Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Trabalhando com Verbetes de Dicionário.

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
Livia Fagundes Neves
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a importância do uso de dicionários através de atividades relacionadas.

Entender e exercitar como se realiza a consulta ao dicionário.

Fazer uso de verbetes em diversas situações, demonstrando conhecimento sobre o uso do dicionário.

Confeccionar verbetes a partir de palavras do uso cotidiano do aluno.

Produzir verbetes criados a partir de situações imaginárias.

Duração das atividades
Aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja alfabetizado, inserido no processo de letramento e que já tenha conhecimento acerca da ordem alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor iniciará uma conversa com os alunos, perguntando-lhes a respeito dos hábitos saudáveis que eles possuem, assim poderá indagar, por exemplo:

  • Vocês cuidam do corpo?
  • Como vocês cuidam?
  • Com qual frequência vocês escovam os dentes?
  • Como é a alimentação de vocês?
  • Vocês fazem atividade física? Qual?
  • Vocês costumam cortar as unhas?
  • Vocês descansam durante a noite?
  • Vocês dormem cedo?
  • Que horas vocês acordam?
  • O que são hábitos saudáveis?
  • Vocês possuem hábitos saudáveis?

Momento 2

Entrega de um texto que, após a leitura silenciosa feita por todos, o professor deverá pedir para que um aluno vá à frente da sala e leia-o em voz alta.

 

 Hábitos Saudáveis

Vamos deixar o corpo tirar aquela soneca, descansando um pouco daquela vida dura, e falar um pouco sobre o sono. Seja qual for seu gênero _ dorminhoco ou sempre ligado _ o recado é o mesmo. Não basta ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos: dormir também é fundamental para a saúde do corpo e da mente. A falta de sono _ ou o sono mal dormido _ faz tanto estrago que a lista parece não ter fim: não dormir ou dormir mal provoca irritação, cansaço, mau humor, falta de concentração e de memória, além de alterar o metabolismo, prejudicando a digestão.

Problemas com o sono podem até interferir no desempenho na escola. O sono é tão importante que a toda hora cientistas estão realizando testes para estudar seus mecanismos e efeitos. E, às vezes, uma pesquisa realizada do outro lado do mundo pode modificar totalmente sua rotina. Foi o que aconteceu numa escola na cidade de São Paulo, que resolveu transferir para o turno da tarde as aulas da 5ª série. Tudo porque uma cientista americana descobriu que os adolescentes precisam dormir mais do que quando crianças _ em média, 9 horas e 15 minutos. Se eles acordam muito cedo para ir à escola, sem ter dormido o suficiente, acabam perdendo justamente a fase do sono que garante boa memória e aprendizado. E lá vem nota baixa! Se continuar assim, essa cientista americana vai virar a fada madrinha dos adolescentes preguiçosos...

A gente pode imaginar o cérebro como um computador, que no final do dia começa a ficar lento com tanta informação na memória. O sono vem para fazer uma faxina geral, "limpando" alguns arquivos desnecessários e abrindo espaço para novas informações. É durante a fase inicial do sono, chamada REM (sigla em inglês para "rápidos movimentos dos olhos"), que o cérebro organiza a memória recente  do dia e restabelece o nível das substâncias químicas. Traduzindo: ai, que tranqüilidade...

(Texto e imagem retirados do site: http://www.canalkids.com.br/saude/habitos/durma.htm )

Momento 3

Após essa leitura o professor perguntará:

  • Vocês gostaram das informações que o texto apresentou?
  • Vocês concordam que o sono é importante?
  • Há alguma palavra que vocês não conhecem no texto? Ou seja, há alguma palavra que vocês não conhecem o significado?

Após as dúvidas dos alunos a respeito do significado de alguma palavra, o professor refletirá juntamente com os alunos:

  • O que podemos fazer para descobrir o significado de uma palavra que desconhecemos ou que não sabemos definir? Por exemplo: Vocês sabem o que são "Hábitos", mas para alguns pode ser difícil dar uma DEFINIÇÃO.

Momento 4

Para responder ao questionamento, o professor apresentará um dicionário para os alunos ressaltando que é um livro que traz DEFINIÇÕES de palavras:

 

 (Imagem retirada do site: http://www.lazertecnologia.com/wp-content/uploads/2010/06/Dicion%C3%A1rio-Aurelio-para-iPhone.jpeg

Em seguida, os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo receberá um dicionário para folhear e terá a tarefa de selecionar algumas palavras para ler a definição à frente da sala e responder oralmente a pergunta:

  • O que precisamos fazer para achar uma palavra no dicionário? OU
  • Como procuramos uma palavra no dicionário?

Momento 5

Para complementar as respostas dadas pelos alunos referente à consulta ao dicionário, o professor enfatizará o fato das palavras se apresentarem em ordem alfabética, ou seja, na ordem do alfabeto e retomará o sistema alfabético com eles, apresentando-lhes uma figura como a seguinte:

 (Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_W9jYHT6LOmM/Swgi-Q_RoEI/AAAAAAAAAMk/oQySbIlwa44/s1600/Alfabeto.jpg

Momento 6

Os alunos terão como tarefa, ainda em grupos, consultar o dicionário e anotar a definição das palavras em negrito do texto "Hábitos saudáveis".

Caso eles queiram, poderão também escolher outras palavras do texto para consultar.

O professor os informará que o texto que define uma palavra recebe o nome de VERBETE e solicitará que eles anotem os verbetes dessas palavras no caderno.

Momento 7  

Juntamente com o professor, os alunos escreverão verbetes de dicionário utilizando seus conhecimentos acerca dos significados de palavras relacionadas à saúde e hábitos saudáveis.

Os próprios alunos irão sugerir as palavras as quais eles querem definir.

Alguns exemplos dessas palavras poderiam ser: nomes de profissionais que trabalham com saúde: (dentista, médico); nomes de esportes (natação, balé); palavras relacionadas a lazer (cinema, teatro, livro); nome de alimentos saudáveis (frutas, arroz, feijão), etc.

Momento 8

Os mesmos grupos da outra atividade realizarão uma brincadeira denominada DICIONÁRIO:

  • um integrante do grupo escolherá uma palavra no dicionário (de preferência diferente e desconhecida até por ele) e pedirá para que os outros amigos tentem descobrir o significado dessa palavra, assim, os demais participantes escreverão em um pedaço de papel um verbete para aquela palavra. Cada aluno lerá o seu verbete e o aluno que escolheu a palavra lerá a definição dada no dicionário. A definição que mais se aproximar do dicionário, é a vencedora.

Momento 9

Os alunos serão desafiados a inventarem três verbetes de dicionário imaginários para a realização de um concurso na sala.

O professor os orientará a utilizarem a imaginação para inventar palavras que não existem, relativas a bons hábitos e saúde e, em seguida, escreverão definições (verbetes para essas palavras).

Por exemplo:  Caxamba: Fruta verde e fresca, típica da Amazônia.

Essas palavras inventadas, bem como seus verbetes, serão apresentadas à turma e poderá se escolher o verbete mais criativo, por votação, para ganhar o concurso.

Recursos Complementares

Caso o professor queira trabalhar esse mesmo assunto utilizando o suporte da internet, poderá orientar os alunos a consultarem verbetes no dicionário on line disponível no site: http://www.priberam.pt/dlpo/ 

Avaliação

Será avaliado se o aluno:

- compreendeu a importância do uso de dicionários para a consulta de verbetes;

-foi capaz de ler, interpretar e escrever esse gênero, através das atividades de escrita coletiva,  escrita individual e da brincadeira em grupos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.