Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Arte Circense no Brasil

 

14/09/2010

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a origem e evolução do circo no Brasil.
  • Ler textos publicitários.
  • Conhecer algumas músicas que se cantam em circos.
Duração das atividades
1 aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Origem e evolução do circo no Brasil.

Cantigas de apresentação de palhaços.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Organize uma roda de conversa com as crianças e  questione:

  • Quem já viu um circo?
  • Quem de vocês já assistiu um espetáculo de circo?                                                                                                                            

http://www.google.com/images?um=1&hl=pt-BR&q=circo&ie=UTF-8&source=univ&ei=OReJTPDBMYPy9QT6jM3gDg&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CDsQsAQwAw&biw=1263&bih=652

Em seguida, leia trechos de  livros ou de reportagem sobre a história do circo brasileiro. No link  a seguir,   http://www.lunaeamigos.com.br/cultura/ocircochegou.htm,  encontraremos algumas informações acerca da trajetória do circo no Brasil, conforme pesquisa realizada em 31 de agosto de 2010. Ao ler as informações mostre a evolução da arte circense e destaque como exemplo as escolas de circo que existem na atualidade, nas quais as pessoas aprendem como organizar um espetáculo, fazer acrobacias, maquiagem e etc.

A HISTÓRIA DO CIRCO NO BRASIL

No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista. Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa.  Mas o circo com suas características itinerantes aparece no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.  O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.  

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/marco/dia-do-circo.php  

ATIVIDADE 2   

 Pesquise letras de músicas que falem sobre os personagens do circo. Leve para sala de aula  um cd com essas músicas e ouça com seus alunos.  Essas músicas poderão fazer parte do repertório de músicas no momento da roda inicial. Converse com as crianças sobre as músicas que os palhaços cantam em suas apresentações para animar e envolver o público. Apresente a letra da música escrita em cartolina, leia para as crianças e peça para elas acompanharem repetindo o que você falar. Segue um exemplo de uma música para cantar com as crianças.

 Logo depois assista um vídeo de palhaços cantando, chamando a atenção dos alunos para a música.

http://il.youtube.com/watch?v=pun09cuFtwc 

ATIVIDADE 3

Converse com as crianças sobre as canções que os palhaços cantam, questione levando-as a perceber a brincadeira de rimas que os palhaços fazem, ou seja, o jogo de perguntas e respostas entre os palhaços e o público. Em seguida, proponha a composição de uma canção de circo. Sugira a indicação de palavras para construção das rimas. Escreva as frases para as crianças  ilustrarem, exponha na sala. Combine com as crianças uma apresentação das músicas para outra turma da escola. Veja alguns exemplos:

O raio, o sol, suspende a lua

Olha o palhaço no meio da rua...!

Domínio Público.

Eu vou alí, volto já

vou comer maracujá!

Domínio Público.

Eu vou, eu vou, eu vou

pra casa do vovô!

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá considerar as respostas iniciais dos alunos, analisando as falas para conhecer o que os as crianças sabem em relação o tema em estudo. outro aspecto que deverá ser considerado é o envolvimento e colaboração dos alunos nas atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.