07/10/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Reconhecer a função social dos cartões-sociais.
Ampliar seu conhecimento sobre o gênero através da leitura de diversos cartões-sociais: aniversário, casamento, nascimento de crianças, formaturas e outros.
Identificar o objetivo dos cartões-sociais a partir de modelos diversos.
Elaborar e participar de um concurso de cartões-sociais entre os colegas.
Confeccionar o prêmio para os vencedores e participantes do concurso sobre cartões-sociais.
É importante que os alunos já tenham trabalhado os gêneros textuais bilhetes e cartões-postais.
1. Iniciar a aula apresentando aos alunos diferentes modelos de cartões-sociais, como: natal, aniversário, formatura, dia dos pais, das mães e outros.
MODELOS:
Natal Aniversário
Fonte: culturalivre.net Fonte: bons.amigos.vilabol.uol.com.br
Formatura Dia dos pais
Fonte: casalvazlinitch.blogspot.com Fonte: inoviseu.blogs.sapo.pt
2. Perguntar aos alunos a semelhança, ou não, entre os cartões-sociais apresentados e os bilhetes e cartões-postais já estudados. Explique aos alunos que nesses cartões, muitas vezes, a ilustração substitui a escrita e faz parte da mensagem.
PROFESSOR: Explore certas expressões que aparecem nos cartões-sociais, como, por exemplo: milhões de beijos, 1000 felicidades, Te amo loucamente.
Explore os recursos linguísticos e extralinguísticos que conferem criatividade às mensagens dos cartões.
Compare a linguagem usada nos cartões, analisando o tipo de relação existente entre remetente e destinatário.
3. A seguir, entregar uma folha contendo:
Em datas comemorativas, como, por exemplo, aniversários, casamentos, formaturas, nascimento de crianças, dia das mães, dia dos pais, usa-se enviar ou receber uma mensagem - um cartão em que se expressa o sentimento pela pessoa. Você já enviou ou recebeu um cartão comemorativo? Deixar que os alunos se expressem livremente.
Cartão Dia das Mães
Fonte: diadasmaes.com
Cartão de aniversário
Fonte: minirecados.com
Cartão de amor
Fonte: amoresdalua.loveblog.com.br
a) Conversar com os alunos e trocar ideias sobre os cartões apresentados na folha.
b) Perguntar aos alunos: De qual você mais gostou? Por quê?
c) Em sua opinião, existem pontos comuns entre esses cartões? Explique. Espera-se que os alunos ressaltem que os cartões são comemorativos. Outros pontos em comum: uma linguagem que explora o exagero; linguagem afetiva; linguagem não verbal.
4. Observe atentamente os três cartões e responda:
a) Qual é o destinatário do primeiro cartão? Uma mãe.
b) Que particularidade o segundo cartão apresenta? A palavra"demais" escrita com a letra D maiúscula e o sinal de mais.
c) Explique com suas palavras a mensagem do terceiro cartão. Espera-se que o aluno responda que quando se ama nada nos parece impossível, até mesmo contar as estrelas.
5. Agora, imagine quem são os remetentes dos cartões.
a) Por que pode se dizer que essas pessoas têm um relacionamento próximo com os possíveis destinatários dos cartões? Porque as mensagens dos cartões são bastante afetivas.
b) Na sua opinião, a organização do texto nos cartões-sociais é muito diferente do texto de um bilhete? Por quê? A organização textual é semelhante, porque ambos apresentam mensagem breve.
c) Apresente duas características do cartão que sejam idênticas às de um bilhete. Resposta pessoal. Espera-se que digam saudação e remetente.
6. Propor aos alunos que participem de um concurso de cartões-sociais.
a) As mensagens precisam ser bem originais. Por isso, é permitido: usar recursos de linguagem não verbal; trabalhar as palavras para apresentar uma ideia diferente; desenhar e pintar os cartões; fazer colagens, etc.
b) Não esquecer da organização do texto: vocativo, texto curto, frase de encerramento e assinatura.
Algumas ideias:
* Montanhas de coisas para você no ano que vai chegar.
* Estou morrendo de vontade de te ver hoje... e você some como um raio.
* A festa de seu aniversário foi especial!!! Tudo estava maravilhoso! Foi assim especial!
* Li um mundo de livros, consultei milhões de dicionários, mas não encontrei um jeito diferente de dizer que te adoro.
c) Depois que os cartões estiverem prontos, confeccionar uma exposição dos mesmos na sala de aula para apreciação de todos, antes de realizar o concurso.
d) Combinar com os alunos um dia da semana em que se realizará o concurso. Ao votar, os alunos deverão atender aos seguintes quesitos:
* Foram percorridas as etapas propostas?
* Quanto à linguagem, foram usados os recursos verbais e não verbais?
* O cartão foi datado e assinado?
* O cartão é original? Apresenta características próprias, como desenhos, pinturas, colagens?
e) No dia da votação, colocar na sala de aula uma caixa encapada para que os alunos depositem os seus votos.
Fonte: paodeacucar.com.br
f) Ao lado da caixa deixar algumas folhas para que os alunos escrevam o seu voto.
MODELO DE VOTO:
Eu voto no cartão-social de nome________________________________________________________ Quem fez o cartão foi meu (minha) colega ________________________________________________ |
g) Ao final da votação, o professor, junto com os alunos, fará a contagem dos votos.
h) O aluno que produziu o cartão vencedor, receberá como prêmio algo produzido pelos próprios alunos, que será confeccionado na aula de Artes.
Exemplo: Uma estatueta de argila, um diploma de papel reciclado, etc...
PROFESSOR: Antes de iniciar a atividade, converse com o professor de Artes e veja a possibilidade de se trabalhar de maneira interdisciplinar. Nas aulas de Artes, os alunos poderão ilustrar os cartões-sociais e confeccionar o prêmio a ser entregue ao aluno que produziu o cartão mais criativo.
Os cartões-sociais poderão ser feitos com material reciclável.
No portal da Turma da Mônica você encontrará uma grande variedade, cerca trinta temas, com centenas de cartões-sociais.
Ao final do trabalho desenvolvido, o professor deverá avaliar se o aluno:
Reconheceu a função social dos cartões-sociais.
Ampliou seu conhecimento sobre o gênero através da leitura de diversos cartões-sociais: aniversário, casamento, nascimento de crianças, formaturas e outros.
Identificou o objetivo dos cartões-sociais a partir de modelos diversos.
Elaborou e participou de um concurso de cartões-sociais entre os colegas.
Confeccionou o prêmio para os vencedores e participantes do concurso sobre cartões-postais.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!