01/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
Perguntar às crianças se sabem o que representa a imagem abaixo:
Imagem disponível em: http://www.placasecia.com.br/upload/imagem_ecommerce_produto_generico_preview/1959/42333.jpg
Após as respostas obtidas, explicar que essa não é uma lixeira comum. A lixeira amarela com setas, representa a coleta seletiva do metal, ou seja, é uma lixeira especial para a reciclagem desse produto. Estimular a curiosidade das crianças com algumas perguntas:
Momento 2
A professora deve apresentar à turma o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=fKBv_s76cWE&feature=related
Ao término do vídeo, pedir que os alunos respondam oralmente:
Momento 3
Dar uma folha xerocada com o texto abaixo para cada criança: http://www.suapesquisa.com/reciclagem/reciclagem_de_metal.htm
A professora pedirá que cada criança leia uma parte do texto.
Pedir para circular no texto todos os produtos de metal que podem ser reciclados.
Passar novamente para a turma o vídeo do momento 1, pedindo para ficaren atentos quanto aos produtos de metal que não podem ser reciclados. As crianças devem listar no próprio texto os "TIPOS DE METAIS NÃO-RECICLÁVEIS".
Momento 4
Pedir que escrevam um pequeno texto no caderno falando sobre o que estudaram a respeito do metal, sua importância e sua reciclagem. Caso a professora prefira, esse texto pode ser escrito de forma coletiva. Os alunos vão falando, a professora escreve no quadro e todos copiam.
Ex:
Momento 5
Imprimir e ler o texto do site abaixo para a turma mostrando, após a leitura, as imagens presentes no mesmo:
http://online-naweb.blogspot.com/2010/03/arte-feita-com-latinhas-de-refrigerante.html
Pedir que, a partir da data dessa aula, comecem a trazer e juntar tampinhas e/ou latinhas de refrigerante para que, ao longo de alguns meses, criem alguma coisa de metal, assim como a figura acima. Esse enfeite ou brinquedo será de todos, podendo ficar enfeitando a sala de aula ou ser levado cada dia por uma criança.
* Essa atividade pode ser desenvolvida juntamente com o(a) professor(a) de artes e/ou ciências de forma interdisciplinar.
Vídeo sobre a reciclagem do alumínio: http://www.youtube.com/watch?v=kbxRoKt5ByE&feature=related
Observar se compreenderam como acontece a reciclagem do metal, através da interpretação oral sobre o vídeo apresentado.
Analisar se compreenderam que nem todos os produtos de metal são recicláveis, através da atividade do momento 3.
Observar se conseguiram extrair do vídeo quais os produtos que não podem ser reciclados.
Observar a evolução da escrita dos alunos ao produzirem um pequeno texto sobre o conteúdo estudado
Observar a motivação e participação dos alunos ao juntar peças de metal para criarem algo posteriormente.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!