Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Literatura infantil e produção textual: um diálogo possível

 

28/10/2010

Autor e Coautor(es)
MIRIAM RAQUEL PIAZZI MACHADO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar personagens principais do livro.
  • Identificar o problema central do livro.
  • Estruturar uma sequência lógica de ideias dando continuidade à história lida.
  • Produzir um texto oral e escrito, mesmo que de forma não convencional.
  • Apresentar, com desenvoltura, os resultados de sua produção textual.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

a) Apresentar aos alunos uma autora muito famosa que escreveu o livro que vamos trabalhar na aula de hoje: Ruth Rocha.

Convidá-los a assistir ao vídeo a partir do link:

http://www.youtube.com/watch?v=pO2UfvUAZJw 

b) Após assistir ao vídeo, convidar os alunos a ouvir a história: Marcelo, Marmelo, Martelo, disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=Nd028UV8pLY&feature=related 

c) Capa do livro disponível em:

http://htmlimg4.scribdassets.com/36dmeq8b08mirk/images/1-7d3a536830/000.jpg  

d) Convidar os alunos a fazer uma leitura dialogada da história, caso a escola possua exemplares do livro.

Perguntar aos alunos quais são os personagens da história e quantos alunos serão necessários para a dramatização. São três personagens e o narrador. Realizar a dramatização da história, oportunizando a diversos grupos de alunos a participação na atividade.

e) Perguntar aos alunos qual é o problema vivido por Marcelo e refletir com eles acerca da situação.

2ª aula

a) Recordar a história da aula anterior, pedindo aos alunos para fazer uma recontagem oral. Um aluno conta uma parte e o outro deve continuar contando a partir de onde o colega parou e assim sucessivamente.

b) Convidar os alunos a reescrever a história, com suas próprias palavras. A professora poderá propor a produção de um texto coletivo, caso os alunos não consigam realizar a reescrita sozinhos.

c) Após escrever o texto coletivo, os alunos poderão fazer uma ilustração sobre a história.

3ª aula:

a) Retomar a história de Marcelo, Marmelo, Martelo, um menino que não concordava com o nome das coisas.

b) Questionar: Por que os pais de Marcelo não conseguiram apagar o incêndio na casinha do cachorro?

A que conclusão o menino chegou sobre o fato?

E os pais de Marcelo, o que resolveram fazer?

c) Propor aos alunos que continuem a história de Marcelo a partir do desfecho apresentado por Ruth Rocha. O que será que pode acontecer depois que os pais de Marcelo aceitaram o seu jeito de dar nomes diferentes às coisas?

d) Após a produção do texto, os alunos farão a apresentação de suas ideias para os demais colegas.

As histórias, após serem corrigidas e passadas a limpo, poderão compor um livro da turma: As aventuras de Marcelo.

Recursos Complementares

Como recurso complementar, a professora poderá ter acesso ao vídeo, a partir do link:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8931

Avaliação

Verificar se os alunos identificaram os personagens da história, seu problema e se foram capazes de reproduzir os diálogos presentes no livro.

Observar se os alunos foram capazes de recontar a história oralmente e por escrito com sequência lógica, coerência e desenvoltura.

Avaliar o outro final do texto produzido pelos alunos em relação à criatividade e coerência, observando os aspectos coesivos, ortográficos e a pontuação.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.