Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literatura infantil: reconhecendo funções da narrativa

 

28/10/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a estrutura do texto narrativo e as partes que compõem um texto modelar.
  • Identificar o problema vivido pelo personagem principal do texto.
  • Aprofundar conhecimentos sobre discurso direto, presentes nas narrativas.
  • Explicar o significado das expressões presentes no livro.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Já ter tido um contato inicial com expressões metafóricas.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Conversar com os alunos, através de perguntas como:

  • Quem quer saber de tudo é?
  • Em que momento a curiosidade pode ser uma virtude ou um defeito?
  • A pessoa curiosa brinca mais com as palavras?

Hoje nós vamos conhecer um personagem muito curioso, que brinca muito com as palavras.

b) Convidar os alunos a ler o livro

Título: De hora em hora

Autoras: Ruth Rocha e Helena Alexandrino

Editora: Quinteto Editorial

Capa do livro disponível em:

http://imagem.buscape.com.br/capas/livros/340/502/190x190_8530502043.jpg 

c) Explorar a leitura para detectar o nível de compreensão da turma, verificando se perceberam os diálogos, as ideias do texto, personagens, enfim, a estrutura de um texto narrativo. As perguntas podem ser:

* O texto narra uma conversa entre pessoas de uma família. Em uma conversa, há mais de uma pessoa falando. Quem são os interlocutores dessa história, ou seja, aqueles que participam da conversa?

* Num texto escrito, como identificamos as diversas falas, os diálogos presentes na história?

* Quem é a personagem principal?

* Em que lugar acontece a história?

* Uma narrativa tem início, meio e fim. Normalmente, no início se apresenta o cenário e as personagens, no meio da história o problema ou  conflito e no fim, a resolução do problema. Qual era o problema de Marcelo?

d) Propor a leitura dialogada do texto, em que os alunos representarão os personagens que aparecem na história. (Vários grupos poderão fazer essa leitura. Se a escola possuir um palco, os alunos poderão fazer a dramatização, ou mesmo, em lugar de destaque na sala de aula).

e) Como atividade interdisciplinar, a professora poderá perguntar aos alunos quem sabe ver as horas. Caso os alunos não saibam, o livro é uma boa oportunidade para a exploração da Medida de Tempo, pois apresenta conceitos relacionados a horas, minutos, segundos, contextualizando os momentos em que o personagem faz cada atividade.

2ª aula:

a) Recordar a história da aula anterior, pedindo aos alunos que recontem oralmente.

b) Propor atividades escritas relacionadas ao texto para verificar a compreensão.

1.  Releia o texto e escreva as explicações que foram dadas para as dúvidas de Marcelo:

- "pra vê a bandapassá"

- "sinal tem pelo"

- "terra margarida"

- "ia veazora"

2. Qual o significado da palavra garrida?

3. Cite uma característica para Marcelo.

4. O que você acha da atitude dos pais de Marcelo ao esclarecer as dúvidas do menino? Justifique sua resposta.

c) Quando os alunos terminarem a atividade, a professora pedirá que eles troquem os cadernos. Fará a correção no quadro, com a participação dos alunos, que farão as correções nos cadernos dos colegas.

3ª aula

a) Recordar o livro trabalhado nas aulas anteriores.

b) Explicar aos alunos que há várias formas de se iniciar uma história e ver como foi que a autora optou por iniciar o livro.

Propor que os alunos façam um outro início para a história, outra introdução do livro, apresentando a personagem principal, o local onde ela se encontra, quando acontece a história...

c) Após a escrita do texto, a professora fará a correção individual e depois os alunos poderão fazer a apresentação para a turma.

Recursos Complementares

Para aprender a ver as horas, os alunos poderão ter acesso ao link:

http://iguinho.ig.com.br/relogio-iguinho.html 

Avaliação

Observar a participação dos alunos na conversa, bem como ao responder às questões por escrito para verificar se compreenderam a história e as expressões utilizadas.

Verificar se os alunos perceberam a estrutura do texto narrativo, bem como se identificaram o problema vivenciado por Marcelo. Avaliar se identiifcaram o início da narrativa e se conseguiram produzir outro início com coerência e criatividade.

Observar se os alunos foram capazes de identificar o discurso direto presente no livro, fazendo a leitura dialogada, cada qual no seu turno.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.