.pdf, obtenha o arquivo original, tire cópias do texto e distribua para os alunos.     

“A Amazônia Legal tem uma extensão de aproximadamente 5 milhões de km2, constituindo 59% do território brasileiro.  A área desmatada acumulada atingiu cerca de 680.000 km2, aproximadamente, 17% da floresta amazônica brasileira.”

Texto e tabela adaptados de: http://www.amazonia.org.br/guia/detalhes.cfm?id=161681&tipo=6&cat_id=44&subcat_id=185  

Professor, solicite aos alunos que façam a leitura do texto com atenção e silenciosamente. Propicie então uma discussão sobre o assunto e, em seguida, proponha os questionamentos:

3.1) Qual é a extensão aproximada do território brasileiro?

  

3.2) Qual é a extensão aproximada da floresta amazônica brasileira?

   

3.3) No período de 2001 a 2003, qual foi a área desmatada no Pará?

   

3.4) Que estado foi líder do desmatamento da floresta amazônica brasileira no período de 2001 a 2003. Qual foi a área desmatada?

  

3.1) (5 milhões x 100)/59 ~ 8,5 milhões de km2 

3.2) (680.000 x 100)/17 ~ 4 milhões de km2 

3.3) 8.288 + 6.880 = 15.168 km2 

3.4) Mato Grosso com 18.635 km2 de área desmatada

Nota: Professor, caso queira elaborar mais atividades sobre o assunto, veja a íntegra do Relatório do Desmatamento na Amazônia 2003/2004. O link para acesso se encontra nos recursos complementares.  

Atividade 4:

Para realização dessa atividade, acesse o link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/Atividade4DesmatamentoemNumeros.pdf, obtenha o arquivo original, tire cópias do texto e distribua para os alunos.    

Professor, peça aos alunos que realizem a atividade individualmente, com atenção e em silêncio. Promova então uma discussão e análise das soluções encontradas pela turma.

De acordo com as informações da matéria publicada no Jornal O Globo em 6 de setembro de 2006, responda as questões a seguir:  

a) Determine a área desmatada na Amazônia Legal no período que vai de agosto de 2003 até agosto de 2004.

 

b) É correto afirmar que a área total desmatada na Amazônia Legal em agosto de 2005 é maior do que a área total desmatada na Amazônia Legal até agosto de 2004? Justifique a sua resposta.

.   

c) Em 2005, houve desmatamento em Rondônia?

Fonte: http://www.cap.ufrj.br/concurso/exame_de_selecao_2007_gabarito_seguro.pdf . 

a) 27.429 km2

b) Sim, porque de agosto de 2004 a agosto de 2005 houve desmatamento (18.793 km2).

c) Sim, pelo fato de a variação da taxa de desmatamento de Rondônia (–16%) indica que houve uma redução parcial e não o fim do desmatamento.

  .

Para outras atividades como as propostas aqui, sugerimos consultar as mídias que no dia a dia apresentam pesquisas diversas e que são uma fonte rica no tratamento da informação.   

Ao final da aula espera-se que o aluno compreenda, analise e tire conclusões ao manipular informações em textos, tabelas e em gráficos.

   

Como o tema da aula é de importância para toda a sociedade, sugerimos que você proponha à turma a confecção de painéis contendo os textos, tabelas e gráficos da aula. Estes, devem ser afixados em espaço apropriado da escola, de forma a propiciar o “saber” da comunidade escolar. Se julgar conveniente, convide um professor de ciências para falar sobre meio ambiente e preservação da natureza.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Professor meio ambiente parte 07: as matas e as florestas Áudio
Recursos Complementares

Relatório do Desmatamento: http://www.amazonia.org.br/arquivos/161680.pdf  

 

Avaliação

Avaliar a participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas.  

Dividir a turma em grupos — quantidade de alunos definida conforme o número de alunos da turma — e solicitar que os grupos façam uma “matéria” de notícia (tema livre) para ser apresentada na turma ou ser inserida no jornal da escola ou, ainda, em um mural. Nela, deverá aparecer um texto, uma tabela e um gráfico. Um aspecto a ser avaliado é se o gráfico escolhido pelos alunos é o mais adequado ao tipo de informação, devendo ser o que melhor a representa visualmente.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 2/6 - 33.33%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marilda rodrigues, UFSC , Santa Catarina - disse:
    marilda.rodrigues2009@bol.com.br

    05/05/2013

    Quatro estrelas

    gostei muito, pois estou no período de estágio e estava justamente peorcurando um texto que relacionasse e estatística e meio ambiente, pois sou do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFSC e minha formação é na área de Ciências das natureza e metemática, sendo assim o texto foium ótimo auxilio. obrigada!!!


  • adryano martins, Acadêmico de Licenciatura em Matemática - UEA , Amazonas - disse:
    adryano_jadms@hotmail.com

    03/04/2013

    Cinco estrelas

    este material é excelente...o eu precisava...parabens ao criador do material...


  • deo dos santos mendes, telesalas/ telecurso , São Paulo - disse:
    deo765@yahoo.com.br

    11/06/2012

    Cinco estrelas

    gostei muito das informações contidas no site, e gostaria de saber se pode postar perguntas / simulados para preparação das provas do enem


  • Paulo Santos, Pao procurando materila para filhos , Pará - disse:
    pafla6002@hotmail.com

    03/05/2012

    Quatro estrelas

    Otima ideia deste SITE . Tem muita didatica e representações . Parabens aos idealizadores


  • eduarda, caridade , Rio Grande do Sul - disse:
    dudiinhaliinda@hotmail.com

    08/07/2011

    Cinco estrelas

    adorei para fazer meus trabalhos....


  • Benta da Silva Marinho, CE Edison Lobão , Maranhão - disse:
    profmarinhobenta@yahoo.com.br

    13/10/2010

    Cinco estrelas

    Nota dez para a aula. Bem elaborada, criativa e possível de realizar. Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.