04/11/2010
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
- Utilização do laboratório de informática.
- Leituras, exercícios e pesquisa em grupo.
Atividade 1
ATIVIDADE DE MOTIVAÇÃO E ROTEIRO PARA ANÁLISE
O professor, como forma de motivação, perguntará aos alunos se eles conhecem alguma música em que o autor é do sexo masculino, o intérprete é do sexo masculino, mas a letra revela um eu-lírico feminino. Provavelmente, neste momento, os alunos não se lembrarão. Porém, com o desenvolver das atividades, eles poderão trazer material para ilustrar as aulas.
Após esse primeiro bate-papo, o professor apresentará aos alunos, no laboratório de informática, as letras das músicas de “Olhos nos olhos” de Chico Buarque e "Exagerado" de Cazuza. As letras das músicas estão disponíveis nos sites abaixo. O professor entregará também xerox de um roteiro de atividades para que os estudantes, em grupo de dois, resolvam as questões.
http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/olhos-nos-olhos.html Olhos nos olhos
http://www.youtube.com/watch?v=P4ojuJquiTw&feature=related Exagerado
|
ROTEIRO DE ATIVIDADES |
1- Retirem todas as marcas que evidenciam que o eu-lírico é feminino.
2- Caracterizem esse eu-lírico. (Como ele é, como age...)
3- Há constante referência a um outro ser com quem ele “fala". Caracterizem esse tu.
4- Comentem o fato do masculino se expressar como feminino.
5- Por que "Olhos nos olhos"?
6- Pesquisem e tragam para as próximas aulas, letras de músicas nas quais há a presença de eus-líricos masculinos que se expressaram como femininos.
1- Retirem todas as marcas que evidenciam o eu-lírico e em seguida caracterizem-no.
2- Destaquem as evidências existentes em "Exagerado" de uma cantiga de amor.
Importante: Ao fazer a correção do exercício, o professor explicará que uma das formas de expressão característica do Trovadorismo era a cantiga de amor na qual o eu-lírico masculino se expressava como feminino. E que a Época Medieval iniciou-se no período feudal, entre os séculos XII e XIII, quando da consolidação de Portugal como um reino independente. Apreciar com os alunos as ilustrações que se seguem. Explorando tipo de construções, atividades laboriais, vestimentas,
Imagens disponíveis em:
Atividade 2
ANÁLISE DE FILME
O professor convidará os alunos para assistirem ao filme Lancelot – O Primeiro cavaleiro, disponível em grande parte das locadoras do país. Deverá levar os alunos à sala de vídeo ou local apropriado na escola.
Este filme apresenta, de maneira romântica e fantasiosa, a novela de cavalaria do ciclo bretão. Fala sobre o rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda. |
Intertextualidade: o professor deverá convidar um professor de História e um de Geografia para acompanhá-los na atividade a fim de melhor explorar a época medieval.
Antes de os alunos irem para a sala onde assistirão ao filme, o professor lhes entregará o seguinte roteiro para observação.
1- Quais os hábitos das famílias quanto à higiene? Quanto à educação? Era comum as pessoas irem à escola? Como as pessoas se vestiam? Qual era o lazer de crianças, dos jovens e dos adultos?
2- Poderíamos esperar que na Idade Média as pessoas se comportassem como comportamos hoje?
3- Como vocês imaginam que era a literatura da época?
Atividade 3
ATIVIDADE LÚDICA
O professor levará os alunos à sala de informática para acessarem o site abaixo e fazerem, em grupo, as atividades propostas no roteiro. Deverá dizer que a correção será feita através de um joguinho, e que, então, estejam bem ligados ao responderem as questões.
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/trovadorismo
Roteiro:
1- Com a ajuda do glossário, façam uma versão da Cantiga "Ai, Deus, val!"
2- Façam um levantamento dos três principais acontecimentos históricos que o grupo destaca na dinastia de Borgonha.
3- Qual o texto literário mais antigo escrito em galaico-português?
4- Quando começou e quando terminou o período conhecido por Trovadorismo? Qual a causa da decadência deste período?
5- Quem eram os senhores feudais?
6- As cantigas podem ser classificadas em:
gênero lírico: cantigas de amigo, cantigas de amor
gênero satírico: cantigas de escárnio e de maldizer .
Caracterizem-nas :
Cantiga de amor Cantiga de amigo
Autoria masculina; |
Autoria feminina; |
origem provençal; |
origem galego-portuguesa; |
ambiente palaciano; |
ambiente rural; |
ele é vassalo porque ela é superior. |
a mulher é real e sofre por amar o namorado ausente. |
Cantiga satírica Ironias sem revelar o nome do personagem ironizado. |
Cantiga maldizer Ironias com revelação do nome do personagem ironizado. |
Professor, os docentes convidados (Geografia e História) poderão enriquecer sua aula, explicando a formação territorial da península ibérica e entornos, as doenças, os hábitos dos camponeses, do clero, dos senhores feudais...
Para a correção, o professor dividirá a turma em dois grupos A e B. 1ª pergunta: Um aluno do grupo A deverá escolher um aluno do grupo B para ler a questão e a resposta. Se o grupo acertar ganha um ponto no jogo. Se errar o grupo B terá direito a responder, se estiver correto, ponto para o grupo B, se também errar, o professor faz a correção e ninguém ganha ponto.Para a correção da 2ª pergunta, um aluno do grupo B pergunta para um aluno do grupo A e assim segue o jogo.
O professor poderá premiar os alunos do grupo vencedor com um pequeno mimo. (caixa de bombom, chaveiro, etc) Mas, o que importa é participar.
Professor, estimule os alunos a assistirem a outros filmes que exploram o tema como: História de Merlim, José de Arimatéia, Demanda do Santo Graal e além disso, peçam que acessem:
http://www.youtube.com/watch?v=mcrCUkI88VQ&feature=related
O período estudado é muito distante da realidade atual e, por isso mesmo, pode se tornar muito curioso. Em vista disso, o professor deverá avaliar os estudantes ao longo das atividades, por meio de observações quanto à participação, interesse e aprendizagem. O docente poderá criar uma ficha onde ele anotará suas observações. A partir do resultado, o professor poderá repensar sua prática pedagógica e, se for o caso, sair da mesmice pedagógica para ensinar literatura.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/03/2014
Cinco estrelasGostei muito. Excelente.
09/11/2010
Três estrelasGostei muito da aula, das sugestões de música, principalmente da música do cazuza que é mais acessivel aos alunos. Quanto ao filme Lancelot, já o utilizei anteriormente para trabalhar esse conteúdo. Seria muito bom se pudessemos sempre fazer essa interdiscilplinaridade, infelizmente, é muito difícil. Mesmo assim valeu a dica!!!!