Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Receitas culinárias: reconhecendo o gênero

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o gênero receitas culinárias, através de atividades relacionadas.

Ler e interpretar uma história a respeito de receitas culinárias.

Produzir uma receita culinária demonstrando dominar  as especificidades desse gênero.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento e que já tenha sido apresentado ao gênero Receitas Culinárias.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor apresentará a gravura abaixo para os alunos, informando-lhes que essa é a bruxinha atrapalhada Azambrózia e que eles irão conhecer a história dela.

 

(Imagem retirada do site: http://4.bp.blogspot.com/_zFhySJyCzh4/TBUDBz-ZiOI/AAAAAAAAAjQ/uABXoW8P9Fo/s1600/bruxinha.jpg)  

Assim, o professor contará a seguinte história:

AZAMBRÓZIA - UMA BRUXINHA ATRAPALHADA

(Autoras: Angiolina Bragança e Isabela Carpaneda )

Azambrózia é uma bruxa  pra lá de atrapalhada.

Não há bruxaria que com  ela dê resultado.

Quem se animar  a experimentar, coitado!Pode acabar...desmiolado.

Os pozinhos da bruxa Azambrózia mais parecem uma  bomba. 

É só misturá-los e... Bum!!! 

É tanto barulho, tantas coisas  indo  para  os  ares, que até os vizinhos correm assustados.

E quem se arrisca a beber as misturas milagrosas de Azambrósia, pensando que vai ficar mais forte, mais bonito, mais encantador, mais tudo ... aí, então, que desilusão!        

Sabe o que acontece?

Os cabelos arrepiam, os olhos esbugalham, o bigode cresce e a boca desaparece. Cruzes!!!

Que bruxinha atrapalhada!

E tudo dava errado porque as receitas de bondade e de maldade estavam na mesma gaveta. Azambrózia fazia uma confusão!

Até que um dia resolveu:

--- Vou separar tudo direitinho!

Momento 2

Os alunos realizarão atividades em duplas relativas à história acima apresentada.

Para realizar essa tarefa, eles receberão uma cópia do texto, disposto em partes embaralhadas, as quais os alunos ordenarão e comporão a história ouvida.

 

1) Responda de acordo com a história:

a) Quem é Azambrózia?

b) Com o que se parecem os pozinhos da bruxa?

c) O que acontece com as pessoas que bebem a mistura da bruxa?

d) Por que as receitas de Azambrózia dão errado?

2) Reescreva as frases substituindo a palavra grifada por outra de sentido contrário:

  • Algumas pessoas querem ficar fortes.
  • Outras pessoas querem ficar bonitas.
  • Muita gente acha que a bruxa é .

3) Marque as palavras que possuem o mesmo sentido:

a) Que bruxa atrapalhada!

( ) controlada

( ) confusa

( ) esperta.

b) Você pode acabar desmiolado.

( ) doido

( ) tranquilo

( ) aflito

4) Escreva V  para frases verdadeiras e F para frases falsas.

( ) As receitas da bruxa ficavam separadas.

( ) A bruxa fazia muito barulho.

( ) Azambrózia criava magias atrapalhadas.

( ) Os vizinhos não ligavam para o barulho da bruxa.

5)  Numere os acontecimentos da história:

( ) As magias de Azambrózia nunca davam certo.

( ) As receitas de Azambrózia ficavam misturadas numa gaveta.

( ) Toda vez que a bruxa misturava as coisas, ia tudo pelos ares.

( ) Azambrózia é uma bruxinha que fazia muitas magias.

6) Dê a sua opinião: o que Azambrózia pode fazer para que suas receitas não dêem errado?

Momento 3

O professor perguntará aos alunos:

  • Vocês querem conhecer uma receita de Azambrózia que não deu certo?

