Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Circo uma casa diferente

 

25/10/2010

Autor e Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Apreciar um espetáculo de circo.
  • Ampliar os conhecimentos relacionados à estrutura dos circos.
  •   Cooperar com o grupo.
  • Comparar diferentes moradias.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estrutura dos circos.

Moradias.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Converse com o grupo sobre os tipos de moradias em que vivem. Registre em uma tabela anotando o tipo de moradia e o total de crianças que moram no mesmo tipo de residência.

Continue o diálogo questionando acerca da arquitetura e arranjo espacial das residências das crianças, pergunte:

  • Como é sua residência? (estrutura do prédio, casa ou apartamento)
  • Como é a cobertura? (telhado)
  • O que tem em sua casa? (compartimentos)
  • Como sua casa é arrumada? Tem os mesmos movéis em todas as partes da casa?
  • Será que as pessoas moram apenas em casas e apartamentos?
  • Quem de vocês conhecem outros tipos de moradias? Quais?

Após a conversa solicite das crianças o desenho de sua residência e exponha no mural da sala de aula.

Atividade 2

 Organize uma apresentação de imagens com diferentes moradias para as crianças compararem as diversas construções. Durante a apreciação das imagens chame a atenção das crianças para os diferentes tipos de moradias,fachadas, por exemplo, o circo.

http://ensinandoartesvisuais.blogspot.com/search/label/Arte%20e%20casas 

http://www.vejaki.com.br/page/147/ 

Ao mostrar as imagens de outros tipos de moradias, questione:

  •  Podemos considerar o circo como um tipo de moradia?
  • O que faz o circo ser uma moradia?
  • Os circos ficam sempre nos mesmos lugares?
  • O que tem no circo?

Atividade 3

 Combine com as crianças uma visita ao circo para que elas conheçam a arquitetura espacial desse ambiente. Escreva um bilhete para os pais dos alunos informando o dia em que a turma irá ao circo. Antes da visita faça contato com a pessoa responsável pelo circo, explique qual é o objetivo da visita. Durante  a visita ao circo oriente as crianças a prestarem atenção a fala do guia (pessoa que irá receber as crianças no circo), as crianças irão observar a organização do espaço, o tipo de mobiliário, os compartimentos, o arranjo espacial. Após a visita, solicite na roda de conversa que as crianças relatem o que elas observaram, questione: O que vocês viram no circo? Como é o arranjo espacial do circo? Tem paredes? Que tipos de móveis tinha lá? Construa um texto coletivo sobre o passeio.

 No caso de não ter circo em sua cidade, proponha a observação de imagens (fotos ou vídeos). Explore a observação do arranjo espacial do circo. Mostre imagens do teto, fachadas,  arquibancadas, palco (picadeiro).

VÍDEO: CIRCOS BRASILEIROS

http://www.youtube.com/watch?v=2q1qtK3tV9M&feature=related 

CIRCO MARCOS FROTA

http://il.youtube.com/watch?v=89pAO6JaY3U&feature=related 

Atividade 4

Organize uma vivência de circo. Para fazer o circo em sala de aula leve tecidos, malha ou TNT e organize um circo com ajuda das crianças. Após a arrumação do circo, as crianças irão brincar de circo. Registre esse momento fotografando as crianças, depois escreva um texto coletivo e deixe exposto na sala de aula socializando o que as crianças aprenderam.

 

http://portal.barueri.sp.gov.br/sites/scs/downloads/14_07_10.pdf 

Recursos Complementares
Avaliação

 Registrar o desenvolvimento das crianças considerando os objetivos do estudo, nas atividades propostas o professor observa e registra, por exemplo, as ideias iniciais sobre o circo como um tipo de moradia, as diferenças e semelhanças na comparação de moradias, a particicipação e colaboração dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.