Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Explorando expressões na literatura infantil

 

28/10/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprimorar a linguagem oral através da identificação de expressões que possuem duplo sentido.
  • Registrar as expressões do texto que possuem duplo sentido.
  • Identificar personagens principais do livro, correlacionando-os às expressões que utilizam.
  • Explicar o significado das expressões presentes no livro.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Já ter tido um contato com expressões metafóricas. Um trabalho nesse sentido pode ser visto na aula intitulada:
"Expressões Metafóricas: como trabalhar".

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Conversar com os alunos sobre as expressões que usamos e que podem ter duplo sentido. Pedir que eles falem algumas expressões de que se lembram.

b) Convidá-los a assistir ao vídeo baseado na história presente no livro "Falando pelos cotovelos" de Lúcia Pimentel Góes, disponível no link:

http://www.youtube.com/watch?v=qjGBHZuHuUA 

c) Caso a escola disponha do título, a professora poderá convidar os alunos a fazer uma leitura dialogada do livro, onde cada criança representará uma personagem da história. Nesse momento, a professora poderá trabalhar o reconhecimento das personagens principais: o menino (Rui), a mãe e a avó.

Imagem da capa do livro disponível em:

http://www.submarino.com.br/produto/1/14847/falando+pelos+cotovelos 

d) Pedir aos alunos que registrem, numa folha, uma expressão do texto que não sabem o significado. Cada criança lerá a expressão que anotou e, com o auxílio da professora e dos colegas da sala, tentará descobrir o seu significado. Em seguida, poderá fazer uma ilustração.

Após a apresentação de todos os alunos, a folha poderá ser colocada no mural da sala, com o título: Expressões que aprendemos com o livro "Falando pelos Cotovelos". 

2ª aula: 

a)  Recordar a história da aula anterior pedindo aos alunos que recontem oralmente.

b) Escrever no quadro ou distribuir uma folha xerocopiada com as atividades abaixo. O dicionário poderá ser utilizado.

1) Explique o que significam as expressões:

* Vá num pé e volte noutro.

* Me dá uma mão.

* Traga uma cabeça de alho.

* Rui tem a cabeça nas nuvens.

* Ele é um língua-de-trapo.

* Fala pelos cotovelos.

2) Substitua as palavras grifadas por um sinônimo:

* Não vá esfolar os pés da mesa!

* Vem vindo um pé-de-vento.

* Vovó ralhou comigo.

* Rui começou a resmungar.

c) Quando todos tiverem feito a atividade, a professora fará a correção oralmente, pedindo aos alunos que expressem suas respostas.

 3ª aula:

a) Propor aos alunos que escolham uma das expressões do livro. Essa expressão será o título de um texto narrativo que irão escrever em duplas.

EXEMPLO:

Pedir que os alunos pensem:

  • Onde e quando acontecerá a história?
  • Quem serão os personagens? 
  • Qual o problema a ser enfrentado pelo personagem principal?
  • Como se resolverá o problema?

b) Após a produção de texto, a professora fará a correção e poderá propor que os alunos digitem suas histórias corrigidas no computador, ilustrem e confeccionem um livro da turma com as expressões de duplo sentido.

(Caso a escola não possua computadores, a produção poderá ser refeita pelos alunos, ou seja, cada membro da dupla fará a cópia de um parágrafo.)

Recursos Complementares

Significado de palavras com duplo sentido, assim como diversos exemplos podem ser acessados a partir do link:

http://www.colegioweb.com.br/portugues/metafora 

Avaliação

Verificar se os alunos entenderam a história, bem como as expressões contidas  a partir de sua participação oral.

Verificar se os alunos foram capazes de expressar o significado das expressões oralmente e por escrito.

Observar se os alunos foram capazes de identificar as personagens da história, bem como se foram capazes de identificar a quem pertencia as falas contidas no livro, fazendo a dramatização da história.

Avaliar a clareza do texto produzido, se o título (a expressão escolhida) teve relação com o texto produzido.

Observar se conseguiram trabalhar em dupla, interagindo e participando ativamente da atividade proposta.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.