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Dia 14 de setembro, dia do frevo!

 

15/09/2010

Autor e Coautor(es)
Silvia Maria Raposo Bardy
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PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE

Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espaço e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Aprender o conceito do frevo, saber quem o criou e em quais regiões brasileiras ele é mais conhecido;
  •  Discutir os aspectos sociais e culturais do frevo e sua importância para a identidade do povo brasileiro que pratica o frevo;
  •  Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula;
  • Debater os conhecimentos adquiridos para que além de serem sistematizados, que haja o desenvolvimento da oralidade.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso da Sala de Vídeo;

- Aula colaborativa e cooperativa.   

Motivação   

Para dar início às aulas, sugerimos que o professor mostre aos alunos algumas imagens que se referem ao frevo (Figs. 1 e 2), e pedir que eles falem o que sabem sobre elas, o que pensam quando as veem. Após ouvir as respostas dos alunos, sugerimos que o professor diga que elas se referem ao frevo, e que nessa aula aprenderão melhor o que ele é, e o que representa para a cultura brasileira.           

Figura 1 – Imagem de uma dança de frevo feminina

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_GGkHw4Eg6hw/SwbreVlcAgI/AAAAAAAAACc/5uEcd_iT978/s1600/1481443.jpg  

Acesso em: 24. Ago. 2010.         

Figura 2 – Imagem de uma dança de frevo

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_GGkHw4Eg6hw/SwbrR7FD6OI/AAAAAAAAACM/0KGpLFuZMs0/s1600/frevo3.jpg  

Acesso em: 24. Ago. 2010.     

Observação: Se considerar necessário, o professor poderá disponibilizar a cada aluno uma cópia impressa das figuras, ou ainda apresentá-las através de retroprojetor ou datashow.     

Após isto, o professor poderá desenvolver as próximas atividades.    

 Atividade 1    

Nesse momento, o professor deverá entregar a cada aluno uma tira de papel (como uma dinâmica de amigo secreto) em que estarão frases que correspondem ao frevo, sua origem, história e importância para o povo brasileiro.     

Tiras de papel que deverão ser entregues a cada aluno:   

Tira 1: O frevo é um ritmo musical   

Tira 2: O frevo tem sua origem no estado de Pernambuco   

Tira 3: O frevo mistura elementos da capoeira   

Tira 4: O frevo tem elementos da marcha e do maxixe   

Tira 5: O frevo surgiu na cidade de Recife   

Tira 6: O frevo surgiu no final do século XIX   

Tira 7: O frevo tem um ritmo acelerado   

Tira 8: É muito executado durante o carnaval   

Tira 9: É dançado por homens e mulheres, crianças, jovens, adultos e pessoas idosas   

Tira 10: O frevo tem elementos de acrobacia   

Tira 11: A palavra frevo significa: efervescência, agitação, confusão, rebuliço  

Tira 12: No início as músicas eram só instrumentais   

Tira 13: Depois de certo tempo, as músicas passaram de instrumentais para ter letra também   

Tira 14: As pessoas dançam frevo em blocos de carnaval   

Tira 15: A primeira gravação com o nome do gênero foi o Frevo Pernambucano (Luperce Miranda/Oswaldo Santiago) lançada por Francisco Alves no final de 1930   

Tira 16: É uma dança muito conhecida no Brasil   

Tira 17: É apreciada por pessoas de todo o mundo   

Tira 18: Existem três tipos de frevo

Tira 19: Frevo-de-rua, Frevo-canção, Frevo-de-bloco são os tres tipos de frevo existentes.

Tira 20: O estado do Pernambuco é rico em danças populares   

Tira 21: Os dançarinos usam roupas bem coloridas   

Tira 22: Sombrinhas fazem parte dos acessórios que os dançarinos usam   

Tira 23: Em 9 de fevereiro de 2007, a Prefeitura do Recife comemorou os cem anos do Frevo durante o carnaval.   

Tira 24: É dançado por pessoas de diferentes classes sociais   

Tira 25: Para se dançar o frevo é preciso ter: gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros passos complicados.     

