05/10/2010
Raimunda Ribeiro Porfírio Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Função social da leitura e escrita. Noção sobre profissão e trabalho especializado.
O trabalho com o jornal é muito amplo e enriquecedor. O professor deve ter clareza dos objetivos com os quais irá trabalhar naquela aula específica. O jornal retrata as possibilidades de refletir sobre: comunicação, contexto social contemporâneo, transformações na sociedade, o papel da imprensa, formação de opiniões entre outros aspectos. Apesar do aluno não ter ainda formado a habilidade de ler o jornal, já observa e interage com modelos de leitura através da família, da escola, da televisão e de outros meios.
1º momento - O professor deve trazer um jornal local para a sala de aula, mostrá-lo aos alunos e fazer uma problematização: quem conhece este jornal? Qual o título dele? Como se faz ou produz um jornal impresso? Quem trabalha no jornal? Qual o trabalho (função) dos profissionais do jornal? Registrar as respostas dos alunos no quadro ou em cartaz, para orientar as estratégias que devem utilizar na introdução de um novo conhecimento.
2º momento - Na introdução do novo conhecimento, o professor deve trazer nova informação seja numa relação de conversa ou na apresentação de figuras para ilustrar as perguntas instigadoras da atividade. Você pode iniciar a conversa da seguinte forma: vocês sabiam que no jornal tem um editor? Mostra o jornal e explica o que é editar um jornal; tem um fotógrafo de reportagem? Mostra as fotografias do jornal
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1º momento – Professor decida com os alunos se a entrevista será presencial ou não presencial (pela internet). No primeiro caso, convidar um profissional do jornal da sua cidade e agendar a visita à escola. Em seguida elaborar um questionário com a turma sobre a vida e o trabalho do profissional e decidir quais os alunos que farão as perguntas ao entrevistado. No dia marcado, apresente o profissional á turma e explique para ele a atividade antes de iniciar a entrevista. Registrar as respostas em um cartaz.
2º momento – O professor e a turma podem convidar outro profissional para uma entrevista não presencial, no dia e na hora abre o MSN e com o roteiro faz a entrevista, no momento, deve ter um adulto que tenha a habilidade de gravar a entrevista para em seguida levar para a sala de aula, recapitular com as crianças e fazer uma discussão.
SUGESTÃO PARA O ROTEIRO DA ENTREVISTA
A aula passeio é uma atividade muito rica, porém exige muita organização, desde o planejamento à realização. O professor deverá decidir antecipadamente: data da visita, transporte, roteiro da visita, tipo de registro (fotografia) etc. Além do professor da turma, é necessário levar mais um adulto da escola para garantir a segurança do grupo e, se possível, contribuir fotografando a visita. Solicitar por escrito a autorização dos pais para que seu filho participe da aula passeio. É interessante fazer um crachá para cada aluno e fazer com que usem durante a visita (nome, escola).
1º momento - O Professor faz uma PROBLEMATIZAÇÃO. Na sala de aula, pode questionar: quem já foi à redação de um jornal? Como será que é lá? As pessoas trabalham sozinhas/ individualmente? Ou será que trabalham em grupo, uma colaborando com a outra?
2º momento - O Professor ajuda os alunos a elaborar o roteiro da visita ao jornal, para saber o que vão fazer quando chegar ao local. Dando prosseguimento à aula você deve discutir como será a visita e as regras de comportamento durante a mesma (atenção à professora, silêncio, não se dispersar, etc.) e verificar as autorizações das famílias. No dia da visita, quando chegar ao destino, deve circular pelas instalações do jornal; observar como as pessoas trabalham; conversar com alguns profissionais; conhecer o local onde os jornais são impressos e fotografar a turma fazendo a visita.
3º momento- No retorno à escola, o professor deve conversar com o grupo para saber quais suas impressões sobre o trabalho no jornal e sua dinâmica social; questionar o que cada um achou mais interessante e por último, construir um texto coletivo com a turma, relatando como foi à visita ao Jornal. Para ilustração do texto, cada aluno desenha como foi à visita.
4º momento - O professor deve retomar oralmente a aula passeio para fazer uma brincadeira e em seguida organiza a sala para simular a redação de um jornal. Assim, deve arrumar as mesas de quatro em quatro e cada grupo terá uma atividade específica. Os grupos podem brincar de ser JORNALISTAS, REDATORES, CARTUNISTAS, FOTÓGRAFOS.
Observação - Toda a atividade será desenvolvida em forma de DRAMATIZAÇÃO. Quando a sala estiver toda organizada, se faz uma roda de conversa ao centro e explicita para o grupo como a mesma será realizada. O professor organiza os grupos e cada membro assumirá um papel, segundo as profissões do jornal. Cada grupo irá realizar uma tarefa com interação entre os membros, ao final será produzido um jornal mural, compartilhando o trabalho de todos. Sugestão: registrar um evento da escola (festividade, passeio, apresentação cultural etc.) ou um projeto que foi realizado pela turma. O professor pode ficar no papel de editor, organizando toda a produção do jornal.
Cada grupo será formado por:
Um Jornalista - que vai ao local (fonte) da notícia coletar informações- pode se deslocar pela escola, entrevistando, colhendo informações.
Um Redator - recebe as informações e idéias do jornalista e escreve um pequeno texto em forma de notícia.
Um Cartunista - recebe a idéia do jornalista ou editor e faz a ilustração de forma crítica.
Um Fotógrafo- responsável por fotografar os eventos, pode dispor de fotos já reveladas e apenas selecioná-las para o jornal ou a criança pode fotografar.
REGISTRO DA ATIVIDADE
Ao final será produzido um jornal mural sobre atividades da escola, com os dados coletados pelas crianças.
www.guiademidia.com.br/jornais
Para ler: CHIAPPINI, L; CITELLI, A. Aprender e ensinar com textos não escolares. São Paulo: Cortez, 1998.
Ao final das atividades observar:
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