28/09/2010
Paloma Alinne Alves Rodrigues, Andréa Marques Leão Doscher e Erwin Doscher
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Orientação Sexual | Corpo: matriz da sexualidade |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para esta aula.
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Utilização do laboratório de Informática.
• Sala de vídeo.
Atividade 1:
Estando os alunos organizados em dois grupos – grupo A e grupo B – no Laboratório de Informática, o professor deverá mostrar a figuras 1 e 2 para os grupos A e B, respectivamente, ou seja, a figura 1 para o grupo A e a figura 2 para o grupo B. Os alunos deverão ser orientados a tentarem descobrir as palavras (temas) formadas pelas letras (todas elas) em questão.
Figura 1: Letras de um tema
Fonte: Do autor. Disponível em: http://www.4shared.com/photo/dzz4erNl/letra_sexualidade.html? Acessado em: 03 Setembro de 2010.
Figura 2: Letras de um tema
Fonte: Do autor. Disponível em: http://www.4shared.com/photo/DaXZ_kwQ/letra_deficiencia.html? Acessado em: 03 Setembro de 2010.
Sugestão:
O professor poderá imprimir cada figura e disponibilizá-las para os respectivos grupos um exemplar. Além disso, caso prefira, o professor poderá confeccioná-las em EVA.
Em seguida, cada grupo deverá dizer, em voz alta, as palavras que estejam relacionadas aos temas descobertos (não apenas os sinônimos, mas palavras que estejam associadas ao tema) para que o outro grupo tente descobrir qual é este. O grupo A poderá dizer, por exemplo, as seguintes palavras ao grupo B:
Após os grupos descobrirem os temas formados pelas letras e apresentadas a eles através de palavras faladas pelos colegas do outro grupo, o professor deverá dizer que é sobre estes temas - Deficiência e Sexualidade, que estas aulas abordarão.
Em seguida, o professor deverá entregar para cada aluno uma tira de papel e pedir para que todos escrevam, sem se identificar, o que pensam sobre a seguinte questão:
A pessoa com deficiência pode namorar e ter relações sexuais?
Após um breve momento (sugerimos de dois a três minutos), o professor deverá passar uma caixinha (Fig.3) para que os alunos depositem nesta suas opiniões acerca da referida questão. Feito isto, o professor deverá dizer que ao término destas aulas, os papéis serão lidos e discutidos por eles.
Figura 3: Imagem de uma caixa
Fonte: Do Autor
Atividade 2
Nesse momento, estando os alunos em duplas, o professor deverá entregar a cada dupla uma tira de papel (como uma dinâmica de amigo secreto) em que estarão frases sobre Sexualidade Humana.
Tira 1: A sexualidade é uma forma de expressão humana biológica.
Tira 2: A sexualidade é demonstrada por um carinho.
Tira 3: A sexualidade está relacionada a intimidade.
Tira 4: A sexualidade está relacionada a afetividade.
Tira 5: A sexualidade é demonstrada por um ato de ternura.
Tira 6: A sexualidade expressa o amor humano por meio das relações afetivas e sexuais.
Tira 7: A sexualidade está presente em todos os aspectos da vida humana.
Tira 8: A sexualidade está presente na infância através dos gestos de carinho, pensamentos, palavras, atos de afeto e carinho.
Tira 9: A sexualidade está presente na adolescência através dos gestos de carinho, pensamentos, palavras, atos de afeto e carinho.
Tira 10: A sexualidade está presente na fase adulta, através dos gestos de carinho, pensamentos, palavras, atos de afeto e carinho.
Tira 11: A sexualidade está presente na velhice através dos gestos de carinho, pensamentos, em palavras, atos de afeto e carinho.
Tira 12: A sexualidade não tem distinção de etnia.
Tira 13: A sexualidade não tem distinção de cor.
Tira 14: A sexualidade não tem distinção de deficiência.
Tira 15: A sexualidade está presente nos sonhos de amor.
Tira 16: A sexualidade está presente no prazer.