Em um data-show a receita a seguir será projetada para os alunos:

Ensopado azedo de sapo seco

(Fonte da imagem: http://fotos.imagensporfavor.com/img/pics/glitters/s/sapo-926.gif

 Ingredientes:

  • 15 sapos secos
  • 15 batatas podres.
  • 2 litros de caldo de morcego.
  • 1 xícara de ovos de sapo.
  • 1 pitada de unhas de dragão.
  • 1 copo de leite podre.

Modo de fazer:

Cozinhe os sapos e as batatas no caldo de morcego até ficarem macios.

Tempere com os ovos de sapo, junte a pitada de unhas de dragão e o leite podre.

Prove. Se não estiver bem azedo, acrescente mais um pouco de leite podre.

Rendimento:

1 caldeirão cheio.

(Receita retirada do livro: Português uma proposta para o letramento, autora Magda Soares, p.191)

Momento 4

Para trabalhar o gênero receita, o professor questionará aos alunos oralmente.

  • Quais são as partes dessa receita?
  • É possível uma receita não ter alguma dessas partes?
  • O que contém na parte "ingredientes"?
  • O que é o "modo de fazer"?
  • O que é "Rendimento" de uma receita?
  • Para que a bruxa precisava seguir uma receita?
  • E vocês costumam utilizar receitas? Ou conhecem alguém que as utiliza?

Momento 5

O professor proporá aos alunos escreverem uma receita (uma POÇÃO MÁGICA) para Azambrózia coletivamente utilizando os ingredientes abaixo:

(Foto tirada pela autora da aula)

Momento 6

Após esse modelo de escrita de receita coletiva, os alunos poderão escrever uma receita de bruxa individual em uma folha, como a seguir:

 (Foto tirada pela autora da aula)

As receitas dos alunos serão corrigidas pelo professor e poderão compor um livro de bruxarias.

Momento 7

 O tema receitas de bruxa poderá ser trabalhado também nas aulas de Matemática. O professor poderá utilizar a quantidade dos ingredientes para trabalhar números, problemas matemáticos e conceitos como dobro, triplo e dúzia.

Um exemplo de um problema matemático a partir desse tema é o seguinte:

  • A Bruxa Azambrózia quer dobrar a receita de "Ensopado de sapo". Anote os ingredientes que ela irá utilizar.
Recursos Complementares

Caso o professor queira ampliar essa aula para trabalhar com informática também, encontrará no site abaixo um jogo relacionado à poções mágicas.

http://ultradownloads.uol.com.br/jogo-online/Raciocinio/Pocoes-Magicas/ 

Avaliação

O professor avaliará se os alunos responderam às questões de interpretação de texto com desenvoltura.

Observará se eles reconhecem a estrutura e a função do gênero receitas, através de suas respostas orais no momento 4.

Verificará se eles conseguem produzir receitas na escrita coletiva e individual desse gênero.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • NILSA CORREA FARIA MENEGUETTI, Escola Tomaz Edson Vieira de Andrade , Paraná - disse:
    nilsacm@hotmail.com

    08/04/2015

    Cinco estrelas

    Exercícios ricos para letramento. Por favor, postem mais e mais. Obrigada.


  • NILSA CORREA FARIA MENEGUETTI, Escola Tomaz Edson Vieira de Andrade , Paraná - disse:
    nilsacm@hotmail.com

    08/04/2015

    Cinco estrelas

    Exercícios ricos para letramento. Por favor, postem mais e mais. Obrigada.


  • giovanna, escola , Pernambuco - disse:
    ingridingles@gmail.com

    23/08/2012

    Cinco estrelas

    amei, irei fazer o mesmo com os meus alunos da webster.


  • cristiane lisboa, EMEB PRES TANCREDO DE ALMEIDA NEVES , Mato Grosso - disse:
    crislisamada@gmail.com

    29/03/2012

    Quatro estrelas

    A aula é bem interessante e animada onde desperta o interesse e a curiosidade de nossas crianças.De modo bem criativo e diferente o aluno aprende mais um genero textual


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.