01/10/2010
PRESIDENTE PRUDENTE - SP Secretaria Municipal de Educação de PRESIDENTE PRUDENTE
Lívia Raposo Bardy, Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Não há necessidade de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para o desenvolvimento da aula.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Aula colaborativa e cooperativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Motivação
Para dar início às aulas sugerimos que o professor mostre aos alunos algumas imagens (Figs. 1, 2, 3 e 4), conforme postadas abaixo, que dizem respeito ao turismo, mas sem falar o que cada uma elas representam.
Figura 1 – Imagem de um casal de turistas
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_Z7vGptkgkT0/SMpAIDDrdjI/AAAAAAAAHKQ/N-0gMQLnro8/s400/turistas.jpg
Acesso em: 04. Set. 2010.
Figura 2 – Imagem relacionada a esportes turísticos
Disponível em: http://tvporassinatura.org/wp-content/uploads/2010/06/canais-turismo-viagens-tv-por-assinatura.jpg
Acesso em: 30. Ago. 2010.
Figura 3 – Imagem de turistas
Disponível em: http://comunicabuzios.files.wordpress.com/2009/07/turismo_5667_foto-sergio-quissak.jpg
Acesso em: 30. Ago. 2010.
Figura 4 – Imagem de turismo em cachoeira
Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_VlNHkDqE4Sw/S8WrFNZhyeI/AAAAAAAAAFo/lEySnyH1yh4/s1600/Turismo+Cachoeira+020.jpg
Acesso em: 04. Set. 2010.
Observação: O professor deverá providenciar cópias das imagens acima, ou apresentá-las em transparências (utilizando Datashow ou retroprojetor).
Ao mostrar as imagens aos alunos, o professor deverá fazer os questionamentos sugeridos a seguir, para que eles possam perceber que elas dizem respeito ao turismo.
- Por que na imagem 1 e 2 há pessoas tirando fotografias?
- Em que situações vocês tiram fotografias?
- E a imagem 2, mostra o quê?
- As pessoas que aparecem nas imagens parecem estar felizes?
- O que será que as três imagens têm em comum?
- Na imagem 4 vemos uma pessoa em uma cachoeira, não é?
- Aqui em nossa cidade e região temos algum local bonito, interessante que merece ser visitado? Temos cachoeiras?
- Quando recebemos visitas em nossa cidade, onde as levamos? Por quê?
Após ouvir as opiniões dos alunos, o professor poderá dizer que eles aprenderão na aula sobre o turismo e sua importância na vida das pessoas. Para o desenvolvimento da próxima atividade, os alunos deverão ser organizados em duplas e se dirigir ao Laboratório de Informática da escola.
Atividade 1
Nesse momento, sugerimos que os alunos se organizem em duplas para que possam desenvolver pesquisas, em sites da internet, sobre o turismo.
Sugerimos abaixo alguns temas para pesquisa.
- História do turismo
- Importância do turismo
- Benefícios do turismo para alguns setores da sociedade (economia, mercado de trabalho, lazer, cultura...)
- Lugares mais visitados no Brasil
- Lugares mais visitados no mundo
- Relação entre esporte e lazer
- Ministério do Turismo, qual sua importância e serventia.
Além da internet, os alunos poderão utilizar outras fontes de informações, tais como: dicionário, livros didático, jornais e revistas providenciados pelo professor.
Observação: Os alunos poderão escrever em seus cadernos as respostas referentes às perguntas do roteiro.
Para a realização desta atividade, abaixo sugerimos uma lista de sites que abordam a temática do turismo e os aspectos importantes que subsidiam tal assunto:
- Textos sobre o Ministério do Turismo do Brasil:
http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/missao/index.html
http://www.turismo.gov.br/turismo/noticias/todas_noticias/20100826-1.html
- Textos sobre tipos de turismo:
http://www.etur.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=6219
http://www.sppert.com.br/Brasil/Turismo/Tipos_de_Turismo/
- Textos sobre definição de turismo e sua história:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo
http://meguiabrasil.com/historiadoturismo.php
- Textos sobre os lugares mais visitados no Brasil:
http://www.brazil.ru/pt/tourism/destinations2 (Fig.5)
http://www.dicasgratis.xpg.com.br/turismo-no-brasil-lugares-mais-visitados
http://www.braziltour.com/site/br/cidades/materia.php?id_cidade=1052®ioes=4&estados=16
- Textos sobre os lugares mais visitados no mundo:
http://www.guiadicas.com/os-lugares-mais-visitados-do-mundo/
http://www.portalpower.com.br/os-10-lugares-mais-visitados-do-planeta/
- Textos sobre a importância do turismo:
http://pt.shvoong.com/social-sciences/1770531-importancia-turismo-para-convivio-social/
http://www.etur.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=7696
http://www.geomundo.com.br/geografia-30189.htm
http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/setur/
Figura 5 – Imagem do site “Brazil.ru”
Disponível em: http://www.brazil.ru/pt/tourism/destinations2
Acesso em: 30. Ago. 2010.
