02/10/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Discutir e refletir sobre a importância do relacionamento afetivo para a vida do ser humano e, em específico, para a pessoa com algum tipo de deficiência.
Conceituar namoro, casamento e constituição de família: acontecimentos aos quais todos, sem exceção, têm direito.
Pesquisar relatos de pessoas com deficiência que namoram, e quais foram às dificuldades ou facilidades encontradas, e como lidaram com isto.
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
•Sala de vídeo;
• Utilização do laboratório de Informática.
Motivação:
Estando os alunos organizados em duplas no Laboratório de Informática, o professor deverá distribuir para cada dupla um caça–palavras (Fig.1), o qual encontra-se disponível no link abaixo.
Link do Caça-palavras:
http://www.4shared.com/photo/udQbRnAv/caa_palavras.html Acessado em: 02 Setembro de 2010.
Figura 1: Caça-palavras
Fonte: Do Autor
Em seguida, o professor deverá explicar para os alunos que eles deverão localizar as seguintes palavras neste caça-palavras: namoro, família, inclusão, deficiência e casamento.
Observação
O professor deverá imprimir o caça-palavras e disponibilizar para cada dupla um exemplar do mesmo, a fim de facilitar a realização da atividade.
Encontradas as palavras, o professor deverá entregar uma folha de papel e pedir para que os alunos respondam nesta, sem se identificar, as perguntas disponíveis no roteiro abaixo:
Roteiro de questões
1. Todas as pessoas podem namorar? E as que têm deficiência? Por quê?
2. Você acha que a pessoa com deficiência pode se casar? Por quê?
3. Todas as pessoas podem constituir família, ter filhos? Inclusive as que têm deficiência? Por quê?
Após um breve momento (sugerimos de dois a três minutos), o professor deverá passar uma caixinha (Fig.2) para que os alunos depositem nesta suas respostas relativas às perguntas feitas.
Figura 2: Imagem de uma caixa
Feito isto, o professor deverá dizer aos alunos que ao término destas aulas, os papéis serão lidos e discutidos por eles.
Atividade 1
Em seguida, estando os alunos em grupos - junção de duas duplas - , eles deverão pesquisar em, dicionários eletrônicos ou impressos, a definição das palavras que foram localizadas no caça-palavras (namoro, família, inclusão, deficiência, casamento).
Para isso, cada grupo deverá ficar responsável pelos seguintes links:
Grupo A - 1,2
Grupo B - 2,3
Grupo C - 3,4
Grupo D - 4,5
Grupo E - 1,5
1 -Definição de Namoro: s.m. Ação de namorar; galanteio, corte.
Disponível em: http://www.dicio.com.br/namoro/ Acessado em: 30 Agosto 2010.
2 - Definição de Família: s.f. O pai, a mãe e os filhos: família numerosa.
Disponível em: http://www.dicio.com.br/familia/ Acessado em: 30 Agosto 2010.
3- Definição de Inclusão: s.f. Ação ou efeito de incluir.
Disponível em: http://www.dicio.com.br/inclusao/ Acessado em: 30 Agosto 2010.
4 -Definição de Deficiência: s.f. Insuficiência orgânica ou mental.
Disponível em: http://www.dicio.com.br/deficiencia/ Acessado em: 30 Agosto 2010.
5 - Definição de Casamento:s.m. União legal de um homem e de uma mulher.
Disponível em: http://www.dicio.com.br/casamento/ Acessado em: 30 Agosto 2010.
Sugestões de sites para a pesquisa:
http://www.dicio.com.br/ (Fig.3)
http://www.dicionarioweb.com.br/
Figura 3: Definição de Namoro no dicionário online de português
Finalizada a atividade, os grupos deverão expor, oralmente, as definições encontradas nos dicionários eletrônicos ou impressos.
Observação
Durante a pesquisa, os alunos deverão localizar figuras para a elaboração de um mural a ser realizado na atividade 4.
Buscando estimular a participação dos alunos, o professor poderá questioná-los da seguinte forma:
Vocês acharam que essas palavras possuem algo em comum, alguma relação; por exemplo, namoro e deficiência? Será que a pessoa com deficiência pode namorar, casar e constituir uma família? Por quê?
