25/11/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
Através de uma conversa informal a professora deve perguntar aos alunos o que sabem sobre a reciclagem: o que é? como funciona? Os próprios alunos podem ir respondendo o que já sabem. Após essa conversa, a professora deve dar uma folha da história em quadrinhos, descrita abaixo, para cada criança (esta deve ser xerocada anteriormente). Pedir dois alunos para fazer a leitura, cada um representando um personagem da história.
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_8WxyKPYB4YU/SuCF56sXLXI/AAAAAAAAAMQ/4qJ6_s_j7Go/s1600-h/Coleta+seletiva+UNIVERSO.jpg
A professora deve fazer uma interpretação oral da história:
Momento 2
*Para esse momento um aparelho audiovisual deve ser preparado.
Apresentar para as crianças o vídeo abaixo pedindo que prestem atenção nas diversas informações sobre a reciclagem.
http://www.youtube.com/watch?v=-YfLJofLciw&feature=related
Após a apresentação do vídeo, as crianças devem listar os vários objetos que apareceram e podem ser reciclados. A professora pode ir anotando no quadro.
Momento 3
Perguntar se sabem quais as cores usadas na coleta seletiva. Explicar que 4 cores são usadas: amarelo, azul, vermelho e verde. Se em algum momento, o conceito de reciclagem já tiver sido trabalhado, deixar que as crianças tentem relacionar cada produto à sua respectiva cor. Caso haja muita dúvida, a professora pode fazer essa explicação de forma dinâmica. Pode escrever no quadro o nome dos 4 produtos e fazer uma votação entre os alunos sobre a cor da coleta seletiva. Dessa forma, aprenderão brincando sobre as cores da coleta seletiva.
Ex: Papel - quantas crianças acham que a cor da coleta do papel é a amarela? 6
quantas crianças acham que a cor da coleta do papel é a azul? 8
quantas crianças acham que a cor da coleta do papel é a vermelha? 4
quantas crianças acham que a cor da coleta do papel é a verde? 2
Apresentar as seguintes figuras aos alunos confirmando as cores e os símbolos usados na reciclagem.
Dar uma folha xerocada para cada criança e pedir que copiem as palavras listadas no momento 2, abaixo de sua respectiva lixeira.
* Como provavelmente o xerox será preto e branco, as crianças podem colorir as lixeiras com as cores da coleta seletiva
Imagem disponível em: http://www.primospredios.com.br/fotos/Coleta%20Seletiva/Original%20Files/Lixeiras%20Basculante%20(C%F3d.%20PRI043).jpg
Momento 4
* Essa atividade deve ser preparada antes dos alunos chegarem à sala de aula.
A professora deve esconder na sala ou no esaço físico da escola alguns objetos usados que podem ser reciclados (jornais, revistas, copos descartáveis, pote de vidro, pregos, parafusos, caixas, garrafas pet,). Deve também preparar 4 caixas grandes de papelão e encapá-las com as cores, azul, amarela, verde e vermelho, escrevendo na frente da caixa o nome do respectivo material de cada uma.
Quando as crianças chegarem para a aula, a professora irá propor uma gincana de caça ao tesouro. Listar no quadro todos os materiais que foram escondidos na escola (ou na sala) e deixar que as crianças os encontrem. Ao encontrarem o material, esse deve ser jogado na caixa que corresponde à sua reciclagem. Essa atividade pode ser feita com uma única turma ou com várias turmas.
Caso tenha sido feita com várias turmas, os materiais podem ser contados ou pesados para averiguar quem conseguiu juntar mais lixo destinado à reciclagem.
Caso tenha feito sido feita com uma turma, as crianças que conseguiram achar mais objetos serão as vencedoras.
Um prêmio pode ser combinado anteriormente (como bala, chocolate, bola de soprar), porém, é importante que todos ganhem algo já que todos participaram. Explicar que, todos estarão ajudando o meio ambiente, isso é o mais importante.
A professora pode, também, tentar marcar uma visita com a turma à usina de reciclagem da cidade. Caso a escola possua coleta seletiva, a professora pode propor que as lixeiras das 4 cores permaneçam na sala ou em algum corredor para criar e manter o hábito da coleta seletiva com as crianças.
Tabela com tipos de lixo reciclável e não reciclável: http://ecomundi.files.wordpress.com/2009/11/tabela-reciclagem.gif?w=480&h=332
Aula do portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15332
Observar, através da interpretação oral, se compreenderam a história em quadrinhos.
Observar se, a partir do vídeo apresentado, foram capazes de listar alguns objetos e materiais que podem ser reciclados.
Analisar se conseguiram fazer relação entre os símbolos da reciclagem com seus respectivos materiais, através da atividade do momento 4.
Observar a participação e envolvimento das crianças durante a gincana proposta.
Observar, futuramente, se continuam separando o lixo produzido na escola.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/12/2015
Quatro estrelasParabéns. Adorei essa aula. Sempre procuro aulas desse tipo para aprofundar o conhecimento dos meus filhos. Eles aprendem se divertindo e eu tambem...
13/05/2015
Cinco estrelasmuitoboa pois ajuda a formar consciência nos individuos.
25/08/2013
Cinco estrelasadorei essa atividade meus alunos adoraram e eu também, alem de aprender sobre a coleta seletiva trabalharam em grupo que foi ótimo, para eles, pena que não consegui o passei na usina de reciclagem, mas brincamos e aprende bastante sobre o assunto, os alunos não só brincaram dessa gincana, mas em ventaram outras também bem divertida . gostaria de agradecer a esse site, porem se não fosse ele nunca teria uma imaginação para trabalhar dese jeito com os meus alunos. obrigada por tudo. e um beijão.
06/11/2012
Cinco estrelasadorei perfeita e essa aula ao meu ver pode ser trabalhada não só com crianças mais c os adolescentes também principalmente os de escolas publicas que tem pouco acesso as informaçães do mundo e pior ainda os do noturno que em várias escolas se trabalha c EJA.
16/07/2012
Cinco estrelasA sua aula é maravilhosa, parabéns.
05/06/2012
Cinco estrelasmuito boa esse saite legal
04/08/2011
Cinco estrelasÉ muito bom essa aula o autor é mt criativo, e também aprendii sobre a coleta seletiva e reciclagem tá de PARABÉNS!!!!