Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como acontece a reciclagem do plástico

 

06/10/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o processo de reciclagem do plástico a partir de cartazes explicativos.
  • Reconhecer outros materiais provenientes do petróleo, através de um texto informativo.  
  • Produzir frases sobre o tema estudado de forma crítica e consciente..
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

A professora deve perguntar às crianças se sabem de onde vem o plástico. Perguntar que produtos conhecem que é feito desse material. As respostas vão ser as mais variadas possíveis como: brinquedos, garrafas, enfeites, embalagens, vasilhas, etc... Perguntar também se sabem de que material o plástico é feito, de onde ele vem.

Apresentar para a turma o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=UJf5Stou3tY&feature=related 

Após a apresentação, fazer uma interpretação oral com as crianças. 

A professora pode perguntar:

  • De qual produto é feito o plástico?
  • Que objetos de plástico apareceram no vídeo?
  • De onde é extraído o petróleo?
  • Você conhece outros produtos que são derivados do petróleo?
  • O que significa (no grego) a palavra "plástico"?
  • Quanto tempo dura para um plástico desaparecer do meio ambiente?
  • O plástico pode ser reciclado?
  • Qual a cor de sua lixeira?

Momento 2

A professora deve dar a seguinte atividade para os alunos:

A professora pode fazer a correção oralmente ou recolher a folha, nesse caso lembrar de pedir para os alunos colocarem o nome.

OBS: Os itens a serem circulados são 5: carrinhos, garrafa pet, pratos e copos coloridos, canudinhos e sacolas.

Imagens disponíveis em:

http://4.bp.blogspot.com/_uZxvuRdQg9w/SkDeA3BqHII/AAAAAAAABXg/zaFhifbt0bA/s400/material_plastico.jpg  

http://ea.imageg.net/graphics/product_images/pELIZARDEN1-3898603dt.jpg 

http://www.sempretops.com/wp-content/uploads/Rosa-flor.bmp 

http://www.mudancasguanabara.com.br/IMAGENS%20DIVERSAS%20SITE%202010/CAIXA_~1.GIF 

http://4.bp.blogspot.com/_c8Lnobr8Hc0/TH5Bvmoxt4I/AAAAAAAAAEA/MzfEaGAyARA/s1600/garrafa_pet%5B1%5D.jpg 

https://seguro8.iphotel.com.br/grupoprolar/arquivos/produtos/alpha/img1/62504160.jpg 

http://www.1via.com.br/intranet/informativos/estalagem/img/canudos%2012.06.jpg 

http://www.mysavebag.com.br/wp-content/uploads/2010/08/incentivo-ecobags-sacola-plastica.jpg 

http://www.tudoemoferta.com/images/7840_info.jpg 

Em seguida, pedir que colem a folha no caderno e escrevam o nome dos produtos circulados. A professora deve corrigir as palavras e pedir que tentem montar frases usando essas palavras. As frases elaboradas serão escritas no quadro e copiadas coletivamente.

EX:

Os pratos de plástico são de cores variadas.

Momento 3

Explicar que a natureza leva milhões de anos para produzir petróleo e que o homem vem usando muito esse material.  Dessa forma, daqui a algum tempo, o petróleo será um material que irá acabar, pois o homem gasta muito mais do que a natureza produz. Sendo assim, é muito importante economirzamos. Deve-se levar em conta também que o plástico demora cerca de 200 a 400 anos para desaparecer da natureza, ou seja, polui o meio ambiente por muito tempo.

 Perguntar à turma como esse problema pode ser amenizado. Alguém tem alguma ideia? Após as respostas, mostrar o seguinte cartaz para a turma:

Disponível em: http://anossageografia.blogspot.com/2009/06/o-ciclo-do-plastico-do-papel-e-do-vidro.html 

Explicar que uma solução para ajudar o meio ambiente é a reciclagem. É possível reaproveitar o plástico que já existe transformando-o em um novo produto. O cartaz mostra como seria esse ciclo. O petróleo é extraído e transformado nos mais diversos tipos de plástico que conhecemos, esse plástico é vendido para as pessoas e mais tarde, quando já não tem mais utilidade, é jogado no lixo. Através da coleta seletiva, esse plástico é recolhido, passa por um processo de triagem e é enviado para a usina recicladora, onde é triturado e transformado em um novo produto ou embalagem. A partir daí, tudo se repete.

