12/10/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Identificar o e-mail como um meio de comunicação e a sua função social.
Reconhecer que o e-mail é um bilhete eletrônico, através de seu uso.
Realizar, com desenvoltura, a leitura de e-mails diversos.
Interpretar um e-mail, identificando as suas características.
Escrever um e-mail para um colega a partir de um modelo, demonstrando habilidade e coerência de ideias.
É importante que o aluno tenha alguma noção de que seja um e-mail.
É necessário que os gêneros carta e bilhete já tenham sido trabalhados.
Professor: Antes de iniciar a sua aula lembrar aos alunos os outros meios que usamos para nos comunicar com as pessoas. Relembrar os gêneros já estudados como Carta e Bilhete.
a) Tanto a carta quanto o bilhete são meios que utilizamos para nos comunicar com as pessoas.
b) São meios em que, conforme o destinatário, podemos utilizar a linguagem formal ou informal.
c) Possuem características muito parecidas como: saudação, destinatário, assunto, despedida e remetente.
d) Na carta a data vem no início e no bilhete ela aparece no final do texto.
e) A carta leva um tempo maior para chegar ao destinatário, pois depende da sua postagem nos Correios.
1. Após relembrar os gêneros textuais carta e bilhete (que já deverão ter sido trabalhados) e suas características, conversar com os alunos: Hoje em dia, muitas pessoas se correspondem usando a rede mundial de computadores, conhecida como Internet. Elas utilizam o correio eletrônico (e-mail) e as salas de conversação (chats).
O que é?
Fonte: redegestao.com.br
Correio eletrônico: nome@provedor.com.br
Nome: é geralmente o nome ou apelido do usuário, isto é, da pessoa de quem é o endereço eletrônico. O símbolo @ (arroba) informa ao computador que esse conjunto é um endereço de e-mail.
Provedor: é a empresa que possibilita o acesso à Internet.
O com é abreviatura de comercial e br é a sigla de Brasil.
Professor: Se houver em sua escola uma sala de informática, converse com o(a) professor(a) dessa área, no intuito de planejar um momento para que os alunos conversem em tempo real por e-mail na sala de informática, utilizando equipamento adequado. É preciso destacar a importância da internet para a comunicação entre as pessoas e a rapidez com que ela confere à comunicação.
2. Perguntar aos alunos se conhecem alguém que envie e-mails (ouvir respostas).
3. Caso a resposta seja afirmativa, perguntar em que situações essa pessoa utiliza esse meio de comunicação.
Professor: É importante informar que o e-mail é o nome do bilhete eletrônico usado na internet e que por meio dele podem ser enviadas mensagens (textos curtos como os bilhetes, cartas e documentos). Explicar que o ícone @ significa "em". Também é importante dizer que alguns termos aparecem escritos em inglês quando os provedores são internacionais. Explicar que FROM é "de"; TO é "para"; SENT significa "enviado" e traz hora e data do envio; SUBJECT é "assunto".
4. Entregar uma folha contendo os seguintes textos:
Texto 1.
De: Rafael Para: Sérgio Assunto: Dívida
Conforme seu pedido, conversei com o senhor Marcelo sobre o valor da nossa dívida. Ele ficou de estudar a proposta e entrar em contato conosco. Qualquer dúvida, fazer novo contato. Atenciosamente, Rafael Vieira
|
Texto 2.
Para: Márcio De: rafael@ig.com.br Enviado: Terça-feira, Março 13, 2008 3:18 PM
Olá, Rafinha! Tudo bem com você? Está passando aqui no cinema do shopping o filme novo do Harry Potter. Que tal pegarmos a sessão das 15 horas no domingo? Posso até convidar a Patrícia!!! Abraços, Márcio.
|
5. Pedir aos alunos que façam a leitura silenciosa dos dois textos apresentados.
6. Promover uma conversa a respeito dos textos, destacando as características próprias do gênero, identificando-as.
7. Esclarecer que o e-mail é um meio que permite a comunicação a longas distâncias, com tempo e preço reduzidos, mas que o investimento ainda é alto, pois poucas pessoas podem adquirir um computador.
8. A seguir, realizar as seguintes atividades:
a) Qual das mensagens que você leu trata de um assunto comercial?
b) Qual é o tipo de linguagem usado nela?
Professor: Se os alunos apresentarem dificuldade em responder, é importante esclarecer a diferença entre linguagem formal e linguagem informal, dando exemplos de situações em que elas são usadas.
c) Qual mensagem apresenta o assunto de que você mais gostou? Por quê?
d) Para uma carta chegar ao destino certo, é necessário citar o endereço completo. O que é preciso para que um e-mail chegue corretamente ao destinatário?
Outro texto:
De: daniela.sanches@uol.com.br Data: quinta-feira, 12 set 2008 17:30 Para: pedrogarcia@ig.com.br Assunto: pedido
Oi, Pedroca E aí, tudo bem? Vc pode me emprestar o último livro do Harry Potter? A grana tá curta aqui em casa...e eu tô louca pra ler... Juro que tomo cuidado! Me leva amanhã na aula, falou? Brigado, cara! Beijo, Dani. |
1. E-mail em estudo: a) Qual é o e-mail do remetente? daniela.sanches@uol.com.br b) E o e-mail do destinatário? pedrogarcia@ig.com.br c) Acompanhando os e-mails do remetente e do destinatário, há dois itens: assunto e data. Depois da data, lemos 17:30. O que significa isso? d) Como a carta pessoal, o e-mail, geralmente, contém nome do destinatário, assunto, despedida e assinatura. Qual é o assunto do e-mail de Daniela? Que palavra Daniela usa para se despedir de Pedro? e) Quando o e-mail é dirigido a familiares e amigos, algumas palavras podem ser abreviadas, como, por exemplo, VC (você). - No e-mail de Daniela, que outras palavras foram abreviadas? - Reescreva essas palavras de acordo com a norma padrão. - Na sua opinião, por que Daniela usou esse tipo de linguagem no e-mail? |
Entregar outra folha contendo:
Fonte: brothersoft.com
10. Solicitar aos alunos que escrevam um e-mail para um colega:
a) Pedindo que lhe empreste um livro.
b) Convidando-o para ir ao teatro.
c) Marcando um horário e um dia para estudarem juntos.
O professor deverá avaliar se os alunos:
Identificaram o e-mail como um meio de comunicação e a sua função social.
Reconheceram que o e-mail é um bilhete eletrônico, através de seu uso.
Realizaram, com desenvoltura, a leitura de e-mails diversos.
Interpretaram um e-mail, identificando as suas características.
Escreveram um e-mail para um colega a partir de um modelo, demonstrando habilidade e coerência de ideias.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!