Tira 26: Há uma forma mais lenta de frevo, e esta, é chamada de frevo-canção.   

Tira 27: Recebeu esse nome em 1910   

Tira 28: Recebeu esse nome porque parecia que abaixo dos pés das pessoas que dançavam existia uma superfície com água fervendo   

Tira 29: Foi criado no século XX

Tira 30: As pessoas o dançam em rodas     

Observamos que, caso haja um número maior de alunos do que de frases, o professor poderá organizar os alunos em duplas e entregar uma frase por dupla.   

Depois que cada aluno (ou dupla) estiver com sua tira de papel nas mãos, cada um deverá ler o que está escrito nela, e depois que todos tiverem lido, que discutam as frases. Após a discussão, os alunos poderão, em conjunto, organizar um texto com estas frases.

Assim que o texto estiver pronto, com coesão e coerência, as tiras de papel poderão ser coladas em um papel metro, por exemplo. Salientamos que, se for necessário, os alunos poderão inserir ou retirar algumas palavras para que o texto possa ficar coerente e coeso, conforme apontado acima.   

Feito isso, a próxima atividade poderá ser desenvolvida. Para tanto, os alunos deverão se dirigir à Sala de Vídeo da escola.     

Atividade 2

Estando os alunos na Sala de Vídeo, o professor deverá apresentar aos alunos um vídeo “Blocos e frevo embalam Carnaval de Recife e Olinda” (Fig. 3), que tem a duração aproximada de um minuto e meio e apresenta um pouco da música, da coreografia do frevo e do carnaval do Recife.   

Link do vídeo: http://mais.uol.com.br/view/99at89ajv6h1/blocos-e-frevo-embalam-carnaval-de-recife-e-olinda-0402193568E4C12326?fullimage=1&types=A      

Figura 3 – Imagem do vídeo “Blocos e frevo embalam Carnaval de Recife e Olinda”

Disponível em: http://mais.uol.com.br/view/99at89ajv6h1/blocos-e-frevo-embalam-carnaval-de-recife-e-olinda-0402193568E4C12326?fullimage=1&types=A  

Acesso em: 25. Ago. 2010.     

Depois de assistirem ao vídeo, sugerimos que o professor inicie uma discussão sobre ele, e também sobre o Frevo e outras danças e festas brasileiras.   

- Vocês já tinham ouvido falar dessa dança?

- Alguém aqui sabe dançá-la?

- Vocês viram que muitas pessoas fazem turismo nas cidades e regiões em que há o frevo? Por que será?

- Vocês perceberam que o frevo é uma dança importante e faz parte da cultura brasileira?

- E sobre o carnaval de Olinda, alguém já tinha ouvido falar?

- O que o carnaval tem a ver com o Frevo e com o carnaval de Olinda? Qual são as semelhanças e diferenças entre eles?     

Depois que as discussões forem feitas, os alunos deverão se organizar em grupos de quatro integrantes para confeccionarem cartazes que abordem a temática do Frevo.   

Atividade 3   

Estando os alunos organizados em grupos de quatro integrantes, os cartazes poderão ser confeccionados. No cartaz, além de imagens da dança e do mapa da região em que ele foi criado, deverá haver as seguintes informações:

- O que é o frevo;

- Em que região do Brasil ele foi inventado;

- Quais são os tipos de frevo;

- Quais acessórios são usados na dança;

- Importância cultural e social do frevo.     

Em seguida, na próxima atividade, será trabalhada a confecção de uma sombrinha que é um dos símbolos do frevo.

Atividade 4     

Dando prosseguimento à aula, neste momento, os alunos confeccionarão um acessório que compõe o Frevo.

Os materiais necessários para a confecção do guarda-chuva estão elencados abaixo, e deverão ser previamente disponibilizados pelo professor:   

- Cartolinas;

- Lápis de cor;

- Canetinhas hidrocor;

- Palito de churrasco (sugerimos que o professor corte as pontas dos palitos!).    

