Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os Artistas do circo

 

25/10/2010

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Conhecer os profissionais de circo por meio de apreciação de vídeos.  
  • Elaborar um roteiro de entrevista.   
  • Construir um espetáculo circense.
  • Representar papéis diferentes na dramatização.
Duração das atividades
1 semana
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Profissões.

Entrevista.

Leitura.  

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Apresente imagens/fotos de pessoas tralhando no circo. As crianças devem observar as imagens e falar sobre o que observaram, se já assistiram um espetáculo no circo, se conhecem alguém que trabalha em circo.

Fonte: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla%3Apt-BR%3Aofficial&channel=s&biw=1366&bih=508&tbs=isch%3A1&sa=1&q=malabarista+circo&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

Após a conversa, assistir a um vídeo sobre o trabalho dos profissionais do circo.  Sugestão de vídeo: A vida do artista de circo. Disponível  em

http://www.youtube.com/watch?v=nK7mDNvEXsY  Acesso em: 21 de setembro de 2010.

ATIVIDADE 2

Converse com as crianças sobre o vídeo, chamando a atenção delas para o trabalho dos artistas de circo, seu modo de vida. Em seguida, proponha o registro por meio do desenho e de um texto coletivo. Em duplas, as crianças irão fazer o registro. Depois, exponha os textos das duplas no mural da sala de aula.

ATIVIDADE 3

Leia para as crianças uma entrevista de pessoas que trabalham em circo. Em seguida, converse com eles destacando os elementos que compõem uma entrevista. Proponha a escrita de uma entrevista para as crianças, elas irão imaginar um momento de entrevista com um artista de circo. Depois as crianças irão socializar a sua entrevista com as demais crianças da sala. Se possível, leve as crianças ao circo para fazer as entrevistas.

Sugestão de uma entrevista para o professor ler com sua turma. Disponível em:

http://www.encontro.circo.org.br/2010/07/entrevista-com-carlos-munoz.html Acesso em 21 de setembro de 2010.

ATIVIDADE 4

Proponha a brincadeira de circo.As crianças irão decidir quais os artistas que gostariam de representar. Oriente as crianças a criarem movimentos, mágicas, malabares para sua apresentação. Organize uma lista de materiais, fantasias que o grupo poderá usar. As crianças poderão representar mais de um personagem na brincadeira. Pode-se organizar uma apresentação para outras turmas da escola. Faça um texto coletivo com os alunos sobre esse estudo, digite o texto e distribua com os alunos para ler e ilustrar.

Recursos Complementares
Avaliação

 Durante as discussões coletivas, observe se as crianças  relatam os nomes de profissionais que trabalham no circo, contribuem acrescentado informações para o roteiro da entrevista. Na brincadeira de circo leve em consideração o envolvimento das crianças na representação registrando se elas participam de forma espontânea ou necessita de incentivo dos colegas e professores. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.