18/10/2010
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ler e interpretar com desenvoltura uma história sobre bruxa.
Entender a organização do gênero Convite, através de atividades relacionadas.
Produzir um convite coletivo a partir da história sobre bruxa.
Elaborar convites demonstrando dominar a estrutura do gênero.
Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e Letramento.
Momento 1
Para iniciar a aula, o professor proporá aos alunos a montagem de um quebra-cabeça em grupos que revelará a identidade do personagem do livro que eles irão ler.
Esse quebra-cabeça poderá ser confeccionado pelo próprio professor através da imagem de uma bruxa ou poderá ser como o seguinte:
(Imagem retirada do site: http://2.bp.blogspot.com/_uWcyoHgg6dw/S5PpuP2Q3vI/AAAAAAAAAHA/qhpd85vE3Po/s400/BRUXA.JPG)
Em seguida, os alunos, sentados em círculo, lerão o livro: "Bruxa Onilda vai à festa" (Autoras: R. Capdevila e E. Larreaula)
Fonte da imagem: http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/271895_844.jpg
Após essa leitura, o professor fará comentários a respeito da história e da temática do livro, lançando perguntas como:
Momento 2
O professor convidará os alunos par confeccionarem um convite escrito e coletivo para a festa das Bruxas, apresentada no livro.
Para tanto, ele inicialmente apresentará um convite como o abaixo, informando aos alunos que eles irão conhecer um modelo de um convite, antes de escreverem um.
(Fonte: http://3.bp.blogspot.com/__HegqtNEcQU/SKH1p2loXqI/AAAAAAAAAM8/wofa5QSliRU/s400/convite.jpg )
Após a leitura coletiva desse convite, ele os indagará:
Dando continuidade, ele ainda os questionará:
O professor deverá levar os alunos a reconhecerem que o gênero convite tem o objetivo de convidar alguém para um acontecimento e que é importante, uma vez que informa ao convidado o acontecimento, a data do evento, o local e, algumas vezes as atrações programadas.
Para a escrita do convite, o professor ouvirá as ideias dos alunos e as anotará no quadro negro para eles copiarem em um pedaço de cartolina colorida. O convite deverá conter: o nome da festa, o dia, o horário, o local e as atrações.
Momento 3
Os alunos, juntamente com o professor, planejarão um evento na escola, que consistirá em uma tarde ou manhã festiva, na qual poderão acontecer atrações como:
OBS: Os alunos irão escolher e votar quais atrações os interessa.
Momento 4
Participarão desse evento os alunos e seus familiares e a organização da festividade incluíra a escrita de um CONVITE para a família, após a escolha da programação, do dia, do horário e do local do evento.
Assim, cada aluno escreverá em uma folha de rascunho um convite que será corrigido pelo professor.
Após essa correção, eles confeccionarão o convite em um cartão de cartolina colorido que poderá ser enfeitado com cola colorida.
Cada aluno entregará o convite para a sua família.
Momento 5
Alunos e familiares deverão fazer inscrições para participarem dos concursos e serão, ainda, escolhidos jurados para participarem do concurso.
Os vencedores do concurso poderão ganhar medalhas a serem confeccionadas pelos próprios alunos:
(Imagem retirada do site: http://3.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/Se_W1rNXa1I/AAAAAAAAI2U/BT414lYiWLA/s1600/m%C3%A3e_medalhas.gif)
No dia da festa, o professor poderá tirar fotos do evento e formar um mural na sala de aula ou na escola.
O professor poderá ler e mostrar outros convites para os alunos antes da elaboração do convite coletivo.
Alguns exemplos de convites encontram-se no site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=convites+de+festas&aq=f&aqi=g9&aql=&oq=&gs_rfai=
O professor corrigirá os convites escritos pelos alunos no rascunho, avaliando se eles compreenderam a estrutura e o objetivo desse gênero.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!