Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Expressões metafóricas: como trabalhar

 

28/10/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar expressões que possuem mais de um significado.
  • Reconhecer o significado das expressões em diferentes contextos.
  • Escrever, de forma coerente e clara, um texto usando expressões com duplo sentido.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Perguntar aos alunos se eles sabem o que significa "expressões metafóricas"? Explicar que muitas expressões que usamos podem ter mais de um sentido. Por exemplo: "entrar numa fria" não é entrar dentro de uma geladeira, de uma piscina com água fria; é entrar ou estar numa situação difícil, complicada, isto é, arrumar uma confusão.

Pedir aos alunos sugestões de outras expressões que conhecem, interpretando o significado das mesmas. Caso o aluno não saiba dizer, a professora apresentará algumas para que ele tente explicá-las.

Ex: "De cuca quente", "No mundo da lua", "Mais duro que pedra", "Escorrega mais do que sabão"...

b) Apresentar a história: Ao pé da letra, onde podemos encontrar várias dessas expressões.

Ao pé da letra   

Imagem do livro disponível em

http://imagem.buscape.com.br/capas/livros/640/217/190x190_8526217046.jpg 

c) Depois de escutar a história, a professora convidará os alunos a fazer a leitura do livro:

Título: Ao pé da letra

Autora: Aline Perlman

Coleção: Do Re Mi

Editora: Scipione

d) Convidar os alunos a retirar do livro todas as expressões que podem ter mais de um sentido.

e)  Em duplas, os alunos tentarão explicar o que as expressões significam.

2ª aula:
a) Retomar a história da aula anterior, pedindo aos alunos que recontem, com suas palavras, o que entenderam da história.

b) As duplas apresentarão os significados das expressões. Nesse momento, a professora deverá ficar atenta para as diversas possiblidades de significados que as expressões podem possuir.

c) Quando todas as expressões tiverem sido exploradas, os alunos escolherão uma delas para fazer duas ilustrações: uma que represente o sentido ao pé da letra e a outra que represente o significado apresentado e discutido pelas duplas.

Esses trabalhos serão afixados no mural da sala de aula.

3ª aula:

a) Relembrar quem é a personagem principal da história. Ela apareceu no texto como narradora-personagem e estabelece um diálogo com o leitor através de seu diário.

b) Perguntar se algum aluno da sala escreve ou já escreveu num diário.

Propor que os alunos escrevam um texto narrativo, como se fosse num diário, contando uma experiência vivida (hoje ou em qualquer outro dia), utilizando expressões que tenham duplo significado.

c) Quando os alunos terminarem de escrever, poderão fazer a leitura para a turma e entregarão para a professora a fim de que ela faça as correções que forem  necessárias. A professora fará essa intervenção a lápis, usando uma legenda de correção de textos, a fim de que os alunos possam perceber os desvios e corrigi-los.

 Trabalho Interdisciplinar: Ciências

Relacionar as expressões em que aparecem nomes de animais. Trabalhar a classificação e as características que fizeram com que as expressões se relacionassem a esses animais.

Ex: "forte que nem touro", "falante que nem matraca", "macaco de imitação" ...

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ao pé da letra Áudio
Recursos Complementares

A professora poderá conhecer mais sobre expressões metafóricas ou metáforas, acessando o link:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Met%C3%A1fora 

Avaliação

Observar se os alunos compreenderam as expressões metafóricas utilizadas no livro e se foram capazes de explicar seu significado, tanto por escrito, como através de ilustração.

Avaliar o texto produzido pelos alunos, verificando se foram capazes de utilizar as expressões metafóricas, bem como se escreveram com clareza, coesão, ordenando os fatos com coerência, atentando para a ortografia e a pontuação.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.