28/10/2010
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Ortografia |
Estar inserido no processo de alfabetização/letramento.
1ª aula:
a) Apresentar o vídeo, a partir dos Recursos Educacionais:
Quem não se comunica... [Sua língua]
b) Conversar com os alunos sobre a influência que a fala tem sobre a escrita pois, dependendo da região em que estamos, temos diversos sotaques e diferentes maneiras de falar e de expressar.
Perguntar aos alunos se sabem o que são sotaques. Pedir que eles falem alguns exemplos de diferenças nas formas de falar.
Ex.: Algumas pessoas falam trocando o "s" final por "x". Outras trocam o "e" final por "i". Outras omitem o "u" no final da sílaba, como em cantou, dizem "cantô".
c) Das palavras antigas apresentadas no vídeo, quais você desconhece?
Organizar uma lista das palavras antigas citadas no vídeo. Convidar os alunos a olhar no dicionário para compreender o seu significado.
d) E as palavras novas, você conhece o significado de todas elas? Fazer o procedimento anterior de consulta ao dicionário das palavras cujo significado os alunos desconhecem. Os alunos poderão perceber que algumas palavras novas na nossa língua ainda não foram dicionarizadas.
2ª aula
a)Apresentar a seguinte questão: Por que precisamos ter uma forma única de escrever? Os alunos deverão concluir que o nosso país é muito grande e precisa ter uma única forma de escrever, a fim de que possamos ler e compreender o que foi escrito em qualquer região.
Explicar que essa é a lingua chamada padrão, ou a norma culta. Isso não significa que quem a desconhece fale errado, mas tem uma forma diferente de falar.
b) Convidar os alunos a ouvir a música "A Banda", de Chico Buarque. Letra e música a partir do link;
http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45099/
c) Cantar a música, segmentando as rimas com palmas.
d) Fazer o ditado da estrofe abaixo e pedir aos alunos que escrevam do seu jeito, pois depois será feito a correção.
Estava à toa na vida.
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor.
e) Após o ditado, a professora escreverá a estrofe no quadro e pedirá aos alunos que observem os desvios que cometeram.
Pedir aos alunos que falem como escreveram. Montar uma tabela com os desvios, que podem surgir. Exemplo:
ASSIM SE FALA |
ASSIM SE ESCREVE |
atoua |
à toa |
navida |
na vida |
pravê |
pra ver |
michamô |
me chamou |
diamor |
de amor |
3ª aula
a) Recordar a aula anterior, pedindo aos alunos que façam outra lista com palavras em que há diferenças na forma de falar e de escrever. Cada criança falará uma palavra e a professora escreverá no quadro de giz, confirmando as hipóteses levantadas e completando a tabela.
ASSIM SE FALA |
ASSIM SE ESCREVE |
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b) Em duplas, os alunos deverão brincar de forca, utilizando as palavras que listaram. A criança pensará em uma palavra e fará os tracinhos correspondentes ao número de letras dessa palavra. O colega deverá ir falando as letras. Quando errar uma letra, o outro irá desenhando partes do corpo. Se a criança errar muitas letras e o corpo for todo desenhado, perderá. Ganhará o jogo quem descobrir a palavra que o colega pensou e ditou as letras acertadamente, completando os tracinhos.
c) Após o término da brincadeira, a professora convidará a turma a montar um cartaz, que ficará afixado em lugar de destaque na sala de aula, onde constará uma lista de palavras com diferenças na forma de falar e de escrever. Cada criança poderá escreverá com letra palito nesse cartaz.
Nome | Tipo |
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Quem não se comunica... [Sua língua] | Vídeo |
Para saber mais sobre a linguagem padrão, a professora poderá acessar o link:
Observar se os alunos perceberam as diferenças entre a forma de falar e de escrever e se compreenderam que a norma culta facilita a comunicação entre os falantes da língua.
Verificar se os alunos foram capazes de fazer a lista de palavras, identificando as diferenças entre a fala e a escrita.
Observar se os alunos foram capazes de montar as palavras atentando para a forma culta.
Cinco estrelas 2 classificações
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25/09/2012
Cinco estrelasGente:que aula sensacional: Adorei,so podia ser o Pascoale,mesmo: como professora novata.toda informação é preciosa para meus conhecimentos! Graças a Deus q encontrei este site: Não é programa da Globo mas é FANTASTICO!!!!!!!!!!
18/06/2012
Cinco estrelasExcelente. Posso utilizar esta metodologia com meus alunos? Ensino Fundamental 2. Obrigado.