28/10/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.
1ª aula:
a) Perguntar aos alunos se eles sabem o que significa "expressões metafóricas"? Explicar que muitas expressões que usamos podem ter mais de um sentido. Por exemplo: "entrar numa fria" não é entrar dentro de uma geladeira, de uma piscina com água fria; é entrar ou estar numa situação difícil, complicada, isto é, arrumar uma confusão.
Pedir aos alunos sugestões de outras expressões que conhecem, interpretando o significado das mesmas. Caso o aluno não saiba dizer, a professora apresentará algumas para que ele tente explicá-las.
Ex: "De cuca quente", "No mundo da lua", "Mais duro que pedra", "Escorrega mais do que sabão"...
b) Apresentar a história: Ao pé da letra, onde podemos encontrar várias dessas expressões.
Imagem do livro disponível em
http://imagem.buscape.com.br/capas/livros/640/217/190x190_8526217046.jpg
c) Depois de escutar a história, a professora convidará os alunos a fazer a leitura do livro:
Título: Ao pé da letra
Autora: Aline Perlman
Coleção: Do Re Mi
Editora: Scipione
d) Convidar os alunos a retirar do livro todas as expressões que podem ter mais de um sentido.
e) Em duplas, os alunos tentarão explicar o que as expressões significam.
2ª aula:
a) Retomar a história da aula anterior, pedindo aos alunos que recontem, com suas palavras, o que entenderam da história.
b) As duplas apresentarão os significados das expressões. Nesse momento, a professora deverá ficar atenta para as diversas possiblidades de significados que as expressões podem possuir.
c) Quando todas as expressões tiverem sido exploradas, os alunos escolherão uma delas para fazer duas ilustrações: uma que represente o sentido ao pé da letra e a outra que represente o significado apresentado e discutido pelas duplas.
Esses trabalhos serão afixados no mural da sala de aula.
3ª aula:
a) Relembrar quem é a personagem principal da história. Ela apareceu no texto como narradora-personagem e estabelece um diálogo com o leitor através de seu diário.
b) Perguntar se algum aluno da sala escreve ou já escreveu num diário.
Propor que os alunos escrevam um texto narrativo, como se fosse num diário, contando uma experiência vivida (hoje ou em qualquer outro dia), utilizando expressões que tenham duplo significado.
c) Quando os alunos terminarem de escrever, poderão fazer a leitura para a turma e entregarão para a professora a fim de que ela faça as correções que forem necessárias. A professora fará essa intervenção a lápis, usando uma legenda de correção de textos, a fim de que os alunos possam perceber os desvios e corrigi-los.
Trabalho Interdisciplinar: Ciências
Relacionar as expressões em que aparecem nomes de animais. Trabalhar a classificação e as características que fizeram com que as expressões se relacionassem a esses animais.
Ex: "forte que nem touro", "falante que nem matraca", "macaco de imitação" ...
Nome | Tipo |
---|---|
Ao pé da letra | Áudio |
A professora poderá conhecer mais sobre expressões metafóricas ou metáforas, acessando o link:
Observar se os alunos compreenderam as expressões metafóricas utilizadas no livro e se foram capazes de explicar seu significado, tanto por escrito, como através de ilustração.
Avaliar o texto produzido pelos alunos, verificando se foram capazes de utilizar as expressões metafóricas, bem como se escreveram com clareza, coesão, ordenando os fatos com coerência, atentando para a ortografia e a pontuação.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!