Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A lírica trovadoresca

 

04/11/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os marcos cronológicos e a importância dessa literatura para a sociedade da época;
  • analisar a origem, as características das cantigas e suas funções;
  • compreender as causas da decadência do Trovadorismo;
  • analisar textos dos trovadores modernos representados por Chico Buarque e Cazuza.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Eu-lírico em textos poéticos.
  • Literatura como uma manifestação artística do ser humano.
  • Aspectos formais e temáticos em textos literários. 
Estratégias e recursos da aula

- Utilização do laboratório de informática.

- Leituras, exercícios e pesquisa em grupo.

Atividade 1 

ATIVIDADE DE MOTIVAÇÃO E ROTEIRO PARA ANÁLISE

O professor, como forma de motivação, perguntará aos alunos se eles conhecem alguma música em que o autor é do sexo masculino, o intérprete é do sexo masculino, mas a letra revela um eu-lírico feminino. Provavelmente, neste momento, os alunos não se lembrarão. Porém, com o desenvolver das atividades, eles poderão trazer material para ilustrar as aulas.

Após esse primeiro bate-papo, o professor apresentará aos alunos, no laboratório de informática, as letras das músicas de “Olhos nos olhos” de Chico Buarque e "Exagerado" de Cazuza. As letras das músicas estão disponíveis nos sites abaixo. O professor entregará também xerox de um roteiro de atividades para que os estudantes, em grupo de dois, resolvam as questões.

  • Professor, vale ressaltar que o vídeo da música "Exagerado" foi construído por meio de desenho animado. Com certeza, os estudantes gostarão muito.

http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/olhos-nos-olhos.html    Olhos nos olhos

http://www.youtube.com/watch?v=P4ojuJquiTw&feature=related  Exagerado

                                                                                           ROTEIRO DE ATIVIDADES

  • Respondam considerando a letra da música escrita por Chico Buarque

1-     Retirem todas as marcas que evidenciam que o eu-lírico é feminino.

2-     Caracterizem esse eu-lírico. (Como ele é, como age...)

3-     Há constante referência a um outro ser com quem ele “fala". Caracterizem esse tu.

4-     Comentem o fato do masculino se expressar como feminino.

5-     Por que "Olhos nos olhos"?

6-     Pesquisem e tragam para as próximas aulas, letras de músicas nas quais há a presença de eus-líricos masculinos que se expressaram como femininos.

       

  • Respondam considerando a letra da música de Cazuza "Exagerado".

1- Retirem todas as marcas que evidenciam o eu-lírico e em seguida caracterizem-no.

2- Destaquem as evidências existentes em "Exagerado" de uma cantiga de amor.

Importante: Ao fazer a correção do exercício, o professor explicará que uma das formas de expressão característica do Trovadorismo era a cantiga de amor na qual o eu-lírico masculino se expressava como feminino. E que a Época Medieval iniciou-se no período feudal, entre os séculos XII e XIII, quando da consolidação de Portugal como um reino independente. Apreciar com os alunos as ilustrações que se seguem. Explorando tipo de construções, atividades laboriais, vestimentas,

Imagens disponíveis em:  

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&q=idade+media&gbv=2&aq=0&aqi=g2&aql=&oq=Idade+m%C3%A9&gs_rfai=  

Atividade 2 

ANÁLISE DE FILME

O professor convidará os alunos para assistirem ao filme Lancelot – O Primeiro cavaleiro, disponível em grande parte das locadoras do país. Deverá levar os alunos à  sala de vídeo ou local apropriado na escola.

Este filme apresenta, de maneira romântica e fantasiosa, a novela de cavalaria do ciclo bretão. Fala sobre o rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda.

Intertextualidade: o professor deverá convidar um professor de História e um de Geografia para acompanhá-los na atividade a fim de melhor explorar a época medieval.

Antes de os alunos irem para a sala onde assistirão ao filme, o professor lhes entregará o seguinte roteiro para observação.

1- Quais os hábitos das famílias quanto à higiene? Quanto à educação? Era comum as pessoas irem à escola? Como as pessoas se vestiam? Qual era o lazer de crianças, dos jovens e dos adultos?

2- Poderíamos esperar que na Idade Média as pessoas se comportassem como comportamos hoje?