Tira 17: A sexualidade está presente na frustração.
Tira 18: A sexualidade está presente no erotismo.
Tira 19: A sexualidade é independente do sexo.
Tira 20: A sexualidade faz parte do presente e do passado.
Com as frases em mãos, cada dupla deverá ler o que está escrito nela para que possam discuti-la. Em seguida, os alunos, em conjunto, deverão organizar um texto com estas frases. Após a discussão e concordância da turma com a organização do texto formado pelas frases - podendo ser retirado ou acrescentado palavras, de tal forma que o texto formado seja coerente - , os alunos deverão colar as frases em um papel metro e fixar o cartaz na parede da sala de aula.
Atividade 3
Dando prosseguimento à aula, com o objetivo de promover a reflexão dos alunos sobre o fato de que a pessoa com deficiência pode ser amada, receber e dar carinho, namorar, constituir família, ter relações sexuais etc., o professor deverá apresentar o vídeo “Sexualidade na deficiência” (Fig. 4), com duração de 03 minutos e 09 segundos, conforme postado abaixo.
Link do vídeo “Sexualidade na deficiência”:
http://www.youtube.com/watch?v=DvsiPXVuVYs Acessado em: 06 Setembro de 2010
Figura 4: Imagem do vídeo “Sexualidade na deficiência”
Sugestão:
O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
Após a apresentação do vídeo, o professor deverá indagá-los com a seguinte questão:
O vídeo relata que a pessoa com deficiência pode ter relações sexuais de acordo com as suas limitações, o que vocês acham?
Atividade 4
Ao término da discussão, os alunos deverão acessar o link abaixo, para realizar a leitura do relato de caso “Cadeirantes também amam” (Fig. 5).
Link do relato de caso “Cadeirantes também amam”
http://blogdocadeirante.blogspot.com/2009/03/cadeirantes-tambem-amam.html Acessado em: 06 Setembro de 2010.
Figura 5: Imagem do relato “Cadeirantes também amam”
Sugestão:
O professor poderá distribuir cópias do relato de caso para cada dupla, permitindo uma maior autonomia no momento da leitura.
Com o objetivo de nortear a leitura e discussão do relato “Cadeirantes também amam”, sugerimos abaixo um roteiro de leitura.
Roteiro de Leitura
1. Qual a deficiência do rapaz do relato?
2. Ele já nasceu com esta deficiência ou adquiriu através de um acidente?
3. O rapaz inicialmente diz que era muito mulherengo. Com a deficiência ele continua a namorar?
4. Quando ele deseja sair para ir a algum lugar com a namorada, o que ele faz para verificar se o lugar é acessível?
5. O que ele diz sobre o fato de namorar uma pessoa que tem deficiência física, que utiliza cadeira de rodas?
6. O que ele relata sobre o sexo?
7. Uma pessoa com deficiência física pode fazer sexo?
Finalizada a leitura, o professor deverá promover uma discussão com os alunos, baseando-se no roteiro de leitura, de forma que eles possam compartilhar suas opiniões e impressões acerca da leitura que fizeram.
Atividade 5
Para finalizar a aula, o professor deverá ler as respostas que estão escritas no papel dentro da caixinha (como feito no início da aula).
Durante a leitura, não há necessidade de que o aluno que a escreveu se identifique, mas todos deverão argumentar se concordam ou não com a resposta dada pelo colega. Além disso, deverão dizer por que concordam ou não com tal resposta.
Ao término da aula é fundamental que os alunos tenham compreendido que a pessoa com deficiência possui desejos e sexualidade como qualquer outra pessoa humana.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
1) O vídeo “Especialistas falam sobre a sexualidade de deficientes” (Fig.6), com duração de 04 minutos e 31 segundos, conforme postado abaixo, poderá ser apresentado aos alunos em momento que o professor julgar oportuno.
Link do “vídeo Especialistas falam sobre a sexualidade de deficientes”:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1573211-15605,00.html Acessado em 31 Agosto 2010.
