Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Introdução ao uso do Jornal em sala de aula

 

27/10/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Exercitar a leitura através do jornal, reconhecendo-o como fonte de conhecimentos gerais.       

Reconhecer a organização estrutural do jornal, através de leitura e comentário de diferentes sessões

Manusear, com desenvoltura,  diferentes jornais que circulam na sociedade.

Pesquisar, em diferentes fontes, sobre a função social desse suporte textual.

Confeccionar, coletivamente, um texto informativo sobre as utilidades do jornal na vida social.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor iniciará a aula mostrando um exemplar qualquer de um jornal (como o exemplo abaixo) e realizará perguntas a fim de conversar com os alunos a respeito desse suporte.

(Imagem retirada do site: http://www.caixapreta.blog.br/wp-content/uploads/2007/09/jornal.jpg )  

  • Vocês conhecem esse material que está aqui em minha mão?
  • Vocês costumam ler jornais?
  • Quais jornais vocês lêem?
  • Há alguma parte do jornal que vocês gostam mais?
  • O que encontramos em um jornal? Quais textos?
  • Para que vocês acham que as pessoas lêem jornais?
  • Vocês acham importante ler jornais regularmente. Por quê?

Durante essa conversa, o professor deverá conduzir o assunto de modo que os alunos percebam que há diferentes jornais circulando na sociedade e que em um jornal há diferentes  gêneros textuais como notícia, classificados, anúncios, artigos, etc.

Além disso, é importante que o aluno entenda que a leitura desse material permite informar a cerca dos acontecimentos mundiais.

Momento 2

Após essa primeira conversa, o professor dividirá a turma em grupos e entregará um jornal diferente para cada grupo, pedindo para que eles folheiem, leiam o que lhes interessar e identifiquem a estrutura do jornal (dividido em sessões)

Momento 3

O professor orientará os grupos para que eles apresentem o jornal lido, contando ao restante da turma:

  • O título do jornal.
  • O dia da publicação.
  • O local da publicação.
  • As notícias que mais lhe interessaram.
  • As diferentes sessões contidas naquele jornal.

Momento 4

O professor pedirá para que cada aluno leve para sala de aula um jornal e estipulará um tempo de leitura individual desse material.

Após a leitura, os alunos poderão dizer, sentados em uma roda, quais fatos importantes foram relatados nos jornais.

Nessa conversa, o professor enfatizará que a partir da leitura de jornais, nos tornamos mais informados sobre o está acontecendo em nossa sociedade e no mundo.

Momento 5

Ainda dispostos em roda, o professor apresentará o jornal mais detalhadamente, discutindo cada sessão com os alunos e pedindo para que eles relembrem notícias que  leram em cada uma dessas partes:

CAPA DO JORNAL: apresenta o resumo das notícias que serão tratadas. Os títulos desses resumos são chamados de MANCHETES e estão sempre em destaque, acompanhadas de fotos ilustrativas.Além disso, na capa aparecem o nome do jornal, o dia da publicação e o local:

(Foto retirada do site: http://quantotempodura.files.wordpress.com/2009/05/lula_no_o_globo.jpg ) 

CADERNO PRINCIPAL: contendo as principais notícias (Ainda dividido por temas como: Economia, política, notícias mundiais, etc)

Foto retirada do site:http://www.institutohorus.org.br/download/midia/01_10_10_Ibama_Contra_especies_exoticas_invasoras_Jornal_do_Commercio_RJ.jpg

CADERNO DE ESPORTES:   apresentando notícias sobre esporte.

(Imagem retirada do site: http://xadrezgaucho.wikispaces.com/file/view/Copa_Qi_NH_Bruno.PNG/81953591/Copa_Qi_NH_Bruno.PNG ) 

CADERNO DE NOTÍCIAS CULTURAIS (denominado Segundo Caderno ou Caderno Dois em muitos jornais) traz informações sobre atividades culturais como teatro, livros, filmes ...

(Imagem retirada do site: http://blog.o2filmes.com/up/o/o2/blog.o2filmes.com/img/Julianne_Caderno2_1.jpg

CADERNO DE ANÚNCIOS: apresenta propagandas e anúncios de compra, venda e troca de diferentes produtos

(Imagem retirada do site: http://3.bp.blogspot.com/_ddT69WT1lJY/Rq1xfOG32CI/AAAAAAAAAMg/cJSPvuuD61I/s1600/classificado_jornal.gif)  

Momento 6

O professor levará os alunos a um laboratório de informática (caso haja esse recurso na escola) e os orientará a pesquisarem na internet textos que apresentem a importância do jornal para as pessoas.

Os alunos terão um tempo para ler as informações e anotar o que julgarem relevante.

Em seguida, a turma visitará também a biblioteca da escola e será orientada a pesquisar em livros textos que também abordem a importância do jornal.

Outra estratégia para coletar essa informação é orientar aos alunos a perguntem para diferentes professores qual a importância do jornal na vida deles.

Momento 7

Na sala de aula, a turma, juntamente com o professor, escreverá coletivamente um texto, informando os benefícios da leitura do jornal e ainda destacando os diferentes tipos de notícias que podem ser apresentados.

Recursos Complementares

No site: http://www.mariopersona.com.br/entrevista_identidade.html 

há informações sobre a relevância da leitura de jornal.

Avaliação

O professor avaliará se o aluno compreendeu a importância da leitura do jornal, emitindo opiniões através da escrita coletiva do texto.

Observará se os alunos foram capazes de realizar leituras no jornal no momento de leitura coletiva e individual.

Verificará se eles compreenderam a organização estrutural do jornal refletindo sobre cada sessão do jornal.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Arlete, EE Deputada Ivete Vargas , São Paulo - disse:
    arlemarro@ig.com.br

    21/03/2014

    Cinco estrelas

    Matéria bem esclarecedora, útil na aplicabilidade de quem ainda não se sente seguro com este conteúdo. De fácil colocação e entendimento. Nota 10!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.