Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudando a reciclagem do metal através de vídeos e textos

 

01/10/2010

Autor e Coautor(es)
Amanda Barros Teixeira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer o processo de reciclagem do metal, através de um vídeo explicativo.
  • Aprimorar a linguagem oral, recontando e fazendo a interpretação do vídeo apresentado.
  • Reconhecer diferentes tipos de metais recicláveis a partir de textos trabalhados.
  • Produzir um texto explicativo sobre a importância do metal.
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Perguntar às crianças se sabem o que representa a imagem abaixo:

Imagem disponível em: http://www.placasecia.com.br/upload/imagem_ecommerce_produto_generico_preview/1959/42333.jpg

Após as respostas obtidas, explicar que essa não é uma lixeira comum. A lixeira amarela com setas, representa a coleta seletiva do metal, ou seja, é uma lixeira especial para a reciclagem desse produto. Estimular a curiosidade das crianças com algumas perguntas:

  • O que vocês conhecem que é feito de metal?
  • Vocês sabem que o metal é um material que pode ser reciclado?
  • Quem pode me falar o que é reciclagem?
  • Como será que é feita a reciclagem do metal?

Momento 2

A professora deve apresentar à turma o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=fKBv_s76cWE&feature=related  

Ao término do vídeo, pedir que os alunos respondam oralmente:

  • Por que é importante fazer a reciclagem do metal?
  • Ele pode ser totalmente reaproveitado?
  • Dê alguns exemplos de metais que apareceram no vídeo.
  • Por que é importante esvaziar totalmente as embalagens de aerosol, antes de mandá-las para a reciclagem?
  • Existem produtos de metal que não podem ser reciclados? Quais?
  • Qual é o papel do consumidor?

Momento 3

Dar uma folha xerocada com o texto abaixo para cada criança: http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_metal.htm 

A professora pedirá que cada criança leia uma parte do texto.

Pedir para circular no texto todos os produtos de metal que podem ser reciclados.

Passar novamente para a turma o vídeo do momento 1, pedindo para ficaren atentos quanto aos produtos de metal que não podem ser reciclados. As crianças devem listar no próprio texto os "TIPOS DE METAIS NÃO-RECICLÁVEIS".

Momento 4

Pedir que escrevam um pequeno texto no caderno falando sobre o que estudaram a respeito do metal, sua importância e sua reciclagem. Caso a professora prefira, esse texto pode ser escrito de forma coletiva. Os alunos vão falando, a professora escreve no quadro e todos copiam.

Ex:

O metal

O metal é um material que pode ser reciclado. A cor da lixeira em que devemos depositar o metal é amarela. Com a reciclagem, economizamos energia elétrica e recursos naturais. A reciclagem também é importante porque dá emprego para muitos brasileiros. São exemplos de metais recicláveis: latinhas de alumínio, latas de aço, canos, papel alumínio, pregos, parafusos, dentre outros.

Momento 5

Imprimir e ler o texto do site abaixo para a turma mostrando, após a leitura, as imagens presentes no mesmo:

 http://online-naweb.blogspot.com/2010/03/arte-feita-com-latinhas-de-refrigerante.html  

Pedir que, a partir da data dessa aula, comecem a trazer e juntar tampinhas e/ou latinhas de refrigerante para que, ao longo de alguns meses, criem alguma coisa de metal, assim como a figura acima. Esse enfeite ou brinquedo será de todos, podendo ficar enfeitando a sala de aula ou ser levado cada dia por uma criança.

* Essa atividade pode ser desenvolvida juntamente com o(a) professor(a) de artes e/ou ciências de forma interdisciplinar.

Recursos Complementares

Vídeo sobre a reciclagem do alumínio: http://www.youtube.com/watch?v=kbxRoKt5ByE&feature=related 

Avaliação

Observar se compreenderam como acontece a reciclagem do metal, através da interpretação oral sobre o vídeo apresentado.

Analisar se compreenderam que nem todos os produtos de metal são recicláveis, através da atividade do momento 3.

Observar se conseguiram extrair do vídeo quais os produtos que não podem ser reciclados.

Observar a evolução da escrita dos alunos ao produzirem um pequeno texto  sobre o conteúdo estudado

Observar a motivação  e participação dos alunos ao juntar peças de metal para  criarem algo posteriormente.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.