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Conhecendo o e-mail

 

12/10/2010

Autor e Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o e-mail como um meio de comunicação e a sua função social.

Reconhecer que o e-mail é um bilhete eletrônico, através de seu uso.

Realizar, com desenvoltura, a leitura de e-mails diversos.

Interpretar um e-mail, identificando as suas características.

Escrever um e-mail para um colega a partir de um modelo, demonstrando habilidade e coerência de ideias.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o aluno tenha alguma noção de que seja um e-mail.

É necessário que os gêneros carta e bilhete já tenham sido trabalhados.

Estratégias e recursos da aula

Professor: Antes de iniciar a sua aula lembrar aos alunos os outros meios que usamos para nos comunicar com as pessoas. Relembrar os gêneros já estudados como Carta e Bilhete.

a) Tanto a carta quanto o bilhete são meios que utilizamos para nos comunicar com as pessoas.

b) São meios em que, conforme o destinatário, podemos utilizar a linguagem formal ou informal.

c) Possuem características muito parecidas como: saudação, destinatário, assunto, despedida e remetente.

d) Na carta a data vem no início e no bilhete ela aparece no final do texto.

e) A carta leva um tempo maior para chegar ao destinatário, pois depende da sua postagem nos Correios.

1. Após relembrar os gêneros textuais carta e bilhete (que já deverão ter sido trabalhados) e suas características, conversar com os alunos: Hoje em dia, muitas pessoas se correspondem usando a rede mundial de computadores, conhecida como Internet. Elas utilizam o correio eletrônico (e-mail) e as salas de conversação (chats).

O que é?

Fonte:  redegestao.com.br  

Correio eletrônico: nome@provedor.com.br

Nome: é geralmente o nome ou apelido do usuário, isto é, da pessoa de quem é o endereço eletrônico. O símbolo @ (arroba) informa ao computador que esse conjunto é um endereço de e-mail. 

Provedor: é a empresa que possibilita o acesso à Internet.

O com é abreviatura de comercial e br é a sigla de Brasil.

Professor: Se houver em sua escola uma sala de informática, converse com o(a) professor(a) dessa área, no intuito de planejar um momento para que os alunos conversem em tempo real por e-mail na sala de informática, utilizando equipamento adequado. É preciso destacar a importância da internet para a comunicação entre as pessoas e a rapidez com que ela confere à comunicação. 

2. Perguntar aos alunos se conhecem alguém que envie e-mails (ouvir respostas).

3. Caso a resposta seja afirmativa, perguntar em que situações essa pessoa utiliza esse meio de comunicação.

Professor: É importante informar que o e-mail é o nome do bilhete eletrônico usado na internet e que por meio dele podem ser enviadas mensagens (textos curtos como os bilhetes, cartas e documentos). Explicar que o ícone @ significa "em". Também é importante dizer que alguns termos aparecem escritos em inglês quando os provedores são internacionais. Explicar que FROM é "de"; TO é "para"; SENT significa "enviado" e traz hora e data do envio; SUBJECT é "assunto".

4. Entregar uma folha contendo os seguintes textos:

Texto 1.

De: Rafael

Para: Sérgio

Assunto: Dívida

Conforme seu pedido, conversei com o senhor Marcelo sobre o valor da nossa dívida. Ele ficou de estudar a proposta e entrar em contato conosco. Qualquer dúvida, fazer novo contato.

Atenciosamente,

Rafael Vieira

Texto 2.

Para: Márcio

De: rafael@ig.com.br

Enviado: Terça-feira, Março 13, 2008 3:18 PM

Olá, Rafinha! Tudo bem com você?

Está passando aqui no cinema do shopping o filme novo do Harry Potter. Que tal pegarmos a sessão das 15 horas no domingo? Posso até convidar a Patrícia!!!

Abraços,

Márcio.

5. Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa dos dois textos apresentados.

6. Promover uma conversa a respeito dos textos, destacando as características próprias do gênero, identificando-as.

7. Esclarecer que o e-mail é um meio que permite a comunicação a longas distâncias, com tempo e preço reduzidos, mas que o investimento ainda é alto, pois poucas pessoas podem adquirir um computador.

8. A seguir, realizar as seguintes atividades:

a) Qual das mensagens que você leu trata de um assunto comercial?

b) Qual é o tipo de linguagem usado nela?

Professor: Se os alunos apresentarem dificuldade em responder, é importante esclarecer a diferença entre linguagem formal e linguagem informal, dando exemplos de situações em que elas são usadas.

c) Qual mensagem apresenta o assunto de que você mais gostou? Por quê?

d) Para uma carta chegar ao destino certo, é necessário citar o endereço completo. O que é preciso para que um e-mail chegue corretamente ao destinatário?

 Outro texto:

De: daniela.sanches@uol.com.br

Data: quinta-feira, 12 set 2008 17:30

Para: pedrogarcia@ig.com.br

Assunto: pedido

Oi, Pedroca

E aí, tudo bem?

Vc pode me emprestar o último livro do Harry Potter? A grana tá curta aqui em casa...e eu tô louca pra ler...

Juro que tomo cuidado! Me leva amanhã na aula, falou? Brigado, cara!

Beijo,

Dani.

1. E-mail em estudo:

a) Qual é o e-mail do remetente? daniela.sanches@uol.com.br

b) E o e-mail do destinatário? pedrogarcia@ig.com.br

c) Acompanhando os e-mails do remetente e do destinatário, há dois itens: assunto e data. Depois da data, lemos 17:30. O que significa isso?

d) Como a carta pessoal, o e-mail, geralmente, contém nome do destinatário, assunto, despedida e assinatura. Qual é o assunto do e-mail de Daniela? Que palavra Daniela usa para se despedir de Pedro?

e) Quando o e-mail é dirigido a familiares e amigos, algumas palavras podem ser abreviadas, como, por exemplo, VC (você).

- No e-mail de Daniela, que outras palavras foram abreviadas?

- Reescreva essas palavras de acordo com a norma padrão.

- Na sua opinião, por que Daniela usou esse tipo de linguagem no e-mail?

Entregar outra folha contendo:   

                                                                                                          

Fonte: brothersoft.com  

10. Solicitar aos alunos que escrevam um e-mail para um colega:

a) Pedindo que lhe empreste um livro.

b) Convidando-o para ir ao teatro.

c) Marcando um horário e um dia para estudarem juntos.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar se os alunos:

Identificaram o e-mail como um meio de comunicação e a sua função social.

Reconheceram que o e-mail é um bilhete eletrônico, através de seu uso.

Realizaram, com desenvoltura, a leitura de e-mails diversos.

Interpretaram um e-mail, identificando as suas características.

Escreveram um e-mail para um colega a partir de um modelo, demonstrando habilidade e coerência de ideias.

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