 Passo a passo para a confecção do guarda-chuva:   

1. As cartolinas deverão ser cortadas em círculos.

2. Depois que o círculo estiver cortado, ele deverá ser dividido em várias partes, com lápis ou caneta hidrocor (Fig. 4).

3. Essas partes poderão ser dobradas como “sanfona” e em seguida pintadas da maneira que o aluno desejar (Fig. 5).

4. Após a pintura do círculo, ele poderá ser colado em um palito, para parecer que é o cabo do guarda-chuva (Fig. 6)

 

Figura 4- Imagem da confecção do guarda-chuva

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_5GGhT72Fo4s/SCNfNwlsp3I/AAAAAAAABYc/Oy0QqEvzsqk/s1600-h/DSC_0090.jpg    

Acesso em: 25. Ago. 2010.       

Figura 5- Imagem da pintura do guarda-chuva

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_5GGhT72Fo4s/SCNdpwlsp0I/AAAAAAAABYE/RbJEeM7oxyw/s1600-h/DSC_0085.jpg  

Acesso em: 25. Ago. 2010.         

Figura 6- Imagem do guarda-chuva com o “cabo”

Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_5GGhT72Fo4s/SCNeIwlsp1I/AAAAAAAABYM/rPQlXV5g1os/s1600-h/DSC_0087.jpg  

Acesso em: 25. Ago. 2010.   

Sugerimos que os guarda-chuvas sejam expostos em algum lugar da escola, para que todos possam apreciá-los, juntamente com os cartazes confeccionados na atividade anterior.   

Para finalizar às aulas, sugerimos que o professor fale aos alunos que o frevo é uma dança tão importante para a cultura brasileira que no dia 14 de setembro, comemora-se o dia do frevo!  

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo     

http://www.galodamadrugada.org.br/oGalo.php?cod=10    

http://www.suapesquisa.com/musicacultura/frevo.htm    

Recursos Complementares

- Em outra oportunidade, o professor poderá pedir a ajuda do professor de Educação Física, para ensinar aos alunos alguns passos do frevo! E, poderão em seguida, fazer uma apresentação da dança na escola. Sugerimos que os alunos dancem com os guarda-chuvas confeccionados na atividade 4 da aula.

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam o que é o frevo e qual sua importância para o povo brasileiro.   

O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:

  • Aprender o conceito do frevo, saber quem o criou e em quais regiões brasileiras ele é mais conhecido;
  • Discutir os aspectos sociais e culturais do frevo e sua importância para a identidade do povo brasileiro que pratica o frevo; Desenvolver leitura e interpretação de textos, imagens e vídeos sobre a temática central da aula; §  Debater os conhecimentos adquiridos para que além de serem sistematizados, que haja o desenvolvimento da oralidade.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Francisco de Sales Rocha, ESCOLA EDSON SIMOES , Pernambuco - disse:
    rochatata@ig.com.br

    04/06/2012

    Cinco estrelas

    Muito interesante e inteligente a aula criada pelo professor. Façamos uso da mesma, com muito carinho pelo profissional e pela cultura pernambucana.


  • Emilene Barbosa, Estudante de Pedagogia , Pernambuco - disse:
    emilenebarbosa@gmail.com

    24/04/2012

    Cinco estrelas

    As ideias propostas, me ajudarammuito no plano de aula. Parabéns. =)


  • Graça Lima, Bloco Lírico Rosas da Boa Vista , Pernambuco - disse:
    rosasdaboavista@ig.com.br

    14/09/2011

    Cinco estrelas

    Somos de um bloco lírico do Recife, o Bloco Rosas da Boa Vista, um bloco que defende a cultura lírica do nosso carnaval e o frevo é o nosso xodó! VIVA O FREVO, SEJA NO DIA 14 DE SETEMBRO, SEJA NO DIA 9 DE FERVEREIRO, VIVA O FREVO SEMPRE! Evoé amigo centenário!!! Saudações Líricas, Graça Lima e Gilson Silva


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