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Soroban: o que é e como se utiliza?

 

14/09/2010

Autor(es) e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Ensino Fundamental Final Matemática Operações
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Abordar o conceito de Soroban: o que é, para que serve sua origem e como se utiliza.

Utilizar o Soroban em atividades matemáticas e aprender sobre a importância para a pessoa com deficiência.

Compreender os benefícios do Soroban para o aprimoramento do raciocínio lógico matemático.

Duração das atividades
Aproximadamente 200 minutos, quatro (4) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo;

• Utilização do laboratório de Informática.                   

Motivação:

Estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática, o professor deverá pedir para que os alunos acessem o link abaixo para realizar a leitura da reportagem “SP entregará kit escolar a alunos com deficiência visual” (Fig. 1).   

Link da reportagem “SP entregará kit escolar a alunos com deficiência visual”: 

                                                                   

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL975817-5598,00-SP+ENTREGARA+KIT+ESCOLAR+A+ALUNOS+COM+DEFICIENCIA+VISUAL.html   Acessado 01 Agos.2010 

Figura 1: Reportagem “SP entregará kit escolar a alunos com deficiência visual”     

Sugestão:

O professor poderá imprimir a reportagem  e disponibilizar para cada dupla um exemplar.     

Com o objetivo de nortear a leitura da reportagem, sugerimos o roteiro  abaixo.  

 

Roteiro de Leitura   

1.      O que o governo do Estado de São Paulo estará disponibilizando para as escolas públicas?

2.      Quais alunos serão beneficiados com estes materiais?

3.      Quantos alunos com Deficiência Visual ou Visão Subnormal estão incluídos nas escolas públicas?

4.      Quais materiais estão fazendo parte deste Kit?

5.      Segundo a reportagem, o número de alunos com Deficiência incluídos nas escolas públicas está crescendo ou diminuindo?     

Ao término da leitura e discussão do texto em questão, o professor deverá solicitar  que as duplas, que se sentirem à vontade, compartilhem as respostas que deram às questões do roteiro de leitura.   

Em seguida, o professor deverá fazer a seguinte pergunta aos alunos:   

Vocês já ouviram falar em Soroban? Saberiam explicar o que é um Soroban?     

Quando todos terminarem de expressar suas opiniões, o professor deverá mostrar para os alunos a imagem de um Soroban (Fig.2), lembrando-os que este era um dos materiais que estariam nos Kits, os quais seriam entregues às escolas públicas do estado de São Paulo. Além disso, o professor deverá dizer que o tema da aula é “Soroban: o que é e como se utiliza?”.           

Figura 2: Imagem de um Soroban

Disponível em:    http://japanese-games-shop.com/tomoerainbow.jpg   Acessado em: 25 Agosto 2010        

Atividade 1

Dando continuidade à aula, cada dupla deverá  realizar uma pesquisa acerca do Soroban, escolhendo um dos temas sugeridos abaixo.    

Temas para a pesquisa:

1.      Definição de Soroban: o que é, sua utilidade e objetivo.

2.      Disciplinas acadêmicas (escolares) que utilizam o Soroban.

3.      Tipos de Soroban.

4.      Habilidades desenvolvidas pelo uso do Soroban (por exemplo: memorização, percepção etc.)

5.      História do Soroban.

6.      Soroban no Brasil.

7.      Manuseio do Soroban.

8.      Soroban Adaptado para pessoas com Deficiência Visual.   

Cada grupo deverá pesquisar informações e figuras relacionadas ao tema escolhido, para posteriormente elaborarem um cartaz (Fig.4) sobre o assunto.  

Sugestões de sites para a pesquisa: 

http://www.cpsoroban.com.br/soroban.htm  (Fig. 3) 

http://madeinjapan.uol.com.br/2006/07/21/desvendando-o-soroban/ 

http://www.soroban.org/  

http://www.soroban.org/adapt_adapt.shtml 

http://www.acenba.com.br/soroban/ 

http://deficienciavisualsp.blogspot.com/2009/02/soroban.html 

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/noticias/article.php?storyid=880 

http://www.debirigui.ensite.com.br/ots_material/ot_ed_esp_e_metodologias_ensino_matematica_deficientes_visuais/braimateca.pdf 

http://dvsepedagogia.blogspot.com/2009/04/sugestoes-para-educacao-infantil.html                      

Figura 3: Imagem do site Centro Paulista de Soroban         

Concluídas as pesquisas, as duplas deverão compartilhar com os demais alunos da sala os resultados destas. Neste momento o professor deverá mediar a discussão dos alunos, de forma a promover a socialização das informações, bem como o esclarecimento de dúvidas que porventura surjam.

