Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Narrativa e texto de instrução: aprendendo a reutilizar

 

22/11/2010

Autor y Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender e  interpretar a sequência de uma história contida  em um livro.
  • Reconhecer a importância de se reciclar, a partir de um texto de instrução.
  • Fazer uso correto de material reciclável e de fácil acesso para a confecção de novos objetos a partir de textos de instrução.
  • Produzir narrativas demonstrando domínio sobre o tema em questão.
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

O aluno já deve ter tido contato com textos de instrução.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora, através de uma conversa informal, perguntará às crianças se sabem o que é reciclagem. Após ouvir as respostas e comentários, fará a leitura do livro "O pneu chorão" de Sandra Aymone

http://www.educardpaschoal.org.br/web/upload/NossosLivros/pneu_chorao.jpg 

Momento 2

Fazer a interpretação oral do livro perguntando:

  • Onde se passa a história?
  • Quais as cores das lixeiras da coleta seletiva?
  • Que tipo de material cada uma representa?
  • Quais os personagens da história?
  • Qual o problema da história?
  • Qual a solução?
  • Como tudo aconteceu?

Momento 3

A professora deve dar uma folha da atividade abaixo para cada aluno pedindo para escreverem, com suas próprias palavras, a sequência do que foi acontecendo na história.

Momento 4

* No dia anterior a essa aula pedir aos alunos que tragam alguns materiais que podem ser reciclados como: garrafas pet, latas de alumínio, caixas vazias de leite longa vida, parte interna do rolo de papel higiênico, embalagens de ovos e de iogurtes, vidros e latas com ou sem tampas, garrafas de vidro, tampas de garrafas, jornais e revistas, restos de fios de lã, barbantes, retalhos de tecidos, botões usados, conchas, etc... Se a professora achar necessário, pode enviar um bilhete aos pais pedindo esses materiais e explicando que servirão para um trabalho com as crianças sobre reciclagem.

Nesse momento, a professora deve organizar a turma em grupos e disponibilizar os materiais já relacionados, assim como cola e tesoura. Deve pedir para cada grupo produzir uma peça reciclada, seja ela qual for, um brinquedo, um material escolar, um utensílio doméstico, etc. É importante que o professor permita que os alunos trabalhem com  liberdade e possam colocar em prática sua criatividade. Ele deve interferir apenas por solicitação dos grupos ou se perceber que enfrentam dificuldades para a realização do que foi proposto.

Após a confecção das peças, cada grupo deve fazer uma pequena exposição para a turma, explicando o que foi produzido.

Momento 5

Sortear o objeto criado por um dos grupos e fazer a escrita coletiva de um texto instrucional referente à sua construção, apresentando todos os passos para a sua execução, bem como os materiais que foram reciclados nessa confecção. É importante lembrar aos alunos as características do gênero textual: título, material necessário, modo de fazer...

Momento 6

A partir do livro trabalhado e das atividades desenvolvidas, pedir aos alunos para produzirem, em duplas, um texto que narre a reciclagem e sua importância para o meio ambiente. Lembrar que atitudes individuais, embora possam parecer insignificantes, fazem a diferença e que é responsabilidade de todos preservar a natureza, visando o bem comum. O professor pode disponibilizar um pequeno roteiro de escrita como: o que é reciclagem, a coleta seletiva e a sua importância, o que pensam ou desejam para o futuro do planeta, etc.

Essas produções podem ser apresentadas para os colegas e, depois de corrigidas pela professora, ficarão expostas na escola, assim como os brinquedos e objetos reciclados que foram criados.

Recursos Complementares

O livro está disponível para baixar no site: http://www.4shared.com/file/ME2TdpeV/O_Pneu_Choro.htm 

Avaliação

Observar, através da interpretação oral, se compreenderam a história trabalhada, bem como a sequência dos acontecimentos através da atividade do momento 3.

Observar o envolvimento e a participação dos alunos durante as atividades do momento 4 e 5

Analisar as produções escritas dos alunos, bem como o avanço ortográfico que os mesmos retrataram durante a atividade em dupla.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.