3- Como vocês imaginam que era a literatura da época?

  • Ao final da atividade, alunos e professores se assentarão em círculo para discutirem o filme e o roteiro.

Atividade 3

ATIVIDADE LÚDICA 

O professor levará os alunos à sala de informática para acessarem o site abaixo e fazerem, em grupo, as atividades propostas no roteiro. Deverá dizer que a correção será feita através de um joguinho, e que, então, estejam bem ligados ao responderem as questões.

http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=literatura/docs/trovadorismo 

Roteiro:

1- Com a ajuda do glossário, façam uma versão da Cantiga "Ai, Deus, val!"

2- Façam um levantamento dos três principais acontecimentos históricos que o grupo destaca na dinastia de Borgonha.

3- Qual o texto literário mais antigo escrito em galaico-português?

4- Quando começou e quando terminou o período conhecido por Trovadorismo? Qual a causa da decadência deste período?

5- Quem eram os senhores feudais?

6- As cantigas podem ser classificadas em:   

gênero lírico: cantigas de amigo, cantigas de amor      

gênero satírico: cantigas de escárnio e de maldizer .

Caracterizem-nas :

Cantiga de amor                                                                                                            Cantiga de amigo

Autoria masculina;

Autoria feminina;

origem provençal;

origem galego-portuguesa;

ambiente palaciano;

ambiente rural;

ele é vassalo porque ela é superior.

a mulher é real e sofre por amar o namorado ausente.

Cantiga satírica

Ironias sem revelar o nome do personagem ironizado.

Cantiga maldizer

Ironias com revelação do nome do personagem ironizado.

Professor, os docentes convidados (Geografia e História) poderão enriquecer sua aula, explicando a formação territorial da península ibérica e entornos, as doenças, os hábitos dos camponeses, do clero, dos senhores feudais...

Para a correção, o professor dividirá a turma em dois grupos A e B. 1ª pergunta: Um aluno do grupo A deverá escolher um aluno do grupo B para ler a questão e a resposta. Se o grupo acertar ganha um ponto no jogo. Se errar o grupo B terá direito a responder, se estiver correto, ponto para o grupo B, se também errar, o professor faz a correção e ninguém ganha ponto.Para a correção da 2ª pergunta, um aluno do grupo B pergunta para um aluno do grupo A e assim segue o jogo.

O professor poderá premiar os alunos do grupo vencedor com um pequeno mimo. (caixa de bombom, chaveiro, etc) Mas, o que importa é participar.

  • Professor, ao encerrar a aula, cuide para que não restem dúvidas sobre o tema.
  • A prosa no Trovadorismo será objeto de outra aula.
Recursos Complementares

 Professor, estimule os alunos a assistirem a outros filmes que exploram o tema como: História de Merlim, José de Arimatéia, Demanda do Santo Graal e além disso, peçam que acessem:

http://www.youtube.com/watch?v=mcrCUkI88VQ&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=dsh4heG1k1o&feature=related      

http://www.youtube.com/watch?v=uS9mgUu-f58&feature=fvw    

Avaliação

O período estudado é muito distante da realidade atual e, por isso mesmo, pode se tornar muito curioso. Em vista disso, o professor deverá avaliar os estudantes ao longo das atividades, por meio de observações quanto à participação, interesse e aprendizagem. O docente poderá criar uma ficha onde ele anotará suas observações. A partir do resultado, o professor poderá repensar sua prática pedagógica e, se for o caso, sair da mesmice pedagógica para ensinar literatura.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Sebastiana Maria Mendonça, Seduc , Rondônia - disse:
    deusperfeito@gmail.com

    05/03/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito. Excelente.


  • Ana Alessandra Ximenes Moreira, PARANA ESTADO EFM , Ceará - disse:
    prosa51@hotmail.com

    09/11/2010

    Três estrelas

    Gostei muito da aula, das sugestões de música, principalmente da música do cazuza que é mais acessivel aos alunos. Quanto ao filme Lancelot, já o utilizei anteriormente para trabalhar esse conteúdo. Seria muito bom se pudessemos sempre fazer essa interdiscilplinaridade, infelizmente, é muito difícil. Mesmo assim valeu a dica!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.