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A prosa medieval

 

06/11/2010

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a passagem da estrutura feudal para a economia mercantil;
  • conhecer as influências que propiciaram o desabrochar da prosa em Portugal;
  • identificar características da prosa no período trovadoresco.
  • identificar as Hagiografias, Livros de linhagem, Cronicões, Novelas de Cavalaria.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Literatura como uma manifestação artística do ser humano. 
  • Aspectos formais e temáticos em textos literários. 
Estratégias e recursos da aula
  • Utilização do laboratório de informática.
  • Leituras, exercícios e pesquisa em grupo.
  • Assistir ao filme “O rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda.
  • Analisar Dom Quixote de La Mancha.

Atividade 1

O professor perguntará aos alunos se alguém já assistiu a algum filme ambientado na Idade Média. Lembrará que há no mercado muitos filmes como "O Rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda", "A demanda do Santo Graal", "Amadis de Gaula". Pedirá que tentem explicar que fascínio essas narrativas têm uma vez que sempre são relançadas e alcançam grande sucesso de público.

Em seguida, o professor levará os alunos à sala de informática para acessarem o site:

http://www.gargantadaserpente.com/historia/trovadorismo/prosa.shtml

No site, os alunos aprenderão sobre a prosa no Trovadorismo, Hagiografia, Cronicões, Livros de Linhagem e Novelas de Cavalaria.

Intertextualidade: Professor, convide professores de História e Geografia para trabalharem juntos com você e a turma todas as atividades propostas. Certamente os profissionais dessas áreas poderão enriquecer bastante sua aula na exploração deste conteúdo.

Na sequência, o professor deverá entregar o roteiro abaixo que orientará a observação dos alunos e a futura exploração pelo professor.

Roteiro:

1- Qual a finalidade dos diferentes tipos de prosa característicos do Trovadorismo?

hagiografias

cronicões

livros de linhagem

novelas de cavalaria

2- Pesquise junto de seus familiares e construa a sua árvore genealógica. Depois responda: Se estivéssemos no século XIV, como se chamaria o texto que você produziu?

3- As ilustrações abaixo ligam-se a qual destes diferentes tipos de textos?

 

http://images.google.com/images?hl=pt-BR&tbs=isch%3A1&sa=1&q=santo+graal&aq=0&aqi=g3&aql=&oq=Santo+Graal&gs_rfai=

http://images.google.com/images?hl=pt-BR&tbs=isch%3A1&sa=1&q=cavaleiros+da+tavola+redonda&aq=0&aqi=g2g-s1&aql=&oq=cavaleiros+da+t&gs_rfai=

3- Vocês pensam que a cultura trovadoresca desapareceu da literatura quando ocorreu a decadência do Trovadorismo? 

4- Vocês sabem o que é demandar? Levantem hipóteses: de que trata o filme "A demanda do Santo Graal"?

Atividade 2

Após correção e discussão das questões acima, o professor deverá levar os alunos na sala de vídeo ou em local pertinente para assistirem ao filme Rei Arthur. Depois deverá explorar o filme por meio das questões propostas no roteiro que deverá ser xerocado para uso do aluno.

Roteiro para exploração, em grupo, do filme:

1- Dos anos 300 d.C até o século XIV, os romanos estenderam seus territórios da Arábia até a Bretanha. Como isso acontecia?

2- Diz a lenda que ao conquistarem a Somália, impuseram aos somalianos um compromisso. Que compromisso era esse?

3- Façam um esquema que apresente dez episódios importantes que resumam a história.

4- Sendo as Novelas de Cavalaria obras de ficção escritas em prosa as quais celebram feitos guerreiros, o que a história apresentada pelo filme celebra?

5- Viver no século XVI era bom? Justifiquem.

  • Professor, ao fazer correção, explore o vestuário, a armas usadas, as relações com a Igreja e com as autoridades religiosas.

