28/10/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.
1ª aula:
a) Apresentar aos alunos uma autora muito famosa que escreveu o livro que vamos trabalhar na aula de hoje: Ruth Rocha.
Convidá-los a assistir ao vídeo a partir do link:
http://www.youtube.com/watch?v=pO2UfvUAZJw
b) Após assistir ao vídeo, convidar os alunos a ouvir a história: Marcelo, Marmelo, Martelo, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=Nd028UV8pLY&feature=related
c) Capa do livro disponível em:
http://htmlimg4.scribdassets.com/36dmeq8b08mirk/images/1-7d3a536830/000.jpg
d) Convidar os alunos a fazer uma leitura dialogada da história, caso a escola possua exemplares do livro.
Perguntar aos alunos quais são os personagens da história e quantos alunos serão necessários para a dramatização. São três personagens e o narrador. Realizar a dramatização da história, oportunizando a diversos grupos de alunos a participação na atividade.
e) Perguntar aos alunos qual é o problema vivido por Marcelo e refletir com eles acerca da situação.
2ª aula
a) Recordar a história da aula anterior, pedindo aos alunos para fazer uma recontagem oral. Um aluno conta uma parte e o outro deve continuar contando a partir de onde o colega parou e assim sucessivamente.
b) Convidar os alunos a reescrever a história, com suas próprias palavras. A professora poderá propor a produção de um texto coletivo, caso os alunos não consigam realizar a reescrita sozinhos.
c) Após escrever o texto coletivo, os alunos poderão fazer uma ilustração sobre a história.
3ª aula:
a) Retomar a história de Marcelo, Marmelo, Martelo, um menino que não concordava com o nome das coisas.
b) Questionar: Por que os pais de Marcelo não conseguiram apagar o incêndio na casinha do cachorro?
A que conclusão o menino chegou sobre o fato?
E os pais de Marcelo, o que resolveram fazer?
c) Propor aos alunos que continuem a história de Marcelo a partir do desfecho apresentado por Ruth Rocha. O que será que pode acontecer depois que os pais de Marcelo aceitaram o seu jeito de dar nomes diferentes às coisas?
d) Após a produção do texto, os alunos farão a apresentação de suas ideias para os demais colegas.
As histórias, após serem corrigidas e passadas a limpo, poderão compor um livro da turma: As aventuras de Marcelo.
Como recurso complementar, a professora poderá ter acesso ao vídeo, a partir do link:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8931
Verificar se os alunos identificaram os personagens da história, seu problema e se foram capazes de reproduzir os diálogos presentes no livro.
Observar se os alunos foram capazes de recontar a história oralmente e por escrito com sequência lógica, coerência e desenvoltura.
Avaliar o outro final do texto produzido pelos alunos em relação à criatividade e coerência, observando os aspectos coesivos, ortográficos e a pontuação.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/03/2012
Cinco estrelasparabens gostei muito da sua aula
15/01/2012
Cinco estrelasAula muito bem elaborada. Parabéns