Atividade 2  

Prosseguindo a aula, neste momento,  o professor deverá apresentar à classe o vídeo “Elaborando um Soroban Adaptado” (Fig.4),  com duração de 02 minutos e 08 segundos, conforme postado abaixo.   

Link do vídeo “Elaborando um Soroban Adaptado”:

http://www.youtube.com/watch?v=6IrO87Fd-Hs   Acessado em: 31   Agosto de 2010.                               

 Figura 4: Vídeo “Elaborando um Soroban Adaptado”   

Sugestão:

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.       

O referido vídeo foi elaborado por Paloma Alinne Alves Rodrigues, do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Social e Educacional (CPIDES) da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP).   

Ao término do vídeo, o professor deverá explicar que neste momento cada dupla deverá elaborar o seu próprio Soroban. Para isto, eles deverão seguir os passos de elaboração apresentados no vídeo.     

Observação   

Para a elaboração do Soroban, o professor poderá disponibilizar os materiais para os alunos ou pedir, previamente, para que eles os tragam de casa.                 

Materiais para a elaboração do Soroban   

  • 4 latas sem tampa (podem ser as de extrato de tomate).
  • 1 caixa de lápis de cor.
  • Papel colorido.
  • Tesoura.     

Atividade 3   

Finalizada a elaboração dos Sorobans, as duplas deverão mostrar para a classe como se representa um número utilizando o Soroban. Os alunos serão orientados para que escolham números diferentes dos apresentados anteriormente por outras duplas. O professor, caso julgue necessário, poderá iniciar representando, por exemplo, o número vinte e um (21), adicionando dois (2) lápis na lata da dezena e um (1) lápis na lata da unidade (Fig.5).       

Observação

O professor poderá sugerir que os alunos, oralmente, façam operações aritméticas - adição e subtração, utilizando o Soroban Adaptado.                                  

Figura 5: Vídeo “O número vinte e um representado no Soroban Adaptado”       

Em seguida, o professor deverá fazer a seguinte qustão:   

Vocês acham que o Soroban auxília na aprendizagem de matemática?     

É fundamental que os alunos compreendam que o Soroban aprimora a habilidade de memorização e o raciocínio lógico matemático.  E que, além disso, é um recurso pedagógico que pode ser utilizado para que o aluno com Deficiência Visual (DV) desenvolva atividades matemáticas com autonomia.    

Destacamos que abaixo sugerimos uma reportagem, para o professor, que retrata a capacitação de professores para a utilização do Soroban com alunos com Deficiência Visual.

http://www.osvaldocruz.sp.gov.br/noticias/educacao/educacao-promove-curso-de-soroban-para-alfabetizar-cegos/       

 

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:  

Sugestão 1  

Sob a orientação e acompanhamento do professor, os grupos deverão elaborar um cartaz (Fig.6) sobre o tema pesquisado, na atividade 2 e apresentar aos demais alunos da sala, explicando o que aprenderam em suas pesquisas.         

Figura 6: Exemplo de um Cartaz sobre o tema “Definição de Soroban”    

Sugestão 2   

Cada grupo deverá escolher uma turma de alunos de séries anteriores a deles e ensinarem aos mesmos a fazerem e utilizarem um Soboran.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas, à compreensão por parte do aluno, com relação ao Soroban ser um recurso pedagógico matemático que permite a autonomia da pessoa com Deficiência Visual (DV) na realização de atividades que envolvam cálculos, como também pode ser utilizado por alunos sem deficiência, além de aprimorar diversas habilidades físicas e mentais.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • claudenira carris, EMEI DONA NHANHÁ , Mato Grosso - disse:
    claudiacarris@hotmail.com

    08/10/2011

    Cinco estrelas

    O conteúdo aqui apresentado foi de muito proveitoso para mim pois com ele pude ter noção de como trabalhar com um sorobam, agradeço a ajuda recebida.


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