Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Bullying e a violência contra a pessoa com deficiência

 

17/09/2010

Autor e Coautor(es)

Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher e Erwin Doscher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar o Bullying: o que é, suas causas e consequências, como ocorrem e o que fazer frente a isso;

Abordar o Bullying contra a pessoa com deficiência;

Discutir sobre a importância de respeitar e valorizar as diferenças uns dos outros, de forma que ninguém seja vítima de Bullying no contexto escolar.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

• Aula interativa;

• Sala de vídeo.

• Utilização do laboratório de Informática.   

Motivação:   

Para iniciar a aula, sugerimos que o professor apresente aos alunos as letras (Fig. 1) - impressas no papel ou confeccionadas com cartolina ou EVA (Etil Vinil Acetato),e peça para eles prestarem atenção nas letras e tentarem descobrir a palavra que elas formam.                           

Figura 1: Letras   

Fonte: Do Autor

Disponível em: http://www.4shared.com/photo/N2sY3xw4/letras_.html   Acessado em: 02 Setembro de 2010    

Sugestão: 

O professor poderá imprimir as figuras e disponibilizá-las para cada dupla, ou poderá fazê-las utilizando EVA – Etil Vinil Acetato- e levá-las para os alunos realizarem a atividade.   

Descoberta a palavra pelas duplas, o professor deverá dizer que é sobre de o “Bullying e a violência contra a pessoa com deficiência” o tema das aulas.     

Em seguida, o professor poderá perguntar aos alunos se eles sabem o que Bullying, o que pensam disso etc.   Após ouvir as opiniões dos alunos, as próximas atividades poderão ser desenvolvidas.   

Atividade 1 

Estando os alunos organizados em duplas  no laboratório de informática, o professor deverá mostrar para a turma a tirinha abaixo (Fig.2).     

Figura 2: Tirinha       

Disponível em: http://blogs.abril.com.br/liece148/2010/05/bullying.html   Acessado em; 02 Agosto 2010      

Sugestão

O professor deverá imprimir a tirinha e disponibilizar para cada dupla um exemplar da mesma, de forma a facilitar a realização da atividade.     

Finalizada a leitura da tirinha, o professor deverá, por meio do roteiro disponível abaixo, iniciar uma conversa sobre esta com os alunos.       

Roteiro de Discussão   

1.  O que vocês acharam da história contada na tirinha?

2.  Vocês acham que o Calvin e o Moe são amigos?

3.  O que vocês acham da forma com que Moe tratou o Calvin?

4.  O que vocês acham da forma com que Moe chamou Calvin – de burro?

5.  Atitudes como estas fazem bem ou mal para a pessoa que é alvo destas?

6.  Que nome poderíamos dar às ações de Moe contra o Calvin?   

Neste momento, o professor deverá estar atento para esclarecer dúvidas, conceitos errôneos ou preconceituosos que por acaso surjam.     

Atividade 2   

Dando prosseguimento à aula, o professor deverá apresentar aos alunos o vídeo “Matéria sobre Bullying nas escolas Rede Tv Cidade Nova Mutum”, com duração de 02 minutos e 34 segundos, conforme postado abaixo.   

Link do vídeo “Matéria sobre Bullying nas escolas Rede Tv Cidade Nova Mutum":

http://www.youtube.com/watch?v=cdEEKaJoN_I                     Acessado em: 06 Setembro de 2010                  

Figura 3: Imagem do vídeo sobre Bullying     

Sugestão:

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.          

Após a apresentação do vídeo, o professor deverá iniciar uma discussão, em aula aberta, como todos da sala de aula. Para isso, sugerimos o roteiro abaixo.     

Roteiro de discussão.

1. Qual o principal assunto abordado no vídeo?

2. Que tipo de violência o vídeo busca combater nas escolas americanas?

3. Por meio do vídeo vocês conseguiram compreender o que é o Bullying?

4. O Bullying existe somente nos Estados Unidos ou em outros paises como, por exemplo, o Brasil?

5. Vocês acharam que o assunto da tirinha possui algo em comum com o vídeo? O que seria?

6. Quais os tipos de Bullying citados no vídeo?

7. Qual Bullying é praticado pelo personagem Moe da tirinha?

8. O Bullying pode proporcionar traumas - físicos, psicológicos e emocionais - na pessoa que é vítima dele?

9. No vídeo diversos professores estariam participando de palestras sobre Bullying. Vocês acham que aqui na escola há casos de Bullying? O que fazer para evitá-lo?      

Atividade 3

Neste momento, de forma a ampliar a compreensão e o conhecimento dos alunos acerca do Bullying, os alunos, em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas), deverão realizar uma pesquisa na Internet sobre este assunto. Para isto, cada dupla deverá escolher um dos temas disponíveis no roteiro abaixo.   

Temas para a pesquisa

1.   O que é Bullying.

2.   Quais os tipos de Bullying que existe e suas conseqüências.

3.   Em que locais sociais, comumente, ocorrem o Bullying.

4.   De que maneira os alunos se envolvem e praticam o Bullying.

5.   O Bullying é praticado, comumente, contra que tipo de pessoas e em que situações.

6.   Como ocorre o Bullying contra a pessoa com Deficiência.

7.  Quais são as conseqüências do Bullying no ambiente escolar.

8.  Quais são as conseqüências possíveis para os alvos de Bullying.

9. Quais são as conseqüências possíveis os autores de Bullying.

10. Quais são as conseqüências possíveis às testemunhas, as que nada fazem para conter o ato, do Bullying.

11. Como denunciar o Bullying e procurar ajuda contra este.

12. Formas de prevenção contra o Bullying.   

Observação 

No decorrer das pesquisas os alunos deverão localizar imagens para a elaboração de um mural a ser realizada posteriormente.     

