27/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Exercitar a leitura através do jornal, reconhecendo-o como fonte de conhecimentos gerais.
Reconhecer a organização estrutural do jornal, através de leitura e comentário de diferentes sessões
Manusear, com desenvoltura, diferentes jornais que circulam na sociedade.
Pesquisar, em diferentes fontes, sobre a função social desse suporte textual.
Confeccionar, coletivamente, um texto informativo sobre as utilidades do jornal na vida social.
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de letramento.
Momento 1
O professor iniciará a aula mostrando um exemplar qualquer de um jornal (como o exemplo abaixo) e realizará perguntas a fim de conversar com os alunos a respeito desse suporte.
(Imagem retirada do site: http://www.caixapreta.blog.br/wp-content/uploads/2007/09/jornal.jpg )
Durante essa conversa, o professor deverá conduzir o assunto de modo que os alunos percebam que há diferentes jornais circulando na sociedade e que em um jornal há diferentes gêneros textuais como notícia, classificados, anúncios, artigos, etc.
Além disso, é importante que o aluno entenda que a leitura desse material permite informar a cerca dos acontecimentos mundiais.
Momento 2
Após essa primeira conversa, o professor dividirá a turma em grupos e entregará um jornal diferente para cada grupo, pedindo para que eles folheiem, leiam o que lhes interessar e identifiquem a estrutura do jornal (dividido em sessões)
Momento 3
O professor orientará os grupos para que eles apresentem o jornal lido, contando ao restante da turma:
Momento 4
O professor pedirá para que cada aluno leve para sala de aula um jornal e estipulará um tempo de leitura individual desse material.
Após a leitura, os alunos poderão dizer, sentados em uma roda, quais fatos importantes foram relatados nos jornais.
Nessa conversa, o professor enfatizará que a partir da leitura de jornais, nos tornamos mais informados sobre o está acontecendo em nossa sociedade e no mundo.
Momento 5
Ainda dispostos em roda, o professor apresentará o jornal mais detalhadamente, discutindo cada sessão com os alunos e pedindo para que eles relembrem notícias que leram em cada uma dessas partes:
CAPA DO JORNAL: apresenta o resumo das notícias que serão tratadas. Os títulos desses resumos são chamados de MANCHETES e estão sempre em destaque, acompanhadas de fotos ilustrativas.Além disso, na capa aparecem o nome do jornal, o dia da publicação e o local:
(Foto retirada do site: http://quantotempodura.files.wordpress.com/2009/05/lula_no_o_globo.jpg )
CADERNO PRINCIPAL: contendo as principais notícias (Ainda dividido por temas como: Economia, política, notícias mundiais, etc)
Foto retirada do site:http://www.institutohorus.org.br/download/midia/01_10_10_Ibama_Contra_especies_exoticas_invasoras_Jornal_do_Commercio_RJ.jpg
CADERNO DE ESPORTES: apresentando notícias sobre esporte.
(Imagem retirada do site: http://xadrezgaucho.wikispaces.com/file/view/Copa_Qi_NH_Bruno.PNG/81953591/Copa_Qi_NH_Bruno.PNG )
CADERNO DE NOTÍCIAS CULTURAIS (denominado Segundo Caderno ou Caderno Dois em muitos jornais) traz informações sobre atividades culturais como teatro, livros, filmes ...
(Imagem retirada do site: http://blog.o2filmes.com/up/o/o2/blog.o2filmes.com/img/Julianne_Caderno2_1.jpg )
CADERNO DE ANÚNCIOS: apresenta propagandas e anúncios de compra, venda e troca de diferentes produtos
(Imagem retirada do site: http://3.bp.blogspot.com/_ddT69WT1lJY/Rq1xfOG32CI/AAAAAAAAAMg/cJSPvuuD61I/s1600/classificado_jornal.gif)
Momento 6
O professor levará os alunos a um laboratório de informática (caso haja esse recurso na escola) e os orientará a pesquisarem na internet textos que apresentem a importância do jornal para as pessoas.
Os alunos terão um tempo para ler as informações e anotar o que julgarem relevante.
Em seguida, a turma visitará também a biblioteca da escola e será orientada a pesquisar em livros textos que também abordem a importância do jornal.
Outra estratégia para coletar essa informação é orientar aos alunos a perguntem para diferentes professores qual a importância do jornal na vida deles.
Momento 7
Na sala de aula, a turma, juntamente com o professor, escreverá coletivamente um texto, informando os benefícios da leitura do jornal e ainda destacando os diferentes tipos de notícias que podem ser apresentados.
No site: http://www.mariopersona.com.br/entrevista_identidade.html
há informações sobre a relevância da leitura de jornal.
O professor avaliará se o aluno compreendeu a importância da leitura do jornal, emitindo opiniões através da escrita coletiva do texto.
Observará se os alunos foram capazes de realizar leituras no jornal no momento de leitura coletiva e individual.
Verificará se eles compreenderam a organização estrutural do jornal refletindo sobre cada sessão do jornal.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
21/03/2014
Cinco estrelasMatéria bem esclarecedora, útil na aplicabilidade de quem ainda não se sente seguro com este conteúdo. De fácil colocação e entendimento. Nota 10!