06/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
A professora deve perguntar às crianças se sabem de onde vem o plástico. Perguntar que produtos conhecem que é feito desse material. As respostas vão ser as mais variadas possíveis como: brinquedos, garrafas, enfeites, embalagens, vasilhas, etc... Perguntar também se sabem de que material o plástico é feito, de onde ele vem.
Apresentar para a turma o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=UJf5Stou3tY&feature=related
Após a apresentação, fazer uma interpretação oral com as crianças.
A professora pode perguntar:
Momento 2
A professora deve dar a seguinte atividade para os alunos:
A professora pode fazer a correção oralmente ou recolher a folha, nesse caso lembrar de pedir para os alunos colocarem o nome.
OBS: Os itens a serem circulados são 5: carrinhos, garrafa pet, pratos e copos coloridos, canudinhos e sacolas.
Imagens disponíveis em:
http://4.bp.blogspot.com/_uZxvuRdQg9w/SkDeA3BqHII/AAAAAAAABXg/zaFhifbt0bA/s400/material_plastico.jpg
http://ea.imageg.net/graphics/product_images/pELIZARDEN1-3898603dt.jpg
http://www.sempretops.com/wp-content/uploads/Rosa-flor.bmp
http://www.mudancasguanabara.com.br/IMAGENS%20DIVERSAS%20SITE%202010/CAIXA_~1.GIF
https://seguro8.iphotel.com.br/grupoprolar/arquivos/produtos/alpha/img1/62504160.jpg
http://www.1via.com.br/intranet/informativos/estalagem/img/canudos%2012.06.jpg
http://www.mysavebag.com.br/wp-content/uploads/2010/08/incentivo-ecobags-sacola-plastica.jpg
http://www.tudoemoferta.com/images/7840_info.jpg
Em seguida, pedir que colem a folha no caderno e escrevam o nome dos produtos circulados. A professora deve corrigir as palavras e pedir que tentem montar frases usando essas palavras. As frases elaboradas serão escritas no quadro e copiadas coletivamente.
EX:
Os pratos de plástico são de cores variadas.
Momento 3
Explicar que a natureza leva milhões de anos para produzir petróleo e que o homem vem usando muito esse material. Dessa forma, daqui a algum tempo, o petróleo será um material que irá acabar, pois o homem gasta muito mais do que a natureza produz. Sendo assim, é muito importante economirzamos. Deve-se levar em conta também que o plástico demora cerca de 200 a 400 anos para desaparecer da natureza, ou seja, polui o meio ambiente por muito tempo.
Perguntar à turma como esse problema pode ser amenizado. Alguém tem alguma ideia? Após as respostas, mostrar o seguinte cartaz para a turma:
Disponível em: http://anossageografia.blogspot.com/2009/06/o-ciclo-do-plastico-do-papel-e-do-vidro.html
Explicar que uma solução para ajudar o meio ambiente é a reciclagem. É possível reaproveitar o plástico que já existe transformando-o em um novo produto. O cartaz mostra como seria esse ciclo. O petróleo é extraído e transformado nos mais diversos tipos de plástico que conhecemos, esse plástico é vendido para as pessoas e mais tarde, quando já não tem mais utilidade, é jogado no lixo. Através da coleta seletiva, esse plástico é recolhido, passa por um processo de triagem e é enviado para a usina recicladora, onde é triturado e transformado em um novo produto ou embalagem. A partir daí, tudo se repete.
Para ver se entenderam, a professora pode propor a seguinte brincadeira: uma criança começa falando como acontece o ciclo de reciclagem do plástico, quando a professora falar "PÁRA", a criança que está com a palavra cessa sua fala e outro colega é indicado para continuar explicando o ciclo.
Momento 4
Produzir um pequeno texto, coletivamente, sintetizando o processo de reciclagem do plástico, como sugerido abaixo:
Momento 5
Ressaltar que o petróleo é um material usado não só na fabricação de plástico, mas também para gerar e movimentar muitos outros produtos.
Dar um texto para cada criança (xerocado anteriormente) e fazer com a turma a leitura.
Texto disponível em: http://www.blogbrasil.com.br/derivados-do-petroleo/
Após a leitura, a professora poderá perguntar:
Momento 6
Pedir que em uma folha ou no próprio caderno, coloquem o seguinte título:
O QUE APRENDI SOBRE O PLÁSTICO E O PETRÓLEO
As crianças devem registrar, através de desenhos e frases, o que aprenderam sobre o conteúdo trabalhado. Podem desenhar produtos de plástico, tentar escrever algo sobre a reciclagem, desenhar produtos e derivados do petróleo, etc... Abaixo de cada desenho, devem escrever (do jeito que souberem) uma frase. As frases que a professora não conseguir ler, ela fará a reescrita.
Ex: 1- Desenho de uma lixeira vermelha
Frases: A lixeira vermelha recolhe o plástico que vai ser reciclado.
A cor da lixeira do plástico é vermelha
2- Desenho de uma torre retirando petróleo do mar
Frases: O petróleo é retirado do fundo do mar.
Com o petróleo fazemos várias coisas de plástico.
Reportagem sobre uma utilidade criada com a reciclagem de garrafas plásticas: http://tv.pegn.globo.com/Jornalismo/PEGN/0,,MUL1530360-17958,00.html
Observar se compreenderam de onde vem o plástico a partir da interpretação feita do vídeo assistido.
Observar se foram capazes de reconhecer objetos de plástico, através da atividade do momento 2.
Observar se reconheceram outros produtos derivados do petróleo a partir do texto trabalhado.
Observar a coeência das frases criadas em relação ao conteúdo trabalhado, bem como a evolução do código escrito das crianças.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/10/2010
Cinco estrelasA aula foi muito importante e proveitosa uma vez que os alunos aprenderam um pouco mais sobre a utilização do plástico e a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente.