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JORNAL:UM TRABALHO COLETIVO

 

05/10/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Porfírio Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Perceber que a produção de um jornal é resultado de um trabalho intelectual e técnico de um grupo de profissionais;
  • Identificar as principais funções dos profissionais envolvidos na produção do jornal impresso;
  • Perceber que a redação de um jornal é local, agregando criação e trabalho coletivo;
  • Conhecer os espaços físicos da redação de um jornal.
Duração das atividades
3 a 4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Função social da leitura e escrita. Noção sobre profissão e trabalho especializado.

Estratégias e recursos da aula

O trabalho com o jornal é muito amplo e enriquecedor. O professor deve  ter clareza dos objetivos com os quais irá trabalhar naquela aula específica. O jornal retrata as possibilidades de refletir sobre: comunicação, contexto social contemporâneo, transformações na sociedade, o papel da imprensa, formação de opiniões entre outros aspectos. Apesar do aluno não ter ainda formado a habilidade de  ler o  jornal, já  observa e interage com modelos de leitura através da família, da escola, da televisão e de outros meios.

Atividade 1- Expressar o conhecimento sobre  os profissionais do jornal?

1º momento - O professor deve trazer um jornal local para a sala de aula, mostrá-lo aos alunos e fazer uma problematização: quem conhece este jornal? Qual o título dele? Como se faz ou produz um jornal impresso? Quem trabalha no jornal? Qual o trabalho (função) dos profissionais do jornal? Registrar as respostas dos alunos no quadro ou em cartaz, para orientar as estratégias que devem utilizar na  introdução de um novo conhecimento.

2º momento -  Na introdução do novo conhecimento, o professor deve trazer  nova informação seja numa relação de conversa ou na apresentação de figuras para ilustrar as perguntas instigadoras da atividade. Você pode iniciar a conversa da seguinte forma: vocês sabiam que no jornal tem um editor? Mostra o jornal e explica o que é editar um  jornal; tem um fotógrafo de reportagem? Mostra as fotografias do jornal

.

h://www.metsul.com/__editor/imagemanager/images/maio2007b/jornais1106.JPG  

  • Dando sequência a conversa, a aula continua  a partir das seguintes questões: vocês sabiam que no jornal tem cartunista? O que é um cartunista? Tem jornalista e jornaleiro? Questiona a diferença entre jornalista e jornaleiro. Assim, com o grupo descobre os diversos profissionais do jornal. Por último envia para casa uma conversa com os familiares, para saber qual a função dos seguintes profissionais: EDITOR, JORNALISTA, JORNALISTA FREE LANCER, REDATOR, CARTUNISTA, FOTÓGRAFO.

Atividade 2- Entrevista com um profissional do jornal

1º momento – Professor decida com os alunos se a entrevista será presencial ou não presencial (pela internet). No primeiro caso, convidar um profissional do jornal da sua cidade e agendar a visita à escola. Em seguida elaborar um questionário com a turma sobre a vida e o trabalho do profissional e  decidir quais os alunos que farão as perguntas ao entrevistado. No dia marcado, apresente o profissional á turma e explique para ele a atividade antes de iniciar a entrevista. Registrar as respostas em um cartaz.

2º momento – O professor e a turma podem convidar outro profissional para uma entrevista não presencial, no dia e na hora abre o MSN e com o roteiro faz a  entrevista, no momento,  deve ter um adulto que tenha a habilidade de gravar a entrevista para em seguida levar para a sala de aula, recapitular com as crianças e fazer uma discussão.

 SUGESTÃO PARA O ROTEIRO DA ENTREVISTA 

  1. Qual seu nome completo?
  2. Onde nasceu?
  3. Quantos anos tem?
  4. Em qual jornal trabalha?
  5. Qual sua profissão?
  6. Há quanto tempo trabalha neste jornal?
  7. O que o senhor/senhora faz no jornal? (qual é seu trabalho?)
  8. O que mais gosta de fazer no seu trabalho?
  9. Qual a coluna ou caderno que gosta mais de ler?
  10. Lê jornal diariamente?
  11. Outras questões que surgirem na hora da entrevista.

Atividade 3 - Aula passeio à redação de um jornal

A aula passeio é uma atividade muito rica, porém exige muita organização, desde o planejamento à realização. O professor deverá decidir antecipadamente: data da visita, transporte, roteiro da visita, tipo de registro (fotografia) etc. Além do professor da turma, é necessário levar mais um adulto da escola para garantir a segurança do grupo e, se possível, contribuir fotografando a visita. Solicitar por escrito a autorização dos pais para que seu filho participe da aula passeio. É interessante fazer um crachá para cada aluno e fazer com que usem durante a visita (nome, escola).

1º momento -  O Professor faz uma PROBLEMATIZAÇÃO. Na sala de aula, pode questionar: quem já foi à redação de um jornal? Como será que é lá? As pessoas trabalham sozinhas/ individualmente? Ou será que trabalham em grupo, uma colaborando com a outra?

2º momento - O  Professor ajuda os alunos a elaborar o  roteiro da visita ao jornal, para saber o que vão fazer quando chegar ao local. Dando prosseguimento à aula você deve discutir como será a visita e as regras de comportamento durante a mesma (atenção à professora, silêncio, não se dispersar, etc.) e verificar as autorizações das famílias. No dia da visita, quando chegar ao destino, deve circular pelas instalações do jornal; observar como as pessoas trabalham; conversar com alguns profissionais; conhecer o local onde os jornais são impressos e fotografar a turma fazendo a visita.

3º momento- No retorno à escola, o professor deve conversar com o grupo para saber quais suas impressões sobre o trabalho no jornal e sua dinâmica social; questionar o que cada um achou mais interessante e por último, construir um texto coletivo com a turma, relatando como foi à visita ao Jornal. Para ilustração do texto, cada aluno desenha como foi à visita.

4º momento -  O professor deve retomar oralmente  a aula passeio para fazer uma brincadeira e em seguida organiza a sala para simular a redação de um jornal. Assim, deve arrumar as mesas de quatro em quatro e cada grupo terá uma atividade específica. Os grupos podem brincar de ser   JORNALISTAS,   REDATORES, CARTUNISTAS,  FOTÓGRAFOS.    

  • Materiais necessários: papel ofício, papel madeira, lápis grafite, pincel hidrocor, fita gomada, cartolina, tesoura pequena, cola, jornais usados, fotografias, máquina fotográfica.

Observação -  Toda a atividade será desenvolvida em forma de DRAMATIZAÇÃO. Quando a sala estiver toda organizada, se faz uma roda de conversa ao centro e explicita para o grupo como a mesma será realizada. O professor organiza os grupos e cada membro assumirá um papel, segundo as profissões do jornal.  Cada grupo irá realizar uma tarefa com interação entre os membros,  ao final será produzido um jornal mural, compartilhando o trabalho de todos. Sugestão: registrar um evento da escola (festividade, passeio, apresentação cultural etc.) ou um projeto que foi realizado pela turma. O professor pode ficar no papel de editor, organizando toda a produção do jornal.

Cada grupo será formado por:

Um Jornalista - que vai ao local (fonte) da notícia coletar informações- pode se deslocar pela escola, entrevistando, colhendo informações.

Um Redator - recebe as informações e idéias do jornalista e escreve um pequeno texto em forma de notícia.

Um Cartunista - recebe a idéia do jornalista ou editor e faz a ilustração de forma crítica.

Um Fotógrafo- responsável por fotografar os eventos, pode dispor de fotos já reveladas e apenas selecioná-las para o jornal ou a criança pode fotografar.

REGISTRO DA ATIVIDADE

Ao final será produzido um jornal mural sobre atividades da escola, com os dados coletados pelas crianças.

Recursos Complementares

www.guiademidia.com.br/jornais 

Para ler: CHIAPPINI, L; CITELLI, A. Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1998.

Avaliação

Ao final das atividades observar:

  1. Conhecer e nomear os principais profissionais envolvidos na produção do jornal impresso ( redator, jornalista, fotógrafo etc);
  2. Descrever algumas atividades dos profissionais do jornal;
  3. Representar com desenhos e escrita como é o espaço físico da redação visitada;
  4. Interagir em grupo no momento de faz de conta da experiência de um jornal.
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