Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando o gênero Convite a partir de uma história.

 

18/10/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler e interpretar com desenvoltura uma história sobre bruxa.         

Entender a organização do gênero Convite, através de atividades relacionadas.

Produzir um convite coletivo a partir da história sobre bruxa.

Elaborar convites demonstrando dominar a estrutura do gênero.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e Letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

Para iniciar a aula, o professor proporá aos alunos a montagem de um quebra-cabeça em grupos que revelará a identidade do personagem do livro que eles irão ler.

Esse quebra-cabeça poderá ser confeccionado pelo próprio professor através da imagem de uma bruxa ou poderá ser como o seguinte:

(Imagem retirada do site: http://2.bp.blogspot.com/_uWcyoHgg6dw/S5PpuP2Q3vI/AAAAAAAAAHA/qhpd85vE3Po/s400/BRUXA.JPG) 

Em seguida, os alunos, sentados em círculo, lerão o livro: "Bruxa Onilda vai à festa" (Autoras: R. Capdevila e E. Larreaula)

Fonte da imagem: http://www.sebodomessias.com.br/loja/imagens/produtos/produtos/271895_844.jpg 

Após essa leitura, o professor  fará comentários a respeito da história e da temática do livro, lançando perguntas como:

  • Vocês costumam ir a festas? (Resposta pessoal)
  • As festas que vocês vão são animadas? Por quê? (Resposta pessoal)
  • Quem está contando a história do livro? (A bruxa Onilda)
  • Quem convidou a bruxa para ir a uma festa? (Uma prima)
  • A bruxa gostou do convite? (Sim, ela queria conhecer novas pessoas.)
  • Por quem essa festa estava sendo organizada? (Por uma comissão de bruxas)
  • Quem enviou a programação da festa? (Um morcego)
  • Que horas começou a festa? (Meia noite)
  • Qual foi o evento de abertura da festa? (Uma missa negra)
  • Quais foram as outras atrações da festa? (Baile, café da manhã, campeonato de bocha, corrida de saco, corrida de vassouras, concurso de feitiços, concurso de redação infantil sobre grandes desgraças e concurso de beleza)
  • Quem a bruxa conheceu no baile? (Um alquimista)
  • Como foi a participação da bruxa na corrida de saco? (Ela trapaceou e foi desclassificada)
  • O que a bruxa fez na corrida de vassouras? (Ela amarrou um foguete na vassoura)
  • Essa trapaça da bruxa deu certo? (Não, ela saiu voando muito alto, rápido e fora de controle)
  • Qual foi o concurso que a Bruxa Onilda ganhou? (O de Beleza, ela foi eleita a bruxa mais feia)
  • A bruxa gostou da festa? Por quê? (Resposta pessoal)

Momento 2

O professor convidará os alunos par confeccionarem um convite escrito e coletivo para a festa das Bruxas, apresentada no livro.

Para tanto, ele inicialmente apresentará um convite como o abaixo, informando aos alunos que eles irão conhecer um modelo de um convite, antes de escreverem um.

(Fonte: http://3.bp.blogspot.com/__HegqtNEcQU/SKH1p2loXqI/AAAAAAAAAM8/wofa5QSliRU/s400/convite.jpg ) 

Após a leitura coletiva desse convite, ele os indagará:

  1. Esse convite está convidando para qual evento?
  2. Qual o local do evento?
  3. Qual o dia do evento?
  4. Qual o horário da festa?
  5. Qual informação esse convite apresenta além do local e da data da festa?
  6. Você já escreveu um convite?
  7. Você já recebeu um convite?

Dando continuidade, ele ainda os questionará:

  • De que forma então podemos convidar alguém para ir a uma festa ou a um evento?
  • Por que é importante entregarmos um convite para alguém?

O professor deverá levar os alunos a reconhecerem que o gênero convite tem o objetivo de convidar alguém para um acontecimento e que é importante, uma vez que informa ao convidado o acontecimento, a data do evento, o local e, algumas vezes as atrações programadas.

Para a escrita do convite, o professor ouvirá as ideias dos alunos e as anotará no quadro negro para eles copiarem em um pedaço de cartolina colorida. O convite deverá conter: o nome da festa, o dia, o horário, o local e as atrações.

 Momento 3

Os alunos, juntamente com o professor, planejarão um evento na escola, que consistirá em uma tarde ou manhã festiva, na qual poderão acontecer atrações como:

  • Café ou lanche.
  • Concurso de desenho.
  • Corrida de saco.
  • Concurso de fatos matemáticos.
  • Boliche (Brincadeira na qual a matemática será trabalhada a partir da contagem de pontos dos boliches derrubados)
  • Concurso de esculturas em argila.
  • Concurso de pintura
  • Baile com música.
  • Dança da cadeira.
  • Concurso de redações.
  • Concurso de piadas.

OBS: Os alunos irão escolher e votar quais atrações os interessa.

Momento 4

Participarão desse evento os alunos e seus familiares e a organização da festividade incluíra a escrita de um CONVITE para a família, após a escolha da programação, do dia, do horário e do local do evento.

Assim, cada aluno escreverá em uma folha de rascunho um convite que será corrigido  pelo professor.

Após essa correção, eles confeccionarão o convite em um cartão de cartolina colorido que poderá ser enfeitado com cola colorida.

Cada aluno entregará o convite para a sua família.

Momento 5

Alunos e familiares deverão fazer inscrições para participarem dos concursos e serão, ainda, escolhidos jurados para participarem do concurso.

Os vencedores do concurso poderão ganhar medalhas a serem confeccionadas pelos próprios alunos:

(Imagem retirada do site: http://3.bp.blogspot.com/_hGGq2Bji6rE/Se_W1rNXa1I/AAAAAAAAI2U/BT414lYiWLA/s1600/m%C3%A3e_medalhas.gif

No dia da festa, o professor poderá tirar fotos do evento e formar um mural na sala de aula ou na escola.

Recursos Complementares

O professor poderá ler e mostrar outros convites para os alunos antes da elaboração do convite coletivo.

Alguns exemplos de convites encontram-se no site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&gbv=2&tbs=isch%3A1&sa=1&q=convites+de+festas&aq=f&aqi=g9&aql=&oq=&gs_rfai= 

Avaliação

O professor corrigirá os convites escritos pelos alunos no rascunho, avaliando se eles compreenderam a estrutura e o objetivo desse gênero.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.