Atividade 3

Nesta atividade, o professor proporá aos alunos a leitura de estudo da obra Dom Quixote de La Mancha, escrito por Cervantes acessando o site:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/artes-e-literatura/a-imaginacao-e-o-delirio-de-um-cavaleiro-andante/a-imaginacao-e-o-delirio-de-um-cavaleiro-andante-0/  

A união dos dois textos: Rei Arthur e Dom Quixote de La Mancha ajudará os alunos a entenderem porque Dom Quixote é considerado a maior obra-prima da literatura mundial. 

Imagem disponível em:  

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/artes-e-literatura/a-imaginacao-e-o-delirio-de-um-cavaleiro-andante/a-imaginacao-e-o-delirio-de-um-cavaleiro-andante-0/ 

  • Professor, abaixo há três sugestões que o auxiliarão em suas aulas:

1- Você poderá explorar somente os textos abaixo.

2- Poderá dividir a classe em grupo para leitura do texto traduzido;

3- Poderá adotar a leitura da adaptação feita por José Angeli.

Motivação:

Para motivação, o professor deverá explicar à turma que Dom Quixote é o nome do personagem da obra Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, escrita no século XVII. Esse herói, depois de ler  muitas novelas de cavalaria medievais, decidiu tornar-se um cavaleiro andante e sair pelo mundo resgatando valores esquecidos. Essa obra foi traduzida, adaptada e teve várias versões em muitos idiomas. O escritor brasileiro Monteiro Lobato escreveu Dom Quixote das crianças, contado por Dona Benta.

Opção 1

Texto I

Dom Quixote de la Mancha

Monteiro Lobato

    Dona Benta começou da moda dela:

    — Em certa aldeia da Mancha (que é um pedaço da Espanha), vivia um fidalgo aí duns cinquenta anos, dos que têm lança atrás da porta, escudo de couro e cachorro magro no quintal — cachorro de caça. Chamava-se Dom Quixote. Era magro, alto, muito madrugador e muito amigo dos livros. Só lia, porém, uma qualidade de livros: os de cavalaria que contam histórias dos cavaleiros andantes.

    — E por que eles se chamavam assim? — perguntou Emília.

    — Porque viviam a cavalo, sempre a correr o mundo atrás de aventuras. Pois é. De tanto ler aqueles livros de cavalaria, o pobre fidalgo da Mancha ficou com o miolo mole; entendeu de virar também cavaleiro andante e sair com a velha armadura, mais a lança e o escudo, a correr o mundo atrás de aventuras.

    Como todo cavaleiro tem uma namorada, Dom Quixote inventou que a sua amada se chamava Dulcinéia, e fez para ela estes versos:

Onde estás senhora minha,

Que não te dói o meu mal?

Ou não o sabes, senhora,

Ou é falsa e desleal.

Assim, sonhando que era um grande cavaleiro, Dom Quixote largou os livros, vestiu a armadura, pegou seu velho cavalo Rocinante e partiu. No caminho, encontrou várias pessoas e sempre imaginava um combate com os inimigos. Ele chegou até mesmo a atacar um moinho de vento, pois pensou que era um monstro! Dom Quixote não é somente louco, ele é também conhecido como sonhador, generoso, honesto, e quer também o bem da humanidade, vingando os fracos e os inocentes. Por isso, ele é o herói mais famoso da literatura!

Após a leitura silenciosa e em voz alta, os alunos deverão responder às questões seguintes em seu caderno. O professor deverá passá-las no quadro de giz para que os alunos as copiem:

1- Por que os romances eram denominados Romances de cavalaria?

2- O que os versos escritos por Dom Quixote lembram?

3- O que fez de Dom Quixote um herói famoso?

Texto 2

Dom Quixote, o cavaleiro da triste figura 

José Angeli

    Numa pequena aldeia da Mancha, província espanhola, vivia um fidalgo. Homem de costumes rigorosos e decadente fortuna. Dom Quesada ou Quixano – nunca ninguém soube ao certo – vivia da exploração de suas propriedades, que mal lhe rendiam para manter uma simples aparência de abastança. Homem forte, altivo e nervoso, cultivava a caça como esporte e forma de abastecer melhor a mesa.

