20/09/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Reconhecer a função social de um cartão- postal.
Realizar a leitura de um cartão-postal, identificando as suas características.
Produzir, coletivamente, um cartão-postal para um funcionário da escola, emitindo opiniões a respeito.
Produzir, em duplas, um cartão-postal para ser enviado a um colega da turma demonstrando dominar a estrutura do gênero.
É importante que o aluno já tenha tido contato com um cartão-postal.
1. Levar para a sala de aula vários e diferentes tipos de cartões-postais e apresentá-los aos alunos.
Professor: Se você tiver cartões-postais que tenha recebido, com mensagens escritas autênticas, leve também para a sala de aula.
a) Os alunos poderão trazer de casa cartões-postais que eles mesmos ou seus pais/responsáveis tenham recebido.
MODELOS:
Fonte: batatadapatetica.blogspot.com Fonte: blogdaturmaterceiro.blogspot.com
Fonte: 180graus.brasilportais.com.br Fonte: flickr.com
PROFESSOR: Explicar aos alunos que o cartão-postal é um tipo de carta resumida, que circula normalmente sem envelope. Trata-se de um retângulo de papelão fino. De um lado (o verso) apresenta espaço para escrever o nome e o endereço do destinatário, o nome do remetente e uma mensagem curta. Do outro lado (à frente), apresenta uma imagem, que pode ser de alguma atração turística de uma cidade. Quem envia um cartão-postal é, geralmente, alguém que viaja e quer mandar notícias, aproveitando a oportunidade para o destinatário conhecer os lugares visitados pelo remetente.
* Permita que todos os cartões circulem livremente pela sala e que sejam lidos/vistos por todos.
2. Após mostrar os cartões-postais aos alunos e pedir que façam a leitura dos mesmos, perguntar:
a) Que lugares são esses? Que tipo de imagens são essas?
Professor: Aceite as hipóteses dos alunos. As imagens na ordem como aparecem são: cidade do Rio de Janeiro, quadro de Tarsila do Amaral, por-do-sol no Rio Guaíba e vitória régia na Amazônia.
b) Você já recebeu algum cartão-postal? E já enviou algum?
3. Chamar a atenção dos alunos para as partes em que aparecem informações importantes, como o nome do remetente, o nome e o endereço do destinatário, o nome do lugar e a data de envio.
Fonte: selosefilatelia.com
4. Mostrar aos alunos o lugar onde se escreve o nome e o endereço do destinatário. Lembrá-los que apesar do cartão-postal não precisar ser enviado dentro do envelope, ele precisa ser selado.
Caso o professor queira ampliar o trabalho com cartão-postal, sugiro as seguintes atividades.
1. Entregar uma folha contendo dois cartões-postais, frente e verso.
Lendo cartões e vendo lugares.
Observe os cartões-postais.
MODELOS:
Cartão-postal 1
Praia do Gunga - Alagoas
Fonte: blogandonoticias.com
PRAIA DO GUNGA ALAGOAS - BRASIL
Queridos mamãe e papai: Essa é uma praia de areia branquinha. A famosa Praia do Gunga. Que pena que vocês não estão aqui! Amamos vocês.
Marco, Laura e Tati. Alagoas, 05/02/2010. |
Ana Silva Mauro Silva Rua Anchieta, 35 Belo Horizonte - MG
01244-222 |
Cartão-postal 2
Artesanato de Olinda
Fonte: revistamenu.terra.com.br
ARTESANATO NORDESTINO - OLINDA - PE
Tati! Estamos numa famosa e linda feira de artesanato de Olinda, em Pernambuco. Curta o artesanato local. É realmente muito lindo. Estou com saudades. Beijos,
Duda.
12/09/2009
|
Tatiana Leite Av. das Rosas, 176. Juiz de Fora - MG
01234-777 |
2. Agora, responda:
a) Para que serve um cartão-postal?
b) Observe a imagem que aparece no primeiro cartão:
* O que ela retrata?
* Além da "areia branquinha" o que mais se vê?
* Que informação do texto aponta qual é o lugar que os irmãos visitaram?
c) Leia o segundo cartão.
* A informação no canto superior esquerdo indica que é um artesanato nordestino. Que características podem comprovar isso?
* O que se entende por artesanato local?
d) Nos cartões aparecem os locais e as datas em que foram enviados.
* De onde e quando foi enviado o primeiro cartão?
* De onde e quando foi enviado o segundo cartão?
e) Os destinatários e os remetentes são os mesmos nos dois cartões?
f) Os textos dos cartões são longos ou curtos? Por quê?
g) Por que os cartões-postais não são enviados dentro de envelopes?
3. A seguir, produzir um cartão postal no quadro, coletivamente, para um funcionário da escola.
PROFESSOR: A parte escrita da produção coletiva do cartão-postal deverá ser feita no quadro e depois deverá ser copiada pelos alunos no caderno. A parte ilustrativa poderá ser feita individualmente. A ilustração poderá ser feita através de desenhos ou colagens.
Para produzir o cartão-postal é necessário que os alunos opinem sobre o tema (a imagem) e sobre o texto a ser abordado para o funcionário. Poderá ser feita uma escolha através de votação.
4. A seguir, dividir a turma em duplas e propor que confeccionem um cartão-postal que será enviado a um colega de sala.
Instruções:
a) Faça um cartão com uma cartolina ou papel encorpado.
b) Recorte de revista uma paisagem, a foto de uma praça, de uma rua ou a imagem de um objeto significativo de um lugar (o aluno poderá fazer um desenho).
c) Cole na frente do cartão.
d) Divida o verso do cartão em duas partes e escreva a mensagem e o endereçamento.
e) Não esqueça o nome e o endereço completo do destinatário.
Professor:
a) Os alunos poderão entregar pessoalmente os cartões-postais produzidos ou levá-los aos Correios para serem postados. Caso isso ocorra, é importante que o professor os acompanhe.
b) Quando todos os alunos tiverem recebido os cartões, os mesmos poderão ser expostos nos corredores da escola para apreciação dos professores e demais alunos.
c) As ilustruções dos cartões-postais poderão ser feitas nas aulas de Artes.
O professor, ao final das atividades, deverá avaliar se o aluno:
Reconheceu a função social de um cartão- postal.
Realizou a leitura de um cartão-postal, identificando as suas características.
Produziu, coletivamente, um cartão-postal para um funcionário da escola, emitindo opiniões a respeito.
Produziu, em duplas, um cartão-postal para ser enviado a um colega da turma demonstrando dominar a estrutura do gênero.
Quatro estrelas 7 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/05/2015
Cinco estrelasótima sugestão de sequencia de atividades.pois preciso dessas atividades.
06/03/2014
Cinco estrelasAchei ótima a aula, muita explicativa amei.
20/10/2013
Cinco estrelasMuito bom!
05/10/2013
Quatro estrelasGOSTEI MUITO ESPERO QUE VOCÊS CONTINUEM POSTANDO EXCELENTES MATERIIS PEDAGOGICO MUITO OBRIGADA.
18/05/2013
Cinco estrelasAgradeço a todas as oportunidades que tenho tido ao recorrer as aulas do portal do professor, tenho aplicado em sala de aula e obtenho bons resultado. As sequencias didáticas são bem estruturadas e portanto fácil de ser aplicadas. Maria de Fátima Alves Vale Silva
29/05/2012
Cinco estrelasAmei!1000!
23/02/2012
Cinco estrelasfoi muito útil. muito obrigada