Para ver se entenderam, a professora pode propor a seguinte brincadeira: uma criança começa falando como acontece o ciclo de reciclagem do plástico, quando a professora falar "PÁRA",  a criança que está com a palavra cessa sua fala e outro colega é indicado para continuar explicando o ciclo.

Momento 4

Produzir um pequeno texto, coletivamente, sintetizando o processo de reciclagem do plástico, como sugerido abaixo:

O CICLO DO PLÁSTICO

O PLÁSTICO É DEPOSITADO NA LIXEIRA VERMELHA DA COLETA SELETIVA. ELE É RECOLHIDO E ENVIADO PARA A CENTRAL DE TRIAGEM. APÓS SER SEPARADO, O PLÁSTICO VAI PARA AS USINAS RECICLADORAS E É TRANSFORMADO EM NOVAS EMBALAGENS E OBJETOS, SENDO DISTRIBUÍDOS AOS CONSUMIDORES ATÉ VIRAR LIXO NOVAMENTE. A PARTIR DAÍ, TODO O CICLO SE REPETE.

Momento 5

Ressaltar que o petróleo é um material usado não só na fabricação de plástico, mas também para gerar e movimentar muitos outros produtos.

Dar um texto para cada criança (xerocado anteriormente) e fazer com a turma a leitura.

Texto disponível em: http://www.blogbrasil.com.br/derivados-do-petroleo/  

Após a leitura, a professora poderá perguntar:

  • O petróleo produz somente o plástico?
  • Que outros produtos podem ser feitos a partir do petróleo?
  • Quem sabe o nome de algum país que produz muito petróleo?
  • É fácil a extração de petróleo? Por quê?
  • Circule a palavra PETRÓLEO  e responda quantas vezes ela aparece?

Momento 6

Pedir que em uma folha ou no próprio caderno, coloquem o seguinte título:

O QUE APRENDI SOBRE O PLÁSTICO E O PETRÓLEO

As crianças devem registrar, através de desenhos e frases, o que aprenderam sobre o conteúdo trabalhado. Podem desenhar produtos de plástico, tentar escrever algo sobre a reciclagem, desenhar produtos e derivados do petróleo, etc... Abaixo de cada desenho, devem escrever (do jeito que souberem) uma frase. As frases que a professora não conseguir ler, ela fará a reescrita.

Ex: 1- Desenho de uma lixeira vermelha

Frases: A lixeira vermelha recolhe o plástico que vai ser reciclado.

        A cor da lixeira do plástico é vermelha

2- Desenho de uma torre retirando petróleo do mar

Frases: O petróleo é retirado do fundo do mar.

        Com o petróleo fazemos várias coisas de plástico.

Recursos Complementares

Reportagem sobre uma utilidade criada com a reciclagem de garrafas plásticas: http://tv.pegn.globo.com/Jornalismo/PEGN/0,,MUL1530360-17958,00.html 

Avaliação

Observar se compreenderam de onde vem o plástico a partir da interpretação feita do vídeo assistido.

Observar se foram capazes de reconhecer objetos de plástico, através da atividade do momento 2.

Observar se reconheceram outros produtos derivados do petróleo a partir do texto trabalhado.

Observar a coeência das frases criadas em relação ao conteúdo trabalhado, bem como a evolução do código escrito das crianças.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • margareth oliveira lopes, EE TERTULIANO AYRES DIAS , Rio Grande do Norte - disse:
    margarethlopes0@gmail.com

    13/10/2010

    Cinco estrelas

    A aula foi muito importante e proveitosa uma vez que os alunos aprenderam um pouco mais sobre a utilização do plástico e a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.