25/10/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Estrutura dos circos.
Moradias.
Converse com o grupo sobre os tipos de moradias em que vivem. Registre em uma tabela anotando o tipo de moradia e o total de crianças que moram no mesmo tipo de residência.
Continue o diálogo questionando acerca da arquitetura e arranjo espacial das residências das crianças, pergunte:
Após a conversa solicite das crianças o desenho de sua residência e exponha no mural da sala de aula.
Organize uma apresentação de imagens com diferentes moradias para as crianças compararem as diversas construções. Durante a apreciação das imagens chame a atenção das crianças para os diferentes tipos de moradias,fachadas, por exemplo, o circo.
http://ensinandoartesvisuais.blogspot.com/search/label/Arte%20e%20casas
http://www.vejaki.com.br/page/147/
Ao mostrar as imagens de outros tipos de moradias, questione:
Combine com as crianças uma visita ao circo para que elas conheçam a arquitetura espacial desse ambiente. Escreva um bilhete para os pais dos alunos informando o dia em que a turma irá ao circo. Antes da visita faça contato com a pessoa responsável pelo circo, explique qual é o objetivo da visita. Durante a visita ao circo oriente as crianças a prestarem atenção a fala do guia (pessoa que irá receber as crianças no circo), as crianças irão observar a organização do espaço, o tipo de mobiliário, os compartimentos, o arranjo espacial. Após a visita, solicite na roda de conversa que as crianças relatem o que elas observaram, questione: O que vocês viram no circo? Como é o arranjo espacial do circo? Tem paredes? Que tipos de móveis tinha lá? Construa um texto coletivo sobre o passeio.
No caso de não ter circo em sua cidade, proponha a observação de imagens (fotos ou vídeos). Explore a observação do arranjo espacial do circo. Mostre imagens do teto, fachadas, arquibancadas, palco (picadeiro).
VÍDEO: CIRCOS BRASILEIROS
http://www.youtube.com/watch?v=2q1qtK3tV9M&feature=related
CIRCO MARCOS FROTA
http://il.youtube.com/watch?v=89pAO6JaY3U&feature=related
Organize uma vivência de circo. Para fazer o circo em sala de aula leve tecidos, malha ou TNT e organize um circo com ajuda das crianças. Após a arrumação do circo, as crianças irão brincar de circo. Registre esse momento fotografando as crianças, depois escreva um texto coletivo e deixe exposto na sala de aula socializando o que as crianças aprenderam.
http://portal.barueri.sp.gov.br/sites/scs/downloads/14_07_10.pdf
http://ensinandoartesvisuais.blogspot.com/2008/09/arte-com-lego.html
http://ensinandoartesvisuais.blogspot.com/search/label/Arte%20circence
http://www.cirquedusoleil.com/pt/home.aspx#/pt/home/americas/brazil.aspx
Registrar o desenvolvimento das crianças considerando os objetivos do estudo, nas atividades propostas o professor observa e registra, por exemplo, as ideias iniciais sobre o circo como um tipo de moradia, as diferenças e semelhanças na comparação de moradias, a particicipação e colaboração dos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!