     Aos cinqüenta anos, magro, alto, de gestos imponentes e uma certa altivez forçada, era mais conhecido por sua enorme biblioteca, onde empenhava toda a moeda conseguida nas colheitas ou pela venda sucessiva de partes de suas terras, do que propriamente por sua maneira esquisita de viver.

     Entre um povo de raras leituras, como era o de sua aldeia, causava espanto e admiração aquela voracidade com que comprava e consumia livros e mais livros. E o mais intrigante era que toda sua biblioteca só abrigava livros sobre as aventuras da cavalaria andante, na época coisa do passado.

[...]

À força de tanto ler e imaginar, foi se distanciando da realidade a ponto de já não poder distinguir em que dimensão vivia. Varando noites e noites à luz de um candeeiro, lia, relia e construía à sua maneira, o desenrolar de todas as aventuras.

[...]

De tanto imaginar, um dia rompeu o elo que o prendia à realidade. Num estado febril e agitado iniciou uma existência onde só existiam personagens da cavalaria andante. Eram gigantes para derrotar, castelos que deviam ser assaltados, donzelas prisioneiras de algum tirano para salvar e legiões de bandidos para combater. Foi assim que, completamente transtornado, resolveu que seria cavaleiro andante e partiria com suas armas e seu cavalo em busca de aventuras e perseguindo justa fama.

 Para esse texto também sugerir aos estudantes que o leiam e reflitam sobre ele e depois respondam às questões passadas no quadro de giz:

1- O que se deve entender por:

a-cultivava a caça como esporte e forma de abastecer melhor a mesa.  

b-empenhava toda a moeda conseguida nas colheitas ou pela venda sucessiva de partes de suas terras

2- Dom Quixote tornou-se “louco”, fora da realidade em que vivia, pelo fato de ler muito. Você acredita que alguém possa enlouquecer de tanto ler?

3. Releia o último parágrafo do trecho em estudo. Quais as palavras que nos levam a concluir que Dom Quixote se tornaria um herói?

4- Quais as características que fazem de Dom Quixote de la Mancha um livro de Cavalaria?

Opção 2

O professor deverá dividir a sala em grupos e determinar os capítulos que serão lidos por cada grupo. (A obra tem 900 páginas, porém de interessante leitura). Todos os alunos deverão ler a apresentação ou introdução.

http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/quixote1.pdf 

Na sequência, solicitar aos estudantes que realizem um seminário para que cada grupo apresente, de forma criativa, à classe, os capítulos a eles destinados. (em forma de jogral, teatro, fantoches...)

Opção 3

 O professor poderá adotar, para leitura integral: Dom Quixote; adaptação de José Angeli; Editora Scipione [coleção Reencontro Literatura]; 136 pp.

As várias atividades envolvendo "Dom Quixote" é por esse romance ser considerado como a maior obra literária de todos os tempos. O professor poderá finalizar a aula convidando os alunos a assistirem o youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=fP8GAakFbDA 

 

Recursos Complementares

Professor, leia e estimule seus colegas professores e os alunos a acessarem os sites abaixo:

http://www.memorial.rs.gov.br/cadernos/quixote.pdf 

http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/dom-quixote-423725.shtml 

Avaliação

Professor, a avaliação das atividades deverá acontecer simultaneamente no desenvolver das aulas. Envolva os alunos na discussão dos filmes e sugira, ao final dos trabalhos, uma auto-avaliação da participação deles. Você também deve fazer uma avaliação de suas aulas com o objetivo de repensar sua prática.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
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Opiniões

  • sinara antunes, CEJA -25 DE JUNHO , Mato Grosso - disse:
    sinara-barroso@hotmail.com

    16/06/2015

    Quatro estrelas

    DE GRANDE VALIA PARA O CONHECIMENTO DA LITERATURA EM SALA DE AULA .


  • carla, Universidade do Estado da Bahia , Bahia - disse:
    carla.iga@hotmail.com

    30/08/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom, ajuda bastante a diversificar as aulas!!!!


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