Neste momento, o professor deverá estar atento para esclarecer dúvidas, conceitos errôneos ou preconceituosos.
Atividade 2
Dando prosseguimento à atividade anterior, o professor deverá mostrar aos alunos o vídeo " Programa Ressoar - Amor e os casais deficientes" (Fig. 4), com duração de 07 minutos e 16 segundos, conforme postado abaixo.
Línk do vídeo "' Programa Ressoar -Amor e os casais deficientes":
http://www.youtube.com/watch?v=jpfKZ5YwBT4 Acessado em: 10 Setembro 2010
Figura 4: Imagem do vídeo Programa Ressoar - Amor e os casais deficientes
Sugestão
O professor poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo para os alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Ao término da apresentação do vídeo, o professor deverá iniciar uma pequena discussão, por meio do roteiro de questões disponível abaixo.
Roteiro de questões
1. O vídeo aborda o fato de que a pessoa com deficiência pode namorar e casar. O que vocês pensam sobre namorar: é bom, faz parte da vida, todo jovem tem direito a namorar, a ter alguém para compartilhar seus momentos íntimos, sair para conversar, fazer planos para o futuro?
2. Vocês acham que é importante que todas as pessoas possam ter um namorado (a), esposo (a), filhos (a), ou seja, uma família? Por quê?
3. Vocês acham que os relacionamentos afetivos são importantes? Por quê?
4. É importante nos sentirmos amados, admirados, valorizados e respeitados? E para a pessoa com deficiência, isto é diferente? Por quê?
Atividade 3
Buscando dar continuidade ao assunto, o professor deverá distribuir para cada dupla a entrevista (Fig.5) realizada com a aluna Catiúscia Ferreira Araújo, conforme link abaixo.
http://www.4shared.com/document/q1IwpwBE/Entrevista_sobre_Deficincia_e_.html Acessado em: 09 Setembro 2010.
Figura 5: Entrevista sobre Namoro e Deficiência
Ressaltamos que a entrevista em questão foi realizada por Paloma Alinne Alves Rodrigues, do Centro de Promoção para Inclusão Digital, Social e Educacional (CPIDES) da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), com C., 24 anos, com Paralisia Cerebral (PC), que participa do CPIDES. Esta entrevista retrata as expectativas de uma jovem com PC, sobre o seu primeiro namorado - seus sentimentos, desejos, medos etc.
Observação: Respeitando os preceitos éticos, informamos que C. e sua mãe, após consentimento livre e esclarecido, concordaram com a divulgação da referida entrevista em sua totalidade.
Com o objetivo de nortear a leitura da entrevista, o professor deverá disponibilizar para os alunos o roteiro de leitura disponível abaixo.
Roteiro de Leitura
1. Qual a deficiência da jovem entrevistada?
2. Ela já freqüentou uma escola regular?
3. Com quantos anos ela começou a namorar?
4. Em que lugar ela conheceu o namorado?
5. O namorado dela possui alguma deficiência? Qual?
6. O que a família achou desta nova fase da vida dela?
7. O que ela espera do futuro?
Sugestão:
O professor poderá imprimir a entrevista e disponibilizar para cada dupla um exemplar da mesma, a fim de facilitar a compreensão da leitura por parte do aluno.
Ao término da leitura é fundamental que os alunos tenham compreendido que, independente da sua limitação, a pessoa com deficiência pode ter relacionamentos afetivos, namorar, casar, constituir família e ser feliz, como qualquer outra pessoa.
Atividade 4
Em seguida, cada grupo deverá pesquisar, em sites da internet, relatos e depoimentos de pessoas com deficiência que possuem relacionamentos afetivos. Abaixo sugerimos alguns sites para pesquisa.
Sugestões de sites para a pesquisa:
http://assimcomovoce.folha.blog.uol.com.br/arch2010-06-01_2010-06-30.html
http://www.lerparaver.com/node/8805
http://www.inclusaopne.com.br/?pg=noticia&id=602
http://revistacriativa.globo.com/Criativa/0,19125,ETT1059409-2245,00.html
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1815
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI11982-15228,00-MAMAE+E+DOWN.html (Fig.6)
Figura 6: Reportagem da revista eletrônica “Época”
Disponivel em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI11982-15228,00-MAMAE+E+DOWN.html Acessado em: 29 Setembro de 2010
Com a conclusão da pesquisa, cada grupo deverá expor, oralmente, as seguintes informações dos depoimentos e relatos pesquisados.