Importante: Caso não haja possibilidade de utilizar o Laboratório de Informática da escola, sugerimos que o professor acesse os links sugeridos abaixo e faça a impressão dos textos e imagens, distribuindo estes aos alunos!
Depois que as duplas fizerem a pesquisa em questão, o professor deverá favorecer, através de discussões orientadas (conforme roteiro abaixo), que os alunos construam conhecimentos acerca do turismo e sua importância.
Roteiro para discussão sobre os textos:
- Qual é o título do texto que o site apresenta?
- Qual é o tema central apresentado no texto?
- Qual parte te chamou mais a atenção?
- Havia algo que você já conhecia? O quê?
Depois que as discussões forem feitas, e do professor perceber que os alunos compreenderam a importância do turismo e os assuntos relacionados a ele, a próxima atividade poderá ser desenvolvida.
Atividade 2
Ainda estando organizados em duplas, e no Laboratório de Informática, os alunos conhecerão uma forma de lazer, por meio da Internet, que pode ser feita sem sair de casa! Os sites abaixo são exemplos, de como é possível fazer turismo, de como conhecer lugares bonitos e culturais, sem sair de casa. Além disso, os alunos poderão pensar em locais da cidade e região em que geralmente as pessoas que vem de outras cidades costumam visitar.
Os alunos poderão, por exemplo, organizar um passeio a esses locais da cidade e região, tirar fotografias e organizar um mural com elas.
Sugerimos que cada dupla escolha um dos links abaixo para fazer uma visita:
- Link para os “10 marcos arquitetônicos: Atrações Turísticas” (Fig. 6):
Figura 6 – imagem do Cristo Redentor
Acesso em: 30. Ago. 2010.
- Link do museu “Casa Portinari”:
http://casadeportinari.com.br/principal.htm
- Link para o “Museu do Índio”:
http://www.museudoindio.org.br/
- Link para o museu da “Língua Portuguesa”:
http://www.museudalinguaportuguesa.org.br/
Após a exploração do site escolhido, cada dupla poderá dizer o que achou da visita que fizeram a um lugar turístico, se gostou ou não e por que.
É importante que os alunos entendam que esses museus virtuais são uma maneira de conhecer lugares importantes, espaços culturais e de lazer a qualquer pessoa que tenha acesso a internet, uma vez que lazer é algo muito importante e que deve ser valorizado, independente da classe social ou nacionalidade de uma pessoa. Já que ter acesso a cultura e ao lazer deve ser algo presente na vida de todas as pessoas, por fazer bem a mente e ao corpo!
Sugerimos que os alunos da modalidade Educação Escolar Indígena possam falar nesse momento, quais são as atividades de lazer que os índios fazem, e qual é a importância do lazer para eles! Depois dessas discussões, a finalização da aula poderá ser feita, por meio da próxima atividade.
Atividade 3
Neste momento, os alunos deverão produzir cartazes que mostrem os lugares mais visitados no Brasil e no mundo, para que dessa maneira, os conhecimentos adquiridos sejam sistematizados.
Sugerimos que os alunos sejam organizados em grupos de quatro integrantes (junção de duas duplas), para confecção dos cartazes.
Nos cartazes poderá haver imagens do lugar escolhido – do ponto turístico, bem como informações sobre o local: cidade, estado, país, pontos turísticos daquele local, entre outras informações (Fig. 7).
Figura 7 – Imagem do exemplo de um cartaz
Fonte: Do autor
SUGESTÃO:
O professor poderá desenvolver com os alunos um jogo como, por exemplo, de mimicas para advinhar nome de filmes. Os jogos são formas de lazer que desenvolvem habilidades sociais, a criatividade, atenção dentre outros aspectos psicossociais. É importante que os alunos sejam incentivados a inserir lazer em suas vidas, sejam através de atividades artísticas (pintar, modelar figuras de barro etc.), como através de atividades sociais (ir ao cinema, sair com amigos etc.), intelectuais (leitura de livros, assistir filmes etc.) etc.
A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam sobre o turismo.
O professor deverá avaliar também os seguintes aspectos:
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/12/2010
Cinco estrelasOlá Sílvia, gostaria de parabenizá-la pela aula,pois o turismo é uma das atividades econômicas que envolve diversas pessoas, seja direta ou indiretamente. Um aspecto bastante importante é que você considera desde os pontos turísticos globais até os locais, como uma forma de valorizar a região de cada aluno. Gostei muitoO!!