Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tempos verbais na 3ª pessoa do plural

 

10/07/2009

Autor e Coautor(es)
Rosemary Paula Basso
imagem do usuário

CHARQUEADA - SP Secretaria Municipal de Educação de CHARQUEADA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Os alunos terão a oportunidade de aprender a trabalhar com os tempos verbais na 3ª pessoa do plural de forma diferenciada, após criarem tabela num editor de textos de computador.
    Estas aulas são importantes, principalmente nas regiões interioranas, onde o dialeto local, muitas vezes, não condiz com a forma culta ESCRITA da língua portuguesa. Assim sendo, os alunos não possuem referenciais no seu dia a dia, onde o docente deverá trabalhar com afinco neste quesito.
Duração das atividades
2 aulas (4 horas) ou seja, duas horas por dia.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Há necessidade de que os alunos possuam os seguintes conhecimentos prévios:
• Conhecimentos básicos em digitação e criação de tabela no editor de textos.
• Estarem alfabetizados.

Estratégias e recursos da aula

• 1º Dia/aula:


Escreve-se uma frase na lousa e indaga-se aos alunos se sabem em qual tempo verbal a frase se encontra;
Ter uma conversa sobre o tema Tempo Verbais e Verbos, com questionamentos aos alunos;
Com a ajuda dos alunos, transpor a frase para o plural nos tempos verbais "presente", "passado" e "futuro", lançando-se da estratégia em colocar palavras que não se alteram, como algum nome próprio por exemplo;
Em seguida deverão, em duplas, no editor de textos do computador, no laboratório de informática, digitar seus nomes e passar as frases diretamente para o pluras, que a professora escreveu na lousa.
A professora, após o término da atividade da dupla, sentará ao lado da mesma e, com o auxílio da função "realce" do editor de textos, irá ler em voz alta e ir destacando todas as partes corretas de todas as frases digitadas, deixando em branco os erros.
Indagar a dupla para que descubram onde está o erro, e interferir nas suas dúvidas auxiliando-os, e acertando as palavras erradas, porém deixando a parte corrigida sem destaque, para possível consulta posterior e salvar em pasta de série e período dos alunos.


• 2º Dia/aula:


O trabalho inicial é praticamente idêntico a aula anterior, relembrando-os a respeito de observar o tempo verbal das frases ao passá-las para o plural;
Relembrá-los também como se cria uma tabela e como se move pelas suas células.
Dar uma demonstração na lousa do que deverá ser feito no editor de textos, passo a passo.
Em seguida deverão, em duplas, no editor de textos do computador, no laboratório de informática, digitar seus nomes, criar uma tabela com 3 colunas e 11 linhas e na primeira linha de cada coluna deverão digitar: presente, passado e futuro, respectivamente.
A professora digita na coluna do tempo verbal "presente" na 3ª pessoa do plural os termos, porém a estratégia principal dessa aula, é de que uma dupla não "cole" as respostas da outra, devendo a professora digitar por ela mesma termos diferentes para cada dupla de alunos.

Exemplo:

DUPLA 1
                                PRESENTE                                   PASSADO                                         FUTURO
Eles fazem
Elas ficam
Elas auxiliam
Eles trabalham
Elas capricham
Eles memorizam
Elas confundem
Eles transformam
Elas poluem
Eles aspiram
DUPLA 2
                            PRESENTE                                PASSADO       &nb sp;    ;   &nb sp;                         FUTURO
Elas improvisam
Eles editam
Elas cumprem
Eles indicam
Elas penteiam
Eles produzem
Elas provocam
Eles perdoam
Elas utilizam
Eles manipulam

Cada dupla digitará as respostas nos espaços em branco.
A professora, após o término da atividade da dupla, sentará ao lado dela e com o auxílio da função “destaque” ou “realce” do editor de texto, irá ler em voz alta e destacar todas as partes corretas de todos as termos digitados, deixando em branco os erros.
Indagar a dupla para que ditem para a professora qual a palavra certa para corrigir este ou aquele erro, a professora fará alterações, interferindo durante o processo, porém deixando a parte corrigida sem destaque, para possível consulta posterior e salvar em pasta da série e período dos alunos.

Recursos Complementares

Um computador por dupla de aluno.

Avaliação

Observação constante da atenção e participação dos alunos na atividade proposta.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Iara Maria Lima Mendes, EE - ESCOLA CUPERTINO DE LACERDA , Bahia - disse:
    iaramendescasa@hotmail.com

    20/06/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns porfessora!!!! sua aula me ajudou muito na minha prática pedagógica. Beijos


  • Graciliano F Gandra, Ecola Pe. Clemente Salleri , Amazonas - disse:
    farnelagan@bol.com.br

    02/11/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns pra vc professora Rosemery. A sua metodologia está coerente e de maneira detalhada. Isso é muito importante p/ o aluno e é uma maneira diferenciada de ensinar. Beijos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.