Informações a serem relatadas
1. Qual a Deficiência citada no depoimento/relato?
2. A deficiência da pessoa foi adquirida, como por exemplo, por meio de um acidente, ou é congênita, de nascença?
3. Com quantos anos essa pessoa começou a namorar?
4. No depoimento, a pessoa retrata qual foi o comportamento da família quando iniciou o namoro? Se sim, explique como a família se comportou, caso contrário relate como você imagina tal comportamento.
5. No depoimento/relato, a pessoa cita se houve casamento? Como foi? Caso contrário por que não houve?
6. Você em algum momento da sua vida imaginou que uma pessoa com deficiência pode constituir uma família como qualquer outra pessoa?
Atividade 5
Em seguida, cada grupo deverá, sob a orientação e acompanhamento do professor, elaborar um mural (Fig.7) sobre o tema – Deficiência e namoro, conforme as informações obtidas nas atividades anteriores.
Figura 7: Exemplo de um Mural sobre Deficiência, Namoro e Família ”
Fonte: Do Autor.
Para finalizar o professor deverá ler, em voz alta, as respostas dadas as questões no momento da motivação. É importante que os alunos, sem manifestar a autoria da resposta em questão, sejam estimulados a participarem e expressarem suas opiniões sobre estas - se concordam ou não com as respostas lidas pelo professor.
Sugestão de Atividade
Estando os alunos organizados em grupo de quatro integrantes, o professor poderá apresentar aos alunos o vídeo “Depoimento Viver a Vida” (Fig. 8), com duração de 01 minuto e 28 segundos, conforme postado a seguir.
Link do vídeo “Depoimento Viver a Vida”
http://especial.viveravida.globo.com/portal-da-superacao/2010/04/29/adriana-barros-versao-para-tv/ Acessado em 31 Agosto 2010.
Figura 8: Vídeo “Depoimento Viver a Vida”
O referido vídeo aborda a história de vida de uma jovem que namorou e se casou com um deficiente físico e que, mesmo enfrentando o preconceito da família, no período do namoro, atualmente possui uma vida feliz com ele.
Os links abaixo se referem ao conceito de Namoro e Deficiência:
http://jornalcrpd.vilabol.uol.com.br/edicao10/entrevista.htm
http://www.acessa.com/direitoshumanos/arquivo/materias/2007/03/05-sexualidade/
http://www.portadeacesso.com/artigos_leis/familia/familia.htm
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas, se os alunos compreenderam que a pessoa com deficiência, como qualquer outra, pode se relacionar com pessoas a fim de iniciar uma relação amorosa e que, independente da suas limitações, ela pode constituir uma família e ser feliz. A participação e envolvimento dos alunos também deverão ser avaliados neste momento.
Quatro estrelas 3 classificações
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25/02/2011
Quatro estrelasAdorei a aula.. Inclusive, andei pesquisando sobre outros termos e gostaria de uma explicação sobre o assunto. Veja os termos: http://www.netdicionario.com.br/galanteio/ http://www.netdicionario.com.br/amor/ http://www.netdicionario.com.br/saudade/ http://www.netdicionario.com.br/felicidade/
03/10/2010
Quatro estrelasAchei a aula muito interessante! O assunto é bastante atrativo; os jovens gostam de falar sobre namoro. Além do mais, vem quebrar preconceitos, romper barreiras... O professor não chega com uma opinião pronta, mas leva os alunos a formarem uma opinião pessoal e coletiva sobre o tema. Utiliza recursos variados, que não deixarão que seja uma mera discussão.
03/10/2010
Cinco estrelasAlinne Adorei sua aula. As atividades são criativas e dinâmincas e levam à reflexão do tema abordado. Em nenhum momento o aluno se sentirá entediado. Tem também a proposta do trabalho em grupo, o que é muito importante. Abraço carinhoso Flávia