Figura 6: Imagem do vídeo “Especialistas falam sobre a sexualidade de deficientes”
De forma a nortear as discussões a serem promovidas após a apresentação do vídeo, sugerimos o roteiro abaixo.
Roteiro de questões
1. Qual o principal assunto abordado do vídeo?
2. Qual deficiência estava sendo relatada no vídeo?
3. Pelo que foi discutido no vídeo, a pessoa com deficiência física pode ter relações sexuais como qualquer outra pessoa?
4. No vídeo há relatos da vida pessoal de diversas pessoas. Vocês acham que estas pessoas estavam felizes com suas vidas?
5. As pessoas que apareceram no vídeo puderam constituir famílias?
6. Com relação à sexualidade da pessoa com deficiência física, o que os médicos relataram?
Finalizada a atividade, as duplas deverão compartilhar as respostas que deram as questões do roteiro, bem como suas opiniões sobre o vídeo – o que gostaram etc. Neste momento, o professor deverá estar atento para esclarecer dúvidas, conceitos errôneos ou preconceituosos.
2) Estando os alunos em grupos de quatro integrantes, eles deverão escolher um dos textos sugeridos abaixo para realizar a leitura e discussão deste.
Textos sugeridos para a leitura:
1. Deficiência Intelectual e Sexualidade. Sexualidade das Pessoas Portadoras de Deficiência Mental (Fig.7)
Disponível em: http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=386&sec=23 Acessado em: 03 Setembro de 2010
2. Deficiência Visual e a Sexualidade. Adolescentes Portadores De Deficiência Visual: Percepções Sobre Sexualidade
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v14n2/v14n2a11.pdf Acessado em: 03 Setembro de 2010
3. Síndrome de Down e Sexualidade. A expressão da sexualidade das pessoas com Síndrome de Down
Disponível em: http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0135 Acessado em: 03 Setembro de 2010
4. Deficiência Auditiva e Sexualidade. Orientação sexual para jovens adultos com deficiência auditiva
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382006000100004 Acessado em: 03 Setembro de 2010
5. Deficiência Física e Sexualidade. A Sexualidade da pessoa com deficiência física
Disponível em: http://www.portadeacesso.com/artigos_leis/sex/sex001.htm Acessado em: 03 Setembro de 2010
Figura 7: Imagem do site PsiqWeb
Observação
O professor deverá imprimir os textos e disponibilizá-los para cada dupla um exemplar do mesmo, a fim de facilitar a realização da atividade.
Ao término, da leitura cada grupo deverá discutir, entre si, por meio do roteiro abaixo as seguintes questões:
Roteiro de questões
Em seguida, cada grupo deverá escolher uma letra da palavra – Sexualidade. Feitas as escolhas, o grupo que escolheu a letra “A” deverá expor para a classe as respostas relativas ao roteiro de questão, assim o próximo grupo será o que escolheu a letra “E” e assim sucessivamente. Neste momento, o professor deverá estar atento para esclarecer dúvidas, conceitos errôneos ou preconceituosos.
3) Os alunos poderão elaborar um cartaz (Fig. 8), sob a orientação e supervisão do professor, utilizando os resultados das pesquisas realizadas anteriormente. Para isto, os cartazes deverão conter as seguintes informações:
Figura 8: Exemplo de um cartaz sobre Deficiência Física e Sexualidade
Os links abaixo se referem ao conceito de Sexualidade e Deficiência:
http://www.brasilescola.com/sexualidade/
http://www.alunosonline.com.br/sexualidade/
http://www.infoescola.com/sexualidade/o-que-e-sexualidade/
http://www.mulherdeclasse.com.br/sexo.htm
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/sau_l.php?t=001
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos da aula. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam que a pessoa com deficiência tem sexualidade como qualquer outro ser humano.Além disso, o professor deverá avaliar o aluno durante o desenvolvimento das atividades - sua participação e envolvimento nas atividades desenvolvidas.
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