01/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
Através de uma conversa informal, perguntar às crianças se sabem de onde vem o papel. Após as possíveis respostas, a professora deve apresentar o seguinte vídeo para a turma: http://www.youtube.com/watch?v=jqty_zMgQRM&feature=related
* Uma aparelho audiovisual deve ser preparado anteriormente
Momento 2
Após a apresentação do vídeo, a professora deve fazer uma interpretação oral com as crianças, abrindo espaço para dúvidas e comentários. Pode perguntar:
Momento 3
Após entenderem de onde vem o papel, a professora deve chamar a atenção das crianças para a importância da reciclagem. A reciclagem é um processo de reaproveitamento de um material, transformando-o em um novo produto. Explicar que reciclando um material como o papel, milhões de árvores são poupadas e com isso a natureza é preservada, por isso, devemos evitar o desperdício e sempre que possível, reciclar.
Dizer que assistirão a um vídeo que ensina esse processo, por isso, todos devem ficar bem atentos para aprender. Apresentar o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=5Y5wbOCu34s
Momento 4
A professora deve distribuir uma folha da atividade abaixo para cada criança, pedindo que cortem as figuras e colem na folha seguinte, de acordo com a ordem correta do processo de reciclagem.
Imagens retiradas do vídeo apresentado e do site http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,GF69425-16290,00-O+PAPEL+QUE+GERMINA+GRAMA.html#fotogaleria=1
A sequência correta é: 3 - 8 - 5 - 2 - 6 - 4 - 7 - 1
Momento 5
Ao término da colagem, a professora deve pedir às crianças que produzam um texto contando como acontece o processo de reciclagem do papel. Esse texto deve ser escrito nas linhas abaixo da colagem. Como o processo de reciclagem envolve várias etapas, a professora pode ir fazendo o texto de forma coletiva. À medida que as crianças forem criando e falando, a professora vai escrevendo no quadro. A turma deve ser levada a refletir sobre a grafia das palavras, pontuação, etc...
Exemplo de texto:
Momento 6
* Os materiais utilizados para a reciclagem do papel devem ser preparados anteriormente a esse momento.
A professora deve vivenciar com as crianças o processo de reciclagem de papel. Todos devem participar fazendo sua própria folha de papel. Explicar que com esse papel farão um marcador de livro personalizado.
No dia seguinte, quando as folhas estiverem secas, a professora deve cortá-las em tamanho 15 cm x 5 cm (dependendo da faixa etária trabalhada, os próprios alunos podem fazer isso). Deve ser dado aos alunos um marcador, cola colorida (ou guache) e canetinha. Pedir aos alunos para desenhar e enfeitar o marcador como quiserem. As sobras do papel reciclado devem ser colocadas à disposição das crianças, caso queiram cortar flores, animais ou qualquer figura para enfeitar e colar no seu marcador. Havendo disposição de fitas, miçangas, botões, paetês, etc, também podem ficar à disposição.
Literatura infantil: Chico Papeleta e a reciclagem de papel - de Nereide Schilaro Santa Rosa
Analisar se entenderam de onde vem o papel, através da interpretação oral feita no momento 2
Observar se conseguiram compreender a sequência de fatos da reciclagem do papel, através da atividade de recorte e colagem.
Observar a coerência de fatos ao produzirem o texto, bem como a evolução da escrita.
Observar o interesse e motivação ao fazerem a atividade com papel reciclado.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!