Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Introdução ao gênero textual: CARTÃO-POSTAL

 

20/09/2010

Autor e Coautor(es)
Ana Beatriz Gama da Mota
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a função social de um cartão- postal.

Realizar a leitura de um cartão-postal, identificando as suas características.

Produzir, coletivamente, um cartão-postal para um funcionário da escola, emitindo opiniões a respeito.

Produzir, em duplas, um cartão-postal para ser enviado a um colega da turma demonstrando dominar a estrutura do gênero.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno já tenha tido contato com um cartão-postal.

Estratégias e recursos da aula

1. Levar para a sala de aula vários e diferentes tipos de cartões-postais e apresentá-los aos alunos.

Professor: Se você tiver cartões-postais que tenha recebido, com mensagens escritas autênticas, leve também para a sala de aula.

a) Os alunos poderão trazer de casa cartões-postais que eles mesmos ou seus pais/responsáveis tenham recebido.

MODELOS:

                                

  Fonte:  batatadapatetica.blogspot.com                                                                    Fonte:   blogdaturmaterceiro.blogspot.com  

                                

Fonte: 180graus.brasilportais.com.br                                                                       Fonte:   flickr.com  

PROFESSOR:  Explicar aos alunos que o cartão-postal é um tipo de carta resumida, que circula normalmente sem envelope. Trata-se de um retângulo de papelão fino. De um lado (o verso) apresenta espaço para escrever o nome e o endereço do destinatário, o nome do remetente e uma mensagem curta. Do outro lado (à frente), apresenta uma imagem, que pode ser de alguma atração turística de uma cidade. Quem envia um cartão-postal é, geralmente, alguém que viaja e quer mandar notícias, aproveitando a oportunidade para o destinatário conhecer os lugares visitados pelo remetente.

* Permita que todos os cartões circulem livremente pela sala e que sejam lidos/vistos por todos.

2. Após mostrar os cartões-postais aos alunos e pedir que façam a leitura dos mesmos, perguntar:

a) Que lugares são esses? Que tipo de imagens são essas?

Professor: Aceite as hipóteses dos alunos. As imagens na ordem como aparecem são: cidade do Rio de Janeiro, quadro de Tarsila do Amaral, por-do-sol no Rio Guaíba e vitória régia na Amazônia.

b) Você já recebeu algum cartão-postal? E já enviou algum?

3. Chamar a atenção dos alunos para as partes em que aparecem informações importantes, como o nome do remetente, o nome e o endereço do destinatário, o nome do lugar e a data de envio.

 Fonte: selosefilatelia.com  

4. Mostrar aos alunos o lugar onde se escreve o nome e o endereço do destinatário. Lembrá-los que apesar do cartão-postal não precisar ser enviado dentro do envelope, ele precisa ser selado.

Caso o professor queira ampliar o trabalho com cartão-postal, sugiro as seguintes atividades.

1. Entregar uma folha contendo dois cartões-postais, frente e verso.

Lendo cartões e vendo lugares.

Observe os cartões-postais.

MODELOS:

Cartão-postal 1

Praia do Gunga - Alagoas

 Fonte: blogandonoticias.com  

PRAIA DO GUNGA

ALAGOAS - BRASIL

                 Queridos mamãe e papai:

                 Essa é uma praia de areia branquinha. A famosa Praia do Gunga.

                 Que pena que vocês não estão aqui!

                 Amamos vocês.

             

                 Marco, Laura e Tati.

                                       Alagoas, 05/02/2010.

             Ana Silva

             Mauro Silva

             Rua Anchieta, 35

             Belo Horizonte - MG

             01244-222

Cartão-postal 2

Artesanato de Olinda

Fonte: revistamenu.terra.com.br  

ARTESANATO NORDESTINO - OLINDA - PE

                     Tati!

                     Estamos numa famosa e linda feira de artesanato de Olinda, em Pernambuco.

                     Curta o artesanato local. É realmente muito lindo.

                     Estou com saudades.

                     Beijos,

                                         Duda.

                                                      12/09/2009

                    

                   Tatiana Leite

                   Av. das Rosas, 176.

                   Juiz de Fora - MG

                    01234-777

2. Agora, responda:

a) Para que serve um cartão-postal?

b) Observe a imagem que aparece no primeiro cartão:

* O que ela retrata?  

* Além da "areia branquinha" o que mais se vê?

* Que informação do texto aponta qual é o lugar que os irmãos visitaram?

c) Leia o segundo cartão.

* A informação no canto superior esquerdo indica que é um artesanato nordestino. Que características podem comprovar isso?

* O que se entende por artesanato local?

d) Nos cartões aparecem os locais e as datas em que foram enviados.

* De onde e quando foi enviado o primeiro cartão?

* De onde e quando foi enviado o segundo cartão?

e) Os destinatários e os remetentes são os mesmos nos dois cartões?

f) Os textos dos cartões são longos ou curtos? Por quê?

g) Por que os cartões-postais não são enviados dentro de envelopes?

3. A seguir, produzir um cartão postal no quadro, coletivamente, para um funcionário da escola.

PROFESSOR: A parte escrita da produção coletiva do cartão-postal deverá ser feita no quadro e depois deverá ser copiada pelos alunos no caderno. A parte ilustrativa poderá ser feita individualmente. A ilustração poderá ser feita através de desenhos ou colagens.

Para produzir o cartão-postal é necessário que os alunos opinem sobre o tema (a imagem) e sobre o texto a ser abordado para o funcionário. Poderá ser feita uma escolha através de votação.

4. A seguir, dividir a turma em duplas e propor que confeccionem um cartão-postal que será enviado a um colega de sala.

Instruções:

a) Faça um cartão com uma cartolina ou papel encorpado.

b) Recorte de revista uma paisagem, a foto de uma praça, de uma rua ou a imagem de um objeto significativo de um lugar (o aluno poderá fazer um desenho).

c) Cole na frente do cartão.

d) Divida o verso do cartão em duas partes e escreva a mensagem e o endereçamento.

e) Não esqueça o nome e o endereço completo do destinatário.

Professor:

a) Os alunos poderão entregar pessoalmente os cartões-postais produzidos ou levá-los aos Correios para serem postados. Caso isso ocorra, é importante que o professor os acompanhe.

b) Quando todos os alunos tiverem recebido os cartões, os mesmos poderão ser expostos nos corredores da escola para apreciação dos professores e demais alunos.

c) As ilustruções dos cartões-postais poderão ser feitas nas aulas de Artes.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor, ao final das atividades, deverá avaliar se o aluno:

Reconheceu a função social de um cartão- postal.

Realizou a leitura de um cartão-postal, identificando as suas características.

Produziu, coletivamente, um cartão-postal para um funcionário da escola, emitindo opiniões a respeito.

Produziu, em duplas, um cartão-postal para ser enviado a um colega da turma demonstrando dominar a estrutura do gênero.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 5/6 - 83.33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16.67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.