Para o desenvolvimento das pesquisas, sugerimos os sites postados abaixo.

Sugestões de sites para a pesquisa   

http://www.bullying.com.br/BConceituacao21.htm#OqueE 

http://www.educacional.com.br/reportagens/bullying/  

http://www.bullying.com.br/BEstrategias22.htm  

http://www.observatoriodainfancia.com.br/rubrique.php3?id_rubrique=19  

http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-155.pdf  

http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm  

http://pt.shvoong.com/humanities/1773371-que-é-bullying/  

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml   

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/como-lidar-brincadeiras-431324.shtml?page=0  

http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/como-lidar-brincadeiras-431324.shtml?page=4  

http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=372&sec=20  (Fig. 4)  

http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/chega-omissao-bullying-deficiencia-preconceito-prevencao-necessidades-educacionais-especiais-518770.shtml                                                                

Figura 4: Site psiqweb       

Finalizadas as pesquisas, cada grupo deverá expor oralmente, os resultados encontrados nestas. Em seguida, o professor deverá questionar os alunos da seguinte forma:  

 

Como assistimos no vídeo, não é correto fazermos Bullying contra ninguém, mas o que vocês acham do Bullying contra alunos com deficiência? Será que eles conseguem se defender sozinhos?       

Figura 5: Bullying contra a pessoa com deficiência         

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_1jHAy4w9c84/S5Jaf90thjI/AAAAAAAAAAs/DyPKPkxHDN0/s320/bullying2.jpg   Acessado em: 06 Setembro de  2010.      

Atividade 4   

Finalizada a discussão, os alunos, ainda em grupos, deverão elaborar um mural (Fig.6) sobre o Bullying. O mural deverá conter as informações e conhecimentos adquiridos durante as atividades anteriores, em especial dos resultados das pesquisas realizadas anteriormente.                         

Figura 6: Exemplo de Mural       

Fonte: Do autor   

Ao término da aula é fundamental que os alunos tenham compreendido que a prática do Bullying é um ato de violência e que pode causar conseqüências físicas, psicológicas e emocionais para a pessoa que é vítima deste ato covarde. Além disso, que os alunos com deficiência, quando são vítimas do Bullying, muitas vezes, não tem como se defender - o que torna o ato mais violento.             

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:   

1) Para finalizar a aula, os alunos poderão organizar uma amostra de conscientização com o tema: “Diga não ao Bullying”, utilizando os murais da atividade 4. Todos os cartazes deverão conter os resultados das pesquisas e discussões feitas nas atividades anteriores.  É importante que essa amostra seja em um local que possa ser acessado por todos, buscando a conscientização escolar contra a prática do Bullying. Além disso, tendo sido escolhido um aluno de cada grupo para ser o "guia" do evento e, assim, os responsáveis por apresentar e explicar os cartazes aos visitantes, os grupos poderão convidar os alunos de outras salas para conhecer a exposição organizada por eles.

2)

O professor poderá apresentar, num momento que julgar oportuno, o vídeo  “A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa explica o que é e como lidar com o Bullying” (Fig. 7), com duração de 22 minutos e 14 segundos, conforme postado no link abaixo.   

Link do vídeo “A psiquiatra Ana Beatriz Barbosa explica o que é e como lidar com o bullying":

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1310927-7823-A+PSIQUIATRA+ANA+BEATRIZ+BARBOSA+EXPLICA+O+QUE+E+E+COMO+LIDAR+COM+O+BULLYING,00.html    Acessado em: 03 Setembro de 2010        

Figura 7: Imagem do vídeo sobre Bullying       

Sugestão: 

O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.             

Após a apresentação do vídeo, o professor poderá iniciar uma discussão, em aula aberta, como todos da sala de aula. Para isso, sugerimos o roteiro abaixo.   

Roteiro de discussão

1.   O que vocês entenderam por Bullying?

2.   Há uma tradução exata para esta palavra- Bullying?

3.   Todas as pessoas podem sofrer com  o Bullying? Por quê?

4.   Pessoas famosas já sofreram Bullying?

5.  O Brasil é o único país que sofre com o Bullying?

6.  Por que nos Estados Unidos a freqüência do Bullying é maior?

7.  Quais as cidades do Brasil que tem o índice mais elevado sobre o Bullying?

8.  Segundo o vídeo, há mais Bullying na escola particular ou na escola pública?

9.  É impossível não ter o Bullying?

10. Existem outros tipos de Bullying?Quais?

11. Qual forma de Bullying é mais frequente?

12. Quem prática mais o Bullying: meninos ou meninas?

13. Quais são os sinais de alertas para os pais, para que eles possam perceber se os filhos estão sofrendo Bullying?   

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula e durante a realização das atividades. É importante que os alunos tenham compreendido que o Bullying pode ocasionar traumas físicos, psicológicos e emocionais, e que a pessoa com deficiência, em geral, tem menos condições físicas e ou emocionais para se defenderem das agressões. Além disso, é fundamental que o professor avalie a participação e envolvimento dos alunos no desenvolvimento das atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.