22/11/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
O aluno já deve ter tido contato com textos de instrução.
Momento 1
A professora, através de uma conversa informal, perguntará às crianças se sabem o que é reciclagem. Após ouvir as respostas e comentários, fará a leitura do livro "O pneu chorão" de Sandra Aymone
http://www.educardpaschoal.org.br/web/upload/NossosLivros/pneu_chorao.jpg
Momento 2
Fazer a interpretação oral do livro perguntando:
Momento 3
A professora deve dar uma folha da atividade abaixo para cada aluno pedindo para escreverem, com suas próprias palavras, a sequência do que foi acontecendo na história.
Momento 4
* No dia anterior a essa aula pedir aos alunos que tragam alguns materiais que podem ser reciclados como: garrafas pet, latas de alumínio, caixas vazias de leite longa vida, parte interna do rolo de papel higiênico, embalagens de ovos e de iogurtes, vidros e latas com ou sem tampas, garrafas de vidro, tampas de garrafas, jornais e revistas, restos de fios de lã, barbantes, retalhos de tecidos, botões usados, conchas, etc... Se a professora achar necessário, pode enviar um bilhete aos pais pedindo esses materiais e explicando que servirão para um trabalho com as crianças sobre reciclagem.
Nesse momento, a professora deve organizar a turma em grupos e disponibilizar os materiais já relacionados, assim como cola e tesoura. Deve pedir para cada grupo produzir uma peça reciclada, seja ela qual for, um brinquedo, um material escolar, um utensílio doméstico, etc. É importante que o professor permita que os alunos trabalhem com liberdade e possam colocar em prática sua criatividade. Ele deve interferir apenas por solicitação dos grupos ou se perceber que enfrentam dificuldades para a realização do que foi proposto.
Após a confecção das peças, cada grupo deve fazer uma pequena exposição para a turma, explicando o que foi produzido.
Momento 5
Sortear o objeto criado por um dos grupos e fazer a escrita coletiva de um texto instrucional referente à sua construção, apresentando todos os passos para a sua execução, bem como os materiais que foram reciclados nessa confecção. É importante lembrar aos alunos as características do gênero textual: título, material necessário, modo de fazer...
Momento 6
A partir do livro trabalhado e das atividades desenvolvidas, pedir aos alunos para produzirem, em duplas, um texto que narre a reciclagem e sua importância para o meio ambiente. Lembrar que atitudes individuais, embora possam parecer insignificantes, fazem a diferença e que é responsabilidade de todos preservar a natureza, visando o bem comum. O professor pode disponibilizar um pequeno roteiro de escrita como: o que é reciclagem, a coleta seletiva e a sua importância, o que pensam ou desejam para o futuro do planeta, etc.
Essas produções podem ser apresentadas para os colegas e, depois de corrigidas pela professora, ficarão expostas na escola, assim como os brinquedos e objetos reciclados que foram criados.
O livro está disponível para baixar no site: http://www.4shared.com/file/ME2TdpeV/O_Pneu_Choro.htm
Observar, através da interpretação oral, se compreenderam a história trabalhada, bem como a sequência dos acontecimentos através da atividade do momento 3.
Observar o envolvimento e a participação dos alunos durante as atividades do momento 4 e 5
Analisar as produções escritas dos alunos, bem como o avanço ortográfico que os mesmos retrataram durante a atividade em dupla.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!